Skip to main content
Header
Megabyte
June 16, 2024
Pergunta

Apps nao abrindo ou abrindo com lentidao na rede fixa da NOS

Ola, estou com um tema na minha rede fixa da NOS.

Tenho um router modelo Fast5657_GPON na versao SGDc10000095, que estava a funcionar normalmente, mas de uns dias pra ca notei que alguns apps em 2 smartphones diferentes nao abrem ou abrem com extrema lentidao.

Porem, se abro essas mesmas aplicacoes em outra rede wifi ou na rede movel funciona perfeitamente.

Quando entro nesta rede wifi, mas usando VPN tambem funciona.

Me parece algum tipo de block, nao sei bem dizer, mas esta a ser extremamente chato ter de usar rede movel ou VPN dentro da propria rede fixa.

Ja reiniciei o router varias vezes, ja removi da energia por algum tempo e ja tentei repor as configuracoes padroes pelo app da NOS, mas nenhum efeito ainda.

Conseguiriam ajudar?

31 Comentários

Megabyte
June 17, 2024

Este foi o resultado,  me parece ser ipv4 mesmo.

Confesso que já não sei mais, estou tentando esgotar as possibilidades.

Uma forma temporaria que encontrei pra funcionar normalmente é deixar conectado 100% do tempo na vpn da surfshark, ou na warp da cloudflare, é o que tem resolvido por enquanto enquanto não descubro o que acontece.

Jorge C
Super User
Super User
June 18, 2024

Confirma-se que é IPv4 portanto acabou a teoria do IPv6 😅

Sugiro que faça um teste por cabo de rede CAT5E+, verifique todas as condições referidas no site oficial aqui e desligue o Wi-Fi nas definições.

Obrigado.

isplitter
Exabyte
June 18, 2024

Este foi o resultado,  me parece ser ipv4 mesmo.

Confesso que já não sei mais, estou tentando esgotar as possibilidades.

Uma forma temporaria que encontrei pra funcionar normalmente é deixar conectado 100% do tempo na vpn da surfshark, ou na warp da cloudflare, é o que tem resolvido por enquanto enquanto não descubro o que acontece.

O problema é este. O seu telemóvel configurou endereços IPv6, corretamente. Estes endereços são anunciados pelo router da NOS, também corretamente.

O problema é que depois a rede IPv6 não funciona. Ou seja não há tráfego de internet por IPv6, por isso é que os sites que consultou dizem que não tem IPv6. Algumas aplicações, não conseguem alterar para a utilização IPv4, tendo o IPv6 disponível. Como o telemóvel tem configurado IPv6, e a NOS descarta todo o tráfego IPv6, é como se essas aplicações não tivessem IPv6.

Já agora consgue dizer-me que aplicações não funcionam. Também é importante reportar aos criadores das aplicações esta dificuldade em alterarem para IPv4, embora seja atípico o IPv6 falhar...

@Jorge C está a interpretar incorretamente os resultados desse site.

Obrigado pelas sugestões, realmente tenho o ipv6 autoconfigurado no Android, e fazendo algumas pesquisas, não vi como desabilita-lo, pelo menos não para rede wifi.

Existe alguma alternativa de fazer isso no router? Olhando pelo app NOS net não vi formas de fazer isto.

Pode ser que isso seja um caminho.

Infelizmente não há nenhuma configuração que o utilizador possa fazer para desativar o IPv6. No NOSNET consegue apenas consultar informação do endereço IPv6, mas não há nenhuma configuração possível.

A única solução é contactar o apoio técnico, e explicar que com o IPv6 ativado não consegue aceder a sites na internet, e as APPS não funcionam. É provável que o técnico que atenda evoque desconhecimento da situação, mas que acabe por conseguir resolver o problema com o IPv6.

isplitter
Exabyte
June 18, 2024

Confirma-se que é IPv4 portanto acabou a teoria do IPv6 😅

Sugiro que faça um teste por cabo de rede CAT5E+, verifique todas as condições referidas no site oficial aqui e desligue o Wi-Fi nas definições.

Obrigado.

O problema não é replicável no Windows ou Linux. É sobretudo um problema no Android, e a dificuldade em mudar para IPv4, quando o tráfego IPv6 é descartado.

Megabyte
June 18, 2024

@isplitter alguns apps que nao funcionam (nao abrem ou abrem depois de um bocado de delay):

google authenticator, spotify, max, tuneIn, microsoft teams, binance …

esses sao alguns deles.

mas obrigado pelos esclarecimentos, entrarei em contacto com o apoio tecnico.

enquanto nao se resolve, usarei via WARP ou VPN mesmo.

muito obrigado @Jorge C e @isplitter 

Byte
March 15, 2025

Alguém tem informação atualizada obre este tópico? Estou com o mesmo problema.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
March 17, 2025

Alguém tem informação atualizada obre este tópico? Estou com o mesmo problema.

que apps é que não  estão a funcionar e em que equipamentos? 

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Kilobyte
March 18, 2025

Eu também tenho o mesmo problema. Já existe alguma solução ? ou só ligando para o apoio ao cliente?

Bruno Aleixo
Super User
Super User
March 18, 2025

Eu também tenho o mesmo problema. Já existe alguma solução ? ou só ligando para o apoio ao cliente?

que apps é que não  estão a funcionar e em que equipamentos? 

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
March 18, 2025

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens ​@JOSÉ LAMELAS e ​@Marina Peixoto.

Por favor, partilhem mais detalhes connosco sobre a situação que estão a experienciar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.