Skip to main content
Header
Megabyte
June 16, 2024
Pergunta

Apps nao abrindo ou abrindo com lentidao na rede fixa da NOS

Ola, estou com um tema na minha rede fixa da NOS.

Tenho um router modelo Fast5657_GPON na versao SGDc10000095, que estava a funcionar normalmente, mas de uns dias pra ca notei que alguns apps em 2 smartphones diferentes nao abrem ou abrem com extrema lentidao.

Porem, se abro essas mesmas aplicacoes em outra rede wifi ou na rede movel funciona perfeitamente.

Quando entro nesta rede wifi, mas usando VPN tambem funciona.

Me parece algum tipo de block, nao sei bem dizer, mas esta a ser extremamente chato ter de usar rede movel ou VPN dentro da propria rede fixa.

Ja reiniciei o router varias vezes, ja removi da energia por algum tempo e ja tentei repor as configuracoes padroes pelo app da NOS, mas nenhum efeito ainda.

Conseguiriam ajudar?

31 Comentários

Kilobyte
March 18, 2025

Eu também tenho o mesmo problema. Já existe alguma solução ? ou só ligando para o apoio ao cliente?

que apps é que não  estão a funcionar e em que equipamentos? 

um bem haja 

Spotify, binance, google autenticador, entre outras.
E dá-me a sensação que algumas das outras aplicações que funcionam quando ligadas ao wifi ficam mais lentas a carregar conteúdos que necessitem de internet.
E mais uma vez se trocar para dados moveis ou ligar uma VPN as aplicações carregam os conteúdos quase instantaneamente.
Mas estas não são um problema, agora as que não consigo utilizar isso é chato.

Isto acontece no meu telemóvel Android. 

Já repôs definições do router, já alterei DNS, já mexi em tudo o que era possível de alterar nas definições do router e nada. 

A única coisa que ainda não testei foi desligar o router durante a noite para ser atribuído um novo IP.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
March 19, 2025

Eu também tenho o mesmo problema. Já existe alguma solução ? ou só ligando para o apoio ao cliente?

que apps é que não  estão a funcionar e em que equipamentos? 

um bem haja 

Spotify, binance, google autenticador, entre outras.
E dá-me a sensação que algumas das outras aplicações que funcionam quando ligadas ao wifi ficam mais lentas a carregar conteúdos que necessitem de internet.
E mais uma vez se trocar para dados moveis ou ligar uma VPN as aplicações carregam os conteúdos quase instantaneamente.
Mas estas não são um problema, agora as que não consigo utilizar isso é chato.

Isto acontece no meu telemóvel Android. 

Já repôs definições do router, já alterei DNS, já mexi em tudo o que era possível de alterar nas definições do router e nada. 

A única coisa que ainda não testei foi desligar o router durante a noite para ser atribuído um novo IP.

Qual o android? testaste com outro equipamento? 

Podes testar deixar o router desligado durante a noite pra ser atribuido um novo ip.

Também pode ser um tema que já foi muito falado aqui, que é o router estar a atribuir um IPV6 ao teu dispositivo e ele não conseguir fazer a ligação com esse protocolo. Nesse caso, só desativando o ipv6 no router.

Tenta a primeira sugestão e aguarda que a moderação diga algo! 

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
March 20, 2025

Boa tarde ​@Marina Peixoto,

Agradecemos o seu testemunho e também as recomendações do ​@Bruno Aleixo.

Diga-nos, por favor, se a situação ocorre em mais algum equipamento. Seguiu a sugestão do ​@Bruno Aleixo em deixar o router desligado para forçar atribuição de novo IP?

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Jorge C
Super User
Super User
March 20, 2025

Boa tarde ​@Marina Peixoto

Sugiro que verifique se tem um IP CGNAT seguindo estas indicações. 

Pode verificar  se tem IP address IPv6 mas a informação existente é que não está implementado. 

IPv6 | Google 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

Kilobyte
July 12, 2025

Boas tardes,

Desculpem se este não é o canal certo, estou farto de pesquisar e não consigo resolver este problema. 

Recentemente, tive problemas de WiFi em casa, e o técnico que cá veio trocou o router, disse me que colocou um novo modelo, mais recente e que iria acabar com os problemas, o que confirmo, até então nunca mais tive o WiFi down, cortes de internet, e por aí. 

No entanto, este problema que vejo muita gente a reclamar, começou a acontecer comigo, em WiFi, não consigo abrir muitas aplicações, Microsoft teams, binance, trade Republic, activo bank, mas se desligo o WiFi, e tento via dados móveis, tudo funciona normalmente. Mesmo em WiFi, a internet funciona bem, apenas não funciona em algumas apps. 

Já pesquisei em vários fóruns, Reddit, já fiz chamadas infinitas com a NOS, e não consigo resolver este problema. É chato ter que estar a gastar dados móveis em casa, mas é assim que tem sido no último mês. 

Estou a testar no meu telefone Samsung Galaxy s25 ultra, testamos também num iPhone 15 pro, mas os equipamentos não devem importar, porque antes da troca de router não tínhamos qualquer problema. 

Cá em casa agradecemos e até estamos dispostos a pagar um jantar 😅 a quem nos arranjar uma solução.

Obrigado 

Jorge C
Super User
Super User
July 12, 2025

Boa tarde ​@Ismael95

Pode verificar se está a usar IPv4 ou IPv6 através deste site. 

See Your Public Address - IPv4 & IPv6 | What Is My IP Address 

Sugiro que depois faça copy paste do IP para este site, de forma verificar a reputação do mesmo. 

Email Blacklist Check - IP Blacklist Check | MX Tool Box 

Caso esteja a usar IPv6 pode solicitar a desativação do mesmo. 

Se o IP Address estiver blacklisted, convém desligar durante a noite para que mude. 

Partilhe feedback com a comunidade e informe qual é a ementa 😊 

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
July 12, 2025

Boa tarde, ​@Ismael95

Agradecemos o seu comentário. Pedimos que, por favor, verifique ao aceder à App NOS NET se o equipamento tem o IPV6 ativo. Isto porque, temos alguns relatos em que com o IPV6 ativo existem dificuldades no acesso a algumas aplicações.

Aguardamos o seu feedback. 
Obrigado,  

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
July 20, 2025

Boa tarde,

Tenho o mesmo problema. Tenho o IPv6 ativo (verificado na NOS Net). Como proceder para resolver?

Mário P.
Gestor da comunidade
July 20, 2025

Boa tarde, ​@BA748363 

Desde já lamentamos o transtorno. 
Queremos continuar a melhorar e resolver esta situação, pelo que precisamos de endereçar a situação para que seja analisada. 
Assim, pedimos que nos confirme, por mensagem privada para o ​perfil @Fórum, o número de contribuinte. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
October 24, 2025

Boa tarde,

Tenho o mesmo problema desde que me foi trocado o router recentemente devido a problemas com o sinal de tv. Tenho o IPv6 ativo (verificado na NOS Net). Como proceder para resolver?