Skip to main content
Header
Bit
January 25, 2024

Algumas aplicações Android não funcionam correctamente por WIFI

Desde há alguns meses que noto que certas aplicações não funcionam correctamente via WIFI usando o router da NOS (Fast5657_GPON). Mas funcionam perfeitamente usando dados moveis ou por WIFI via outro router ligado ao router NOS. Em outras redes WIFI fora de casa não tenho estes problemas.

Exemplos:

• Aplicação “Weather Underground”. A aplicação abre mas por WIFI demora imenso tempo a carregar os dados da metereologia ou não carrega mesmo. Via dados moveis carrega de imediato
  • Aplicação “Amazon Shopping” - A app abre normalmente mas os videos (descrição de produtos ou comentários de utilizadores) por WIFI não carregam ou demoram imenso tempo. Por dados moveis é imediato

A maior parte das aplicações funcionam bem. Mas tenho mais com este tipo de problemas.

É chato ter de estar sempre a desligar o WIFI.

Dá ideia que o router da NOS está a bloquear certas ligações. Mais alguém tem este problema? Já tentei reiniciar o router, mas o problema mantém-se.

109 Comentários

Kilobyte
    June 12, 2024

Boa noite @Rita Barros e @rtbranco,

Por favor indiquem quais são as aplicações que causam problemas.

Preferencialmente com screenshots.

Obrigado.

Aplicações de lojas como Stradivarius, Zara, Bershka, a aplicação da HBO e algumas outras. Já desinstalei e voltei a instalar e continua o mesmo problema, amanhã tentarei ligar para nos para tentar a opção de desativar o IPv6.

isplitter
    Exabyte
    June 12, 2024

Aqui igual e também já fiz isso tudo também.

O WiFi de casa está simplesmente horríve

@LuisPacheco_44  se como outros utilizadores neste tópico, confirmou que não tem conectividade IPv6, mas tem endereços IPv6 públicos comfigurados, penso que já sabe o que tem a fazer.

Não é um problema de DNS, os servidores DNS da NOS servem registos IPv4 e IPv6 corretamente.

Não é um problema do Wi-Fi.

Não é um problema do router.

A NOS tem um problema na infraestrutura IPv6, que estando sem conectividade há tanto tempo, e sem previsão de ser reposta, só se resolve desativando o IPv6.

O Android quando obtém um registo IPv6 do servidor DNS, e tem auto configurados endereços IPv6, tenta usar o IPv6. Algumas APPs pelos vistos não retrocedem para o uso de IPv4 e ficam como se não tivessem internet. Que de facto não têm, porque a NOS não fornece internet em IPv6, de momento.

Não sei se isto afeta todos os clientes com IPv6 em testes, ou se é geografico.

Jorge C
    Super User
    Super User
    June 12, 2024

Boa noite a todos @Rita Barros@rtbranco@LuisPacheco_44 e @isplitter,

Compreendo a preocupação relativamente aos problemas que têm surgido com a utilização de endereços IPv6 atribuídos pela NOS.

A transição para IPv6 é um processo necessário devido ao limite de endereços IPv4, mas pode trazer desafios técnicos, especialmente no que diz respeito à compatibilidade de algumas aplicações.

Causas Comuns dos Problemas com IPv6:

1. Incompatibilidade de Aplicações: Muitas aplicações e serviços ainda não são totalmente compatíveis com IPv6. Algumas podem ter sido desenvolvidas para funcionar exclusivamente com IPv4 e podem enfrentar dificuldades ao lidar com IPv6.

2. Configuração de Rede: A configuração incorreta da rede pode causar problemas. As redes precisam estar corretamente configuradas para suportar IPv6, incluindo firewalls, routers e outros equipamentos de rede.

3. DNS (Domain Name System): Problemas com a resolução de DNS podem ocorrer se os registros AAAA (que apontam para endereços IPv6) não estiverem configurados corretamente ou se os servidores DNS usados não suportarem adequadamente IPv6.

Sugestões para Mitigação de Problemas:

1. Verificar Configurações de Rede: Assegure-se de que todos os dispositivos de rede (modems, routers, switches) estejam corretamente configurados para suportar IPv6. Verifique também se a sua firewall está configurada para permitir tráfego IPv6.

2. Testar a Compatibilidade das Aplicações: Confirme se as aplicações utilizadas são compatíveis com IPv6. Em alguns casos, pode ser necessário contactar os developers para obter suporte ou atualizações que melhorem a compatibilidade com IPv6.

3. Utilizar Dual Stack: A implementação de uma solução de "dual stack" (IPv4 e IPv6 simultaneamente) pode ser útil. Isto permite que as aplicações e serviços funcionem com IPv4 enquanto a transição completa para IPv6 não é possível.

Sugiro também a leitura deste tópico bastante esclarecedor sobre o assunto.

Obrigado.

Kilobyte
    June 13, 2024

Boa noite. Já fiz reset ao router, com reposição de fábrica. Já desinstalei as aplicações que não funcionam. Já apaguei todas as redes e voltei a configurar. Já tentei de tudo. A verdade é que só não funcionam certas aplicações com o meu WiFi de casa, em outros wifi funcionam. Mudo para a internet do cartão e as mesmas funcionam perfeitamente.

Já reportei isto a meses e ainda continua.

O departamento técnico que me resolva a minha situação.... 

Fico a aguardar por uma resposta.

Att 

Se também verificou que ligado ao Wi-Fi tem configurados IPv6 públicos:

Ligue para o apoio técnico - 931699000

Peça para desativarem o IPv6 no seu router, eles conseguem desativar o IPv6.

Esclareça os problemas que está a ter. Sites / apps sem acesso quando usa IPv6.

Amanhã irei ligar para o apoio novamente. Fico agradecido pela atenção.

Att.

Boa noite. 

Depois de ter entrado em contato com a linha de apoio, o colaborador muito atencioso, resolveu o problema. Coloquei a questão do IPv6 e o mesmo disse que o meu router não tinha esta configuração.  Configurou o router e ficou tudo a funcionar normalmente. Diz que poderá acontecer novamente, mas que tudo se resolve. Tudo  depende do router, cada cliente tem de ser analisado, podem ser pequenos pormenores.

Entrem em contato com a linha de apoio.

Att.

Megabyte
    June 13, 2024

Boa noite. Já fiz reset ao router, com reposição de fábrica. Já desinstalei as aplicações que não funcionam. Já apaguei todas as redes e voltei a configurar. Já tentei de tudo. A verdade é que só não funcionam certas aplicações com o meu WiFi de casa, em outros wifi funcionam. Mudo para a internet do cartão e as mesmas funcionam perfeitamente.

Já reportei isto a meses e ainda continua.

O departamento técnico que me resolva a minha situação.... 

Fico a aguardar por uma resposta.

Att 

Se também verificou que ligado ao Wi-Fi tem configurados IPv6 públicos:

Ligue para o apoio técnico - 931699000

Peça para desativarem o IPv6 no seu router, eles conseguem desativar o IPv6.

Esclareça os problemas que está a ter. Sites / apps sem acesso quando usa IPv6.

Amanhã irei ligar para o apoio novamente. Fico agradecido pela atenção.

Att.

Boa noite. 

Depois de ter entrado em contato com a linha de apoio, o colaborador muito atencioso, resolveu o problema. Coloquei a questão do IPv6 e o mesmo disse que o meu router não tinha esta configuração.  Configurou o router e ficou tudo a funcionar normalmente. Diz que poderá acontecer novamente, mas que tudo se resolve. Tudo  depende do router, cada cliente tem de ser analisado, podem ser pequenos pormenores.

Att.

Espetáculo, amanhã vou ligar para eles !

Guimas
    Super User
    Super User
    June 13, 2024

A configuração que ele fez foi desligar o ipv6. Porque não existe outro tipo de configuração ..

Jorge C
    Super User
    Super User
    June 13, 2024

Boa noite a todos,

Agradeço os vossos contributos e partilhas de experiências.

Relativamente ao comentário do @Guimas, gostaria de clarificar a questão.

De facto, desligar o IPv6 pode ser uma solução temporária para mitigar problemas de compatibilidade com certas aplicações que ainda não suportam este protocolo.

No entanto, esta abordagem não resolve a questão de fundo e pode não ser sustentável a longo prazo, visto que a transição para IPv6 é inevitável.

A configuração adequada do router para suportar tanto IPv4 como IPv6 (dual stack) é preferível, pois permite que os utilizadores beneficiem das vantagens do IPv6 enquanto mantêm a compatibilidade com o IPv4.

Cada situação deve ser avaliada individualmente, e a linha de apoio ao cliente pode fornecer assistência personalizada para configurar corretamente o equipamento e resolver problemas.

Obrigado.

isplitter
    Exabyte
    June 14, 2024

Boa noite a todos,

De facto, desligar o IPv6 pode ser uma solução temporária para mitigar problemas de compatibilidade com certas aplicações que ainda não suportam este protocolo.

O problema é que a NOS não oferece, oficialmente, IPv6. Estando em fase de testes há anos.. talvez há uma década se contarmos com a ZON. Para a NOS, oficialmente, não há IPv6 ainda.

Pelo que percebi, a maioria dos clientes em FTTH com Giga Router (qualquer um dos Sagemcom F@st), têm já IPv6. É o meu caso, sou um cliente FTTH com um GigaRouter. Quem tem o Power Router quer em HFC, quer em FTTH não tem IPv6.  Sobre os restantes routers para HFC, desconheço qual é o estado dos testes… Estou a assumir que o @Jorge C  não tenha ainda IPv6 no seu router, e por isso não consegue testar ou replicar o que tem vindo a acontecer em alguns tópicos do fórum.

O problema que está a acontecer é simples de perceber. A NOS tem alguns clientes com IPv6 configurado. Esses clientes ligam-se ao Wi-Fi com os seus telemóveis. O telemóvel auto configura um endereço IPv6. Até este ponto tudo OK. O problema vem depois.

A NOS descarta 100% dos pacotes IPv6, por isso embora os dispositivos configurem endereços IPv6, a Internet não está acessível.

O Android parece especialmente afetado por este problema de a Internet não estar acessível sobre IPv6, não sei se é um bug no OKHTTP. Algumas APPs são afetadas, outras não…

Não há como resolver isto no Android, intencionalmente não há nenhuma configuração para IPv6 no Android.

@Jorge C, concordo que desligar o IPv6 apenas pode ser uma solução temporária. Mas este “temporário” será tão permanente quanto o tempo que a NOS leve a implementar o IPv6 na sua rede. A NOS tem adiado, e adiado, e adiado o IPv6. É o único ISP em portugal que não oferece IPv6 na internet fixa.

Para além deste adiar, parece configurar erradamente a rede dos clientes que coloca em testes, e cria estes problemas.

Enquanto é verdade que as aplicações no Android deveriam ser capazes de comunicar através de IPv4, quando o IPv6 falha. Também é verdade que não é normal para um ISP estar há meses com a rede IPv6 em baixo, mas continuar a distribuir endereços….

Também não é normal o apoio ao cliente não saber lidar prontamente com estas situações de falta de acesso à internet, tratando-se de algo interno à própria NOS.

isplitter
    Exabyte
    June 14, 2024

Boa noite. 

Att.

Chegou a testar antes no seu telemóvel se tinha endereços IPv6 configurados?

Refiro-me aos endereços começados por 2a01:14:********

O telemóvel continua a configurar endereços IPv6, depois de contactar o apoio ao cliente?

Jorge C
    Super User
    Super User
    June 14, 2024

Bom dia @isplitter,

Conforme referido neste tópico, os gestores da comunidade não tem informações sobre IPv6.

Obrigado.