Skip to main content
Header
Rui Gabriel Goncalves
Kilobyte
June 9, 2020
Respondido

Acesso a Apple (App Store, Find My Phone, Conta Apple, etc) em WI-FI NOS restringido

Boa noite,

Estou com um problema bem estanho:

1. com o iPhone ligado à rede Wi-Fi de casa não consigo aceder a nada que seja Apple em que seja necessário autenticar. Exemplos: consigo adicionar artigos a um carro de compras em Apple.com, mas na hora de pagar não avança; na App Mapas da Apple, não permite fazer uma busca e navegação; nas definições não consigo aceder à minha conta; Find My Phone não funciona; atualização de aplicações não funciona; instalar aplicações não funciona.
  2. se aceder com dados móveis consigo ter acesso a tudo. Com a mesma conta, pelo que não é um problema da conta Apple.
  3. se aceder num PC a Apple.com ou a iCloud.com, não chega à fase de autenticar. Fica a moer e não avança no site.
  4. se aceder com o PC via dados móveis tudo funciona.
  5. ja testei com outra conta Apple e outros dispositivos (outro iPhone, iPad, iPad Mini) e o comportamento é o mesmo.
  6. o FaceTime funciona (não necessita de autenticação)
  7. todas as outras aplicações e acessos a servidores não Apple funcionam (Google, Microsoft, etc).
  8. ja liguei para a linha de apoio ao cliente e não me conseguiram resolver. Deitámos o router abaixo e nada. Coisa que já fiz dezenas de vezes.

A sensação que dá é o router estar a bloquear o acesso a servidores de autenticação da Apple.

Já alguém passou por algo semelhante?

Alguma solução?

Obrigado!

Melhor resposta por Bruno M C Lima

Estou exatamente com o mesmo problema, só consigo aceder aos serviços apple se ligar uma VPN ou aceder com dados moveis. Nem sequer consigo abrir o site do icloud se estiver na rede wifi de casa (mesmo no computador).  Isto parece-me um problema das nos ou um bloqueio propositado por estar a fazer upload de vários gigas para a icloud.

@Rui Gabriel Goncalves: O problema ficou resolvido com a renovação do ip?

77 Comentários

Byte
    June 11, 2020

Boa tarde,
    Pelo que entendi, o problema está mesmo relacionado com os IP’s públicos da NOS.
    Lamentável mais uma vez, a NOS já está a par desta situação e não alerta os seus clientes. Pior, quando se liga para o apoio ao cliente, dizem que o problema é nosso. Vou desligar o router hoje á noite, para ver se tenho a mesma sorte de alguns de vocês. 
    Obrigado.

Ana P.
    Moderador
    June 12, 2020

Olá a todos, 

Desde já, lamentamos todo o transtorno causado. :sweat:

Pelo que verificamos a dificuldade que identificaram já se encontra ultrapassada. Agradecemos o feedback e compreensão de todos. 

Caso tenham mais alguma dúvida ou sugestão, partilhem connosco. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    June 12, 2020

Olá a todos, 

Pelo que verificamos a dificuldade que identificaram já se encontra ultrapassada. Agradecemos o feedback e compreensão de todos. 

Caso tenham mais alguma dúvida ou sugestão, partilhem connosco. 

Continuo com o mesmo problema! Liguei para a Apple que me disseram que o problema era da NOS e me redireccionaram para esta entrada no Forum!
    Via WIFI da NOS não consigo de forma nenhuma nem num MacBook Pro nem num Iphone 11 aceder à AppStore, Conta Apple e actualizar apps etc. Se o fizer através dos dados móveis consigo sem problema!
    É lamentável que tenha ligado para a NOS e que os operadores desconheçam esta situação e digam que não existe nenhum problema!

Kilobyte
    June 12, 2020

Eu confesso que não consigo perceber este tipo de resposta. Mesmo depois de ter contactado o apoio por telefone 2 vezes ainda não me deram qualquer resposta. As pessoas que conseguiram resolver o problema tiveram de desligar o router ficando sem internet várias horas e esperar que tivessem sorte e lhes fosse atribuido um novo ip que não bloquea-se os serviços apple. Vocês chamam a isto resolver o problema?

No meu caso ainda não consegui desligar o  router tempo suficiente para ter a sorte de ter um novo ip atribuido (e que não esteja bloqueado). Apesar de ser um cliente com muitos anos de Nos começo a ficar cansado destas e outras atitudes desta empresa.  Tenham a dignidade de contactar as pessoas afetadas, expliquem o que realmente está acontecer e resolvam o problema de uma vez sem que seja necessário ficar com um serviço (pelo qual estamos a pagar) desligado durante várias horas.

Ana P.
    Moderador
    June 12, 2020

Olá @Pedro Beck  e @Bruno M C Lima

Desde já, agradecemos o vosso feedback. 

Estivemos a verificar junto da equipa especializada e, de facto, a dificuldade ainda não foi ultrapassada, replicando-se novamente, nas últimas horas. :sweat:
    Estamos a trabalhar continuamente para que a situação se resolva o mais breve possível. Em breve daremos feedback, através desta via. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    June 12, 2020

Boa tarde.

Também continuo com o mesmo problema. Desliguei o router ontem de manhã e só voltei a liga-lo hoje às 15h00. Continua tudo igual… Liguei para assistência e disseram que já estava resolvido por parte deles e que agora tinha de ligar para assistência da Apple ou para a pcmedics. Não percebo como é possível uma resposta destas… E agora vejo que afinal não está nada ultrapassado. Estou a ficar farto disto, e ainda por cima tem implicações em termos profissionais pois estou em teletrabalho. Espero que haja uma solução rápida. 

Kilobyte
    June 13, 2020

Olá bom dia.

Consegui alterar o IP durante a noite mas continua tudo igual.

Contactei por duas vezes o apoio técnico, numa das vezes fui reencaminhado para o serviço PC Medic, donde me responderam ser um problema entre NOS e APPLE. Contactei igualmente o apoio tecnico da APPLE donde me transmitiram não ser um problema da APPLE, uma vez que todos os serviços estão online. E é verdade porque se desligarmos do wifi da NOS os serviços funcionam.

Entendo que problemas possam surgir, no entanto, já são 3 dias com este problema sem qualquer tipo de retorno por parte da NOS. No mínimo uma resposta a informar dos problemas ou dificuldades na resolução.

Estas situações fazem-me pensar seriamente em mudanças.

Ana P.
    Moderador
    June 13, 2020

Olá @JOSE ANTONIO NOVO e @jmes

Pedimos que nos indiquem o vosso número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Kilobyte
    June 13, 2020

Boa tarde.

Como tenho vindo a ler nas mensagens anteriores, o problema já é geral, e já abrange mais do que um grupo pequeno de pessoas.

Da minha experiência, a situação teve o seu começo no inicio de tarde de segunda e por questões de duvidas comecei a tentar resolver logo que possível para o caso de ser algo do telemóvel porque estamos num tempo, em que mais do que antigamente, precisamos todos de estar conectados com o mundo. Posto isto, tive até quinta a realizar várias chamadas quer para a NOS quer para a PC-MEDIC, como solução recomendada pelos próprios, sendo estas chamadas pagas, e depois de muitas insistências, sempre afirmaram que o problema não era da NOS e que seria alguma configuração do próprio telemóvel, levando a desligar o Router durante a noite, a modificar o DNS da rede, a repor as definições de rede e por fim, a repor as definições de fábrica do telemóvel.

Até ontem, tudo sem solução, ou seja, depois disto tudo o que me foi recomendado era que mandasse o telemóvel para a garantia, que era o que eu ia fazer, se não tivesse encontrada estas reclamações neste site a exemplificar o mesmo problema que eu tenho, o problema nas notificações das aplicações, a App Store, o software de atualização do próprio Iphone, como a conta do Icloud (que no meu computador com a rede de casa, mesmo não sendo um Mac não funciona, mas se for com outra rede já dá).

Sendo assim, hoje voltei a ligar para a NOS para reportar o problema visto que aqui já foi referido que a NOS admitiu ser um problema deles, entre a NOS e Apple, mas para surpresa minha, estes durante a chamada toda não admitiram conhecer este problema, estranhando a situação, e desta vez fizeram ligação com a PC-MEDIC novamente para ver se conseguiam dar mais alguma informação, e para minha surpresa, estes referem que isto já foi reportado à NOS e que estes já admitiram e estão a tentar resolver o problema.

Ou seja, passados 5 dias, continuo com o mesmo problema, e passadas todas as mensagens a reportar o mesmo problema a empresa não consegue informar os clientes lesados que já tenham conhecimento da situação e que estão pelo menos a tentar resolver.

É de lamentar que para os clientes que estão em fim de contrato estejam sempre a ligar constantemente para saber a satisfação dos mesmos, mas depois para isto, nem uma chamada ou mensagem sejam capazes de enviar.

É lógico que para além de todos os problemas, este seja aquele que faça mais pensar na mudança de operadora.

Muito obrigada.

Byte
    June 13, 2020

Boa tarde!

Estou com o mesmo problema há já 4 dias!
    Contactei o serviço de Clientes da NOS e confirmaram o problema... mas não dão solução!
    Já tive o router desligado toda a noite e nada resolveu!

Desligando o router e ligando-me à net através dos dados móveis do meu operador de telemóvel tudo funciona. Se calhar a solução é mudar todos os serviços de televisão, telefone e internet para esse operador! :rage:

P.S.: Além da Apple, tenho também imensas dificuldades nas ligações ao servidor da Adobe, mas, neste caso não tenho confirmação se o problema também terá origem na NOS…