Skip to main content
Header
marcolopes
Super User
Super User
October 16, 2018

A descriminação da NOS nas velocidades de UPLOAD!

Como parecem ser recorrentes as afirmações sobre o UPGRADE que a NOS está a efectuar aos clientes FTTH (fibra até dentro de casa), aumentando a velocidades de UPLOAD dos 10Mbps contratados para os 100Mbps (vulgarmente fornecidos pela concorrência nos mesmos pacotes de internet) gostaria de perguntar quais as razões da "discriminação" relativamente aos clientes em zonas HFC (fibra + cabo coxial).

Cliente NET 100/10 zona FTTH = NOS efectua UPGRADE do UPLOAD para 100Mbps!
Cliente NET 100/10 zona HFC = NOS mantém a velocidade do UPLOAD em 10Mbps?

O que tem a NOS a dizer sobre esta diferença abismal de velocidades em zonas distintas, quando os clientes têm contratados os MESMOS PACOTES?

É assim tão inviável a NOS fornecer PELO MENOS 20Mbps nas zonas HFC? Não me parece!

Essa velocidade não vai congestionar as zonas HFC! O que é ridículo é a NOS ainda estar fornecer velocidades de upload de 10Mbps, e até mesmo continuar a ESCONDER essa velocidade a todo o custo das campanhas comerciais

NOTAS:

Tópico sobre o UPGRADE das velocidades de UPLOAD nas zonas FTTH: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/upload-desce-de-100mbps-para-10mbps-9394

Reclamação sobre a FALTA DE CLAREZA nas informações prestadas sobre as velocidades de UPLOAD: https://portaldaqueixa.com/internet-movel-e-fixa/nos-ausencia-de-informacao-detalhada-nos-tarifarios-de-internet-prejudica-o-consumidor

56 Comentários

marcolopes
    Super User
    Super User
    June 15, 2020

De acordo com um comunicado enviado à Lusa, além de um levantamento da Internet em Portugal, a ACOP, pretende que a Anacom estabeleça velocidades mínimas obrigatórias de serviço de internet “nunca inferiores a 20 megabits [Mbps]“, através das quais as operadoras “garantam a todos os cidadãos, em todas as partes do território nacional, condições de igualdade de acesso a comunicações de internet”.

https://pplware.sapo.pt/internet/portugal-velocidades-de-internet-nunca-inferiores-a-20-mbps/

marcolopes
    Super User
    Super User
    January 17, 2021

Será que foi por causa da pressão de algum organismo ou foi LIVRE VONTADE DA NOS?

@Fórum é para ficar??

Se for para manter, dou os meus parabéns… :clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

oTonyStark
    Kilobyte
    January 18, 2021

Olá, eles informaram que iam atualizando o upload :)

marcolopes
    Super User
    Super User
    January 18, 2021

Olá, eles informaram que iam atualizando o upload :)

O problema é que não há INFORMAÇÃO OFICIAL de nada!

No meu caso, tenho um pacote NOS3i_100Megas (IRIS)

Na área de cliente nada foi actualizado… NEM mesmo o ROUTER é o correcto (estou a usar ROUTERs 5 há mais e 1 ano!)

É uma desorganização total...

Jorge C
    Super User
    Super User
    October 17, 2025

Boa tarde a todos,

Partilho uma situação que demonstra falta de coerência na política comercial da NOS. 

Pago 32,99€ por um pacote 3P, enquanto outro utilizador, o ​@marcolopes, obteve 19,99€ nas mesmas condições, com fidelização de 24 meses, conforme publicou aqui:

🔗 https://forum.nos.pt/area-de-cliente-nos-36/area-de-cliente-nos-o-que-precisa-saber-15197?postid=385420#post385420

A diferença é enorme, mais de 13€ por mês, é difícil de compreender, na DIGI são 22€ sem fidelização.

Quando questionei a NOS sobre esta discrepância, o colaborador comparou o pagamento de um serviço de comunicações ao pagamento de uma casa ao banco, sugerindo que é melhor pagar mais para ter estabilidade.

Além de ser uma comparação absurda, não é verdade, já que os preços aumentam com a inflação.

Crio este tópico para expor a incoerência nos preços e a atitude infeliz do colaborador.

Os clientes merecem transparência e igualdade de condições, não analogias despropositadas.

Cumprimentos. 

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 17, 2025

Boa tarde, pelo que eu percebi, o Marco Lopes conseguiu esse preço para o seu pacote,  como compensação pelas baixas velocidades que tem na internet fixa, há anos que ele vem reclamando das baixas velocidades principalmente de upload, soube trabalhar, soube reclamar, conseguiu um preço baixissimo, conseguiu até a troca da Iris pela UMA e agora cabe a cada um ligar para a linha de retenção ou provedoria e caso tenha essa velocidade de 100/20, poderá conseguir esse preço.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 17, 2025

No meu caso tenho estas velocidades:

Jorge C
    Super User
    Super User
    October 17, 2025

Boa tarde ​@Jose Rodrigues,

Obrigado pelo seu comentário, mas penso que há um ponto que convém analisar com atenção.

Uma compensação serve normalmente para corrigir um problema que já ocorreu, como falhas de serviço ou velocidades de internet abaixo do contratado. Nesse contexto, não faria muito sentido que estivesse condicionada a uma nova fidelização de 24 meses. Se a NOS reconheceu uma limitação técnica, a compensação deveria existir independentemente de um novo compromisso.

A fidelização tem sentido apenas quando existe uma nova proposta comercial, por exemplo um desconto em troca de um período de permanência mais longo, a entrega de equipamento novo ou alteração do pacote. Nesse caso, trata-se de uma negociação comercial e não de uma compensação. 

Por isso, seria útil que o ​@marcolopes pudesse esclarecer se o valor de 19,99 € foi concedido por motivos técnicos, como compensação por serviço degradado, ou se foi uma oferta de retenção em troca de nova fidelização.

Só com esta clarificação podemos perceber se há realmente uma diferença injustificada nos preços ou se se tratam de situações contratuais diferentes.

Obrigado. 

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 17, 2025

Boa tarde, pelo que eu percebi, o Marco Lopes conseguiu esse preço para o seu pacote,  como compensação pelas baixas velocidades que tem na internet fixa, há anos que ele vem reclamando das baixas velocidades principalmente de upload, soube trabalhar, soube reclamar, conseguiu um preço baixissimo, conseguiu até a troca da Iris pela UMA e agora cabe a cada um ligar para a linha de retenção ou provedoria e caso tenha essa velocidade de 100/20, poderá conseguir esse preço.

Nem mais!

Eu tenho uma velocidade DECRÉPITA de 20Mbits em HFC!!!

ISSO MESMO! VINTE!!!

Em zonas FTTH a NOS não permite velocidades inferiores a 100Mbits!!!!!!! 

Portanto, sempre estive e continuo a estar fortemente prejudicado com velocidades completamente OBSOLETAS que NOS se recusa a actualizar automaticamente para o mínimo aceitável hoje em dia, numa REDE QUE APELIDA DE FIBRA!!!!! (FALSO, como já DEZENAS de vezes mencionei neste fórum, reclamei para a ANACOM, sem qualquer resultado prático)!

Portanto, 19,99 é um preço ELEVADO ainda, tendo em conta que tenho 5 VEZES MENOS VELOCIDADE na NET FIXA do que qualquer outro cliente que esteja em zonas FTTH!!! Para a NOS é “tudo fibra”, com um único tarifário comercial… mas a realidade é outra, como sabem!!! Existem limitações técnicas IMPOSTAS? pela NOS (ex: um cliente que queira uma velocidade de 100Mbits de UPLOAD numa ZONA NÃO FIBRA - HFC é obrigada a adquirir um pacote MEGALÓMANO de 500Mbits que download, o que não acontece em zonas FTTH, onde se conseguem pacotes 200/100 por 26 euros!)

Dito isto, e com uma fidelização de 24 meses, 19,99 ainda é caro para uma NET com velocidades 5 VEZES inferiores a zonas FTTH!

Jorge C
    Super User
    Super User
    October 18, 2025

Boa tarde a todos,

Agradeço ao ​@marcolopes e ​@Jose Rodrigues pelos contributos que ajudam a perceber melhor a origem destas diferenças.

Ainda assim, do ponto de vista contratual, continua a causar alguma estranheza ver contratos com valores especiais criados apenas para contornar limitações técnicas. Se a rede tem restrições que impedem o serviço de atingir as mesmas velocidades de outras zonas, parece-me mais lógico que a empresa ajuste o serviço ou o preço de forma clara e uniforme, em vez de recorrer a exceções individuais.

Além disso, uma compensação por falhas técnicas ou limitações de rede deveria existir por reconhecimento da situação, e não depender de um novo compromisso de 24 meses.

Quando há fidelização, estamos a falar de uma nova proposta comercial, e aí seria importante perceber quais as vantagens reais que a justificam, sobretudo quando hoje existem alternativas no mercado, como a DIGI, que oferece preços competitivos e sem fidelização.

No meu caso, por exemplo, pagar 32,99 euros por um pacote semelhante ao que outras operadoras disponibilizam por 22 euros, sem qualquer obrigação de permanência, torna difícil compreender o valor acrescentado da fidelização.

Seria positivo que a NOS clarificasse de forma mais transparente o que o cliente ganha efetivamente ao manter esse compromisso, para que cada um possa tomar uma decisão informada.

No fundo, o que se pede é apenas coerência: que os preços reflitam a qualidade e as condições reais do serviço prestado, garantindo transparência e igualdade entre todos os clientes.

Obrigado.