Skip to main content
Header

A descriminação da NOS nas velocidades de UPLOAD!

Mostre a primeira mensagem

56 Comentários

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • October 29, 2019

Sobre o upgrade da REDE HFC por forma a suportar velocidades simétricas (ex: 100/100), remeto-vos para este post: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/upload-tarifario-1gbps-11683/index2.html#post74528

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • April 22, 2020

Como até agora não existe qualquer novidade no que toca ao assunto da DISCRIMINAÇÃO das velocidades de UPLOAD (e embora entenda em parte a limitação da tecnologia DOCSIS 3.0, já não entendo a limitação da tecnologia DOCSIS 3.1 - excepto por limitação da qualidade da própria infraestrutura cabo coaxial, mas isso é outra história).

O que eu não aceito é o ABISMO entre velocidades de UPLOAD num MESMO PACOTE de internet FIXA, quando esse mesmo abismo poderia ser muito inferior…

Incito todos os utilizadores que se sintam prejudicados por esta falta de respeito da NOS para com os clientes HFC, para submeterem em:

LIVRO de RECLAMAÇÕES ONLINE https://www.livroreclamacoes.pt/
E também na PROVEDORIA NOS https://provedor.nos.pt/provedoria/

Com o seguinte teor

Como v.exas sabem (ANACOM e NOS) os pacotes de INTERNET são vendidos de forma indiferenciada, sejam a infraestrutura usada FIBRA (FTTH) ou CABO (HFC). O cabo representa a maior percentagem da rede NOS, e inacreditavelmente, a ANACOM PERMITE que este operador (NOS) faça publicidade e venda os seu serviço de INTERNET FIXA como sendo FIBRA, o que é FALSO.

Um serviço FTTH 100Mbits de DOWNLOAD oferece um valor de 100Mbits de UPLOAD!
UM MESMO Cliente, numa zona HFC, terá um serviço 100Mbits de download com APENAS 10Mbits de UPLOAD!
São, em termos COMERCIAIS, o MESMO PACOTE FIBRA!!!

A discriminação é EVIDENTE!!! Pior do que isso... um cliente FIBRA (leia-se CABO!) 100/10, se quiser o máximo de velocidade de UPLOAD que esta tecnologia neste momento permite a REDE HFC da NOS, terá de subscrever um pacote 200/20, PAGANDO MAIS do que um cliente que esteja com um pacote FTTH 100/100!!! É RIDÍCULO!!!

Não faz qualquer sentido nenhum a NOS cobrar exactamente o mesmo a clientes com velocidades 100/100 e 100/10, quando, NO MÍNIMO, poderia fornecer 100/20, diminuindo assim o ABISMO entre estes clientes, que, REPITO, têm o MESMO PACOTE FIBRA 100 contratado!!!

EM RESUMO: a NOS discrimina os clientes com um mesmo pacote, sem que a PUBLICIDADE seja obrigada a distinguir as tecnologias, e mantém esse abismo no máximo valor possível (10 VEZES MENOS VELOCIDADE de upload) quando poderia pelo menos reduzir esse valor para METADE! (5 VEZES menos velocidade de upload).

Estes factos são inaceitáveis, e deveriam ser urgentemente analisados pela ANACOM, pois tal afecta de forma DANOSA e DISCRIMINATÓRIA os clientes da tecnologia HFC da NOS.

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • April 23, 2020

A resposta da NOS ao exposto…

Como sempre, fazem o cliente de “burro” :nerd:

Claro que os serviços estão a ser prestados de acordo com o contratado! O TEOR da reclamação não tem NADA a ver com o facto dos serviços estarem ou não a ser prestados de acordo com o contratado, mas sim que DISCRIMINAM clientes com o mesmo pacote de internet!

Subject: ROR00000000000775567.
Date: Thu, 23 Apr 2020 15:04:11 +0000
From: Notificacao LRO <notificacao.lro@nos.pt>
To: marcolopes

[Este endereço não está programado para receber e-mails. Pode contactar-nos através dos meios alternativos em aqui]

Caro Cliente,

Analisámos a reclamação que apresentou no livro e tentámos ligar-lhe para prestar todos os esclarecimentos necessários, mas não conseguimos falar consigo.

O que gostávamos de lhe transmitir é que, os serviços estão a ser prestados de acordo com o contratado.

Apesar disso, gostaríamos de esclarecer que temos disponíveis ofertas alternativas de prestação de serviços. Assim, e para que nos seja possível informá-lo dessas alternativas, precisamos que nos contacte para o número 16990, disponível todos os dias, 24h por dia.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para si.

Informamos que, para a resolução de conflitos de consumo, os clientes consumidores têm ao seu dispor as entidades de Resolução Alternativas de Litígios de Consumo, cujos contactos podem ser consultados em www.nos.pt.

Obrigado,

Margarida Proença

Serviço ao Cliente

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 23, 2020

Tecnologias diferentes, a NOS não consegue atribuir esses valores em hfc, eu não considero descriminação, apenas falta capacidade. Essas reclamações obviamente não vão dar em nada.

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • April 23, 2020

Tecnologias diferentes, a NOS não consegue atribuir esses valores em hfc, eu não considero descriminação, apenas falta capacidade. Essas reclamações obviamente não vão dar em nada.

A NOS consegue dar 20Mbits em HFC!!!!

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • June 15, 2020

De acordo com um comunicado enviado à Lusa, além de um levantamento da Internet em Portugal, a ACOP, pretende que a Anacom estabeleça velocidades mínimas obrigatórias de serviço de internet “nunca inferiores a 20 megabits [Mbps]“, através das quais as operadoras “garantam a todos os cidadãos, em todas as partes do território nacional, condições de igualdade de acesso a comunicações de internet”.

https://pplware.sapo.pt/internet/portugal-velocidades-de-internet-nunca-inferiores-a-20-mbps/

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • January 17, 2021

Será que foi por causa da pressão de algum organismo ou foi LIVRE VONTADE DA NOS?

@Fórum é para ficar??

Se for para manter, dou os meus parabéns… :clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

oTonyStark
Forum|alt.badge.img
  • Kilobyte
  • January 18, 2021

Olá, eles informaram que iam atualizando o upload :)

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • January 18, 2021

Olá, eles informaram que iam atualizando o upload :)

O problema é que não há INFORMAÇÃO OFICIAL de nada!

No meu caso, tenho um pacote NOS3i_100Megas (IRIS)

Na área de cliente nada foi actualizado… NEM mesmo o ROUTER é o correcto (estou a usar ROUTERs 5 há mais e 1 ano!)

É uma desorganização total...

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • October 17, 2025

Boa tarde a todos,

Partilho uma situação que demonstra falta de coerência na política comercial da NOS. 

Pago 32,99€ por um pacote 3P, enquanto outro utilizador, o ​@marcolopes, obteve 19,99€ nas mesmas condições, com fidelização de 24 meses, conforme publicou aqui:

🔗 https://forum.nos.pt/area-de-cliente-nos-36/area-de-cliente-nos-o-que-precisa-saber-15197?postid=385420#post385420

A diferença é enorme, mais de 13€ por mês, é difícil de compreender, na DIGI são 22€ sem fidelização.

Quando questionei a NOS sobre esta discrepância, o colaborador comparou o pagamento de um serviço de comunicações ao pagamento de uma casa ao banco, sugerindo que é melhor pagar mais para ter estabilidade.

Além de ser uma comparação absurda, não é verdade, já que os preços aumentam com a inflação.

Crio este tópico para expor a incoerência nos preços e a atitude infeliz do colaborador.

Os clientes merecem transparência e igualdade de condições, não analogias despropositadas.

Cumprimentos. 

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Boa tarde, pelo que eu percebi, o Marco Lopes conseguiu esse preço para o seu pacote,  como compensação pelas baixas velocidades que tem na internet fixa, há anos que ele vem reclamando das baixas velocidades principalmente de upload, soube trabalhar, soube reclamar, conseguiu um preço baixissimo, conseguiu até a troca da Iris pela UMA e agora cabe a cada um ligar para a linha de retenção ou provedoria e caso tenha essa velocidade de 100/20, poderá conseguir esse preço.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

No meu caso tenho estas velocidades:

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • October 17, 2025

Boa tarde ​@Jose Rodrigues,

Obrigado pelo seu comentário, mas penso que há um ponto que convém analisar com atenção.

Uma compensação serve normalmente para corrigir um problema que já ocorreu, como falhas de serviço ou velocidades de internet abaixo do contratado. Nesse contexto, não faria muito sentido que estivesse condicionada a uma nova fidelização de 24 meses. Se a NOS reconheceu uma limitação técnica, a compensação deveria existir independentemente de um novo compromisso.

A fidelização tem sentido apenas quando existe uma nova proposta comercial, por exemplo um desconto em troca de um período de permanência mais longo, a entrega de equipamento novo ou alteração do pacote. Nesse caso, trata-se de uma negociação comercial e não de uma compensação. 

Por isso, seria útil que o ​@marcolopes pudesse esclarecer se o valor de 19,99 € foi concedido por motivos técnicos, como compensação por serviço degradado, ou se foi uma oferta de retenção em troca de nova fidelização.

Só com esta clarificação podemos perceber se há realmente uma diferença injustificada nos preços ou se se tratam de situações contratuais diferentes.

Obrigado. 

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • October 17, 2025

Boa tarde, pelo que eu percebi, o Marco Lopes conseguiu esse preço para o seu pacote,  como compensação pelas baixas velocidades que tem na internet fixa, há anos que ele vem reclamando das baixas velocidades principalmente de upload, soube trabalhar, soube reclamar, conseguiu um preço baixissimo, conseguiu até a troca da Iris pela UMA e agora cabe a cada um ligar para a linha de retenção ou provedoria e caso tenha essa velocidade de 100/20, poderá conseguir esse preço.

Nem mais!

Eu tenho uma velocidade DECRÉPITA de 20Mbits em HFC!!!

ISSO MESMO! VINTE!!!

Em zonas FTTH a NOS não permite velocidades inferiores a 100Mbits!!!!!!! 

Portanto, sempre estive e continuo a estar fortemente prejudicado com velocidades completamente OBSOLETAS que NOS se recusa a actualizar automaticamente para o mínimo aceitável hoje em dia, numa REDE QUE APELIDA DE FIBRA!!!!! (FALSO, como já DEZENAS de vezes mencionei neste fórum, reclamei para a ANACOM, sem qualquer resultado prático)!

Portanto, 19,99 é um preço ELEVADO ainda, tendo em conta que tenho 5 VEZES MENOS VELOCIDADE na NET FIXA do que qualquer outro cliente que esteja em zonas FTTH!!! Para a NOS é “tudo fibra”, com um único tarifário comercial… mas a realidade é outra, como sabem!!! Existem limitações técnicas IMPOSTAS? pela NOS (ex: um cliente que queira uma velocidade de 100Mbits de UPLOAD numa ZONA NÃO FIBRA - HFC é obrigada a adquirir um pacote MEGALÓMANO de 500Mbits que download, o que não acontece em zonas FTTH, onde se conseguem pacotes 200/100 por 26 euros!)

Dito isto, e com uma fidelização de 24 meses, 19,99 ainda é caro para uma NET com velocidades 5 VEZES inferiores a zonas FTTH!

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • October 18, 2025

Boa tarde a todos,

Agradeço ao ​@marcolopes e ​@Jose Rodrigues pelos contributos que ajudam a perceber melhor a origem destas diferenças.

Ainda assim, do ponto de vista contratual, continua a causar alguma estranheza ver contratos com valores especiais criados apenas para contornar limitações técnicas. Se a rede tem restrições que impedem o serviço de atingir as mesmas velocidades de outras zonas, parece-me mais lógico que a empresa ajuste o serviço ou o preço de forma clara e uniforme, em vez de recorrer a exceções individuais.

Além disso, uma compensação por falhas técnicas ou limitações de rede deveria existir por reconhecimento da situação, e não depender de um novo compromisso de 24 meses.

Quando há fidelização, estamos a falar de uma nova proposta comercial, e aí seria importante perceber quais as vantagens reais que a justificam, sobretudo quando hoje existem alternativas no mercado, como a DIGI, que oferece preços competitivos e sem fidelização.

No meu caso, por exemplo, pagar 32,99 euros por um pacote semelhante ao que outras operadoras disponibilizam por 22 euros, sem qualquer obrigação de permanência, torna difícil compreender o valor acrescentado da fidelização.

Seria positivo que a NOS clarificasse de forma mais transparente o que o cliente ganha efetivamente ao manter esse compromisso, para que cada um possa tomar uma decisão informada.

No fundo, o que se pede é apenas coerência: que os preços reflitam a qualidade e as condições reais do serviço prestado, garantindo transparência e igualdade entre todos os clientes.

Obrigado. 

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • October 18, 2025

Boa tarde a todos,

Ainda assim, do ponto de vista contratual, continua a causar alguma estranheza ver contratos com valores especiais criados apenas para contornar limitações técnicas. Se a rede tem restrições que impedem o serviço de atingir as mesmas velocidades de outras zonas, parece-me mais lógico que a empresa ajuste o serviço ou o preço de forma clara e uniforme, em vez de recorrer a exceções individuais.

BRAVO!!!!

Essa é a lógica!

Tem de existir um tarifário específico para FTTH e outro para HFC, mas se a NOS conseguiu a conivência do regulador palhaço (ANACOM) quando a rede HFC ainda era dominante, agora é para esquecer!!!

2 clientes na mesma cidade até, contratam um pacote de 200Mbits. A NOS, sendo o ÚNICO OPERADOR EM PORTUGAL QUE NÃO DISPONIBILIZA INFORMAÇÃO SOBRE AS VELOCIDADES CERTAS DE UPLOAD nos PREÇÁRIOS, aplica as velocidades de 200/100 ao cliente FTTH, e 200/20 ao cliente HFC!

O cliente, que geralmente é estupido em termos tecnológicos, e até só utiliza WiFi, nem estranha as velocidades 5 VEZES inferiores! E PAGA O MESMO!!!!!!!

É isto LEGAL?

Aparentemente é... sempre foi… a ANACOM não se mete no assunto, o provedor de justiça também não… quem controla este “roubo”? Ninguém! A a NOS segue com a sua estratégia…

Anyway… moral da história… SIM, a NOS tem 2 tarifários mais acessíveis, para que os clientes que não querem aderir a pacotes megalómanos de 500/100 poderem ter uma alternativa e ficar com as velocidades xxx/20. E digo isto porque existem 2 tarifários de “recurso”:

UMA 100/20 = 19,99

UMA 200/20 = 20,99

Isto é justo para os clientes HFC que pagam 26 euros por um pacote 200/20 (o mesmo preço que um cliente FTTH paga por um pacote 200/100)? Não…

A NOS deveria ter VERGONHA e assumir as limitações técnicas??? das zonas HFC, e, tal como sugeri diversas vezes, ao invés de vender gato por lebre, dava o braço a torcer e vendia a VELOCIDADE DE UPLOAD e não a de DOWNLOAD nas zonas HFC! Quero isto dizer que, um cliente pede 100 de UPLOAD, e a NOS vende 200/100 na zona FTTH e 500/100 nas zonas HFC! Mas não! A NOS como não disponibiliza velocidades de 100/100 e 200/100 nas zonas HFC limita-se a CASTRAR as velocidades de UPLOAD desses clientes!!!!

No meu caso, por exemplo, pagar 32,99 euros por um pacote semelhante ao que outras operadoras disponibilizam por 22 euros, sem qualquer obrigação de permanência, torna difícil compreender o valor acrescentado da fidelização.

NO meu caso, não tenho problemas em partilhar que apenas me casei com a NOS mais 24 meses devido à app NOS TV WEB (repito, WEB) porque gosto de ver TV no PC (e não quero usar tretas de emuladores ANDROID para ter as APPS que geralmente se instalam em TVs). Esperei pela DIGI mais de meio ano, mas a DIGI não vai criar uma APP ao nível da NOS TV WEB, portanto… cedi! ;-)

NOTA: Na minha casa tenho acesso a DIGI (1000/1000 - porque na DIGI as velocidades são SIMÉTRICAS, PULVERIZANDO TODA A CONCORRENCIA!!!), MEO FTTH, VODAFONE FTTH e NOS CABO!!! (HFC). Troquei 1000/1000 de NET pela NOS TV? SIM!!! Verdade… e uma velocidade de (pelo menos) 100/100 dava-me grande jeito por cause de ligação VPN ao escritório, etc (comparando o meu upload de 20Mbits com os 1000Mbits da DIGI, são 50 VEZES MENOS! 50x!!! Dá - e deu-me que pensar!!!)

Bom, eu também posso expor aqui parte da minha experiência como Cliente NOS.

Durante anos reclamei de várias situações, que até ao momento nunca me deram a devida atenção!

Ou seja, porque lhes dá mais lucro assim e não precisam de ter o “trabalho” de mudar nada, ou porque simplesmente os 3 operadores do sistema nacional assim acordaram para não terem de lidar com a “chatice” da concorrência de mercado.

Ora, agora o caso já mudou um pouco de figura com a entrada da DIGI, que apresenta planos transparentes, sem artifícios ou malabarismos com os outros adversários.

Nem esta empresa recorre ao aprisionamento de clientes por 24 meses

Que é pior que os tribunais ao punirem crimes de certa gravidade, que pelo menos dão a benesse de pena suspensa na primeira punição de até 3 anos (36 meses)!

Portanto, actualmente a esperteza dos clientes em estarem atentos ao mercado, e a constante luta com o operador em discutir todos os serviços e o preço, é que permitem adequar um pouco às necessidades desses clientes.

Quem fica parado e não se queixa, paga por tabela, preços exorbitantes!

Isto não é nem deveria ser assim!

Não faz sentido nenhum a diferenciação de pagamentos para serviços exactamente iguais. 

Digo exactamente iguais e isso permite a desculpa de haver sempre pequenas diferenças.

Mas, na realidade, pode-se dizer que são serviços totalmente semelhantes em tudo, só diferem no preço final!

Outro facto, como já referi, é a falta de transparência total destas situações. 

Só em fóruns especializados de clientes, fora dos sites das operadoras, é que se fica a par da

realidade das várias situações!

Isto leva a uma grande descrença e desconfiança dos actuais 3 operadores, ditos “tradicionais”.

Eles desculpam-se agora de que fornecem um serviço “Premium” e desprezam os outros operadores (ou será só a DIGI!) dizendo serem serviços “Low Cost”. Será assim a realidade!?

Mas, Premium em quê? No preço? Porque nos serviços e qualidade é que não é de certeza!

Senão vejamos, a internet fixa estagnou na desigualdade abismal de Download/Upload.

A NOS se puder não muda a rede para totalmente em fibra, porque assim está tudo bem.

Vão dizer que oferecem muitos outros complementos valiosos, como canais de filmes, e coisas assim.

Mas, isso interessa assim tanto na nossa realidade de clientes!

Quem é que tem tempo para andar a ver isso tudo que “oferecem”?

O que mais interessa ao cliente é a relação preço/qualidade dos serviços.

Ora agora,  no meu caso, só este ano é que me vêm oferecer uma baixa ridícula de 2 euros/mês

Em vez dos habituais aumentos, que me obrigam a despender muito tempo a discutir serviços e preços até acertar uma pequenina baixa e alguma melhoria na “oferta”, recorrendo ao Departamento de Retenção!

E, até foi “oferecido” um serviço de 1Gbps de internet, após vários anos a reclamar disso! Mas, só de Upload, pois de Download são apenas 400 Mbps. Actualmente tenho um serviço de 500/100 Mbps.

Até me disseram que me instalável a Fibra até casa (FTTH)!

O que já existia há anos nos outros operadores e que eu reclamava constantemente do porquê de não ter o mesmo. Não era por limitações físicas ou tecnológicas, só por desprezo do cliente ou para poupar uns trocos!

Só acho que teriam ganho muito mais no futuro ao garantirem um cliente satisfeito. Mas não quiseram investir nas pessoas e sim na ganância.

Agora vamos ver o que o futuro (presente) lhes reserva!

Nem me vou alargar muito com a questão do roubo no “Roaming Internacional”!

Porque raio não aboliram já o assalto que é o uso de dados fora da UE, ao não permitir o bloqueio desses dados fora da UE de forma directa por APP ou outra forma controlada pelo Cliente, ou de apenas cobrarem só após ser dado o nosso consentimento explícito, e não apenas perguntarem por esse consentimento quando se atinge o marco limite de €50+IVA!?

Simplesmente colocavam esse limite diário em €0, e já estava feita a correcção ao roubo!

Comparem isto com os preços da DIGI, que em alguns casos é de apenas €1,50/GB, em vez dos exorbitantes €7,00 / MB da NOS!

Nem os novos pacotes de dados em Roaming da NOS lhes chega aos calcanhares!

E, isto só nos Dados de Roaming, porque nas chamadas e SMS a diferença é também de alarmar, na ordem, pelo menos, das 5 vezes!

Concluindo, a NOS e ou outros 2 parceiros da União de Operadores Nacionais dos Clientes Aprisionados (isto até dá uma sigla :), andaram anos e anos a brincar com os Clientes, que agora vêm a oportunidade de lhes pagar na mesma moeda.

A falta de transparência, preços exorbitantes para serviços fracos e total dependência da fidelização de 24 meses dos Clientes, são os calcanhares de Aquiles destes senhores.

E, estes ainda não aprenderam a lição ao terem recorrido ao subterfúgio de criarem empresas ditas “Low Cost” para concorrerem com o novo adversário que não entrou no jogo deles!

Acho que deram um grande tiro no pé ao não concorrerem de forma honesta e directa com ofertas de qualidade e serviços com preços adequados.

Porque simplesmente a honestidade não faz parte do carácter destas 3.

E, a cobardia de não concorrerem também!

Depois, mais tarde, irão tentar correr atrás do prejuízo, mas já será tarde, porque não há confiança.

A confiança é o laço mais importante a manter com os clientes, em todos os negócios!

Para termos de comparação, o meu serviço é de €52 ,49/mês por:

• Net Fixa: 500/100Mbps
  • TV: UMA 150 canais(130 canais TV e 20 canais de rádio), inclui Canais TVCine, 500 horas de gravação, 1000 horas de gravação e Pack Canais Extra+NOS Studios, 1 Box UMA 4K
  • Móvel: 2 cartões WTF com dados 100GB, 3.500 min, 3.500 SMS
  • Voz fixa: 3.000 min rede fixa nacional (24h/dia), 1.000 min internacionais (das 21h às 9h nos dias úteis e 24h/dia nos fins de semana e feriados, ver países nos.pt/extraplafond81).

NO meu caso, não tenho problemas em partilhar que apenas me casei com a NOS mais 24 meses devido à app NOS TV WEB (repito, WEB) porque gosto de ver TV no PC (e não quero usar tretas de emuladores ANDROID para ter as APPS que geralmente se instalam em TVs). Esperei pela DIGI mais de meio ano, mas a DIGI não vai criar uma APP ao nível da NOS TV WEB, portanto… cedi! ;-)

Acho que o serviço NOS TV não justifica de maneira nenhuma a opção pela NOS por mais 24 meses e prescindir de melhor velocidade de internet!

Porque, por um lado, grande parte desses canais são totalmente acessíveis legalmente pela internet!

E, já agora, a DIGI TV indica que: «APP já disponível para Smart TV, tablet e smartphone.»

Portanto, facilmente também se pode ver TV num PC* ou onde se quiser, a um preço incomparavelmente muito inferior, e sem a prisão dos 24 meses!

*NOTA: É muito fácil colocar uma APP Android a correr num qualquer PC!

Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • October 18, 2025

Boa tarde, aqui fica mais um testemunho, inebriado pelo preço do satélite, deram-me 31,99 pela fibra, era quase metade do que pagava pelo que vamos a isso, durou 8 meses, com a história da inflação foram 8 a mais, tentei renegociar mas nada para o pobre, e para acabar mais 2 porque o pacote não existe mais. Felizmente ganho para isto mas uns têm de pagar as benesses dos outros.

E, por acaso isso faz algum sentido? Isso é justo ou sequer legal?

Os preços devem ser totalmente claros e transparentes para todos, sem “ses”, nem caminhos escusos!

Preços fora das tabelas são ilegais.

Veja-se o caso do comércio em Geral, o que se vende tem de constar de informação tabelada e pública.

Não se deve vender com preços combinados e ajustados nos bastidores, sem publicação dos mesmos!

A desculpa é sempre a mesma, pelas circunstâncias particulares do cliente, por limitação técnica e compensação, etc..

Mas, não passa tudo de uma total falta de transparência, e até mesmo, de um acerto combinado entre operadoras!

Boa tarde, aqui fica mais um testemunho, inebriado pelo preço do satélite, deram-me 31,99 pela fibra, era quase metade do que pagava pelo que vamos a isso, durou 8 meses, com a história da inflação foram 8 a mais, tentei renegociar mas nada para o pobre, e para acabar mais 2 porque o pacote não existe mais. Felizmente ganho para isto mas uns têm de pagar as benesses dos outros.

É exactamente isso!

Andam uns a pagar exorbitâncias por serviços fracos, para outros gozarem com preços mais baixos e serviços muito superiores!

Outra situação é a NOS ainda gozar com os clientes ao gastar milhões em publicidade!

Contratando figuras públicas, numa tentativa de dizer que são os melhores da terrinha, em vez de usar esse dinheiro em favor dos Clientes, que são quem lhes paga os salários ao fim do mês.

Publicidade essa que chega a ser completamente ridícula, de tão fora da realidade que é!

Que gozem enquanto podem, que mais dia menos dia vão chorar por todo o dinheiro mal investido!

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • October 18, 2025

Bom, eu também posso expor aqui parte da minha experiência como Cliente NOS.

Li atentamente o que escreveu, mas quase tudo se resume à LIVRE CONCORRÊNCIA do mercado!

Os clientes têm de estar atentos… apenas isso!

Agora… o meu ponto é diferente… DISCRIMINAÇÃO de clientes a quem se vende UM MESMO PACOTE de NET mas aplicam-se velocidades DIFERENTES porque a tecnologia é DIFERENTE (quando a empresa MENTE e classifica tudo como FIBRA??????)

Faz-me lembrar as leis que existem que permitem que um produto com mais de X% na sua composição (ou até com um valor extremamente baixo) possa ser classificado como PRODUTO X!!!

NOS CABO (HFC) e NOS FIBRA (FTTH) são tecnologias COMPLETAMENTE DISTINTAS!!!!! Importa que o BACKBONE seja FIBRA? Importa!!! Mas as diferenças são GRITANTES! Se não fossem, HFC e FTTH teriam as mesmas velocidades e TEMPOS DE RESPOSTA!!! Não têm! LONGE disso!

Ainda assim a NOS tem uma SOLUÇÃO VIÁVEL para estes casos, que é vender o pacote que MENOS PREJUDICA O CLIENTE, mas não o faz!

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • October 18, 2025

Outra situação é a NOS ainda gozar com os clientes ao gastar milhões em publicidade!

Contratando figuras públicas, numa tentativa de dizer que são os melhores da terrinha, em vez de usar esse dinheiro em favor dos Clientes, que são quem lhes paga os salários ao fim do mês.

Publicidade essa que chega a ser completamente ridícula, de tão fora da realidade que é!

Que gozem enquanto podem, que mais dia menos dia vão chorar por todo o dinheiro mal investido!

Ahhhhhhhhhhhhh! Isso!

Isso é a coisa mais parva e espalhafatosa que a NOS (e operadores como MEO e VODAFONE) também fazem!

Mas pelos vistos funciona (ou então é um acordo entre o cartel das telecom e a MÉDIA e o governo para fomentar o sector da publicidade)

Não se compreende numa sociedade de pessoas informadas quem reclames SEM QUALQUER CABIMENTO que são autênticas novelas comerciais façam subir as vendas!!!!

Eu costumava dizer que, quando um BANCO começa a contratar figuras públicas pagas a peso de ouro e passar publicidade insistente na TV, é FECHAR AS CONTAS! E basta contar os bancos que fizeram isso e FALIRAM… É o despesismo de quem não tem qualidade mas quer ao fim da força mostrar alguma coisa… no final, o resultado é o desastre total!

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • October 18, 2025

UMA 100/20 = 19,99

UMA 200/20 = 20,99

Sendo um cliente HFC causa estranheza que não me tenham proposto estes valores. 

Talvez os gestores da comunidade possam esclarecer. 

Obrigado. 

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Super User
  • October 19, 2025

UMA 100/20 = 19,99

UMA 200/20 = 20,99

Sendo um cliente HFC causa estranheza que não me tenham proposto estes valores. 

Talvez os gestores da comunidade possam esclarecer. 

Obrigado. 

Estes pacotes apenas estão disponíveis através da PROVEDORIA ou SEGUNDA linha de retenção.