Skip to main content
Header
Kilobyte
June 4, 2022

1Gbps em bridge

Quem tem contratado 1Gbps, qual é a velocidade que atinge?

Com o router em modo Bridge, sentem que a porta 4 fica limitada?

Porque diferem tanto os valores medidos na página da NOS e nos medidores recomendados pela ANACOM?

O meu router, que está ligado ao modo Bridge no router da NOS, tem sistema de medição de velocidade e os valores nunca se aproximam de 1Gbps, ficando sempre na ordem dos 200 Mbps, sem mais nenhum equipamento ligado no router NOS e com WiFi desligado, acontece com mais alguém?

42 Comentários

LVPSAutor
Kilobyte
June 7, 2022

No FDS vou tentar colocar novamente o AX para experimentar, se o serviço já não tiver quebras. Também não consigo perceber porque o AX demora imenso a renovar os IPS quando tem quebra no serviço e o AC66 são uns segundos... Mas aí já não deve ser problema do operador, excepto as quebras na ligação, claro. Só acho estranho porque com a MEO nunca tive estes problemas, tinha sim problemas de rede nos tlm em casa, mas a internet fixa era TOP, tinha 200Mbps e a Internet era mais rápida que a Nos com 1Gbps, e não estou a falar de medições, mas percepção real. Instalei o serviço em Novembro e tudo funcionava bem, desde Março ou Abril, já não me recordo bem, começaram os problemas de quebras e comecei aperceber-me da lentidão também.

LVPSAutor
Kilobyte
June 7, 2022

Ligação por WiFi ao router da Nos com WiFi a 866Mbps, netmede: 308,4.

Medição site da NOS: 270

Sem mais nada ligado no Router NOS, o único equipamento associado é o tlm e desliguei o router que estava ligado no Bridge.

Kilobyte
June 7, 2022

Ligação por WiFi ao router da Nos com WiFi a 866Mbps, netmede: 308,4.

Medição site da NOS: 270

Sem mais nada ligado no Router NOS, o único equipamento associado é o tlm e desliguei o router que estava ligado no Bridge.

Wifi, sem ser a nova tecnologia WIFI 6 e com equipamento com o mesmo não vai chegar nem perto da capacidade total da velocidade contratada decerto que vou repetir o que todo o mundo já disse a toda a gente.
Mas para chegar ao limite de velocidade do contrato precisa de estar ligado por cabo no minimo cat5E para garantir de 1gbit/s do equipamento ao Router( Sem contar com o serviço) velocidade e ter um processador moderno com 4gb de ram e um disco rigido ou ssd com um cache igual ou superior 125 MB/s.

LVPSAutor
Kilobyte
June 7, 2022

André, repare que o WiFi da ligação estava estável a 866 Mbps, mas de qualquer forma não esperava ter 1Gbps, apenas se aproxima dos valores que o router obtém ligado na porta 4. Com PC, cabo CAT 5E os valores sobem, não percebo é porque apenas com PC e no site da NOS o valor se aproxima.

LVPSAutor
Kilobyte
June 11, 2022

Atualização, de uns dias para cá o AC66 rondava os 400Mbps. Instalei o AX55 e o serviço já oscila entre os 600Mbps e os 900 e MTS Mbps.

O serviço melhorou e aparentemente o Router também não estava ajudar.

Agora voltando ao problema do AX, que já me aconteceu uma vez desde ontem, quando fiz substituição do AC, por vezes existe quebra no serviço e o router deixa de conseguir assumir o IP na Wan. Nunca me aconteceu na MEO e por isso tive que voltar ao AC na NOS. Tenho configurado WAN como IP automático, existe alguma configuração específica necessária? O IP da WAN na NOS mantém-se fixo durante quanto tempo em média? Estou a ponderar configurar como IP fixo... De salientar que está ligado na porta 4 do Router NOS com Bridge ativo.

Super User
June 11, 2022

Bom dia, por acaso verificou se existe algum bloqueio do router da NOS para a velocidade? No outro router respeitou as regras quando este é utilizado como extensor de sinal? Em condições de respeito pelas definições a velocidade devia ser a mesma. Uma última nota, para essas velocidades esqueça cabos 5E, recomendo cabos Cat7

LVPSAutor
Kilobyte
June 11, 2022

Não está configurado como extensor de sinal. O router da NOS está apenas a servir como Modem. WiFi desligado e e apenas o Router Asus ligado na porta 4 com Bridge ativo. Não sei como verificar o bloqueio de velocidade que fala no Router da NOS. Com o AX55 da ASUS a velocidade já fica dentro do patamar que considero aceitável. Várias medições, grande maioria perto dos 900Mbps. Se não perder o IP está tudo bem... Acho estranho existirem quebras de serviço que façam o router perder o IP, mas até acontecerem tudo funciona bem. Com o AC66 da ASUS, as perdas de IP eram facilmente suprimidas mas o Router não passava dos 400Mbps na porta WAN, com configurações equivalentes.

Super User
June 11, 2022

O router da nos para FTTH é modem/router pelo que, mesmo que desligue o Wi-Fi, não consegue desligar o router. Dito isto, todo o router tem uma série de regras configuráveis para o que se quer dele, router ou extensor, veja no manual dos equipamentos ou na página de configurações como proceder. Não dá para ter dois router sem ter dois serviços activos.

LVPSAutor
Kilobyte
June 11, 2022

Está configurado como Bridge.

LVPSAutor
Kilobyte
June 19, 2022

Atualização: reset ao router NOS, reset ao Router Asus AX, reset ao router AC e cabo RJ45 Cat6A. 1 semana sem problemas, sucesso! (Pelo menos para já)