Skip to main content
Header
Kilobyte
June 4, 2022

1Gbps em bridge

Quem tem contratado 1Gbps, qual é a velocidade que atinge?

Com o router em modo Bridge, sentem que a porta 4 fica limitada?

Porque diferem tanto os valores medidos na página da NOS e nos medidores recomendados pela ANACOM?

O meu router, que está ligado ao modo Bridge no router da NOS, tem sistema de medição de velocidade e os valores nunca se aproximam de 1Gbps, ficando sempre na ordem dos 200 Mbps, sem mais nenhum equipamento ligado no router NOS e com WiFi desligado, acontece com mais alguém?

42 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
June 5, 2022

Boa tarde @LVPS,

Agradecemos a sua mensagem. 

A velocidade entregue no seu router NOS é a contratada. Em contratos de 1Gbps, a velocidade é de 1Gbps.

Sugerimos que efetue a ligação entre o router NOS e o seu router utilizando um cabo de rede CAT5e ou superior.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
LVPSAutor
Kilobyte
June 5, 2022

O cabo utilizado é um 5E. As medições indicam sempre aproximadamente 250Mbps. 

Em sistemas de medição que não o site da Nos este valor costuma ser habitual, atinge os 900 Mbps apenas no sistema de medição da página da NOS o que me parece estranho.

João H.
Gestor da comunidade
June 5, 2022

Agradecemos o seu testemunho @LVPS,

Sugerimos que efetue o teste de velocidade ligado diretamente ao router da NOS, partilhe connosco os resultados, por favor.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
LVPSAutor
Kilobyte
June 6, 2022

Segue o que consegui apurar, 1 computador com porta GIGABIT ligado por cabo de rede à porta do Router NOS, tudo o resto desligado, incluindo WIFI do Router NOS:

• Ligado à porta 1: 780Mbps Download;
  • Ligado à porta 4 com Bridge Mode ativo: 179,3 Mbps Download
  • Foi utilizado o mesmo PC, o mesmo cabo… apenas foi alterada a porta onde estava ligado o PC.

O Router ao fazer medição directa gerlamente mede:

João H.
Gestor da comunidade
June 7, 2022

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @LVPS. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Kilobyte
June 7, 2022

Isto é consistente com o router  não ser capaz de utilizar velocidade total disponivel pelo o “Router” da NOS, muitos routers hoje em dia são gigabit e no entanto quando têm outras funções ligadas (ex: Traffic shapping, Monitorização activa, Firewall, etc...) tem limitações da total largura de banda que conseguem utilizar no momento.
Por exemplo eu inclusive tenho um Edgerouter 8 instalado na porta 8, e com o overhead dos serviços e limitações embutidas na configuração pelo mesmo tenho um limite de 800 mbits/s (em full duplex) menos quando a rede esta mais ativa devido a trafico local o que é normal.

So por curiosidade qual é o router que tem ligado na porta 4?

LVPSAutor
Kilobyte
June 7, 2022

Asus RT-AC66 B1 

O valor medido pelo PC na porta 4 também me parece anormal. Os valores indicados em bloco são medidos pelo próprio router.

Kilobyte
June 7, 2022

Asus RT-AC66 B1 

O valor medido pelo PC na porta 4 também me parece anormal. Os valores indicados em bloco são medidos pelo próprio router.

Desculpa la mas o teu router esta a funcionar exatamente dentro dos limites do mesmo, é como eu mencionei anteriormente tu nunca vais conseguir 1 gbit/s com o RT-AC66 B1 alias se fores procurar na internet vais ver que toda a gente não consegue passar os 220 mbit/s sem desligar muitas das funcionalidades do mesmo porque os processadores , neste caso o BCM4708C0 ,não tem capacidades de chegar essas velocidades sem aceleradores que este não têm.

Se quiseres chegares as velocidades da NOS tens que comprar um Router melhor por exemplo Unifi Dream Machine que tem um throuput de 850 mbit/s atravez da porta WAN com todos os serviços ligados.

LVPSAutor
Kilobyte
June 7, 2022

Não vou jurar, mas tenho ideia que atingia os 800Mbps quando tinha fibra da MEO... Mas agora estou na dúvida se era com o AC 66 ou com o AX55 que no caso da nos não consigo utilizar, porque como serviço tem quebras ele demora muito a renovar os IPS.

Kilobyte
June 7, 2022

Não vou jurar, mas tenho ideia que atingia os 800Mbps quando tinha fibra da MEO... Mas agora estou na dúvida se era com o AC 66 ou com o AX55 que no caso da nos não consigo utilizar, porque como serviço tem quebras ele demora muito a renovar os IPS.

So pode ter sido o AX55 que o AC66 não tem capacidades disso, quanto as velocidades da NOS em si, a que ter em conta que a NOS tal como qualquer operadora em Portugal que providenciar a velocidade contratada com um espaço de manobra de ±20% dentro da própria rede nos seus equipamentos (Modem/Router ate ao Servidor NOS) não contando serviços terceiros porque obviamente eles não tem controlo dos mesmo.