Agora instalar o seu Giga Router de forma rápida e cómoda é ainda mais fácil!
Com a autoinstalação troque o seu router antigo pelo Giga Router e passe a ter a melhor Internet em menos de 5 minutos, sem a necessidade da intervenção de um técnico.
Chegou a hora de autoinstalar o Router! Tem dúvidas sobre como o fazer? Então este tópico é para si.
Para trocar o seu router antigo por um Giga Router, só precisa de seguir os 3 passos abaixo:
Altere o seu pacote de internet para um que inclua o Giga Router (V5 Hitron) ou adicione-o ao seu pacote de internet através da modalidade de aluguer. As duas alternativas podem ser pedidas numa loja NOS ou através do 16995. Receberáo kit de autoinstalação para levar consigo ou entregaremos confortavelmente em sua casa.
Instale o Giga Router. Veja como abaixo.
Devolva o seu router antigo numa loja NOS ou agende a recolha do router via estafeta, enviando-nos uma mensagem aqui no Fórum.
De forma simples, cómoda e rápida tenha a sua internet sempre no máximo com Wi-Fi 20x mais rápido, velocidades àprova de streaming em 4K e gaming até 1Gbps e ainda internet sempre estável até 50 equipamentos ao mesmo tempo.
Para concluir com sucesso a instalação do seu novo Giga Router siga estes passos:
I. Desinstale o seu router antigo
Desligue o router da tomada de eletricidade e respetivo transformador da eletricidade;
Desenrosque o cabo coaxial (cabo branco) do router, mantendo-o ligado à tomada na parede;
Desligue os cabos dos equipamentos que tiver ligados ao router (consolas de jogos, smart-TV, telefone fixo, extenders ou outros dispositivos).
Ao receber o seu novo router, o serviço de voz no router antigo é inativo. Instale o Giga Router para repor o serviço de voz. No passo II saiba como instalar. Dicas de desinstalação:
No passo 2, caso o cabo esteja muito apertado, este passo poderá requerer alguma força e algum objeto de apoio (ex: alicate). Na maioria dos casos, a força da mão será suficiente para fazer rodar a rosca.
No passo 3 aconselhamos que tire uma fotografia para depois ser fácil de rever em que posições estavam ligados cada um dos cabos. É importante que os cabos estejam nas mesmas posições.
II. Instale o seu novo router
Enrosque o cabo coaxial (cabo branco) ao novo router;
Caso tenha o telefone ligado ao router, ligue o cabo do mesmo à entrada verde (linha1);
Se tinha outros equipamentos ligados ao router, ligue-os às entradas LAN (entrada ethernet);
Ligue o router à tomada de eletricidade com o novo cabo de alimentação;
Pressione no botão ON para ligar o router. Os leds começam a piscar e o router vai iniciar a sua configuração;
Assim que os Leds DS e US estiverem fixos, pode começar a configurar as redes Wi-Fi.
Dica de instalação:
No passo 2, certifique-se que o cabo fica bem ligado e apertado.
III. Configure as novas redes Wi-Fi
Ligue o telemóvel, PC, tablets, impressora, repeaters e outros equipamentos às novas redes Wi-Fi. Na etiqueta no verso do router encontra o nome das novas redes Wi-Fi e password. Conheça aqui os tipos de rede e quais as diferenças.
Instale a App NOS Net e faça a configuração do router no seu telemóvel, saiba como aqui. Esta app permite gerir a sua rede Wi-Fi à distância, alterar password, criar regras de acesso e definir horários para desligar o Wi-Fi. Saiba mais sobre a App aqui. Se preferir poderá aceder à página aminhanet.nos.pt para fazer as alterações em web.
Dicas de utilização:
O Giga Router tem duas redes Wi-Fi: Se estiver próximo do seu router utilize a rede com “5” no nome (banda 5 GHz). Se estiver mais afastado e se a rede “5” não estiver disponível deverá utilizar a outra rede Wi-Fi (banda 2,4 GHz). Conheça mais sobre as diferenças e melhor utilização de cada uma das redes aqui.
Caso tenha asoluçãoPower Wi-Fi Plume é aconselhável que desligue o pod Power Wi-Fi da eletricidade durante o processo de troca de routers, para renovar IPs na rede. De seguida volte a ligar o pod a uma das portas ethernet do Giga Router. Saiba como aqui.
Reponha no novo Giga Router configurações específicas que tivesse no router antigo (ex: redes Wi-Fi, redes guest, DDNS, port forwarding, entre outras) através da página aminhanet.nos.pt ou da App NOS Net. Conheça todas as características, funcionalidades e manual do equipamento do Giga Router aqui.
Fácil, não é?
Já instalou o seu Giga Router? Partilhe com a comunidade a sua experiência.
Ficou com alguma dúvida sobre a autoinstalação do Giga Router? Consulte as perguntas mais frequentes aqui.
Para saber as condições de adesão ao kit de autoinstalação Giga Router ou caso tenha alguma questão ou dificuldade durante o processo de instalação, partilhe connosco.
Saiba também como aceder ao Assistente de Cobertura Wi-Fi para verificar e receber recomendações de otimização do Wi-Fi e ainda diagnosticar e otimizar a sua internet de casa:
Descubra as funcionalidades inovadoras da gestão e configuração dos Routers NOS com a App NOS Net e nosnet.pt:
Boa tarde tenho o router 5.0 V1 existe alguma melhoria no v2?
Olá @no_ping,
O @Guimas deu uma boa ajuda.
O GiGA Router para FTTH não está disponível para autoinstalação, neste momento. Se surgirem novidades divulgaremos.
Obrigada
Olá @HUGO96,
Os GiGA routers V1 e V2 têm características idênticas.
Pode ver mais informações aqui:
Obrigada
Se eu quiser instalar uma box uma também o posso fazer?
Olá @HUGO96,
Obrigada
Liguei para lá e disseram me que tinha de pagar 40€ de instalação
Boa tarde tenho o router 5.0 V1 existe alguma melhoria no v2?
Diversas… mas “estrangula” mais facilmente…
Olá @HUGO96,
Obrigada
Idênticas, mas enquanto o V1 tem diversos BUGS que não foram resolvidos em anos, o V2 “resolve-os” (embora não seja um mar de rosas, pois é menos eficiente a gerir o tráfego do que o V1)
Boa tarde,
Recebi ontem o meu Giga Router para autoinstalação em troca de um mais antigo, é suposto depois de tudo ligado ter de fazer alguma chamada para a linha de apoio para que seja “ativado”?
É que ao ligar-me por wifi a qualquer umas das redes (2.4 ou 5G) diz-me que a ligação não tem internet, quando no router antigo está tudo a funcionar corretamente.
Obrigado
Boa tarde,
Recebi ontem o meu Giga Router para autoinstalação em troca de um mais antigo, é suposto depois de tudo ligado ter de fazer alguma chamada para a linha de apoio para que seja “ativado”?
É que ao ligar-me por wifi a qualquer umas das redes (2.4 ou 5G) diz-me que a ligação não tem internet, quando no router antigo está tudo a funcionar corretamente.
Obrigado
desligue o router anterior. ligue o cabo de sinal no rotuer novo e deverá funcionar.
Boa tarde,
@HUGO96, qual é a tecnologia que tem contratada de momento? @miranSet, o @Guimas deu uma boa ajuda! Conseguiu? Ficamos aguardar feedback.
Obrigada
Lido o tópico fica-se com a sensação que a coisa é fácil, que basta pedir a atualização dos equipamentos e dar andamento ao processo mas contactado o SAC nem todos os clientes podem fazê-lo.
No meu caso, com um Hub 3.0 (com mais de 10 anos?) e box ÍRIS em zona coaxial dizem-me que tal não é possível porque para além da troca de equipamentos estamos a falar de um update de tecnologia e que a transição tem de ser assistida por um técnico (?).
Podem confirmar? É que em caso afirmativo não percebo do que falam quando se referem, nesta passagem a um “router antigo”: “Com a autoinstalação troque o seu router antigo (...)”.
Lido o tópico fica-se com a sensação que a coisa é fácil, que basta pedir a atualização dos equipamentos e dar andamento ao processo mas contactado o SAC nem todos os clientes podem fazê-lo.
No meu caso, com um Hub 3.0 (com mais de 10 anos?) e box ÍRIS em zona coaxial dizem-me que tal não é possível porque para além da troca de equipamentos estamos a falar de um update de tecnologia e que a transição tem de ser assistida por um técnico (?).
Podem confirmar? É que em caso afirmativo não percebo do que falam quando se referem, nesta passagem a um “router antigo”: “Com a autoinstalação troque o seu router antigo (...)”.
Poderá estar incluido a box talvez e assim já não dá.
tem que tentar pelo 16995 como diz no post, se calhar apanha alguem diferente.
Olá @Luis Inacio e @Guimas,
Pedimos desculpa pela demora.
@Luis Inacio, para que nos seja possível ajudar, envie-nos o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor.
Obrigada
Olá a todos!
Para que seja ainda mais simples fazer a autoinstalação do GiGa Router, adicionámos um video a este tópico.
Boa Tarde.
Tenho tido problemas com o GiGa Router v2 já há alguns meses.
Já tive assistência técnica para o problema (quebra de ligação Internet, onde a mesma ficava extremamente lenta) e efetuaram a troca do mesmo, o que não adiantou nada, aliás, só piorou mais as coisas.
Com o primeiro GiGa Router v2, as “quebras” de rede aconteciam semanalmente ou de semana sim semana não, com o segundo GiGa Router v2 as “quebras” têm sido constantes, sendo quase todos os dias que a ligação fica extremamente fraca e, para piorar, o router de vez em quando decide se reiniciar sozinho, pressuponho que seja derivado a problemas de DHCP, onde houve um erro na atribuição de algum endereço IP que causa o router a se reiniciar sozinho.
Como se vê na print abaixo, o problema afeta a velocidade de upload, e por vezes afeta o download.
O download normal costuma ser entre os 950-990 MBPS, com problemas fica entre os 300-700 MBPS.
Já o upload passa dos 100 MBPS para os míseros 5-10 MBPS, impossibilitando não só sessões de jogos mas também ligações importantes de teletrabalho.
Recordo que o problema não ocorre em horas específicas, visto que pode ocorrer a qualquer dia a qualquer hora.
Já li na Internet que o problema aparenta ser normal com esta versão do GiGa Router v2, e como eu sei que o v2 e o v1 são (quase) os mesmos a nível de performance, queria desde então conseguir fazer a troca de equipamentos, sendo que já ouvi falar muito bem da versão 1 do GiGa Router.
Em causa estaria a troca do modelo do router em si, não do pacote.
Já liguei para o 16990 para esclarecer a dúvida se seria possível hipoteticamente realizar-se esta troca, ao qual me responderam que não seria possível devido às “regras” definidas pela empresa.
Neste momento sinto-me preso, visto que tenho um equipamento defeituoso, sei que as chances de uma substituição pelo mesmo modelo vir a apresentar os mesmos problemas são altas e não posso nem mudar para a versão anterior e ver se ficava resolvido, nem fazer o upgrade devido a ter um serviço HFC e não FTTH (sim, eu também perguntei sobre a possibilidade de mudar para o Router Wi-Fi 6).
As minhas dúvidas são as seguintes:
Posso trocar só o equipamento (router) sem alterar o serviço? Neste caso seria passar do GiGa Router v2 para o GiGa Router v1.
Posso colocar um modem que não seja NOS (por exemplo, um modem coaxial NETGEAR), caso não possa trocar o equipamento para a versão anterior?
Caso não possa realizar nenhuma das ações as quais fiz as questões acima, posso pedir que a NOS me faça uma ligação FTTH de maneira a mudar do GiGa Router v2 para o Router Wi-Fi 6? E se possível, quais seriam os custos envolvidos?
Se alguém por parte da NOS me conseguisse ajudar ou esclarecer dúvidas em relação a este problema ficaria agradecido.
Noto também que ainda não vou implementar já a solução que me possa ser oferecida sendo que estou só a procurar formas de resolver o problema e a esclarecer as minhas dúvidas antes de poder tomar uma decisão.
Agradeço qualquer ajuda que me possa ser dada.
Com os melhores cumprimentos,
Nuno R.
Boa Tarde.
Tenho tido problemas com o GiGa Router v2 já há alguns meses.
Já tive assistência técnica para o problema (quebra de ligação Internet, onde a mesma ficava extremamente lenta) e efetuaram a troca do mesmo, o que não adiantou nada, aliás, só piorou mais as coisas.
Com o primeiro GiGa Router v2, as “quebras” de rede aconteciam semanalmente ou de semana sim semana não, com o segundo GiGa Router v2 as “quebras” têm sido constantes, sendo quase todos os dias que a ligação fica extremamente fraca e, para piorar, o router de vez em quando decide se reiniciar sozinho, pressuponho que seja derivado a problemas de DHCP, onde houve um erro na atribuição de algum endereço IP que causa o router a se reiniciar sozinho.
Como se vê na print abaixo, o problema afeta a velocidade de upload, e por vezes afeta o download.
O download normal costuma ser entre os 950-990 MBPS, com problemas fica entre os 300-700 MBPS.
Já o upload passa dos 100 MBPS para os míseros 5-10 MBPS, impossibilitando não só sessões de jogos mas também ligações importantes de teletrabalho.
Recordo que o problema não ocorre em horas específicas, visto que pode ocorrer a qualquer dia a qualquer hora.
Já li na Internet que o problema aparenta ser normal com esta versão do GiGa Router v2, e como eu sei que o v2 e o v1 são (quase) os mesmos a nível de performance, queria desde então conseguir fazer a troca de equipamentos, sendo que já ouvi falar muito bem da versão 1 do GiGa Router.
Em causa estaria a troca do modelo do router em si, não do pacote.
Já liguei para o 16990 para esclarecer a dúvida se seria possível hipoteticamente realizar-se esta troca, ao qual me responderam que não seria possível devido às “regras” definidas pela empresa.
Neste momento sinto-me preso, visto que tenho um equipamento defeituoso, sei que as chances de uma substituição pelo mesmo modelo vir a apresentar os mesmos problemas são altas e não posso nem mudar para a versão anterior e ver se ficava resolvido, nem fazer o upgrade devido a ter um serviço HFC e não FTTH (sim, eu também perguntei sobre a possibilidade de mudar para o Router Wi-Fi 6).
As minhas dúvidas são as seguintes:
Posso trocar só o equipamento (router) sem alterar o serviço? Neste caso seria passar do GiGa Router v2 para o GiGa Router v1.
Posso colocar um modem que não seja NOS (por exemplo, um modem coaxial NETGEAR), caso não possa trocar o equipamento para a versão anterior?
Caso não possa realizar nenhuma das ações as quais fiz as questões acima, posso pedir que a NOS me faça uma ligação FTTH de maneira a mudar do GiGa Router v2 para o Router Wi-Fi 6? E se possível, quais seriam os custos envolvidos?
Se alguém por parte da NOS me conseguisse ajudar ou esclarecer dúvidas em relação a este problema ficaria agradecido.
Noto também que ainda não vou implementar já a solução que me possa ser oferecida sendo que estou só a procurar formas de resolver o problema e a esclarecer as minhas dúvidas antes de poder tomar uma decisão.
Agradeço qualquer ajuda que me possa ser dada.
Com os melhores cumprimentos,
Nuno R.
citando informações da NOS:
1- Não. Não existe troca entre versões v1 para v2 ou viceversa.
2-Pode.
3-Não, apesar de termos talvez 2 relatos de quem conseguisse.
Eu diria para testar sempre com o apoio técnico a questão de velocidade.
Boa noite @Nuno R. as questões que coloca na sua mensagem devem ser analisadas pela moderação que, como é óbvio, lhe prestará toda a ajuda possível, para que isso se torne possível, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente NOS para o perfil @Fórum e aguardar ser contactado.
citando informações da NOS:
1- Não. Não existe troca entre versões v1 para v2 ou viceversa.
2-Pode.
3-Não, apesar de termos talvez 2 relatos de quem conseguisse.
Eu diria para testar sempre com o apoio técnico a questão de velocidade.
Obrigado pela resposta.
Como dito, é um problema que já se apresentou com 2 v2 diferentes, e que pelos vistos não sou o único com o problema semelhante.
Para além disso já falei com apoio técnico quando estava a ocorrer problemas, ao qual sucedeu à troca do aparelho, como referido, mas não solucionou o problema
Em relação às trocas de modem/router para outro sem ser por parte da NOS, tive a pesquisar e encontrei informações de que não se pode usar um modem/router sem ser por parte da NOS, o router da NOS tem que estar sempre presente.
O que me refiro é, em vez de ter um GiGa Router v2, eu desligava o GiGa Router v2 e passava a usar um modem NETGEAR (por exemplo) ligado a um router NETGEAR.
Devido a essa informação que encontrei é que fiz a pergunta em relação ao assunto.
Obrigado pela ajuda :)
Tem extensores, powerlines que possa influenciar? É uma ligação direta?
Tem outro pc que possa testar? Por vezes é problema do pc.
@Guimas o problema é geral, principalmente atinge os PCs ligados por cabo, mas por vezes também afeta a qualidade do Wi-Fi.
Os PCs ligados por cabo têm IP estático, mas de vez em quando alguma coisa deve correr mal com o DHCP e a atribuição de IPs aos outros dispositivos, o que causa o router a reiniciar, por vezes, sozinho (noto que este problema é raro e pode passar 1 ou 2 semanas até ocorrer).
Em relação a ligações, tenho ligações diretas a 2 PCs fixos, depois tenho uma ligação que leva a um switch noutra divisão da casa (sala de estar, o router encontrasse no corredor visto que é o melhor sítio para o ter ligado).
Esse switch tem conectado um Access Point (devidamente configurado), 1 TV 4K, 1 Apple TV 4K e um portátil.
Duvido que alguma destas ligações possa estar a afetar a rede, visto que tinha o GiGa Router v2 antes de ter UMA, já que nos foi recomendado devido a problemas com ligações no Zoom (3 ligações em simultâneo), e também tinhamos instabilidade (de 2 em 2 ou 1 em 1 semana).
Por causa de assumirmos que o nosso pacote não chegava para o que precisávamos, avançámos com a UMA, só aí é que foi colocado o switch na sala e foram feitas as devidas mudanças nas ligações.
Bom dia @Nuno R.,
O @Guimas e o @Jose Rodrigues, deram uma boa ajuda.
Quanto às possíveis ligações alternativas, a NOS não garante esse género de ligações, em alternativa, a NOS possibilita a aquisição do Power Wi-Fi. Saiba mais em
Relativamente à velocidade e as dificuldades que encontra com o Upload vamos verificar esta situação. Recebemos a sua mensagem e já respondemos à mesma. Ficamos a aguardar a confirmação dos seus dados para analisar a situação. Muito obrigado
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.