Skip to main content
Header

Agora já pode instalar o seu Descodificador Digital (DTA) de forma rápida e cómoda! :blush:

Com a autoinstalação do Descodificador Digital aceda a todos os canais digitais da grelha da NOS numa televisão secundária, de forma gratuita e sem ser necessária a intervenção de um técnico em sua casa.

Instale o seu Descodificador Digital em menos de 5 minutos e tenha acesso à totalidade dos canais da grelha da NOS de forma imediata:blush:

Chegou a hora de autoinstalar o seu Descodificador Digital:smile:

Já tem o seu kit? Tem dúvidas sobre como o fazer? Este tópico é para si. 

 

Como adquirir o Descodificador Digital

O Descodificador Digital está disponível para todos os clientes com serviço de TV por cabo (HFC e FTTH), como box secundária. Na autoinstalação é também importante que tenha uma tomada de TV adicional.  

Para obter o seu equipamento, não precisa de efetuar qualquer alteração nos seus serviços, apenas tem de:

  1. Pedir o Descodificador Digital numa loja NOS ou fale connosco;
  2. Levar o Kit para casa ou recebê-lo via estafeta;
  3. Instalar o Descodificador Digital no ponto de acesso de rede coaxial.

Saiba como encontrar uma Loja NOS perto de si:

 

O que inclui o Kit Descodificador Digital

Conheça o que compõe o Kit Descodificador digital. Este é composto por:

  • Descodificador Digital (Transformador + Comando);
  • Guia de Instalação Rápida;
  • Cabo HDMI;
  • Cabo SCART.

 

Como instalar Kit Descodificador Digital

Após reunir o seu Kit, tem apenas de seguir os passos descritos no Guia de Instalação Rápida ou assistir ao video-tutorial que incorpora todo o processo necessário:

  1. Ligue o cabo de sinal entre a tomada e a ficha RF no painel traseiro do descodificador;

     

  2. De seguida, ligue o cabo HDMI entre a saída HDMI do descodificador e a televisão;
  1. Alternativamente se a televisão não tiver ligação HDMI, ligue o cabo SCART entre a saída SCART do descodificador e a televisão;

 

  1. Ligue o cabo de alimentação no painel traseiro do descodificador e na tomada elétrica.

 

  1. Aguarde que a luz do descodificador fique verde. Caso a luz permaneça vermelha, ligue o descodificador pressionando o botão power do comando.

 

  1. Ligue a televisão com o comendo da mesma, e selecione a tecla Input/ AV/ Source, para configurar a entrada de imagem da televisão.

 

  1. Por fim, selecione a entrada da televisão onde ligou o descodificador. Assim que selecionar a entrada correta verá o menu de sintonia da canais.

 

 

Assista ao video-tutorial e saiba como instalar o Descodificador Digital da NOS

 


Como usar o comando

 

 

Ajuda na resolução de problemas

  1. Verifique as ligações do teu equipamento
    Valida as ligações no painel traseiro do descodificador e certifica-se que as ligações entre a TV e o equipamento estão corretamente realizadas (HDMI ou cabo SCART).
  2. Desligue e volte a ligar o descodificador e a TV da corrente elétrica
    ​​​​​​Se o equipamento continuar sem funcionar corretamente efetue os procedimentos em baixo, de acordo com o tipo de constrangimento que verifica:
  3. Sem imagem ou imagem distorcida

    Se não tiver imagem ou a imagem estiver distorcida, verifique se tem

    selecionada a source correta. Para selecionar o canal HDMI/AV na TV, carregue

    várias vezes a tecla INPUT/SOURCE/HDMI/AV do comando da TV.

  4. Sem acesso ao Guia TV

    Efetue a reposição dos valores originais do seu equipamento.

  5. Sem som

    Verifique no comando da TV e do equipamento se a opção mute está ativa. Tente

    aumentar o volume no comando da TV e no comando do descodificador.

  6. Equipamento desligado ou sem luzes

    Verifique se o cabo de alimentação está corretamente ligado à corrente elétrica e se

    o equipamento está ligado. Caso não resulte, teste o equipamento noutra tomada

    para garantir que o constrangimento não está relacionado com a rede elétrica da

    habitação.

  7. Equipamento não responde ao comando

    Se o equipamento deixar de responder ao comando:

    1. Verifique se as pilhas estão bem colocadas

    2. Substitua as pilhas do comando.

  8. Formato de imagem parece errado

    Configure o descodificador de forma semelhante à sua TV (4:3=convencional,

    6:9=ecrã panorâmico).

 

Aproveite o melhor da sua TV em qualquer divisão de sua casa com o Descodificador Digital da NOS, sem custo de instalação* e sem período de fidelização associado:blush:

 

Características Descodificador Digital

O equipamento permite-lhe ter acesso a mais de 120 canais com uma qualidade de imagem HD e com som Dolby Digital.

O descodificador digital não dispõe de acesso a funcionalidades como Restart TV, Gravações automáticas ou Gravações agendadas, videoclube ou subscrição de canais premium.
Para ter acesso a estas funcionalidades recomendamos que consulte mais informações sobre as boxes UMA, Iris, Android TV ou Apple TV:

 

 

Ficou com alguma dúvida no processo de autoinstalação do Descodificador Digital? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Tenho um pacote de TV com a NOS, posso aderir ao Descodificador Digital, como box secundária? 

    Sim, o Descodificador Digital é compatível com qualquer equipamento de TV da NOS, desde que a soma dos equipamentos TV não ultrapasse 3 equipamentos. Conheça as soluções de box adicional para si.

  1. Pretendo instalar o Descodificador Digital através da autoinstalação, mas não tenho tomada para tal. É possível? 

    Para efetuar a autoinstalação do Descodificador Digital é necessário ter uma tomada de TV no local onde pretende efetuar a instalação. Se não tiver a tomada terá de optar pela deslocação de um técnico com o custo de 40€ (custo da tomada adicional + instalação do DTA).

  2. Tenho três boxes UMA, posso adicionar um Descodificador Digital? 

    Só pode ter um máximo de 3 equipamentos de TV.

  3. Vou substituir a minha box HD (Iris) para uma box UMA em autoinstalação. Posso fazer a autoinstalação do Descodificador Digital em simultâneo?

    Sim. Pode efetuar a autoinstalação do Descodificador Digital em simultâneo com qualquer equipamento da NOS, tanto boxes como routers. Saiba como pode autoinstalar alguns dos seus serviços de Televisão ou de Internet.

  4. Já tenho o meu kit de autoinstalação Descodificador Digital, mas ainda não procedi à autoinstalação. Tenho prazo para proceder à mesma?

    Não. Não existe qualquer prazo para proceder à instalação do Descodificador Digital, no entanto, o mesmo começa a ser faturado na data de entrega do seu Kit.

  1. Quero devolver o meu equipamento antigo que tinha como box adicional, como faço?

    Para devolver o seu equipamento antigo deve deslocar-se a uma loja NOS ou contactar-nos e agendar a recolha do equipamento por estafeta.

E para que fique a par de tudo consulte os 140 canais digitais que tem acesso: :point_down_tone2:

 

*A instalação é gratuita por autoinstalação, e tem um custo associado caso seja necessária a deslocação de um técnico.

 

Já instalou o seu Descodificador DigitalPartilhe com a comunidade a sua experiência.  :wink:

Saiba ainda como pode autoinstalar alguns dos serviços de Televisão ou de Internet da NOS:wink:

Caso tenha alguma dúvida sobre a autoinstalação, partilhe connosco.

Boa tarde @amfsilva,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C em esclarecer.

Primeiramente, sugerimos que confirme se a sua televisão é dotada de descodificador digital DVB-C. Pode obter esta informação no manual da sua televisão, ou procurando o modelo da televisão no site do fabricante. 

Caso ela seja compatível com o sinal DVB-C não necessita de um descodificador externo.

Obrigado


Boa tarde @amfsilva,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C em esclarecer.

Primeiramente, sugerimos que confirme se a sua televisão é dotada de descodificador digital DVB-C. Pode obter esta informação no manual da sua televisão, ou procurando o modelo da televisão no site do fabricante. 

Caso ela seja compatível com o sinal DVB-C não necessita de um descodificador externo.

Obrigado

Bom dia
Agradeço feedbacks
No entanto, já cá teve um técnico em casa e (tal como já mencionei noutro post que desde a sintonização fiquei sem canais numa das televisões) apesar da TV ter DVB-C instalado, não sintoniza nenhum canal
Por tal, reitero pergunta: neste tipo de situação é esta caixa que se tem de ter para poder ter os canais todos na TV, ou é outro tipo de caixa? Tem de ser obrigatoriamente da NOS ou existe um equipamento que se possa adquirir?
Obrigado


Bom dia @amfsilva,

  1. É esse equipamento.
  2. Não tem de ser obrigatoriamente da NOS mas caso não seja, a NOS não assume a responsabilidade pelo correto funcionamento.

Obrigado.


Boa tarde @amfsilva,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do @Jorge C.

Da mesma forma que, caso a televisão seja compatível com sinal DVB-C consegue aceder, qualquer box ou descodificador com esta tecnologia irá permitir aceder à grelha de televisão NOS, independentemente da marca ou fabricante.

O descodificador digital apenas possibilita a visualização em direto, sendo que numa Loja NOS pode solicitar este equipamento em regime de aluguer ou compra a pronto. Caso pretenda funcionalidades extra, como gravações automáticas ou agendadas, pode ainda optar pelo box UMA TV 4K. 

Partilhe connosco, por favor, caso tenha alguma questão adicional. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


@amfsilva se me recordo da discussão no outro tópico tem uma TV Philips em que anteriormente conseguia ver os canais todos e agora deixou de conseguir.

 

Apostaria que podemos estar a falar de um problema de sinal. A NOS colocou os canais em frequências de sinal mais baixas, mais sujeitas a problemas de sinal. Tive uma televisão em que aconteceu o mesmo.

Pergunto-lhe também se tem uma box da NOS. Caso tenha, experimente-a, por favor, nessa televisão e verifique se os canais aparecem.

 

Em alternativa, se não tiver uma box, instalar um descodificador digital vai ajudar a perceber se está perante uma dificuldade de sinal ou não. Se lhe derem essa possibilidade, faça a instalação com um técnico da NOS e não em auto-instalação.

 

Só uma pergunta (importante): antes conseguia ver mesmo os canais HD todos ou apenas os SD?


@amfsilva pode confirmar se conseguiu fazer a sintonia manual na sua TV Philips 32PFL5206H/12.

Obrigado.


Boa tarde @amfsilva,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do @Jorge C.

Da mesma forma que, caso a televisão seja compatível com sinal DVB-C consegue aceder, qualquer box ou descodificador com esta tecnologia irá permitir aceder à grelha de televisão NOS, independentemente da marca ou fabricante.

O descodificador digital apenas possibilita a visualização em direto, sendo que numa Loja NOS pode solicitar este equipamento em regime de aluguer ou compra a pronto. Caso pretenda funcionalidades extra, como gravações automáticas ou agendadas, pode ainda optar pelo box UMA TV 4K. 

Partilhe connosco, por favor, caso tenha alguma questão adicional. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

@amfsilva se me recordo da discussão no outro tópico tem uma TV Philips em que anteriormente conseguia ver os canais todos e agora deixou de conseguir.

 

Apostaria que podemos estar a falar de um problema de sinal. A NOS colocou os canais em frequências de sinal mais baixas, mais sujeitas a problemas de sinal. Tive uma televisão em que aconteceu o mesmo.

Pergunto-lhe também se tem uma box da NOS. Caso tenha, experimente-a, por favor, nessa televisão e verifique se os canais aparecem.

 

Em alternativa, se não tiver uma box, instalar um descodificador digital vai ajudar a perceber se está perante uma dificuldade de sinal ou não. Se lhe derem essa possibilidade, faça a instalação com um técnico da NOS e não em auto-instalação.

 

Só uma pergunta (importante): antes conseguia ver mesmo os canais HD todos ou apenas os SD?

@amfsilva pode confirmar se conseguiu fazer a sintonia manual na sua TV Philips 32PFL5206H/12.

Obrigado.

Bom dia @amfsilva,

  1. É esse equipamento.
  2. Não tem de ser obrigatoriamente da NOS mas caso não seja, a NOS não assume a responsabilidade pelo correto funcionamento.

Obrigado.

Boas
Novamente, agradeço o auxílio e feedback de todos
Felizmente, aindei novamente a “brincar” com várias frequências e uma delas funcionou (458), permitindo-me ter acesso aos canais (só um ou dois é que não surgiram) e de rádio
Não ficaram na ordem correta, pelo que ​a​​​​gora vou ter de ter a paciência para os retificar
Obrigado pelo auxílio


Boa tarde @amfsilva,

Agradecemos o seu testemunho e partilha sobre este tema. O seu testemunho é importante para nós.

Agradecemos também toda a ajuda da comunidade sobre este assunto.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


@amfsilva ainda bem que se resolveu. Para ficarem com a ordem correta experimente alterar o país para Finlância, Suécia, Itália Alemanha, Países Baixos/Holanda, França ou Espanha, e experimente a frequência 330 MHz

 

Atualização: Corrigi a frequência de acolhimento de acordo com a informação do fórum NOS. É os 330 MHz


@amfsilva ainda bem que se resolveu. Para ficarem com a ordem correta experimente alterar o país para Finlância, Suécia, Itália Alemanha, França ou Espanha, e experimente a frequência 274 MHz

 

Obrigado pela sugestão, mas infelizmente a minha tv não permite fazer alteração de país
De qualquer das formas, já reordenei todos os canais


Bom dia, @amfsilva,

 

Volto ao assunto, dado que houve uma atualização sobre este tema. A NOS confirmou ontem os parâmetros de sintonia:

 

Experimente uma pesquisa de rede com frequência 330 MHz, conforme ali indicado. Deixo essa sugestão. Corrigi os comentários anteriores.


Boa tarde,

Agradecemos a sua partilha sobre este tema @CP001🙂

Partilhamos aqui também as informações sobre o canal de acolhimento para o continente:

  • SR: 6875 
  • Modulação: QAM256
  • Frequência: 330 MHz

Partilhem connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


Boa tarde, @João H.,

 

E já agora, pergunto: na Madeira e Açores continuam a ser

538 MHz 64-QAM (Açores)

467.2 MHz 64-QAM (Madeira)

 

Ou mudaram as frequências de acolhimento nessas regiões também? Obrigado, desde já


Boa tarde @CP001,

Agradecemos a sua mensagem.

Partilhamos aqui também as informações sobre o canal de acolhimento para os Açores e Madeira:

Açores

  • SR: 6875
  • Modulação: 256QAM
  • Frequência: 522 MHZ

Madeira

  • SR: 6.875 
  • Modulação: 64-QAM
  • Frequência: 467.2 MHz

Partilhe connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


Muito obrigado @João H. pela rápida resposta. Fica aqui boa informação para os açorianos e madeirenses.


Comentário