Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Como consultar tarifas de roaming na my NOS

Mostre a primeira mensagem

59 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 15, 2025

Boa noite, ​@Paulo da Silva Alves 

Claro. 

Verificamos que o número que termina em "099" e o número que termina em "704" — este último com utilização registada no Egipto no dia 7 de julho de 2025 — estiveram ligados à rede do operador Mobinil, sendo que essa ligação foi detetada em ambos os casos.

Pode confirmar esta informação diretamente na área de cliente my NOS, onde é possível consultar o histórico e o horário das utilizações.

Importa reforçar que todas as comunicações efetuadas em roaming são da responsabilidade dos operadores internacionais. A NOS apenas recebe e processa a informação fornecida por essas redes às quais o seu equipamento se ligou. Assim, os valores associados às utilizações são devidos com base nos dados reportados por essas entidades.

Obrigado,

O meu cartão não tem rede em Macau, não consigo receber código de verificação

O meu cartão não tem rede em Macau, não consigo receber código de verificação

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 4, 2025

Boa noite ​@TANG YILUN VIANA, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Para um tarifário pré-pago, é necessário ativar o roaming contratual para usar o serviço nesse país.

Por favor, detalhe se tem um tarifário por carregamentos ou pago em fatura. 

Sugiro que tente ligar manualmente às redes indicadas aqui.

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 4, 2025

Boa tarde, ​@TANG YILUN VIANA 

O ​@Jorge C deu uma boa ajuda. 

Se tem um tarifário pré-pago, é necessário ativar o roaming contratual para poder usar em Macau. Saiba mais sobre o Roaming em: 

Obrigado, 

Sou cliente do plano WTF 100GB e venho por este meio contestar a cobrança de €127,43 na fatura de agosto, referente a roaming de dados no Brasil.

Gostaria de esclarecer que:

1. O meu tarifário inclui roaming dentro da União Europeia, mas não contratei qualquer pacote adicional de roaming fora da UE.

2. Ao chegar ao Brasil, a internet funcionou apenas durante alguns minutos, o que não justifica o valor cobrado.

3. Nunca solicitei a ativação de roaming de dados fora da União Europeia, e não recebi qualquer confirmação de adesão a pacote específico.

4. A cobrança ocorreu automaticamente, sem consentimento expresso, sendo portanto indevida e desproporcional ao uso efetivo.

Diante disso, solicito a revisão imediata da fatura e o estorno integral do valor cobrado, uma vez que não houve contratação consciente do serviço.

Aguardo retorno urgente com a regularização da situação.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 24, 2025

Boa tarde ​@Tayanny Margarida,

Com um tarifário pós-pago, o valor das comunicações em roaming é debitado na sua fatura. 

Roaming NOS – Perguntas mais frequentes | Forum NOS 

Conforme pode verificar o custo são 16€ por 1 Mb em roaming no Brasil. 

Roaming - Informações, Preços e Localizações | NOS 

Caso tenha mais questões, partilhe com a comunidade.

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 24, 2025

Boa tarde, ​@Tayanny Margarida 

Compreendemos e lamentamos a situação. 
No entanto, a totalidade das comunicações realizadas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais prestadores do serviço ao cliente, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos relativamente às comunicações realizadas, pelo que o valor é devido. 

Quanto a não ter ativado o Roaming, existem países em que é disponibilizado automaticamente, desde que no equipamento seja feita a ligação à rede parceira da NOS. Estas condições estão especificadas no site NOS e nas cláusulas especificas do serviço de telemóvel. 

Não obstante, quando o smartphone liga à rede estrangeira, recebe um SMS de boas-vindas e a informar dos custos.
Se surgirem mais questões, fale connosco, por favor.
Obrigado,

• Byte
  • August 26, 2025

Assim como o Paulo também tive uma cobrança indevida de roaming. Estão me cobrando 4MB sendo que eu recebi dois SMS e uma ligação que não atingiu nem um minuto. Deixei o telefone o tempo todo no modo avião e quando ao ligar o telefone já recebi um SMS dizendo que já havia atingido o total de dados móveis para roaming antes mesmo de receber os dois SMS e a ligação. Por favor podem verificar esse erro e corrigir minha fatura? Eu concordo em pagar os dois SMS e a ligação mas não os 4MB que não utilizei. Fico no aguardo de um retorno.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 26, 2025

Bom dia ​@May,

Seja bem-vindo ao Fórum NOS. Estamos aqui para ajudar. 😊

Para melhor analisarmos a situação e compreender o que se passou, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o NIF associado ao contrato.

Obrigado,

Bom dia,

Venho por este meio apresentar a minha reclamação relativamente à fatura de Setembro em que me é cobrado o valor de 62,51€ de roaming em Cuba. 

Durante a minha estadia em Cuba, não utilizei este serviço, visto que sabia de antemão que a rede de dados móveis não é funcional no país. Utilizei exclusivamente a internet do hotel (Wi-fi).

No dia 03/08, às 05:31, recebi uma mensagem a indicar que estava a aproximar-me do limite de consumo em roaming. No mesmo minuto, recebi outra mensagem a informar que o limite tinha sido atingido, o que demonstra que o sistema não funcionou de forma adequada, uma vez que nem estava a utilizar o serviço.

Face a este exposto, considero a cobrança de 62,51€ indevida e solicito a anulação deste valor, para além disso não consigo obter uma análise detalhada desta suposta utilização. 

Caso não haja resolução favorável, irei recorrer a uma reclamação na entidades competentes. 

Aguardo a vossa resposta.

Cordialmente,

Catarina Carneiro

Nºcliente *********

Fatura 202516/2329692

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 2, 2025

Boa tarde ​@Catarina CCarneiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Os consumos praticados em roaming são comunicados à NOS pelo operador do país destino ao qual o equipamento se ligou pelo que, para que existam consumos, existe o registo da ligação praticada.

Mesmo não usando ligações móveis, caso não ative o bloqueio de ligações roaming ou atualizações em segundo plano, estas ligações continuam a ser praticadas, mesmo que não por si diretamente, mas pelo sistema do seu dispositivo.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Assunto: Reclamação – Cobrança indevida de multa de fidelização

Prezados,

Venho por este meio manifestar a minha insatisfação relativamente à cobrança de €211,17 a título de incumprimento do período de fidelização.

Conforme informado anteriormente, solicitei o cancelamento do contrato devido à mudança de país e apresentei toda a documentação necessária, a qual foi entregue numa loja NOS e aprovada. Dessa forma, estou isenta do pagamento da referida penalização.

Assim, considero esta cobrança indevida e uma demonstração de falta de respeito com o cliente, uma vez que cumpri com todas as exigências previstas. 

Adicionalmente, informo que já me encontro a residir em outro país, o que torna a comunicação com a NOS extremamente inacessível, visto que não há e-mail, chat ou outro canal de contato direto disponível para clientes fora de Portugal. Essa limitação dificulta ainda mais a resolução de situações como esta.

Atenciosamente,

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 2, 2025

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Prezados,

Algum retorno sobre o caso? 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 7, 2025

Agradecemos a sua mensagem.

Respondemos à sua mensagem privada sábado passado. Aguardamos a sua resposta através da mesma via, caso tenha questões adicionais.

Obrigado

• Kilobyte
  • February 9, 2026

Cobrança indevida de Roaming de dados fora da UE - Tailandia. Cliente subscreveu e-sim de outra operadora internacional Airalo e mesmo assim sem dados ativos nem receber chamadas a NOS Portugal cobrou 61€ indevidamente no Pós Pago. Aguardo contacto da NOS antes de faturar em DD. ainda no estrangeiro ao fim de 1 semana já tinha esse valor como SMS da NOS.*Esta proximo do limite mensal  de dados em roaming (61,5EUR).O servico sera bloqueado. Para continuar a navegar, responda SIM a este SMS. Info: +351931279000*

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • February 10, 2026

Bom dia ​@cordinhas, 😊

A totalidade das comunicações e consumos realizados em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais a que o seu equipamento se ligou, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos, pelo que o valor é devido.

Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS. Saiba como o fazer em:

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

• Kilobyte
  • February 10, 2026

Bom dia ​@Rafaela F. Talvez não tenha compreendido mas volto a frisar, o equipamento tem os dados desligados, ao fim de uma semana já tinha essa mensagem. Equipamento comprado em Portugal sem qualquer APN estrangeira, o equipamento Xiaomi 15T 5G com certificações UE. Como é possível realizar chamadas ou transferir dados sem o consentimento do utilizador 🤔? É caso para dizer ... Aqui há 😺. Mas em contrapartida façam a vossa prova (hora+local) das comunicações efetuadas pelo utilizador chamadas ou dados do número NOS pfv

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • February 10, 2026

Compreendemos o que indica, ​@cordinhas.

No entanto, e apesar de não aceder à internet ou realizar comunicações, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos. Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não têm aplicações abertas.
Para impedir que ocorram consumos é necessário que desative ligações de dados móveis em roaming através das definições do seu dispositivo. Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

• Kilobyte
  • March 9, 2026

Estou recebendo em minha fatura de março uma cobrança absolutamente abusiva de €62,50 por 4mb de dados móveis em roaming, sendo que não contratei nenhum serviço e nem sequer utilizei dados móveis em viagem internacional.

• Kilobyte
  • March 9, 2026

Estou recebendo em minha fatura de março uma cobrança absolutamente abusiva de €62,50 por 4mb de dados móveis em roaming, sendo que não contratei nenhum serviço e nem sequer utilizei dados móveis em viagem internacional.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 9, 2026

Se tem esses 4mb é porque utilizou, é o valor normal de roaming

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • March 10, 2026

Bom dia ​@Bruno Borgo, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS. Saiba como o fazer em:

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Prezados,

Venho por este meio contestar uma cobrança de 1,56€ referente a dados em roaming internacional (Brasil) associada ao número, bem como um aviso por SMS indicando uma possível cobrança adicional superior a 60€, que até ao momento ainda não consta na fatura.

Esclareço que:

      •     Não houve utilização intencional de dados móveis em roaming

      •     Não foi ativado qualquer pacote de dados internacionais

      •     Não autorizei qualquer consumo fora da União Europeia

Desta forma, considerando que o valor mais elevado ainda não foi faturado, solicito desde já:

      •     O bloqueio imediato de qualquer cobrança futura relacionada a este consumo

      •     A anulação do valor já registado (1,56€)

      •     A verificação técnica detalhada dos registos de consumo (logs)

Reforço que esta situação aparenta tratar-se de um erro, pelo que peço a sua resolução antes da emissão da próxima fatura.

Aguardo a vossa confirmação e resolução com a maior brevidade possível.

Com os melhores cumprimentos, 

Maria Luiza Cunha Lima