Skip to main content
Header
Megabyte
February 16, 2023

WTF EXCLUSIVO incluido automaticamente no pacote NOS 3 - mais uma ilegalidade?

• February 16, 2023
  • 58 comentários
  • 1396 visualizações

Desde sempre tive um tipo de pacote subscrito que, sem mais nem para quê e sem me ser comunicado , a NOS decidiu alterar. Acontece que, por opção, eu tinha um telemóvel fora do pacote subscrito mas referenciado na fatura e neste momento tenho duvidas se assim é. 

Pois, sempre que o consumidor altera qualquer coisa, nomeadamente o um nº de telemovel, a NOS sente-se no direito de rever imediatamente o período de fidelização.

Agradecia toda a ajuda possível no sentido de me informarem qual o contacto ou o procedimento mais eficaz para efetuar uma reclamação. É que já procurei no site um contacto e não encontrei.

Muito obrigado!

Paula magalhães

58 Comentários

marcolopes
Super User
Super User
February 23, 2023

Caro @Mário P. dito isto, e não obstante estar a defender os interesses de todos os clientes que estão a ser LESADOS por esta alteração sem aviso prévio da NOS, volto a pedir que me seja reposta a situação contratual existente antes da referida alteração unilateral.

Eu tinha 2 produtos contratados em Outubro de 2022:

• 1 pacote NOS_100Megas com NET, Televisão e Telefone Fixo por 29 euros/mês
  • 1 tarifário MÓVEL com débito em factura (para conveniência da NOS estava a ser usada a factura do meu serviço 3P) por 9 euros/mês

Passei a ter 1 produto em Novembro de 2022:

• 1 pacote NOS Três com NET, Televisão e Telefone Fixo e um tarifário MÓVEL por 38 euros/mês

Agradeço que me sejam repostos os SERVIÇOS tal como foram contratados.

De notar que o pacote 3P tem uma fidelização de 24 meses aquando da sua renegociação e o tarifário MÓVEL com débito em factura tem uma fidelização de 6 meses. A negociação de um produto NÃO IMPLICA e NUNCA implicou a negociação de outro. De salientar também que, eventuais "encargos devidos no caso de solicitar a cessação antecipada" sempre foram calculados sobre o pacote 3P, e nunca sobre o valor dos produtos relativos a tarifários MÓVEIS com débito em factura!

Mário P.
Gestor da comunidade
February 24, 2023

Boa tarde @CP001

Lamentamos, mas não nos revemos no género de prática descrita. O valor por incumprimento é calculado e referido no último documento emitido pela NOS, sempre que existe uma adição de oferta, campanha, etc.., recebe um novo documento, porque, aí sim, existe uma alteração aos valores promocionais que justificam, por conseguinte, também, a alteração do vinculo. Saiba mais sobre a fidelização em nos.pt.

Neste caso, não houve aumento ou alteração ao valor por cessão antecipada. 

Queremos ajudar e esclarecer o melhor possível, se pretender mais informações envie-nos uma mensagem privada com o número de cliente e o número de contacto para o perfil @Fórum, podemos endereçar o seu pedido à equipa que vai contactar e informar em conformidade. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
February 24, 2023

@Mário P. ainda bem que alguém na NOS não se revê. É um bom primeiro passo, agora é corrigir.

Em síntese: os clientes tinham na sua fatura dois tipos de produtos - produtos fidelizados e produtos móveis não fidelizados. De repente, sem serem avisados e sem terem ligado para a NOS, passam a estar fidelizados a todos os produtos, com todas as consequências que daí advêm.

A provedoria eu sei que corrige. Mas não pode ser só a provedoria a corrigir casuisticamente.

O Total devido por cessação antecipada aumenta se o cliente decidir acrescentar nomeadamente uma box e não tiver notado a alteração unilateral que a NOS fez antes. Enfim, não é o problema principal.

Quais os tarifários afetados por esta alteração? Todos, alguns? Quais? A NOS também podia esclarecer

marcolopes
Super User
Super User
February 24, 2023

O Total devido por cessação antecipada aumenta se o cliente decidir acrescentar nomeadamente uma box e não tiver notado a alteração unilateral que a NOS fez antes. Enfim, não é o problema principal.

Quais os tarifários afetados por esta alteração? Todos, alguns? Quais? A NOS também podia esclarecer

Evidentemente que a NOS e a moderação entende o problema… a moderação é excelente e faz o que pode… sabendo muito bem que basta uma alteração futura para que o VALOR base para cálculo do valor dos encargos devidos no caso de solicitar a cessação antecipada seja o “novo” valor do pacote agravado com a inclusão dos telemóveis que sempre foram facturados à parte.

Enfim… está visto que terá de ser a provedoria a resolver os nossos casos concretos, e ainda tenho esperança que a ANACOM, pela primeira vez na vida faça algo no que toca a defender os direitos dos consumidores.

marcolopes
Super User
Super User
February 27, 2023

Resposta obtida por escrito às minhas reclamações sobre o assunto no LIVRO de reclamações!

Analisámos a reclamação que apresentou no livro e desta forma prestamos-lhe os esclarecimentos necessários.

O que gostávamos de lhe transmitir é que, a NOS fez uma atualização de forma a adaptar as características do seu pacote às condições mais atuais e em vigor.

Esta atualização não tem qualquer impacto no preço final a pagar pelo cliente nem alteração ao período de fidelização.

Estas alterações são essencialmente ao nível da fatura, o cliente deixa de ver a informação exclusiva do integrado passa tudo para pacote.

Acabei de falar com DUAS LINHAS…

Negociações

Qualidade

AMBAS as linhas me deram informações de acordo com o que está exposto NESTE tópico!​​​​​​ Ou seja, existem IMPLICAÇÕES CONTRATUAIS:

• QUALQUER ALTERAÇÃO no pacote base IMPLICA RENEGOCIAÇÃO e FIDELIZAÇÃO DE TODOS OS SERVIÇOS! (24 MESES)
  • QUALQUER ALTERAÇÃO aos telemóveis migrados compulsivamente IMPLICA RENEGOCIAÇÃO e FIDELIZAÇÃO DE TODOS OS SERVIÇOS! (24 MESES)
  • QUALQUER REMOÇÃO de um telemóvel migrado compulsivamente IMPLICA RENEGOCIAÇÃO e FIDELIZAÇÃO DE TODOS OS SERVIÇOS! (24 MESES)
  • O TOTAL DEVIDO por cessação antecipada passa a ser calculado sobre o NOVO VALOR do pacote com os telemóveis migrados compulsivamente!

Portanto… o assunto agora ainda é MAIS gravoso!!!

A NOS MENTE a pés juntos nas respostas que são enviadas ao cliente e à ANACOM, e fala a verdade quando o cliente liga para as linhas comerciais!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

marcolopes
Super User
Super User
March 1, 2023

Resposta da NOS a nova reclamação efectuada através do LIVRO de reclamações:

Caro Cliente,

Analisámos a reclamação que nos apresentou no livro e agradecemos a oportunidade de lhe prestar os esclarecimentos necessários.

No seguimento da anterior comunicação, cumpre-nos informar que a NOS COMUNICAÇÕES, S.A., salvo o devido respeito, discorda do seu entendimento, pelo que mantém a posição anteriormente assumida.

A NOS fez uma atualização de forma a adaptar as características do seu pacote às condições mais atuais e em vigor. Esta atualização não tem qualquer impacto no preço final a pagar pelo cliente nem alteração ao período de fidelização.

Estas alterações são essencialmente ao nível da fatura, o cliente deixa de ver a informação exclusiva do integrado e passa tudo para pacote.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para si.

Informamos que, para a resolução de conflitos de consumo, os clientes consumidores têm ao seu dispor as entidades de Resolução Alternativas de Litígios de Consumo, cujos contactos podem ser consultados em www.nos.pt.

Obrigado,

Serviço ao Cliente

Isto é uma palhaçada de todo o tamanho!

Sai nova reclamação...

Petabyte
March 2, 2023

Resposta da NOS a nova reclamação efectuada através do LIVRO de reclamações:

Caro Cliente,

Analisámos a reclamação que nos apresentou no livro e agradecemos a oportunidade de lhe prestar os esclarecimentos necessários.

No seguimento da anterior comunicação, cumpre-nos informar que a NOS COMUNICAÇÕES, S.A., salvo o devido respeito, discorda do seu entendimento, pelo que mantém a posição anteriormente assumida.

A NOS fez uma atualização de forma a adaptar as características do seu pacote às condições mais atuais e em vigor. Esta atualização não tem qualquer impacto no preço final a pagar pelo cliente nem alteração ao período de fidelização.

Estas alterações são essencialmente ao nível da fatura, o cliente deixa de ver a informação exclusiva do integrado e passa tudo para pacote.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para si.

Informamos que, para a resolução de conflitos de consumo, os clientes consumidores têm ao seu dispor as entidades de Resolução Alternativas de Litígios de Consumo, cujos contactos podem ser consultados em www.nos.pt.

Obrigado,

Serviço ao Cliente

Isto é uma palhaçada de todo o tamanho!

Sai nova reclamação...

A NOS tem duas hipóteses, ou reverter ou permitir cancelar sem custos.

Não pode alterar os serviços contratados sem autorização 🤣

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
marcolopes
Super User
Super User
March 4, 2023

O problema aqui é que a NOS vai levar a sua avante!

99% das pessoas não vai reclamar agora, e quando reclamar, já vem tarde!

O meu caso até pode ser resolvido, mas tenho de ir para um Centro de Conflitos de Consumo (e a NOS é obrigada a comparecer)

A técnica da NOS é muito feia, pois NADA diz ao regulador por escrito (mente, literalmente), mas quando o cliente quer negociar, afinal as condições contratuais foram todas alteradas! Ou seja… o regulador, mesmo que quisesse, não teria fundamento para agir sobre a NOS, porque a mesma NÃO SE COMPROMETE nas respostas efectuadas ao LIVRO de reclamações!

Resta a cada consumidor, individualmente, resolver o seu caso!

Petabyte
March 5, 2023

O problema aqui é que a NOS vai levar a sua avante!

99% das pessoas não vai reclamar agora, e quando reclamar, já vem tarde!

O meu caso até pode ser resolvido, mas tenho de ir para um Centro de Conflitos de Consumo (e a NOS é obrigada a comparecer)

A técnica da NOS é muito feia, pois NADA diz ao regulador por escrito (mente, literalmente), mas quando o cliente quer negociar, afinal as condições contratuais foram todas alteradas! Ou seja… o regulador, mesmo que quisesse, não teria fundamento para agir sobre a NOS, porque a mesma NÃO SE COMPROMETE nas respostas efectuadas ao LIVRO de reclamações!

Resta a cada consumidor, individualmente, resolver o seu caso!

Qualquer consumidor afectado poderá resolver o seu contrato pelas condições anteriores já que alterar as mesmas de forma unilateral é claramente uma prática desleal.
Nem precisa de ir para o Centro de Conflito de Consumos, basta não pagar porque os serviços não estão a ser facturados da forma que foram contratados, até os mesmos serem corrigidos.
A NOS não pode obrigar os clientes a agregarem serviços só porque lhes é mais conveniente, e mesmo para o fazer teriam que enviar um aviso e dar 30 dias para cancelar os mesmos, mesmo para os clientes fidelizados visto ser uma alteração contratual.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
marcolopes
Super User
Super User
March 16, 2023

Qualquer consumidor afectado poderá resolver o seu contrato pelas condições anteriores já que alterar as mesmas de forma unilateral é claramente uma prática desleal.
Nem precisa de ir para o Centro de Conflito de Consumos, basta não pagar porque os serviços não estão a ser facturados da forma que foram contratados, até os mesmos serem corrigidos.
A NOS não pode obrigar os clientes a agregarem serviços só porque lhes é mais conveniente, e mesmo para o fazer teriam que enviar um aviso e dar 30 dias para cancelar os mesmos, mesmo para os clientes fidelizados visto ser uma alteração contratual.

A PROVEDORIA confirmou telefónicamente TUDO o que já aqui disse.

Infelizmente não é o mesmo que dizem POR ESCRITO (só prova a má fé da NOS)

Os esclarecimentos estão feitos.

Cada um que lute pelos seus direitos caso se sinta prejudicado na próxima negociação, ou quando tentar “mexer” num cartão outrora “exclusivo”.