Skip to main content
Header
Megabyte
February 16, 2023

WTF EXCLUSIVO incluido automaticamente no pacote NOS 3 - mais uma ilegalidade?

• February 16, 2023
  • 58 comentários
  • 1396 visualizações

Desde sempre tive um tipo de pacote subscrito que, sem mais nem para quê e sem me ser comunicado , a NOS decidiu alterar. Acontece que, por opção, eu tinha um telemóvel fora do pacote subscrito mas referenciado na fatura e neste momento tenho duvidas se assim é. 

Pois, sempre que o consumidor altera qualquer coisa, nomeadamente o um nº de telemovel, a NOS sente-se no direito de rever imediatamente o período de fidelização.

Agradecia toda a ajuda possível no sentido de me informarem qual o contacto ou o procedimento mais eficaz para efetuar uma reclamação. É que já procurei no site um contacto e não encontrei.

Muito obrigado!

Paula magalhães

58 Comentários

Megabyte
February 17, 2023

@marcolopes Plenamente de acordo consigo e mais uma vez confirmo que este forum tem pouca serventia no que diz respeito a esclarecimentos e resolução de situações. 

Este é um meio de informação da NOS para fazer chegar a um maior numero de clientes as suas versões.

Pois eu, não irei mais alimentar esta saga de tentativas de justificação da NOS daquilo que não é justificável nem correto.

Uma vez feita a reclamação, esse será o meio de comunicação….

CP001
February 18, 2023

Qualquer alteração realizada, @marcolopes, seja ao pacote base ou ao telemóvel iria prever uma atualização ou não do vinculo, dependendo da oferta, pelo que a inclusão de telemóveis ao pacote apenas afeta a nomenclatura do serviço.

Conheço um cliente que, em vez de estar fidelizado por um pacote de 40€ mensais que incialmente contratou, passa repentinamente a estar fidelizado por um pacote de 60€ mensais, sem que para tal tenha dado autorização, porque a NOS passa a incluir na fidelização os serviços móveis (até aí não fidelizados) sob o disfarce de uma alteração de nomenclatura. É mau de mais! A meu ver o que aqui está em causa @Mário P. é um muito grave crime de burla perpetrado pela operadora NOS que nunca esperei. Assumo todas as responsabilidades por esta afirmação (o fórum tem o meu nome e contactos, e por esse motivo não é uma queixa anónima). 

Repito, um evidente e escarrapachado crime de burla digno da máfia napolitana, tendo em conta que não se trata de uma situação pontual, mas sim de uma prática generalizada.

O provedor e o apoio resolvem mediante reclamação, mas quantos não reclamarão? Quantos se limitarão a ligar para o 16990 e a aceitar como verdadeira a afirmação de que passaram a estar em fidelização por um valor superior? Quantos não terão ainda notado esta alteração?

Ainda não há muito pouco tempo coloquei uma nova box no pacote e pediram novos 24 meses de fidelização, mas em que o custo é calculado em função da mensalidade paga dos serviços com fidelização! Uma mensalidade base que passa de 40 para 60€ ditará um Total devido por cessação antecipada superior!

Petabyte
February 18, 2023

Qualquer alteração realizada, @marcolopes, seja ao pacote base ou ao telemóvel iria prever uma atualização ou não do vinculo, dependendo da oferta, pelo que a inclusão de telemóveis ao pacote apenas afeta a nomenclatura do serviço.

Conheço um cliente que, em vez de estar fidelizado por um pacote de 40€ mensais que incialmente contratou, passa repentinamente a estar fidelizado por um pacote de 60€ mensais, sem que para tal tenha dado autorização, porque a NOS passa a incluir na fidelização os serviços móveis (até aí não fidelizados) sob o disfarce de uma alteração de nomenclatura. É mau de mais! A meu ver o que aqui está em causa @Mário P. é um muito grave crime de burla perpetrado pela operadora NOS que nunca esperei. Assumo todas as responsabilidades por esta afirmação (o fórum tem o meu nome e contactos, e por esse motivo não é uma queixa anónima). 

Repito, um evidente e escarrapachado crime de burla digno da máfia napolitana, tendo em conta que não se trata de uma situação pontual, mas sim de uma prática generalizada.

O provedor e o apoio resolvem mediante reclamação, mas quantos não reclamarão? Quantos se limitarão a ligar para o 16990 e a aceitar como verdadeira a afirmação de que passaram a estar em fidelização por um valor superior? Quantos não terão ainda notado esta alteração?

Ainda não há muito pouco tempo coloquei uma nova box no pacote e pediram novos 24 meses de fidelização, mas em que o custo é calculado em função da mensalidade paga dos serviços com fidelização! Uma mensalidade base que passa de 40 para 60€ ditará um Total devido por cessação antecipada superior!

Mas está prática da NOS não é de todo nova, venho à vários meses a denunciar a prática da NOS de alterar contratos e períodos de fidelização sem qualquer aceitação por parte do cliente e inclusive por vezes nem comunicação como me aconteceu no dia 18 de Dezembro passado.

É uma prática reiterada e repetida.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
marcolopes
Super User
Super User
February 18, 2023

BRAVO!!! SUBSCREVO 100%

É exactamente isso que grande parte dos clientes NÃO tem noção! Porque a NOS usou aqui um subterfúgio ILEGAL (colocou duas, perdoem a expressão, TRETAS, na factura de SETEMBRO de 2022, e usou esse estratagema VIL para anexar um produto que nada tinha a ver com o pacote base… a cada “mexida”, nova fidelização!)

Tenho familiares com 3 ou 4 TELEMÓVEIS EXCLUSIVOS… mais dia menos dia, um vai sair, ou muda de tarifário… e tal será contabilizado como RENEGOCIAÇÃO DE TODO O CONTRATO!

Espero muito sinceramente que o PROVEDOR DE JUSTIÇA intervenha nesta matéria (porque da ANACOM não espero absolutamente NADA!)

marcolopes
Super User
Super User
February 18, 2023

Mas está prática da NOS não é de todo nova, venho à vários meses a denunciar a prática da NOS de alterar contratos e períodos de fidelização sem qualquer aceitação por parte do cliente e inclusive por vezes nem comunicação como me aconteceu no dia 18 de Dezembro passado.

É uma prática reiterada e repetida.

Há que distinguir as coisas!

A prática DUVIDOSA e ABUSIVA (que já aconteceu a familiares meus) onde o operador, através de falinhas mansas, renegoceia o contrato, sem alterações significativas, apenas para “apanhar” o cliente numa nova fidelização, é uma coisa…

Imprensa de hoje!

Mas nem é disso que se trata!!!

O que se descreve neste tópico é GRAVE! MUITO GRAVE!

É uma alteração CONTRATUAL, NÃO comunicada ao cliente, que implica penalizações futuras para todos os visados por esta prática.

Mário P.
Gestor da comunidade
February 23, 2023

Bom dia a todos, 

Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção.

Trabalhamos diariamente para disponibilizar o melhor serviço e experiência possível e, por isso, queremos ajudar e esclarecer o melhor possível está situação, que compreendemos.

Esta atualização tem que ver apenas com uma uniformização dos serviços NOS, mantendo os preços que tinham anteriormente e sem impacto na fidelização como podem comprovar através da App NOS e Área de Cliente. 

@marcolopes , como indicado, por mensagem privada, foi notificado na fatura número  FT 202295/1930922, emitida a 4 de setembro de 2022. 

@PaulaMagalhaes , pelo que refere, também, foi também informada, sendo que a sua fatura  foi reorganizada com uma apresentação dos itens em conformidade com os serviços que tem disponível.

@CP001, como referimos esta apresentação da fatura visa apenas existir uma uniformização na nomenclatura dos serviços NOS que não prevê nenhuma alteração das condições contratuais. Ou seja, apenas existe a atualização na fatura para a designação NOS3 para NOS4, com junção das linhas de telemóveis com o pacote existente.
Pelo que pedimos que nos detalhe o que refere, uma vez que o valor mensal mantêm-se inalterado, excetuando aqueles que tiveram a atualização de mensalidade.  Sugerimos que peça ao seu amigo para nos contactar para verificar a situação. 

A NOS garante o cumprimento das diretrizes implementadas pela ANACOM ou por imposição legal.

@marcolopes, a NOS disponibiliza serviços, para novos clientes, como para renegociações de clientes, seja sem ou com um vinculo de 24, 12, ou 6 meses. Recordamos que os contratos que não contenham uma renovação do vinculo para com a empresa, os encargos da instalação ou de ativação são da responsabilidade do cliente.

Para ajudar e esclarecer com maior detalhe cada caso, pedimos que, por favor, nos enviem uma mensagem privada para o perfil @Fórum, juntamente com o número de cliente. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
February 23, 2023

@Mário P.  eu posso pormenorizar melhor

Quando se passa de NOS 3 para NOS 4 o valor do pacote base sobe. Se quisermos retirar o telemóvel do pacote, com um pacote base NOS 3 é imediato, sai o serviço. Com um pacote base NOS 4 já não se consegue retirar o telemóvel do pacote e assim acabamos todos fidelizados por um valor superior (não se consegue retirar o cartão do pacote com as mesmas facilidades e também obriga a voltar a fidelizar).

Outro assunto. Se, durante esse período em que o consumidor não deu conta da alteração, este ativar uma box adicional, como o valor das mensalidades em falta agora é calculado com referência à mensalidade base do pacote, agora o Total devido por cessação antecipada é superior, tendo em conta que o valor da mensalidade base sobe de um NOS 3 para um NOS 4. 

O objetivo da NOS julgo que tenha sido aumentar o Total devido por cessação antecipada futuro, sem que o consumidor desse conta, e impedir que sejam retirados os telemóveis do pacote com a mesma facilidade. Terceiro pormenor, obriga a voltar a fidelizar quando se retira o telemóvel do pacote, coisa que não estava prevista no contrato original NOS 3. Infelizmente, em vez de a NOS o fazer de forma honesta, com uma carta bem explicada ao cliente no final da fidelização, que seria perfeitamente compreensível, a NOS optou por fazê-lo à margem de toda a lei, próprio do gangsterismo. 

Fiquei triste. Já vi N comportamentos muito incorretos da parte da NOS, mas nunca esperava que fizessem isto desta maneira. Aos clientes afetados deve no mínimo ser pedida desculpa e todos eles devem ser compensados se sobrar um pingo de decência aos responsáveis por esta decisão.

marcolopes
Super User
Super User
February 23, 2023

@marcolopes , como indicado, por mensagem privada, foi notificado na fatura número  FT 202295/1930922, emitida a 4 de setembro de 2022. 

@PaulaMagalhaes , pelo que refere, também, foi também informada, sendo que a sua fatura  foi reorganizada com uma apresentação dos itens em conformidade com os serviços que tem disponível.

Voltamos ao mesmo? :\

Vou colar aqui o que disse em privado, para que fique esclarecido de uma vez por todas que a NOS NÃO AVISOU os clientes desta alteração CONTRATUAL!

A factura de SETEMBRO diz o seguinte (em letra pequena, que por si só já é considerado ilegal, mas isso é assunto para outro debate...)

"A partir de 25/out o seu WTF xxxxxxxxx passará a ter 3GB. Todos os consumos fora mensalidade passam a ser cobrados na fatura. Veja o restante detalhe em nos.pt/wtfcvg. O preço total e período de fidelização mantêm-se. Caso não aceite, pode rescindir o contrato sem qualquer encargo até 10/out/2022."

O que é isto? ZERO! Nada!

O meu WTF de 2015 já era um WTF de 3GB! Todos os consumos fora de mensalidade JÁ ERAM debitados em factura!

Está a tentar dizer-me que a NOS, se vai escudar nesta informação 100% irrelevante, como se a mesma significasse "A partir de 25/out o seu WTF xxxxxxxxx irá deixar de ser um produto autónomo - independente do pacote base - com fidelização de 6 meses, e passar a integrar o pacote 3P de serviços, ficando sujeito a todas as condições contratuais do mesmo: a remoção / renegociação de qualquer produto do pacote originará a renegociação de todos os produtos, e uma consequente nova fidelização de 24 meses"

Quero acreditar que está a defender os interesses da NOS e apenas isso... porque não acredito que não perceba claramente o que foi feito...

marcolopes
Super User
Super User
February 23, 2023

Quando se passa de NOS 3 para NOS 4 o valor do pacote base sobe. Se quisermos retirar o telemóvel do pacote, com um pacote base NOS 3 é imediato, sai o serviçoCom um pacote base NOS 4 já não se consegue retirar o telemóvel do pacote e assim acabamos todos fidelizados por um valor superior (não se consegue retirar o cartão do pacote com as mesmas facilidades e também obriga a voltar a fidelizar).

Exactamente!!! Eu sinceramente não quero acreditar nas respostas que estamos a obter a este assunto! Vai ser a mesma que vão dar à ANACOM… felizmente o PROVEDOR de JUSTIÇA não é a ANACOM e está acima desta, não se deixando levar por respostas quase insultuosas!

marcolopes
Super User
Super User
February 23, 2023

Outro assunto. Se, durante esse período em que o consumidor não deu conta da alteração, este ativar uma box adicional, como o valor das mensalidades em falta agora é calculado com referência à mensalidade base do pacote, agora o Total devido por cessação antecipada é superior, tendo em conta que o valor da mensalidade base sobe de um NOS 3 para um NOS 4. 

O objetivo da NOS julgo que tenha sido aumentar o Total devido por cessação antecipada futuro, sem que o consumidor desse conta, e impedir que sejam retirados os telemóveis do pacote com a mesma facilidade. Terceiro pormenor, obriga a voltar a fidelizar quando se retira o telemóvel do pacote, coisa que não estava prevista no contrato original NOS 3. Infelizmente, em vez de a NOS o fazer de forma honesta, com uma carta bem explicada ao cliente no final da fidelização, que seria perfeitamente compreensível, a NOS optou por fazê-lo à margem de toda a lei, próprio do gangsterismo. 

Nem tinha pensado nas consequências da questão do TOTAL a pagar por CESSAÇÃO ANTECIPADA!

Grande jogada da NOS! Mais uma para somar as consequências contratuais desta alteração unilateral e SEM AVISO PRÉVIO por parte da NOS!

Ou seja… quem tem 3 ou 4 WTF, por exemplo (conheço quem os tenha) está agora sujeito a mais do DOBRO do valor a pagar em penalizações em caso de cessação antecipada!! 👏👏👏👏