Skip to main content
Header
Kilobyte
September 16, 2025

rescisão dentro do prazo de resolução

Boa dia, depois de uma visita de um comercial da nos junto da minha porta fiz a alteração para um tarifário da nos sendo que depois de alguns dias não gostando do serviço que me foi posto tentei contactar o comercial ao qual até hoje não me atendeu nem respondeu a chamadas e mensagens enviadas, posto isto rescindi dentro do prazo de resolução, até que agora recebo um mail da nos a exigir o pagamento do valor da instalação de aproximadamente 400€. Isso será legal?

31 Comentários

João H.
    Gestor da comunidade
    September 16, 2025

Boa tarde ​@Nuno Alexandre Fernandes lage,

Agradecemos a sua mensagem.

Por favor, informe-nos qual a data em que celebrou o contrato e em que data formalizou o pedido de denúncia. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    September 17, 2025

Bom dia , a instalação foi feita dia 04/07/2025 e a rescisão dia 14/07/2025

Bruno Aleixo
    Super User
    Super User
    September 17, 2025

Acho que o contrato começa quando é assinado, de qualquer maneira para vendas porta a porta não são 14 dias, são 30 dias para livre resolução.

Acho que o valor que estão a cobrar é só a instalação, que podem cobrar, não estão a cobrar pela fidelização inteira do contrato, por que isso seria superior a 1000 euros.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
    Mário P.
    Gestor da comunidade
    September 17, 2025

Boa noite, ​@Nuno Alexandre Fernandes lage.

Vamos esclarecer.

Quando o pedido de desligamento é feito dentro do período de reflexão, o valor da instalação é cobrado.

Como existiu a deslocação do técnico, a cobrança é devida, pois o serviço foi executado e a empresa já incorreu em custos.

Esta informação encontra-se nas condições especificas do serviço entregues no momento da celebração do contrato.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Jorge C
    Super User
    Super User
    September 17, 2025

Boa noite ​@Nuno Alexandre Fernandes lage

Condições para Prestação de Serviço de Comunicações Eletrónicas e Serviços Conexos 

O operador estabelece uma data para a instalação do serviço. Se o cliente não solicitar expressamente uma antecipação dessa instalação e decidir rescindir dentro dos 14 dias de livre resolução (DL n.º 24/2014, art. 10.º, nº 1), é ilegal cobrar qualquer valor pela instalação. 

Se se depararem com cobranças após exercerem o direito de livre resolução ou com dificuldades injustificadas na cessação de contratos, não aceitem de imediato. 

Reclamem por escrito (Livro de Reclamações Eletrónico), envolvam a ANACOM e, se necessário, recorram a um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo.

Obrigado.

Jorge C
    Super User
    Super User
    September 17, 2025

Acho que o contrato começa quando é assinado, de qualquer maneira para vendas porta a porta não são 14 dias, são 30 dias para livre resolução.

Acho que o valor que estão a cobrar é só a instalação, que podem cobrar, não estão a cobrar pela fidelização inteira do contrato, por que isso seria superior a 1000 euros.

um bem haja 

Artigo 10 do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro 

Artigo 10 do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro

João H.
    Gestor da comunidade
    September 18, 2025

Boa tarde ​@Jorge C,

Agradecemos a sua mensagem.

Informação sobre este tema, pode ser consultada no ponto 6.3 das clausulas gerais contratuais.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Jorge C
    Super User
    Super User
    September 19, 2025

Bom dia ​@João H.

Na Informação que partilhou não mencionam qualquer pagamento da instalação. 

Condições para Prestação de Serviço de Comunicações Eletrónicas e Serviços Conexos 

6.3. O exercício do direito de livre resolução do Contrato não desobriga o Cliente do pagamento do valor proporcional ao serviço prestado, nos casos em que a prestação tenha tido início durante o prazo legal de livre resolução.

Obrigado.

Kilobyte
    September 19, 2025

Bom dia, nas condições contratuais não há qualquer alínea que indique que terá que ser paga a instalação nem sequer o valor , unicamente indica que terá que ser pago o valor dos dias em que o serviço est ativo , fatura que já paguei. 

João H.
    Gestor da comunidade
    September 19, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Nuno Alexandre Fernandes lage. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado