Header
Respondido

Rescisão de contrato fora do período de fidelização


Reputação 1
  • Megabyte
  • 7 comentários
Boa noite,
Tenho um contrato com a NOS Madeira com serviço de TV e Internet. Neste momento estou fora do período de fidelização e pretendo rescindir contrato.Gostaria de saber porque é que não posso entregar o formulário de denuncia de contrato pessoalmente em loja e insistem que tenho que o enviar por carta registada ou fax. Não seria muito mais fácil, aceitarem logo o documento em loja?? Não entendo. Está o titular do contrato, pessoalmente na loja e dizem que são os procedimento. Na minha opinião são procedimentos para dificultar a rescisão, porque para fazer contratos isso até por por telefone.
icon

Melhor resposta por Tiago C. 5 June 2019, 10:57

Ver pergunta inicial

15 Comentários

Reputação 7
Crachá +5
@lmrl Bom dia, se tem os seus serviços registados na sua Área de Cliente pode, por aí, pedir a cessação contratual em PEDIDOS/Enviar Pedido. Para saber se a informação que lhe deram na loja está correta, ligue o 16130 chamada gratuita da rede NOS e ponha a questão. No Continente as lojas recebem os formulários de denúncia sem objeções
Reputação 1
Bom dia, eu tenho o meu serviço registado na área de cliente, mas não me aparece a opção de Pedidos.
Reputação 1
O que eu pretendia mesmo era rescindir em loja, porque tem uma aqui perto de onde moro. Nem era pela internet. Mas em insistem que os procedimentos é enviar carta ou fax. O engraçado é que no verso do formulário de denúncia está lá escrito o seguinte:

"O pedido de denúncia contratual, que preencha todos os requisitos aplicáveis, incluindo quanto à documentação, poderá ser comunicado, pelo cliente à NOS Madeira, por via postal, enviado para a morada indicado no Formulário de Adesão do Serviço, ou nas lojas próprias da NOS Madeira. Neste último caso, a prova da identidade do cliente e, quando aplicável, dos poderes do(s) subscritor(es), poderá ser efetuada pela conferência dos correspondentes documentos."

Por isso, não entendo o porquê de insistirem na carta, quanto o titular, que sou está presencialmente em loja. Irei tentar novamente entregar em loja, se não aceitarem o formulário de denúncia na loja, irei fazer queixa em livro de reclamações.
Reputação 1
Já está resolvido. Pude entregar o formulário em loja mas para isso contribuiu uma exposição feita à provedoria NOS.
Cumprimentos.
Estes casos devem ser sempre comunicados à entidade reguladora (ANACOM)!
São situações recorrentes (a operadora foi já condenada pela entidade reguladora por estas praticas) e que tendem a persistir enquanto existirem passarinhos...
Reputação 1
Pois, por acaso não pensei que ficasse resolvido tão depressa. Fiz a exposição à provedoria NOS ontem à noite e hoje de manhã, já me estavam a ligar a informar que poderia entregar o formulário em loja. Até no próprio verso do formulário diz lá que é possível entregar o formulário em loja, por isso não percebi o porquê de insistirem que o formulário só poderia ser entregue por carta registada até com AR ou por fax. A funcionária disse que são regras, mas na minha opinião apenas são regras para dificultar a rescisão. Ainda por cima já nem estou fidelizado.Mas o engraçado foi que ontem liguei para a ANACOM para me informar e a pessoa que me atendeu disse também que deveria ser por carta registada com A/R mas sem me dar muitas mais explicações. Hoje de manhã liguei para o serviço de Defesa de consumidor daqui da Madeira, e por incrivel que pareça também me disse que deveria ser por carta registada com AR e também sem adiantar mais assunto. Só quando liguei para a Direção Geral do consumidor é que me disseram que poderia rescindir ao balcão, porque se é possível celebrar contratos ao balcão também é possível resolvê-los, alertando na mesma que a carta também é uma forma de rescindir e mais usada em contratos ainda com fidelização, mas como não é o meu caso que poderia sim, caso pretendesse, entregar o documento de denuncia num balcão da loja. É que se fosse mesmo obrigatório rescindir por carta, óbvio que tinha que enviar, mas havendo a possibilidade de rescindir ao balcão, não entendo o porquê disto tudo. Entender até entendo.. mas pronto... e mais, quanto aos 15 dias antes, fiquei com a impressão pelo que me disseram ao telefone que tinha que ser 15 úteis... isso é verdade?? é que nas condições de cessação não fala em dias úteis, apenas em 15 dias.
Esta, como outras praticas idênticas, nos mais variados prestadores de serviços, visam sempre o mesmo: adiar o mais possível a perda de clientes.
Sempre que um cliente manifestar duvidas em relação a estes assuntos, receberá dos funcionários (papagaios) instruções diversas e imprecisas sempre com o objectivo de o levar a efectivar a sua pretensão o mais tarde possível. Nos casos em que se apercebem de que o cliente é conhecedor dos procedimentos e dos seus direitos, as atitudes mudam por completo. E para os mais renitentes há sempre a solução "Dê-me o livro de reclamações, s.f.f."
O caso dos dias úteis é mais um expediente do mesmo pacote! A resposta do cliente deve ser sempre: "Sim, está bem. Preencha la o formulário de cessação que o resto logo se vê"... e à posterior, se a cessação não se vier a efectivar na data devida (conforme texto do contrato e não do palrar dos papagaios) entrega-se e comunica-se o caso a quem de direito.
Reputação 7
Crachá +5
@lmrl Sim, 15 dias. Condições associadas ao pedido de desligamento
(ver condições gerais NOS Madeira)
Se o pedido de desativação for recebido pela NOS Madeira com uma antecedência de 15 dias relativamente ao termo do período
inicial contratado ou de qualquer das suas renovações, a desativação será efetuada até ao final do mês em curso.
Caso contrário, a desativação será efetuada até ao final do mês seguinte
Reputação 1
Obrigado. O formulário de denúncia foi entregue hoje em loja e fiquei com um comprovativo da entrega do mesmo. Acho que está bem antes do 15 dias necessários do final do mês em curso. Também já paguei o mês de junho, uma vez que o contrato é sempre renovado automaticamente por 1 mês, outra coisa que eu não concordo muito, mas pronto. É porque estando fora do período de fidelização, acho que não seria necessário um mês inteiro para fazerem a desativação do serviço. Concordo em informar com alguns dias de antecedência, mas acho o período de desativação um pouco exagerado. Eu informei com mais 15 dias de antecedência, mas se fosse por exemplo no dia 17 de junho, pagava junho e ainda mais julho. Acho um exagero, mas é o que infelizmente está lá nas condições. Mas para a próxima já estarei melhor informado de como proceder.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @lmrl.

Lamentamos a situação que nos conta, não é a experiência que queremos dar aos nossos clientes. :(

Contudo, como refere que o assunto já se encontra em tratamento, pedimos que aguarde pelo nosso contacto, por favor.
Reputação 1
Bom dia. O assunto já ficou resolvido, uma vez que depois de expôr o caso à provedoria, contactaram-me para me dizer que afinal já podia entregar o documento de denúncia em loja. Obrigado.
Reputação 1

Obrigado. O formulário de denúncia foi entregue hoje em loja e fiquei com um comprovativo da entrega do mesmo. Acho que está bem antes do 15 dias necessários do final do mês em curso. Também já paguei o mês de junho, uma vez que o contrato é sempre renovado automaticamente por 1 mês, outra coisa que eu não concordo muito, mas pronto. É porque estando fora do período de fidelização, acho que não seria necessário um mês inteiro para fazerem a desativação do serviço. Concordo em informar com alguns dias de antecedência, mas acho o período de desativação um pouco exagerado. Eu informei com mais 15 dias de antecedência, mas se fosse por exemplo no dia 17 de junho, pagava junho e ainda mais julho. Acho um exagero, mas é o que infelizmente está lá nas condições. Mas para a próxima já estarei melhor informado de como proceder.

Boas a todos.

Rescisões NOS para:

 

NOS COMUNICAÇÔES S.A.

Rua Actor António Silva, 9

1600-404 Lisboa

Carta Registada com aviso de recepção.

Bem haja.

Por vezes as anedotas ficavam com muito mais piada se se soubesse quem, oito meses depois, marcou a melhor resposta…. autor ou moderação?

Reputação 1

Por vezes as anedotas ficavam com muito mais piada se se soubesse quem, oito meses depois, marcou a melhor resposta…. autor ou moderação?

Reputação 6
Crachá

Olá, desculpe mas pretende rescindir por qualquer outro serviço que não seja serviço fixo? Ou não tem fidelização associada a si. Não estou a perceber muito bem a sua questão.

Comentário