Skip to main content
Header
Byte
February 2, 2021
Pergunta

Reclamação

Bons dias!

Sou o Luis Filipe Pereira Vilhena e constato que a NOS que é a rede que utilizo há muitos anos e como tenho um cartão com portabilidade devido a não ter que avisar todos meus contactos da mudança de nr, também tenho uma Banda Larga 4G para uso no meu portátil ASUS da Kanguru. Como no mês passado não consegui fazer o pagamento de 12,49€ através do site da NOS verifico que foi desativada. Avisei com antecedência o apoio a clientes de que iria liquidar neste atual mês de fevereiro.

Agradeço que pensem antes de julgar, assim que possa mudarei de operadora por estar insatisfeito no telemóvel como na banda larga.

Atenciosamente e o meu e-mail:xxxxxxx e Tlm: xxxxxxxxx.

647 Comentários

Olaf
    Super User
    Super User
    May 17, 2025

julgo que a alteração dos dados é com a netflix

Mário P.
    Gestor da comunidade
    May 17, 2025

Boa tarde, ​@Sílvia Lami Tavares Chicó 

O ​@Jorge C deu uma boa ajuda. 

Diga-nos, por favor, se conseguiu recuperar as credenciais. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Byte
    June 11, 2025

Boa tarde.

Venho por este meio informar, que se encontra um poste da nos caído sobre a minha propriedade, desde o temporal Martinho. Depois de alertar a camara de Cascais, a proteçao civil e a Nos em loja física, o poste continua caído a obstruir a passagem e os fios encontram-se no chão. Agradecia que procedessem ao levantamento e reparação do mesmo. A morada onde se encontra o poste caído é  a seguinte: Travessa do Campo Santo nº 150 Alto da Galiza, 2765-308 São João do Estoril.

Atenciosamente,

Joana Florêncio

Mário P.
    Gestor da comunidade
    June 11, 2025

Boa noite, ​@Joana Florêncio

Embora possam ter cabos NOS, os postes são da responsabilidade da Altice ou EDP. Os postes EDP são de cimento pelo que se for de madeira, em regra, pertencem à Altice.

No entanto, e para que possamos endereçar o seu pedido à entidade responsável, pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com a seguinte informação: 

• número de contacto (caso seja necessária a informação adicional);
    • morada completa (independentemente de já a ter partilhado publicamente); e 
    • ponto de referência da localidade (para nos ajudar a identificar o poste de forma mais célere)

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Byte
    August 6, 2025

Bom dia!

Reclamação – Portabilidade não concluída devido a erro por parte do funcionário na loja do Gaia Shopping.

Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa à portabilidade de dois números de telemóveis nos seguintes termos:

• No dia 26/07/2025 assinei contrato com a NOS para o serviço NOS QUATRO, e solicitei a portabilidade para os 2 números de telemóveis, no qual o funcionário efetuou com sucesso o pedido e informou que teria de aguardar dois dias úteis para a ativação da portabilidade;
    • No dia 31/07/2025 entrei em contato pela linha de apoio ao cliente 16990, para saber o que se passava com a portabilidade e o que me informaram é que só depois da intervenção do técnico na instalação do serviço é que ativava a portabilidade. Informação diferente da dada pelo funcionário na loja;
    • No dia 01/08/2025 às 14:30 o técnico efetuou a instalação do serviço e informou que a portabilidade ia demorar a ativar umas duas horas mais coisa menos coisa, na qual não se verificou;
    • No dia 04/08/2025 volto a ligar para a linha de apoio ao cliente, uma vez que ainda a portabilidade não tinha sido ativa, ao qual me informaram que devido a um erro técnico, a portabilidade efetuada no dia 26/07/2025 tinha ficado sem efeito. Por parte da NOS ninguém entrou em contato comigo para me informar ou resolver a situação. A operador mandou por SMS o que deveria fazer para pedir nova portabilidade, mas decidi resolver a situação na loja onde assinou o contrato;
    • Ao final do dia 04/08/2025 dirigi-me novamente à loja, depois de explicar o que se passava a novo funcionário, verificaram que os documentos da portabilidade entregues no dia 26/07/2025 não apareciam, tendo em minha posse toda a documentação. Voltei a pedir nova portabilidade para os dois números de telemóveis, no qual me informaram que demoraria mais 4 dias. Portanto desde o dia 26/07/2025 sem comunicações;
    • Também foi pedido a portabilidade para o número fixo, que não foi feito na assinatura do contrato. No qual me informaram que tinha direito a telefone fixo, mas qual é o meu espanto afinal não tenho direito a telefone fixo e nem sequer ao cabo para fazer a ligação do meu telefone fixo ao router. Nada dessa informação foi dada pelo funcionário no dia 26/07/2025.
    • A portabilidade do telefone fixo foi efetuada na loja no dia 04/08/2025, entregue todos os documentos que me pediram e validada, mas o funcionário não conseguiu fechar o pedido devido ao número de telefone fixo ao cabo para fazer a ligação do meu telefone fixo ao router. Nada dessa informação foi dada pelo funcionário no dia 26/07/2025. ter como prefixo 22 e o código postal 4515 não estar associado a esse prefixo. O funcionário pediu ajuda a outros colegas e inclusive pediu ajuda telefónica, como deveria fechar o pedido, ao qual anexou alguma informação. Até este momento ninguém me pediu uma cópia da fatura do operador de origem do telefone fixo;
    • No dia 05/08/2025 recebo um e-mail por parte docportin@nos.pt, em que estava em falta uma cópia da fatura do operador de origem para prosseguir com a portabilidade. Esse documento não foi pedido na loja onde foi efetuado o pedido de portabilidade do telefone fixo. Enviei por e-mail a explicar que o telefone fixo  está associado ao número de telemóvel, o serviço é chamado Vodafone casa, não é de carregamentos obrigatórios e nunca recebi fatura desse serviço, logo impossível enviar esse documento;
    • Nesse mesmo dia da parte de manhã volto a ligar para a linha de apoio ao cliente no qual me informa que ignore esse e-mail, pois estavam a tratar do assunto das portabilidades. Da parte de tarde, a linha de apoio ao cliente entra em contato comigo e informa que as portabilidades dos números de telemóveis estavam a ser tratadas e que está em falta o tal documento descrito no ponto acima. Portanto, pela linha do apoio ao cliente temos duas versões, quanto ao e-mail enviado.
    • Até ao momento continuo com os números provisórios da NOS, sem ativação da portabilidade de nenhum deles., estando a perder todas as comunicações do outro número;
    • De acordo com a ANACOM, o prazo legal para a portabilidade é de 1 dia útil, salvo exceções (como contratos à distância ou necessidade de intervenção física), em que o prazo pode ser até 3 dias úteis. Não é o caso, pois a portabilidade foi pedida no dia 26/07/2025 na loja do Gaia Shopping, mas devido ao erro do funcionário não está ativa até á data 05/08/2025.

• Para além de toda esta situação, recebo uma SMS da NOS no dia 27/07/2025, em que consumi 10 euros não incluídos nas comunicações.

• Exijo por parte da NOS a resolução de toda esta situação gerada pelo funcionário que não fez o trabalho em condições, apenas se limitou a vender o serviço e agora o cliente que resolva o problema, também por parte da NOS nem sequer ter informado o cliente de que a portabilidade não tinha sido efetuada com sucesso e todo este transtorno causado não pelo cliente, mas sim por parte da NOS.

• Na ausência de resolução satisfatória reservo o direito de recorrer ao Livro de Reclamações e à ANACOM.

• Ainda me encontro no prazo por lei, para efetuar o cancelamento do contrato com a NOS.

Tudo o que foi descrito, comprovo com cópias dos documentos das portabilidades, contrato, e-mails e gravações de chamadas.

Aguardo uma resposta urgente.

Com os melhores cumprimentos,

Luciana Gomes

06/08/2025

Jorge C
    Super User
    Super User
    August 6, 2025

Boa tarde ​@LUCIANA FERREIRA GOMES

Na fatura da Vodafone na primeira página, lado esquerdo, o número está sobre "Tv Net Voz". 

Espero ter ajudado. 

Obrigado.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    August 6, 2025

Boa noite, ​@LUCIANA FERREIRA GOMES

Vamos ajudar. Informamos que deve estar na mesma área geográfica para manter o indicativo e assim permitir a portabilidade do número fixo.

Em relação às restantes questões, pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada para o perfil do ​@Fórum, para analisarmos devidamente.

Obrigado,

Kilobyte
    November 7, 2025
    Assunto: Reclamação – Falta de instalação de serviços após alteração de morada e cobrança indevida

Exmos. Senhores,

Sou cliente da NOS Telecomunicações e venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal relativamente à falta de instalação dos serviços após o pedido de alteração de morada efetuado na segunda semana de agosto de 2025.

No dia 3 de Setembro, foi agendada a visita de um técnico para proceder à instalação dos serviços de televisão e internet na nova morada. O técnico informou-me que não havia cobertura no local e que a empresa entraria em contacto comigo para resolver a situação.

Cerca de três dias depois, fui contactada pela NOS, que informou ser necessária a presença da polícia devido à passagem de um cabo entre postes públicos. Posteriormente, após vários dias sem resposta, liguei e fui informada de que a instalação dependia de uma licença das Infraestruturas de Portugal, que poderia demorar cerca de dois meses.

Entretanto, já passaram os dois meses, e apesar de continuar sem serviço ativo, tenho recebido faturas com o valor total do contrato, como se estivesse a utilizar o serviço normalmente. Esta situação é inaceitável e constitui cobrança indevida por um serviço que não está a ser prestado.

Tenho três crianças menores, que estão sem acesso à televisão e à internet desde agosto, o que tem prejudicado a rotina familiar e os estudos escolares. 

No dia 3 de Novembro liguei novamente com a Nos e informaram que ainda não tinham nenhuma resposta para me dar. Hoje dia 07/11/2025 continuo igual. VERGONHOSO!!!!

Assim, solicito:

1. Que a NOS regularize a situação com urgência, instalando o serviço.
    2. Que seja efetuado o reembolso ou crédito integral das mensalidades cobradas desde a data da falta de serviço;
    3. Que seja fornecida uma resposta formal e definitiva no prazo máximo de 5 dias úteis.

Informo que, caso não obtenha uma solução satisfatória, encaminharei a situação para a DECO PROteste e ANACOM, para análise e mediação do conflito.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Catarina Moreira Monteiro

João H.
    Gestor da comunidade
    November 7, 2025

Boa tarde ​@catarina monteiro 152.,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    November 7, 2025

enviado