Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

Kilobyte
    November 15, 2022

Boa tarde @Carlos Alberto Sinosgas estando fora do periodo de fidelização, a inserção do código na área de cliente, deve bastar para cessar o contrato, se já o fez, convém que envie por mensagem privada o numero de cliente do titular do contrato para o perfil @Fórum para que a moderação possa verificar em que estado se encontra o pedido. 

Se tem ainda periodo de fidelização, é conveniente que entregue o Formulário de Denúncia Formulário de Denúncia NOS numa loja NOS acompanhado de uma certidão de óbito do titular.

José, obrigado pelo rápido esclarecimento, tratando-se de òbito a cessação pode ser efectuada mesmo sem fidelização como sabe,  estranho é com tantos meios digitais disponíveis ainda se tenha de ir a uma loja apresentar uma Certidão de òbito e preencher um formulário, o meu falecido pai tinha com  a meo um serviço fidelizado e apenas foi necessário apresentar a Certidão de òbito.

Claro que é conveniente ir demorando a resolver pois continuam a facturar o serviço.

Cumprimentos,

Nuno Sinosgas

Kilobyte
    November 15, 2022

Boa tarde @Carlos Alberto Sinosgas,

Lamentamos a situação que descreve. 

@Jose Rodrigues prestou uma boa ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

João, já o fiz agora vou continuar a aguardar.

Cumps,

NS

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    November 15, 2022

Boa tarde @Carlos Alberto Sinosgas estando fora do periodo de fidelização, a inserção do código na área de cliente, deve bastar para cessar o contrato, se já o fez, convém que envie por mensagem privada o numero de cliente do titular do contrato para o perfil @Fórum para que a moderação possa verificar em que estado se encontra o pedido. 

Se tem ainda periodo de fidelização, é conveniente que entregue o Formulário de Denúncia Formulário de Denúncia NOS numa loja NOS acompanhado de uma certidão de óbito do titular.

José, obrigado pelo rápido esclarecimento, tratando-se de òbito a cessação pode ser efectuada mesmo sem fidelização como sabe,  estranho é com tantos meios digitais disponíveis ainda se tenha de ir a uma loja apresentar uma Certidão de òbito e preencher um formulário, o meu falecido pai tinha com  a meo um serviço fidelizado e apenas foi necessário apresentar a Certidão de òbito.

Claro que é conveniente ir demorando a resolver pois continuam a facturar o serviço.

Cumprimentos,

Nuno Sinosgas

É provável que na NOS o procedimento seja idêntico ao praticado na meo, isto é, que apenas haja necessidade de apresentar a certidão de óbito, é uma questão de se deslocar  à loja e esclarecer a situação.

João H.
    Gestor da comunidade
    November 15, 2022

Agradecemos o seu testemunho @Carlos Alberto Sinosgas,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Byte
    November 20, 2022

Boa tarde, no seguimento do falecimento do meu esposo, e consequente mudança de morada, venho solicitar como fazer para rescindir o serviço.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    November 20, 2022

Boa tarde @PAbreu, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
    Lamentamos. 

Caso o contrato NOS esteja em nome do seu esposo, por favor, envie-nos o certificado de óbito para proceder à rescisão. 
    Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Byte
    March 13, 2026

Boas!

O meu nome é Luís Gama, sou filho de uma falecida cliente vossa. O contrato nos vossos serviços terá a refª de cliente *************, titular do contrato Elvira Maria Viriato da Costa.

Na sequência do falecimento da minha mãe, o pagamento por débito direto poderá vir a ser interrompido por via de herança. Solicito a vossa atenção e tolerância durante algum tempo até que esta questão se resolver, e assim, manteríamos o débito direto através da mesma conta bancária.  

Em alternativa solicito o envio da conta para a direção: Luís Manuel da Costa Gonçalves Gama (telef. *********), Rua Dr. ****************, 7800-589 Beja, para pagamento por multibanco.

Nota: Meu NIF: ************

Com os melhores cumprimentos

João H.
    Gestor da comunidade
    March 13, 2026

Boa tarde ​@Luis Gama,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Pode submeter o seu pedido através da my NOS em “Gerir Conta” > “Dados de conta” > “Desativar serviços”.

Após submeter o seu pedido, uma equipa especializada irá contactá-lo para dar continuidade ao mesmo. Saiba mais através sobre o processo ou meios alternativos através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    July 16, 2026

Boa tarde. O meu pai faleceu no passado mês de maio. Na semana passada contactei os serviços da nos a perguntar de podia cancelar o contrato de serviço móvel e manter o número de telefone em meu nome e foi-me dito que sim. Disseram para apenas submeter a certidão de óbito que após 3 dias me contactavam para resolver a situação... Até hoje nada. Gostava de ter o problema resolvido o mais breve possível. 

Kilobyte
    July 16, 2026

O número de telefone referente ao contrato é: **********

O NIF do contrato: *********