Header

Mudança morada - serviço de fibra não existe na localidade


Boa noite,

Foram poucas as vezes que recorri ao fórum mas desta vez venho derivado ao processo ridículo e moroso que estou a passar.

Derivado a questões profissionais irei mudar de região e solicitei a mudança de morada. Após fornecimento de dados (nova morada) ficaram de me ligar (máximo 3 dias). Após quase 6 dias volto a ligar e informam-me que não sabiam de nada mas ao realizarem novamente o preenchimento dos dados indicaram que não conseguiriam colocar na nova morada o serviço por fibra, apenas satelite.

Como dito pelo técnico, serviço muito inferior na qualidade. Questionei se poderia rescindir ou saber que novas condições existiriam no local e passou-me para nova linha.

Nessa nova linha indicaram-me que não poderia rescindir pois a NOS consegue fornecer o serviço por satelite e estaria a recusar essa proposta (nota: não conhecia a nova proposta). Ao questionar qual proposta esta indicou-me os pacotes que estavam a realizar para aquele local e que ficaria a pagar aprox. 42€ (serviço atual que possuo são aprox.53€).

Novamente questionei que as condições oferecidas eram muito diferentes pois solicitavam novamente 24 meses de fidelização, menos canais, sem box 4k e a internet até 40Mb (ou seja os limites minimos seriam ainda menores - nota: não me enviam a proposta por escrito apenas por telefone, só se aceitar). Caso não pretendesse teria de pagar 500€ pois ainda me restavam alguns meses para a fidelização. Solução apresentada seria aceitar e depois reclamar (????)

Ao questionar sobre a interpretação da ANACOM, da DECO e do que li aqui neste forum por parte de alguns moderadores indicaram-me que não estavam corretos.

Afinal, andamos a ter uma linha de apoio ao cliente (mais especificamente linha de rescisão) a mentir aos clientes?

Ficaram de me ligar novamente pois alegadamente a linha estava muito “saturada”. Certo é que amanhã irei dirigir-me a uma loja para colocar por escrito num livro de reclamações. Entretanto o tempo vai passando e sairei em breve da casa.

Fiquei mesmo desiludido ao final destes anos todos.

 


14 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

@Carlos Santos Boa noite, um contrato é um compromiso de honra onde as duas partes se comprometem a respeitar as condições contratuais. A Operadora compromete-se com a instalação dos equipamentos necessários sem cobrar qualquer valor, o cliente aceita uma fidelização por um periodo de 24 meses. É por isso que há contratos com e sem periodo de fidelização, um contrato sem fidelização, obriga ao pagamento imediato da deslocação do técnico, instalações, montagem de equipamentos, etc., etc. mas, o cliente pode saír quando quiser, (não há fidelização), no seu caso, em que a nova morada não suporta os mesmos serviços, a NOS compromete-se a instalar o serviço por satélite, havendo uma qualidade inferior que não lhe agrada, pode rescindir dentro da fidelização suportando a parte que ainda vigora com as despesas que a Operadora teve quando instalou os serviços na sua morada, parece ser o normal, no entanto, pode enviar para o perfil @Fórum o seu numero de cliente para que a moderação possa analisar e possa apresentar-lhe uma solução que sirva as duas partes.

@Carlos Santos Boa noite, um contrato é um compromiso de honra onde as duas partes se comprometem a respeitar as condições contratuais. A Operadora compromete-se com a instalação dos equipamentos necessários sem cobrar qualquer valor, o cliente aceita uma fidelização por um periodo de 24 meses. É por isso que há contratos com e sem periodo de fidelização, um contrato sem fidelização, obriga ao pagamento imediato da deslocação do técnico, instalações, montagem de equipamentos, etc., etc. mas, o cliente pode saír quando quiser, (não há fidelização), no seu caso, em que a nova morada não suporta os mesmos serviços, a NOS compromete-se a instalar o serviço por satélite, havendo uma qualidade inferior que não lhe agrada, pode rescindir dentro da fidelização suportando a parte que ainda vigora com as despesas que a Operadora teve quando instalou os serviços na sua morada, parece ser o normal, no entanto, pode enviar para o perfil @Fórum o seu numero de cliente para que a moderação possa analisar e possa apresentar-lhe uma solução que sirva as duas partes.

Tenho de o retificar sobre a questão de “compromisso de honra”, é sem dúvida um contrato mas de prestação de serviços (neste caso, telefone+tv+tlm e tv com especificadades para o contratualizado).

Cumprido dentro do contratualizado e como também deverá ter conhecimento com clausulas que podem ser ativadas. Sou cliente (não recente mas já com alguns anos) e como em tudo na vida gosto de cumprir os “compromissos”. Esta mudança de morada não está a ser realizada só porque sim mas derivado a questões profissionais (algo que se pode comprovar dependendo do que pretenderem)

Um “compromisso de honra” elaborado faz alguns anos, onde até para ter direito ao que tenho agora tive de ser eu a deslocar-me para levantar os equipamentos pré-instalados. Esse “compromisso de honra” possui cláusulas e é sobre estas que estou a solicitar. 

Embora esteja ainda a aguardar pelo contacto poderei com todo o gosto enviar o número de cliente para o perfil indicado de modo a ser analisado.

 

Com os melhores cumprimentos

Reputação 7
Crachá +5

@Carlos Santos após o envio para o @Fórum do seu numero de cliente a moderação irá debruçar-se sobre o assunto e dará resposta à sua questão, vamos aguardar.

@Carlos Santos após o envio para o @Fórum do seu numero de cliente a moderação irá debruçar-se sobre o assunto e dará resposta à sua questão, vamos aguardar.

Já procedi ao envio do número de cliente, ficarei a aguardar por resposta por parte do fórum e também da linha que se encontrava saturada e que iria entrar em contacto no prazo de 24h.

Reputação 7
Crachá +5

@Carlos Santos após o envio para o @Fórum do seu numero de cliente a moderação irá debruçar-se sobre o assunto e dará resposta à sua questão, vamos aguardar.

Já procedi ao envio do número de cliente, ficarei a aguardar por resposta por parte do fórum e também da linha que se encontrava saturada e que iria entrar em contacto no prazo de 24h.

Isso, no entanto, tratando-se de uma questão à qual os moderadores terão de recorrer a outros departamentos para encontrarem a resposta, esta pode demorar alguns dias. 

Reputação 7
Crachá +1

A Operadora compromete-se com a instalação dos equipamentos necessários sem cobrar qualquer valor, o cliente aceita uma fidelização por um periodo de 24 meses. É por isso que há contratos com e sem periodo de fidelização, um contrato sem fidelização, obriga ao pagamento imediato da deslocação do técnico, instalações, montagem de equipamentos, etc., etc.

Um discurso bonito mas que não faz sentido quando efetua alterações no contrato que não envolvem deslocações de técnicos. Enfim, é um assunto que ainda está em discussão naquele grupo de trabalho.

no seu caso, em que a nova morada não suporta os mesmos serviços, a NOS compromete-se a instalar o serviço por satélite, havendo uma qualidade inferior que não lhe agrada, pode rescindir dentro da fidelização suportando a parte que ainda vigora com as despesas que a Operadora teve quando instalou os serviços na sua morada, parece ser o normal

Não, a Anacom e a Deco diz que quando há uma alteração de morada e a operadora não assegura o serviço que o cliente tem na nova morada, este não tem de suportar qualquer custo com a rescisão.

@Carlos Santos Mexa-se que isso é um direito seu.

A Operadora compromete-se com a instalação dos equipamentos necessários sem cobrar qualquer valor, o cliente aceita uma fidelização por um periodo de 24 meses. É por isso que há contratos com e sem periodo de fidelização, um contrato sem fidelização, obriga ao pagamento imediato da deslocação do técnico, instalações, montagem de equipamentos, etc., etc.

Um discurso bonito mas que não faz sentido quando efetua alterações no contrato que não envolvem deslocações de técnicos. Enfim, é um assunto que ainda está em discussão naquele grupo de trabalho.

no seu caso, em que a nova morada não suporta os mesmos serviços, a NOS compromete-se a instalar o serviço por satélite, havendo uma qualidade inferior que não lhe agrada, pode rescindir dentro da fidelização suportando a parte que ainda vigora com as despesas que a Operadora teve quando instalou os serviços na sua morada, parece ser o normal

Não, a Anacom e a Deco diz que quando há uma alteração de morada e a operadora não assegura o serviço que o cliente tem na nova morada, este não tem de suportar qualquer custo com a rescisão.

@Carlos Santos Mexa-se que isso é um direito seu.

Eu sei e é isso que estou a fazer.

Independente de tudo sempre estive satisfeito com o serviço e as resoluções que deram ao longo de anos. Não descarto manter-me na NOS mas com a proposta que me foi fornecida não existe vantagem do meu lado. Também não gosto quando “atiram areia para os olhos” com determinado tipo de respostas por parte da linha de apoio, para não falar no não cumprimento de prazos indicados por eles próprios. 

Como já referi, vou aguardar pelas 24h indicadas pela operadora que registou o processo/pedido pela 2ª vez. Para adicionar irei também proceder a uma reclamação formal no livro de reclamações da loja mais próxima.

Reputação 2

Resposta célere: retirar fidelização e desligar os serviços.... 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos, 

Lamentamos a situação @Carlos Santos. Vamos ajudar.

Agradecemos a participação da comunidade. 

Iremos responder à sua mensagem privada com a maior brevidade.

Obrigado

A provedoria da NOS responde por telefone ou por email? É que tenho lá um pedido (relativo ao que descrevi em cima) e indicaram 3 dias (sendo úteis termina hoje).

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Carlos Santos,

Lamentamos a demora. Envie-nos o número do assunto em questão, por mensagem privada para o perfil @Fórum. Vamos ajudar.

Obrigada

Olá @Carlos Santos,

Lamentamos a demora. Envie-nos o número do assunto em questão, por mensagem privada para o perfil @Fórum. Vamos ajudar.

Obrigada

Este tipo de resposta para ganhar tempo é mesmo fantástico.

Então ainda nem me indicaram nada sobre o que vos enviei e estão a solicitar novamente os mesmos dados? Já começa a roçar o ridículo o tempo que fazem as pessoas perder tempo.

Para instalar novos serviços ligam constantemente, para resolver questões demoram eternidades e mesmo dando prazos não os cumprem. Fantástico mesmo.

Boa tarde,

De modo a informar sobre a situação que descrevi neste post, indico que tudo ficou resolvido.

Após rescisão de contrato por mudança de localidade e mesmo após não terem aceite a justificação do enquadramento no Código Civil (art.º 437.º, n.º1) como alteração anormal das circunstâncias nas quais me baseei a minha decisão para contratar o serviço, enviaram me uma fatura para pagamento (valor 480€ - incumprimento de contrato).

Decidi apresentar uma reclamação formal no CNIACC a indicar essa mesma situação. Caso estivesse errado na minha interpretação pagaria essa fatura.

Hoje recebo um telefonema por parte da Provedoria da NOS a indicar-me que tinha razão e que me iriam anular a fatura. Posteriormente recebo informação por parte do CNIACC que a decisão tinha procedido a meu favor.

Conclusões a que chego:

  1. Vale a pena lutar pelo que acreditamos ser um direito;
  2. Por vezes o apoio ao cliente realmente não apoia em nada e só quer beneficiar a sua entidade;
  3. Ser preciso recorrer a outras instâncias para mudarem de opinião.

Espero que ajude todos aqueles que têm dúvidas.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Carlos Santos. O seu testemunho é importante para nós.

Ficamos felizes pela situação que nos apresentou estar resolvida.

Obrigado

Comentário