Header

Mudança de Casa - Fibra para Satélite


Boa tarde,

Por imposição de meu senhorio tive de deixar a casa onde tinha o meu contrato da NOS. Ao ligar para a NOS para alterar o contrato para a nova morada, informaram-me que teria de passar de um serviço de fibra para satélite, implicando passar de uma velocidade de 120 MB para 40 e de 180 canais, para cerca de 100 e poucos canais.

Ora bem o serviço prestado na nova morada não condiz com o valor pago na mensalidade. Uma vez que a NOS desde que coloquei o problema no dia 26 de Janeiro ainda não me deu resposta, como cálculo o valor a ter de pagar a NOS para acabar com o contrato (É que até hoje nunca recebi cópia de nenhum contrato)?

Como sei a formula de compensação à NOS para cancelar o contrato, uma vez que referem que existiu uma re-fidilização no mês de Maio passado, por adicionar uma banda larga móvel ao contrato já existente.

Cumrimentos,

Gomes

32 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Olá, Gomes7. Bem-vindo à comunidade.
Lamentamos que pense em desativar o serviço :(
O Fórum NOS tem como objetivo ajudar a resolver situações comuns a vários utilizadores. A sua questão terá de ser tratada de forma personalizada, pelo que pedimos que nos ligue, para resolver a situação.

Saiba aqui para onde ligar.
Olá Tiago,

A forma personalizada, foi o que já tentei por diversas vezes. O que me respondem é que o meu pedido está a ser acompanhado pela sua colega Joana Bugalho, a qual me tinha informado que entraria em contacto comigo num prazo de 3 dias úteis e até agora nada.

E pelos vistos é impossível tratar o meu problema a não ser essa colega, o que é deveras estranho. Supondo que a colega foi de férias, tenho de esperar que ela regresse? Ou o objectivo é fazer o cliente desesperar pela falta de respostas.

Cumprimentos,
Olá Tiago,

A forma personalizada, foi o que já tentei por diversas vezes. O que me respondem é que o meu pedido está a ser acompanhado pela sua colega Joana Bugalho, a qual me tinha informado que entraria em contacto comigo num prazo de 3 dias úteis e até agora nada.

E pelos vistos é impossível tratar o meu problema a não ser essa colega, o que é deveras estranho. Supondo que a colega foi de férias, tenho de esperar que ela regresse? Ou o objectivo é fazer o cliente desesperar pela falta de respostas.

Cumprimentos,


Aconteceu-me exactamente a mesma coisa, até que um dia insisti que me resolvessem a questão na hora.
Ouvi a operadora a falar com a Supervisora e a Supervisora a dizer que ela podia perder o prémio por falta de ética profissional, mas eu continuei a insistir e lá me resolveram a questão.

Eu já andava há 15 dias à espera do contacto por parte da NOS, e o contacto nunca aconteceu...
Bom dia,

Sou cliente NOS e vou mudar de morada, tenho o serviço NOS4i_100Megas_2 Móveis
2GB_Gestão e fidelização até Fevereiro de 2018.
A nossa casa penso que apenas pode ter TV Satélite e não quero deixar de ser cliente NOS mas também não quero ter uma mensalidade superior à que tenho.
Venho então por este meio pedir ajuda para obter o melhor pacote/serviço para não ter de após o contrato ter de recorrer a outras empresas.

Obrigado pela atenção
Reputação 4
Crachá
Boa tarde,

O melhor a fazer é ligar para eles.

No site da NOS tem lá uma opção que diz "Liguem-me grátis".

Está aqui nesta página http://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/pacotes.aspx

Espero que tenha ajudado. 🙂
Pensei que por este fórum conseguiria encontrar uma solução para o meu problema,mas tou a ver que apenas encaminham para as linhas de apoio.
Obrigado na mesma

Cumprimentos
Reputação 4
Crachá
Bom dia,

Neste caso, essa é mesmo a melhor solução. Nós podiamos partilhar aqui os pacotes que estão disponíveis no site, mas como se trata de uma transferencia de morada e como podem haver promoçoes ou especificidades que desconhecemos, só mesmo a linha de apoio é que lhe pode dar uma informação concreta, abrangente e atualizada.

Foi só por isso que sugeri ligar... 😉
boa tarde..

Gostava de esclarecer uma duvida, em Agosto vou mudar de morada e na nova morada não existe serviço de fibra Nos e nao pretendia ficar mais dois anos fidelizado..

Posso rescindir contrato sem pagar
Reputação 7
Crachá +2
Depende se tens fidelização ou não.

O mais fácil é pedires para te ligarem para tratar disso. Neste link podes pedir para te ligarem -> http://www.nos.pt/particulares/pacotes/Paginas/mudanca-de-residencia.aspx
Vou mudar de casa liguei para a nos e fui informado que na nova morada so existe serviço satélite.
Na atual morada tenho um pacote fibra com valor de 69 euros mensais e a nos na nova morada por o pacote igual so que satelite pede me 90 euros.

pedi para fazer desativacao e dizem me que tenho de pagar ate terminar a fidelizacao que e ate dezembro...

Nao me garantem fibra nem o valor que pago atualmente nao tenho direito a rescindir sem qualquer penalizacao
Reputação 7
Crachá +1
Olá, @morgado. 😕 Essa situação é chata, mas por vezes consegue-se arranjar um "meio termo". Já tentaste ou conseguiste resolver esse problema?
Bom dia, gostava de saber uma informacao. A residencia para qie me vou mudar so passa sinal via satelite. Nao ha maneira de obter adsl pelo menos? Passa la a meo e a vodafone figra e a nos nada. Gostava de poder continuar com o servico pois estou satiafeito e nunca tive problemas...
Antigamente ainda existia ADSL em algumas zonas, mas agora acho que já nao disponibilizam mais esse serviço.

Leia esta página e peça para ser contactado e esclarecer tudo.
http://www.nos.pt/particulares/pacotes/Paginas/mudanca-de-casa.aspx?utm_source=site&utm_medium=menupacotes
Venho por este meio saber se posso rescindir o meu contrato pelo seguinte motivo:
1 mudei de morada. Na minha nova morada não têm disponivel Fibra Otica, apenas Satélite.
2 o pacote satelite é absurdo: 39.99€ por um serviço PIOR que o meu atualmente (ao qual pago 32.99€, com pacote fibra NOS 3) e ainda box a parte, que acresce mais 5€ ao preço final. É absurdo semelhante preço por um serviço tão antigo, é chular o português à cara podre.
3 segundo a ANACOM, cito:
(http://www.anacom-consumidor.com/-/em-que-situacoes-posso-cancelar-um-contrato-sem-ter-de-pagar-uma-penalizacao-)

"[u]Incumprimento do contrato pelo operador

Os clientes podem pedir o cancelamento de um contrato com período de fidelização sem ter de pagar qualquer penalização no caso de incumprimento contratual por parte do operador, ou seja, quando este não assegura a totalidade ou parte do serviço que lhe foi contratado./u]"
Obviamente, a NOS não me pode fornecer o serviço FIBRA na minha nova morada porque nao há cobertura fibra, apenas satelite, o que vai de encontro às ultimas 3 linhas da citação, a qual cito novamente para nao haver duvidas: "quando este não assegura a totalidade ou parte do serviço que lhe foi contratado" e sublinho "o que lhe foi contratado". Contratei Fibra, nao me podem fornecer a fibra, há uma violação do contrato por parte da NOS, pois do cliente nao é de certeza pois o cliente nao é obrigado a mudar para uma casa com a mesma cobertura do serviço contratado, muito menos a saber onde a NOS tem cobertura. Alem do mais a NOS está aqui para servir o cliente, não o contrario.

Ainda segundo a ANACOM, cito:

"Alteração das circunstâncias

As situações de alteração anormal das circunstâncias nas quais se baseou a decisão de contratar do cliente podem permitir o cancelamento do contrato sem penalização ou a alteração das condições contratadas, nos termos do Código Civil (artigo 437.º, n.º 1).

Poderão ser consideradas alterações anormais de circunstâncias as situações de desemprego, emigração, mudança de morada, entre outras".
Claramente a minha situação.

Mas como também não sou advogado, decidi vir aqui pedir apoio à população. Agradeço qualquer esclarecimento da lei ou situação.
A minha simples opiniao...
"... quando este não assegura a totalidade ou parte do serviço que lhe foi contratado..."
Ao serviço que lhe foi contratado esta associada uma morada de instalaçao, logo, para a morada de instalaçao do referido contrato existe algum incumprimento contratual por parte do operador?
Por alguma razao o operador trata as alteraçoes de morada como novos contratos...

As fidelizaçoes deixaram de ser obrigatorias.
Os operadores aceitam contratos sem fidelizaçao ou com periodos de fidefizaçao mais reduzidos.
As fidelizaçoes iniciais e/ou adicionais, diz tambem a entidade reguladora, dependem sempre "...da atribuição de qualquer vantagem ao consumidor, identificada e quantificada, associada à subsidiação de equipamentos, à instalação e ativação do serviço ou a outras condições promocionais..."
Sera natural o cliente querer usufruir das "vantagem ao consumidor" e pode faze-lo de livre vontade, mas ao optar pelas vantagens tem tambem de estar ciente das suas obrigaçoes em caso de incumprimento do periodo contratualizado.

Pode dirigir ao operador um pedido de revisao do contrato com base no artigo 437.º do Código Civil.

"1. Se as circunstâncias em que as partes fundaram a decisão de contratar tiverem sofrido uma alteração anormal, tem a parte lesada direito à resolução do contrato, ou à modificação dele segundo juízos de equidade, desde que a exigência das obrigações por ela assumidas afete gravemente os princípios da boa fé e não esteja coberta pelos riscos próprios do contrato.
2. Requerida a resolução, a parte contrária pode opor-se ao pedido, declarando aceitar a modificação do contrato nos termos do número anterior.
"

Como pode ler no número 2 do artigo, o operador pode mesmo assim recusar a rescisão sem penalização e propor um pacote de serviços mais reduzido a preços mais baixos, outras alternativas ou até pode recusar, por achar que o seu pedido não faz sentido.
Ou seja, um cliente muda de morada, que é uma coisa fora do seu controlo, pode mudar de livre vontade, pode ser expulso por algum motivo, e basicamente, indiretamente, leva com a culpa da empresa nao ter cobertura só porque estou numa fidelização? Ou seja, mudo de morada, tenho de ou renovar a fidelização ou paga-la e ainda me encontro com uma empresa que se aproveita da situação para me obrigar a pagar preços absurdos que, hoje em dia, não valem metade do que a NOS me está a pedir para pagar? Um serviço satelite vale 20€, nao 40...

Não faz sentido.
Você diz e muito bem, o contrato celebrado está associado a uma morada, e daí vai ao embate do que diz na ANACOM "mudança de circunstancias".

Mas agradeço o comentário.
Bom dia,

Gostaria de ver respondida a seguinte pergunta:

Sou uma cliente NOS, com acesso a 141 canais - IRIS, serviço de acesso à Internet de 120MBPS e telefone fixo com chamadas grátis para rede nacional, e internacional das 21h00-9h00, pagando 35,99€.

Actualmente encontro-me a mudar de residência, onde o serviço que a NOS oferece para esse local é o serviço satélite, com 105 canais máximo, serviço de acesso à internet de apenas 30 MBPS e telefone fixo nas mesmas condições.

Falando com os colegas do serviço de apoio ao cliente telefónico, informam que não é possível terminar o serviço sem penalização.

Assim sendo, eu gostaria que alguém respondesse à seguinte questão:

"Alteração das circunstâncias

As situações de alteração anormal das circunstâncias nas quais se baseou a decisão de contratar do cliente podem permitir o cancelamento do contrato sem penalização ou a alteração das condições contratadas, nos termos do Código Civil (artigo 437.º, n.º 1).

Poderão ser consideradas alterações anormais de circunstâncias as situações de desemprego, emigração, mudança de morada, entre outras, sendo sempre necessária uma análise caso-a-caso das circunstâncias.

Nestes casos, recomendamos que os clientes contactem o operador para negociar a solução mais adequada ao seu caso concreto. Caso não cheguem a acordo com o operador, os clientes poderão recorrer aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, que decidem qual a solução a seguir pelas partes."


Onde é que a NOS está a cumprir a aliena 1 do artigo 437 do código civil, onde é indica que não podem cobrar fidelização, a quando a existência alteração de circunstâncias se verifique (mudança de morada)?

Obrigada
"... cancelamento do contrato sem penalização OU a alteração das condições contratadas..."

Artigo 437.º do Código Civil
"1. Se as circunstâncias em que as partes fundaram a decisão de contratar tiverem sofrido uma alteração anormal, tem a parte lesada direito à resolução do contrato, ou à modificação dele segundo juízos de equidade, desde que a exigência das obrigações por ela assumidas afete gravemente os princípios da boa fé e não esteja coberta pelos riscos próprios do contrato.
2. Requerida a resolução, a parte contrária pode opor-se ao pedido, declarando aceitar a modificação do contrato nos termos do número anterior.
"

A parte contrária pode opor-se ao pedido, significa que nao é obrigada a aceitar a rescisao sem penalizaçao e em sua substituiçao pode apresentar alternativa varias, como propor um pacote de serviços mais reduzido a preços mais baixos, etc.

Requerida a resolução, significa que o cliente tem de formalizar o pedido por escrito e apresentando comprovativos dos motivos que o levam a requerer.
Obrigado C24XXXX201, pelo reencaminhamento para este post, fiquei esclarecido! Mas se a Nos seguir pelo caminho de não pretender rescindir o contrato sem penalização, irei mesmo avançar para os Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, tenho 99% de certeza que por aí irei conseguir, com mais trabalho mas conseguirei, visto ter conhecimento de casos de amigos que conseguiram. Mas o objectivo era não chegar a esse ponto e com tanto trabalho.....

Obrigado mais uma vez.
Sou cliente NOS com Pacote NOS3.
Mudei recentemente de casa, das Merces para a Reboleira e fui à loja do Colombo para fazer a alteração.
Na loja fui informado que ao contrario do que dizia no Site da NOS, o codigo postal 2720-320 não tinha fibra disponivel, só Satelite.
Fiquei surpreendido por não haver fibra e também por não poder cancelar o contrato, a não ser que o substituisse por um de Satelite, o que fui obrigado a fazer.
Questiono se isto é um procedimento normal e fico a aguardar que coloquem fibra na minha zona pois caso não aconteça ao fim dos 2 anos nunca mais quero saber da NOS.
Obrigado.
Reputação 7
Crachá +2
Pelo que tenho lido é o normal. Já viste aqui se não tens mesmo fibra?
Tenho contrato desde abril de 2017 (fidelização de 2 anos) e vou mudar de casa. Atualmente tenho fibra 120mbs e na nova casa, a NOS não me consegue manter o mesmo serviço. Tendo apenas internet satelite até 40mbs e é bastante mais caro. Não tenho interesse nas opções disponibilizadas pela NOS... É possível rescindir o contrato?
Sim. Mas lembre- se que rescindindo ainda no periodo de fidelizaçao, pode ter de suportar encargos com as condiçoes vantajosas atribuidas e associadas a fidelizaçao...

Alertas ANACOM - cumprimento de contratos e obrigações por mudança de morada
"Sabe que mudar de morada implica alterar o seu contrato com o operador de telecomunicações?
> A morada de instalação do serviço faz parte do contrato.
> Mudar de morada implica alterar o contrato ou celebrar um novo e é necessário chegar a acordo com o operador.
> Se o operador lhe conceder vantagens, como a oferta do valor da nova instalação, pode ficar sujeito a uma nova fidelização.
> Se optar por cancelar o contrato e não chegar a acordo com o operador sobre as condições em que o pode fazer, recorra aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo.
"

Cancelamento de assinatura no período de fidelização
Boa tarde,

Na passada sexta-feira (15-12-2017) contactei a NOS para fazer alteração de morada. estes indicaram que o numero da morada não existia (como uma casa com +-23 anos não existe) e que iriam verificar a situação que me indicariam segunda ou terça. Hoje (19-12-2017) lembrei em contacta-los para saber sobre a situação. Tudo bem foi criada a morada e tal, só que agora indicaram que só tenho satélite nesta morada, tendo literalmente a casa ao lado com Fibra, indicado por eles mesmo que a moradia com o numero tal tinha fibra. como isto é possivél? ainda por cima preciso de uma boa velocidade de internet pois a esposa trabalha através da mesma.
Reputação 7
Crachá +2
@Daniel Albino já viste aqui se tens fibra?

Comentário