Skip to main content
Header
Kilobyte
September 10, 2019
Respondido

Desvio/ remoção de cabos de Fachada

Bom dia venho desta forma demostrar o meu profundo desagrado pela falta de feedback sobre um pedido de desvio de cabos de fachada de moradia.
Ja nao me lembro quando fiz o pedido, ja fiz por telefone diversas vezes, ja fui a loja NOS Marshopping o pedido tem o numero 1-31484681451
Inclusive ja preenchi um formulario online no provedor.nos.pt mas tambem nao tive qualquer resposta.

A unica coisa que aconteceu foi enviarem tecnicos para verem mais do que um vez.

As obras na fachada estao prestes a começar e caso nao entrem em contacto comigo para arranjar uma soluçao que seja conveniente para ambas a partes o cabos terao de ser removidos e ficarao pendurados. A fachada esta a servir de distribuiçao do Vosso serviço nao so para mim mas para outras moradias.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde @Cátia Filipa Ferreira Tomás,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O contacto móvel preferencial;
  • Morada completa do local;

Obrigado

440 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
November 18, 2025

@Machado e Esteves, boa tarde. 
Agradecemos a cooperação. Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
December 4, 2025

Bom dia Estimados,

Estou a remodelar a minha casa (incluindo a Fachada) da qual sou atualmente proprietário localizada em Faro com o código Postal 8000-123 em Faro, e solicito que com a maior brevidade possível sejam retiradas as caixas e cablagens desnecessárias.

No seguimento do contacto que realizei com a ANACOM, a fim de identificar os responsáveis pelos serviços em questão que possam apresentar uma solução, em anexo, poderão verificar as caixas que se encontram no local, bem como as cablagens excessivas e sem qualquer nexo,.

É desde cabos com 5 ou 10 metros mal arrumados, a cabos com 20/30 metros que não se encontram conectados a qualquer lado, simplesmente cortados. 

Tenho quase a certeza que grande parte dos cabos eram da antiga TV-Cabo E ZON que atualmente vos pertence, e fui informado pelo antigo morador que quando pediu a desativação, que os técnicos da TV-Cabo/Zon desligaram parabólica à má fé, deixando esse bonito serviço de cablagens penduradas.

Caso uma ou mais caixas ou cablagens tenham sido instaladas pelos vossos serviços ou empresas do vosso grupo, agradeço que me confirmem as caixas em questão em resposta a este pedido, e a previsão de resolução.

Assim, ficarei a aguardar a vossa resposta relativamente a este assunto​

João H.
Gestor da comunidade
December 5, 2025

Boa tarde ​@afcmadeira,

Agradecemos a sua mensagem e partilha. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com:

• morada completa do local;
  • o seu nome e contacto móvel preferêncial;

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
December 29, 2025

Boa tarde João,

Como faço para solicitar a remoção de cabos mesmo no meio do meu terreno?

Obrigado

Rafaela F.
Gestor da comunidade
December 29, 2025

Boa tarde ​@TiagommVieira,

Vamos ajudar e endereçar o seu pedido às equipas NOS responsáveis.
Para isso, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com:

• O seu nome completo
  • O seu contacto móvel preferencial
  • Morada completa do local, se possível com as coordenadas exatas

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Byte
January 21, 2026

Ex.mo(a) Senhores,

Venho por este meio requerer formalmente a remoção dos cabos de telecomunicações que se encontram instalados no meu terreno, sito em Rua *******************, lote ***, *****-*** Caparica. Já após contactos, continuamos sem resposta.

Os cabos acima referidos atravessam a totalidade da zona onde se encontra a minha obra em curso (Comunicação Prévia nº 132/25) e constituem obstáculo físico e potencial risco de segurança, impedindo a continuidade dos trabalhos. É indispensável proceder à remoção imediata dos cabos, uma vez que:

Os cabos impossibilitam e retardam a execução da obra em curso;

A presença dos mesmos representa risco de acidentes para pessoas e equipamentos, pois o poste já se encontra sem base de sustento e irá cair a qualquer momento. 

O não atendimento deste pedido está a causar prejuízo e constrangimentos na conclusão da obra;

Solicito que seja dada prioridade ao desvio, remoção ou solução alternativa para a desinstalação destes cabos, em conformidade com as normas aplicáveis, e que seja fornecida uma resposta formal com prazo e data prevista de intervenção.

Aguardamos resposta.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
January 21, 2026

Boa tarde ​@Gil Correia, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais. Sugerimos que não os partilhe publicamente para se proteger.

Lamentamos a situação. Vamos ajudar a analisar.
Por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com:

• Morada completa do local
  • Número de contacto preferencial

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Byte
January 30, 2026

Somos os proprietários da moradia sita na ******************************, 4460-358 Senhora da Hora.

A moradia, considerada ruína, está neste momento a ser demolida para construção de um prédio com nove apartamentos.

Solicitamosa remoção urgente das caixas e cabos colocadas na moradia, e que transportam o sinal para os prédios conyiguos, pois estes poderão ficar sem telecomunicações.

João H.
Gestor da comunidade
January 30, 2026

Boa tarde ​@Residences 4 You,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com:

• Nome e contacto móvel do responsável;
  • Morada completa do local, se possível com coordenadas.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
January 30, 2026

Vem por este meio expor-se a situação de grave degradação das infraestruturas de telecomunicações na Rua Morais Soares, concretamente no troço compreendido entre o número 39 e o Alto de São João.

Atualmente, verifica-se que inúmeros cabos de diversas operadoras se encontram pendurados, soltos e desalinhados das fachadas dos edifícios. Esta situação, agravada por recentes episódios de furto de cablagem, resultou num estado de total abandono das redes, comprometendo não só a estética urbana de uma das artérias mais movimentadas da cidade, mas também a segurança de quem nela circula.

A incúria e o desleixo na manutenção destas redes por parte das operadoras de telecomunicações são evidentes. Pelo exposto, solicita-se a intervenção urgente de V. Exas. no sentido de:

1. Proceder à organização e reaperto de todos os cabos ativos nas fachadas, garantindo o seu devido alinhamento técnico;
  2. Identificar e remover os "cabos mortos" (infraestruturas fora de uso ou cortadas) que permanecem suspensos de forma desordenada;
  3. Reparar os danos estéticos causados pela má fixação dos equipamentos nos edifícios.

A conservação do espaço público e a integridade das fachadas são deveres que não podem ser negligenciados pelas entidades que exploram comercialmente estas infraestruturas.

Fico a aguardar uma resposta sobre as medidas a adotar e o respetivo prazo de execução.

Melhores cumprimentos,