Skip to main content
Header
Respondido

Desvio/ remoção de cabos de Fachada


Mostre a primeira mensagem

436 Comentários

  • Byte
  • January 21, 2026


Ex.mo(a) Senhores,

Venho por este meio requerer formalmente a remoção dos cabos de telecomunicações que se encontram instalados no meu terreno, sito em Rua *******************, lote ***, *****-*** Caparica. Já após contactos, continuamos sem resposta.

Os cabos acima referidos atravessam a totalidade da zona onde se encontra a minha obra em curso (Comunicação Prévia nº 132/25) e constituem obstáculo físico e potencial risco de segurança, impedindo a continuidade dos trabalhos. É indispensável proceder à remoção imediata dos cabos, uma vez que:

Os cabos impossibilitam e retardam a execução da obra em curso;

A presença dos mesmos representa risco de acidentes para pessoas e equipamentos, pois o poste já se encontra sem base de sustento e irá cair a qualquer momento. 

O não atendimento deste pedido está a causar prejuízo e constrangimentos na conclusão da obra;

Solicito que seja dada prioridade ao desvio, remoção ou solução alternativa para a desinstalação destes cabos, em conformidade com as normas aplicáveis, e que seja fornecida uma resposta formal com prazo e data prevista de intervenção.

Aguardamos resposta.

 


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • January 21, 2026

Boa tarde ​@Gil Correia, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais. Sugerimos que não os partilhe publicamente para se proteger.

Lamentamos a situação. Vamos ajudar a analisar.
Por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com:

  • Morada completa do local
  • Número de contacto preferencial

Obrigada


Somos os proprietários da moradia sita na ******************************, 4460-358 Senhora da Hora.

A moradia, considerada ruína, está neste momento a ser demolida para construção de um prédio com nove apartamentos.

Solicitamosa remoção urgente das caixas e cabos colocadas na moradia, e que transportam o sinal para os prédios conyiguos, pois estes poderão ficar sem telecomunicações.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 30, 2026

Boa tarde ​@Residences 4 You,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com:

  • Nome e contacto móvel do responsável;
  • Morada completa do local, se possível com coordenadas.

Obrigado


Vem por este meio expor-se a situação de grave degradação das infraestruturas de telecomunicações na Rua Morais Soares, concretamente no troço compreendido entre o número 39 e o Alto de São João.

Atualmente, verifica-se que inúmeros cabos de diversas operadoras se encontram pendurados, soltos e desalinhados das fachadas dos edifícios. Esta situação, agravada por recentes episódios de furto de cablagem, resultou num estado de total abandono das redes, comprometendo não só a estética urbana de uma das artérias mais movimentadas da cidade, mas também a segurança de quem nela circula.

A incúria e o desleixo na manutenção destas redes por parte das operadoras de telecomunicações são evidentes. Pelo exposto, solicita-se a intervenção urgente de V. Exas. no sentido de:

  1. Proceder à organização e reaperto de todos os cabos ativos nas fachadas, garantindo o seu devido alinhamento técnico;
  2. Identificar e remover os "cabos mortos" (infraestruturas fora de uso ou cortadas) que permanecem suspensos de forma desordenada;
  3. Reparar os danos estéticos causados pela má fixação dos equipamentos nos edifícios.

A conservação do espaço público e a integridade das fachadas são deveres que não podem ser negligenciados pelas entidades que exploram comercialmente estas infraestruturas.

Fico a aguardar uma resposta sobre as medidas a adotar e o respetivo prazo de execução.

Melhores cumprimentos,


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • January 30, 2026

Boa tarde ​@MÁRIO JORGE NUNES CRUZ,

Respondemos-lhe aqui. Pedimos que, por favor, não duplique questões em diferentes tópicos, de forma a manter uma boa organização do Fórum NOS.

Obrigada


Conseguiu resolver o seu problema com os cabos?

Tenho a mesma situação no meu serviço. Os cabos passam por dentro do telhado da habitação e com o vento fazem levantar as telhas e entrar água da chuva. 

Já fomos a uma loja nos reclamar, mas encaminham sempre para a plataforma digital que que tem opção para resolver este problema. 

NOS, onde estão quando precisamos de vocês? 


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • February 1, 2026

Boa noite, ​@Anabela Oliveira Malva.

Lamentamos a situação. Vamos ajudar. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu nome e contacto móvel;
  • Morada completa do local, se possível com coordenadas;

Obrigada.


Boa noite,,

Represento uma empresa que é proprietária de 2 lotes situados na rua dos Hibiscos em Monte Lemos, Praia da Luz, Lagos, onde passam  linhas aéreas vossas, que estão suportadas por um poste, que foi colocado dentro de um dos lotes pela Altice sem autorização do proprietário. Uma vez que pretendemos iniciar a construção no local já solicitamos á Altice a remoção do referido poste, sendo para isso necessário que encontrem uma alternativa de fornecimento aos clientes, alternativa essa existente no local. Agradeço que me informem quando será possivel a retirada do poste por parte da Altice dada a urgência do assunto.


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • February 3, 2026

Bom dia ​@Carlos Manuel Rocha Mendonça,

Uma vez que o poste pertence à empresa Altice e já solicitou a remoção do mesmo junto da mesma, pedimos que aguarde a sua resolução, por favor, pois não conseguimos intervir, o que lamentamos.

Se tiver mais alguma questão, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

 


Bom dia Rafaela,

Efetivamemte o poste pertence á Altice mas as linhas que estão a ser suportadas pelo poste são vossas para clientes vossos, tendo a Altice informado que apenas pode retirar o poste após a Nós garantir uma alternativa para os clientes. Mais uma vez chamo a atenção para a urgencia da situação e não gostaria de tomar medidas mais drasticas e colocar os vosso clientes sem acesso ao vosso serviço.

Cumprimentos

Carlos Mendonça


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • February 3, 2026

Vamos verificar a situação, ​@Carlos Manuel Rocha Mendonça.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada através do perfil ​@Fórum com:

  • A morada completa do local, se possível com as coordenadas
  • O seu contacto e horário preferencial

Obrigada


Bom dia Rafaela,

A morada completa do local é Rua dos Hibiscos /Travessa Monte Lemos 8600-124/8600-117

Localização:

Latitude: 37° 5'21.02"N

Longitude:  8°44'37.89"W

Quanto ao horário qualquer um serve desde que se resolva a situação com urgência

Contacto enviado atravès do Forum

Obrigado


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • February 3, 2026

Boa tarde ​@Carlos Manuel Rocha Mendonça,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe o mais breve que nos for possível.

Obrigada


Boa tarde,

Continuo a aguardar pela vossa resposta e pela remoção das vossas linhas para a qual solicitei a máxima urgência uma vez estarem a impedir o inicio dos trabalhos de construção.

 

Cumprimentos

Carlos Mendonça


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 2, 2026

Boa tarde ​@Carlos Manuel Rocha Mendonça,

Lamentamos a situação.

Para que possamos analisar o estado do pedido, por favor, envie-nos, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum.

Obrigado


  • Byte
  • March 11, 2026

URGENTE

Lisboa, 11 de março de 2026

Assunto: Solicitação de Remoção/Desvio de Cabos e Caixas

Exmos. Senhores,

Vimos, por este meio, solicitar a remoção ou desvio dos cabos e caixas localizados na fachada dum n/edifício para o qual fomos Notificados/intimados pela Câmara Municipal de Lisboa para a sua demolição com carácter de urgência.

Morada do edifício:

Rua Dona Estefânia, 70-76 A | 1000-158 Lisboa

Para dar seguimento ao pedido, agradecemos que nos seja fornecido um endereço de e-mail ou contacto direto para tratar deste assunto.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e agradecemos, desde já, a vossa colaboração.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Andrade

M: ***************

******************


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 11, 2026

Boa tarde ​@migachos,

Agradecemos a sua mensagem.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu nome e contacto móvel preferencial. 

Obrigado


  • Byte
  • March 19, 2026

Boa Tarde, 

 

Solicito com urgência o desvio de cabos de fachada nos seguintes edifícios: 

****** Matosinhos, freguesia Matosinhos e Leça da Palmeira

****** Matosinhos, freguesia Matosinhos e Leça da Palmeira

 

A obra a começar e não consegui até ao momento ter apoio técnico neste sentido. 

 

Contacto por e-mail: 

**************************

 

Contacto telefónico: 

+351 *** *** ***


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • March 19, 2026

Boa noite, ​@IgomesI.

Agradecemos a sua mensagem.

Ocultámos os dados pessoais do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos. Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Para podermos verificar a situação, pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com os seguintes dados:

  • Nome;
  • Morada completa;
  • contacto e email;
  • Ponto de referência (se possível). 

Obrigada,


Exmos. Srs.,

Venho por este meio solicitar a vossa intervenção urgente para a Remoção de cabos de telecomunicações que se encontram instalados na fachada do prédio, situado no Gaveto da Rua Nova de S. Gens nº 391 e 399 com a Rua de Trás nº 38 a 42, 4460-780 Custóias - Matosinhos.

41.191963001855434, -8.647696212967062

41.19200964056003, -8.647853775261996

Os referidos cabos estão obsoletos/abandonados e estão a prejudicar obras de conservação da fachada que irão iniciar a partir de 20 de abril.

Fico aguardando uma resposta.

Com os melhores cumprimentos


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • March 26, 2026

Boa tarde ​@Condominio SG, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.
Para isso, envie-nos, por favor, uma mensagem privada através do perfil ​@Fórum com esta informação e, também, o seu contacto e horário preferencial.

Obrigada


Venho por este meio solicitar a vossa intervenção relativamente a um poste localizado na *********** Vila das Aves 4795-078.

Já efetuei um pedido junto da MEO para a remoção dos cabos existentes nesse poste, tendo sido informada de que essa solicitação foi encaminhada. Entretanto, os cabos da MEO já foram removidos.

Contudo, fui informada de que ainda permanecem cabos pertencentes à NOS, cuja remoção é necessária para que o poste possa ser totalmente retirado.

Até ao momento, não fui contactada relativamente a este assunto, pelo que venho solicitar que verifiquem a situação e procedam à remoção dos vossos cabos com a maior brevidade possível.


Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • April 9, 2026

Bom dia ​@Laura Gregorio, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a endereçar o seu pedido às equipas NOS responsáveis.

Para isso, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com:

  • A morada completa do local, se possível com as coordenadas exatas
  • O seu contacto e horário preferencial

Obrigada


 

***********