Header
Respondido

Denúncia de contrato efetuada por outro operador (passarei a ser cliente de outro operador)


Reputação 5
Crachá
  • Gigabyte
  • 111 comentários

Vou mudar de operador (em principio, será amanhã instalado o novo serviço) e esse operador é que ficou de tratar da denúncia do meu contrato com a NOS, em conjunto com a realização da portabilidade do número de telefone fixo.

 

Quem está a tratar disto irá informar-me, com um comprovativo, de quando o processo de denúncia e portabilidade tiver sido efetivado por eles.

 

Informação adicional: não tenho fidelização com a NOS.

 

As minhas perguntas são:

  • A NOS irá informar-me, por algum meio, de que recebeu “oficialmente” esse pedido de denúncia, indicando qual a data oficial desse pedido?
  • Tenho neste momento um canal premium subscrito. Convém cancelar explicitamente essa subscrição ou é feita automaticamente na data do pedido (ainda não passou 1 mês desde a subscrição)?
  • Associado ao contrato com a NOS tenho 2 boxes HD com disco e uma powerbox. 
    Posso, desde já, cancelar a subscrição de utilização dessas boxes (ou pelo menos de 2, que serão as adicionais)?
  • Após o pedido de denúncia ser efetuado, quanto tempo após é que há a verdadeira efetivação da quebra de contrato (30 dias?) e quando é emitida a última fatura?
  • Imagino que após efetuar a denúncia que terei de devolver as boxes que tenho na minha posse. A NOS irá alertar-me/notificar-me de quando e como deverei fazer isso e qual o prazo até ao qual poderei fazer essa entrega, sem que me seja cobrado um valor?

 

Fui um cliente de longa data da NOS/ZON/TVCabo, nunca tive outro operador. Não tenho experiencia em mudanças de operador de telecomunicações, pelo que não sei os passos que se vão seguir.

Obrigado.

 

Cumprimentos.

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 11 August 2020, 23:49

Ver pergunta inicial

5 Comentários

 @CAT , se a denuncia do contrato for entregue ao operador com a antecedência mínima (10 dias para serviços de TV / 15 dias para os restantes serviços) face à data de renovação (mensal) automática do contrato, os serviços deverão ser desligados no final do ciclo de facturação em curso, caso contrário o desligamento apenas acontecerá no final do ciclo de facturação seguinte.

Após a entrega do pedido de cessação contratual pelo titular ou seu representante (a responsabilidade é sempre do titular), o operador deve enviar mensagem a confirmar a recepção do pedido, a data de desligamento, assim como as instruções quanto à devolução dos equipamentos propriedade do operador.

Após a data de desligamento poderá ainda ser emitida factura respeitante a eventuais consumos (telefone, videoclube, etc) efectuados no último ciclo de facturação e ainda não facturados.

Quanto ao canal premium, poderá eventualmente ser debitado a totalidade do período , mesmo que à data do desligamento não tenha ainda decorrido o período mínimo (30 dias) de subscrição.

Reputação 5
Crachá

@C24XXXX201 , obrigado pelas explicações.

Não sei exatamente qual será a data de renovação automática mensal. Será a data de emissão das fatiras?

 

Mas, no compto geral, fiquei bastante bem esclarecido. Agradecido.

 

@CAT , creio que para efeitos da contagem do prazo de entrega da denuncia, se consideram as datas de fim de ciclo de facturaço. E a ideia sera: para que seja accionado, o pedido devera dar entrada x dias antes de se iniciar o novo ciclo. Caso contrario so sera accionada no ciclo seguinte.

A data de renovaçao automatica do contrato é a data em que se iniciou o contrato e que corresponde, inicialmente, tambem ao inicio do ciclo de facturaçao. Este pode vir, com o decorrer do contrato, a sofrer alguns ajustes, por forma a aproxima-lo do inicio/fim dos meses do calendario ou mesmo outra altura do mês mais conveninente a qualquer das partes.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @CAT e @C24XXXX201

@CAT, o @C24XXXX201 deu uma ótima ajuda! 
Caso tenha alguma dúvida, pode falar connosco por mensagem privada, enviando-nos o seu número de cliente NOS ou o número de contribuinte para o @Fórum

Obrigada 

Reputação 5
Crachá

Obrigado @Ana P. e @C24XXXX201  pelas informações prestadas.

 

Ainda estou a aguardar a evolução deste assunto, quer por parte do novo operador (que ainda não me informou sobre a submissão ou não do processo de denúncia) quer por parte da NOS.

 

O serviço em casa já foi substituído (ontem). No fim da nova instalação, indicaram-me que a portabilidade do número de telefone seria realizada num prazo de 48 horas, mas (ainda) desconheço se o processo de denúncia já terá sido efetivamente despoletado ou não. Pode ser que ainda seja cedo de mais para ter novas informações. Como disse, nunca passei por este tipo de processo.

 

Quando receber alguma informação da NOS sobre este processo, contactarei caso necessite de algum esclarecimento.

 

Obrigado.

Comentário