Header
Respondido

Como ver, o que é obrigatório por lei, o montante a pagar por rescidir antecipadamente na fidelização.


Reputação 1
Crachá
Como ver, o que é obrigatório por lei, o montante a pagar por rescidir antecipadamente na fidelização ?
Já li aqui mensagens que é a "pedido" (coisa que está claramente contra o que manda o ANACOM) e não vejo sequer a informação que pretendo nos PDF da ultima facturação, tanto na "detalhada" como na "normal".
Como é que eu sei quanto tenho que pagar para rescindir com este operador se hoje decidisse terminar este contrato ?
icon

Melhor resposta por ricardojcm 29 April 2019, 19:26

Ver pergunta inicial

21 Comentários

Reputação 5
Crachá +1
A NOS não está contra o que foi dito pela ANACOM.

Para quem tem dúvidas acerca do assunto, aqui está a decisão da ANACOM
https://www.anacom.pt/streaming/DecisaoFinal_DefNivelMinimo_5set2018.pdf?contentId=1459462&field=ATTACHED_FILE

FONTE ANACOM:
''Esclareça-se também que os elementos e informações que se pretende, neste contexto, que sejam incluídos nas faturas, a pedido e sem quaisquer encargos para o assinante...'' ''...perante um pedido de faturação detalhada dos respetivos assinantes, devem
assegurar a disponibilização
, sem quaisquer encargos, de uma fatura com o seguinte nível
mínimo de detalhe e informação, sempre que os elementos em causa sejam aplicáveis:

a) O número de cliente ou identificador equivalente;
b) A designação comercial do(s) serviço(s) faturado(s);
c) O período de faturação;
d) O valor total da fatura;
e) O preço relativo à instalação e ativação do(s) serviço(s);
f) O preço relativo à aquisição ou ao aluguer de equipamento(s) solicitado(s) aquando
da contratação ou posteriormente ao início da prestação do(s) serviço(s), com
indicação da(s) correspondente(s) unidade(s) faturada(s);
g) O preço relativo à mensalidade ou ao período de referência que sirva de base à
faturação, com indicação do(s) serviço(s) abrangido(s);
h) O valor referente a serviço(s) e outro(s) encargo(s) adicional(is) não incluído(s) no
preço da mensalidade ou no período de referência que sirva de base à faturação,
identificando a(s) correspondente(s) categoria(s) e quantidade(s) faturada(s);
i) O valor referente a comunicações adicionais (chamadas e mensagens, incluindo
para números não geográficos, tráfego de Internet, entre outros) não incluído no
preço da mensalidade ou no período de referência que sirva de base à faturação,
identificando a(s) correspondente(s) categoria(s) e, quando aplicável, quantidade(s)
faturada(s);
j) O valor de descontos aplicados;
k) Acertos na faturação, bem como os débitos e créditos do assinante, devidamente
discriminados e justificados, a indicar de forma autónoma, sempre que aplicável;
l) O valor de carregamentos efetuados pelo assinante e consumos efetuados, saldos
transitados de períodos de faturação anteriores e saldos existentes no final do
período de faturação, que podem ainda transitar para o período seguinte;
m) Os números de contacto do serviço de apoio a clientes;
n) A data de término da fidelização;
o) Os encargos devidos à data da emissão da fatura pela cessação do contrato por
iniciativa do assinante antes do término da fidelização;
p) A data limite de pagamento;
q) Os meios de pagamento admitido
r) A referência à possibilidade de contestação, pelo assinante, dos valores faturados,
o prazo previsto para o efeito, bem como os meios pelos quais poderá fazê-lo junto
da empresa que presta o(s) serviço(s), esclarecendo que a suspensão do serviço
não tem lugar nas situações em que os valores da fatura sejam objeto de
reclamação por escrito junto da empresa, com fundamento na inexistência ou na
inexigibilidade da dívida;
s) A referência à possibilidade de exercício do direito de queixa através do livro de
reclamações, podendo as empresas dar cumprimento a esta obrigação através da
indicação, na fatura, do sítio na internet onde se encontra disponível o livro de
reclamações em formato eletrónico...''

Pode também aceder a sua fidelização na área de cliente em Informação da Conta, Documentos, Descarregar documento, Comprovativo de Compra.
Reputação 1
Crachá
São pontos de vista à leitura do estipulado.
Para boa leitura do foi escrito no enunciado pelo ANACOM creio que este operador já teve mais que tempo para implementar a informação, que devia de vir nas facturas. Mas este assunto já foi debatido com outros utilizadores deste fórum e a resposta continua a mesma. Nada implementado para poder jogar com o cliente uma driblada e outras tretas.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Jorge Ferreira,

O @ricardojcm deu uma boa ajuda.

Para ativar a funcionalidade que refere, como se trata de um assunto específico do seu serviço, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui as linhas de apoio disponíveis.
Reputação 1
Crachá
Tiago... e porque raio é que tenho que pagar para obter a informação que pretendo?
Reputação 7
Crachá +5
Boa noite, a opção de pedir a fatura com detalhe mínimo devia ser incluída na Área de Cliente em PEDIDOS. Se todos os clientes forem telefonar a pedir a fatura vão entupir as linhas da NOS que neste momento já demoram bastante tempo para atenderem.
Reputação 5
Crachá +1
@Jose Rodrigues

Reputação 7
Crachá +5
@ricardojcm
Claro que sim...
Como qualquer empresa lowcost "vão de escada" não têm qualquer serviço a funcionar correctamente depois, optam pelo faça você mesmo.
Pena que nem todos tenham o seu tempo para responderem aos famigerados Cliente
A NOS que se porte como uma empresa séria e cumpra as recomendações da ANACOM (ponto)
Reputação 3
Estou com dificuldades em activar esta opção/serviço. A nível de serviços da NOS Açores, esta não tem área de cliente idêntica à "NOS" a nível nacional - preços idênticos, qualidade diferente. Acabei de ligar para o SAC NOS Açores, mais de 30 minutos e o operador não percebia e continuou sem perceber o que pretendia, disse que para activar esta opção teria de me dirigir a uma loja afim de preencher um documento. Informei o mesmo onde ele poderia verificar o que eu pretendia quer através do portal "DECO Proteste", "ANACOM" e ainda no programa "Contas Poupanças" emitido pela "SIC Noticias" a 07/06/19, para que o mesmo ficasse a par o que eu pretendia.
Não percebo, se reclamo junto da "ANACOM"?
Reputação 7
Crachá +5
Estou com dificuldades em activar esta opção/serviço. A nível de serviços da NOS Açores, esta não tem área de cliente idêntica à "NOS" a nível nacional - preços idênticos, qualidade diferente. Acabei de ligar para o SAC NOS Açores, mais de 30 minutos e o operador não percebia e continuou sem perceber o que pretendia, disse que para activar esta opção teria de me dirigir a uma loja afim de preencher um documento. Informei o mesmo onde ele poderia verificar o que eu pretendia quer através do portal "DECO Proteste", "ANACOM" e ainda no programa "Contas Poupanças" emitido pela "SIC Noticias" a 07/06/19, para que o mesmo ficasse a par o que eu pretendia.
Não percebo, se reclamo junto da "ANACOM"?

Boa tarde, quando diz que tem dificuldade em ativar esta opção/serviço parece ser que pretende ativar o Detalhe mínimo, o que obriga a NOS a informar na fatura qual a data do seu contrato e o valor da indemnização a pagar à Operadora em caso de denúncia do seu contrato antecipadamente. A primeira opção conhecida era que o cliente teria que fazer esse pedido através da linha telefónica. Depois, surgiu na Área de Cliente no separador PEDIDOS, essa preferência. Se na sua Área de Cliente não é possível efetuar esse Pedido, deve ligar o 16161 chamada grátis de uma linha NOS fixa e fazer esse Pedido.
Reputação 3

Estou com dificuldades em activar esta opção/serviço. A nível de serviços da NOS Açores, esta não tem área de cliente idêntica à "NOS" a nível nacional - preços idênticos, qualidade diferente. Acabei de ligar para o SAC NOS Açores, mais de 30 minutos e o operador não percebia e continuou sem perceber o que pretendia, disse que para activar esta opção teria de me dirigir a uma loja afim de preencher um documento. Informei o mesmo onde ele poderia verificar o que eu pretendia quer através do portal "DECO Proteste", "ANACOM" e ainda no programa "Contas Poupanças" emitido pela "SIC Noticias" a 07/06/19, para que o mesmo ficasse a par o que eu pretendia.
Não percebo, se reclamo junto da "ANACOM"?
Boa tarde, quando diz que tem dificuldade em ativar esta opção/serviço parece ser que pretende ativar o Detalhe mínimo, o que obriga a NOS a informar na fatura qual a data do seu contrato e o valor da indemnização a pagar à Operadora em caso de denúncia do seu contrato antecipadamente. A primeira opção conhecida era que o cliente teria que fazer esse pedido através da linha telefónica. Depois, surgiu na Área de Cliente no separador PEDIDOS, essa preferência. Se na sua Área de Cliente não é possível efetuar esse Pedido, deve ligar o 16161 chamada grátis de uma linha NOS fixa e fazer esse Pedido.


Infelizmente a "NOS Açores" não funciona da mesma forma que a sua casa mãe. Infelizmente é isso mesmo, mas pratica os preços iguais, a nível de "SAC" é de fugir para longe, e área de cliente é dos primórdios. Tive de me deslocar à loja nem eles sabiam bem o que é que era o meu pedido, só ao fim de algum tempo, muito tempo, fizeram um documente a pedir o que eu pretendo. Vamos ver como vá correr.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Cabral ,

Lamentamos o sucedido. 😥
Como indicou que já realizou o pedido, vamos aguardar a recepção da fatura com o detalhe, tal como deseja. Assim que tiver novidades, pedimos que partilhe o seu feedback connosco, por favor.

Muito Obrigada. ☺️
Reputação 3
Olá @Cabral ,

Lamentamos o sucedido. 😥


Como indicou que já realizou o pedido, vamos aguardar a recepção da fatura com o detalhe, tal como deseja. Assim que tiver novidades, pedimos que partilhe o seu feedback connosco, por favor.

Muito Obrigada. ☺️



Olá @Ana P. ,

Aceito o seu lamento, embora por diversas vezes que ouço esta palavra "lamento", agora aqui o que peço e já pedi por diversas vezes e anos que sou vosso cliente é que se uniformize as plataformas de comunicação bem como as áreas de cliente e preços. Conheço outros operadores em que a plataforma de comunicação é a mesma bem como todo o resto. Grato pela atenção, darei o meu "feedback" em relação ao pedido. E fico na esperança que um dia tudo seja igual no grupo "NOS".

Muito obrigado. 🤔
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Cabral ,

Agradecemos a sugestão que nos deu. Pretendemos melhorar continuamente a qualidade dos nossos serviços e ,claramente, a satisfação dos nossos clientes.
Ficamos a aguardar.

Muito Obrigada. ☺️
Bom dia.
Onde posso pedir a fatura detalhada onde conste o período de fidelização?
Obrigada.
Reputação 7
Crachá +4
Bom dia.
Onde posso pedir a fatura detalhada onde conste o período de fidelização?
Obrigada.


Tem várias maneiras, pela area de cliente/pedidos, ligando ao apoio ou pela página do facebook da NOS no Messenger.
Obrigada. Vou tentar a área de cliente, senão sigo pelo messenger.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS @patriciapaiva1,

O @dxnog deu uma boa ajuda.

@patriciapaiva1 o tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos os post ao tópico mais antigo e que também tem resposta à sua pergunta. Assim, garantimos a boa organização da comunidade.

Se tiver mais alguma questão, partilhe connosco, por favor.
Reputação 7
Crachá +2
https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/como-saber-o-periodo-de-fidelizacao-165/index13.html#post61489

ATENÇÃO A TODOS OS UTILIZADORES que pretendem activar o a FACTURA COM INFORMAÇÃO ADICIONAL (com informação de período de fidelização)

O pedido pelo site da NOS (área de cliente) NUNCA funcionou para mim! Mesmo os pedidos manuais NUNCA foram atendidos! Tive mesmo de ligar para o APOIO e pedir para falar com facturação)

O PEDIDO SÓ FICA EFECTIVO QUANDO O CLIENTE CONFIRMAR o mesmo ATRAVÉS DE UM LINK ENVIADO POR EMAIL!!! SE NÃO RECEBER O EMAIL, a factura com informação adiciona NÃO FICA ACTIVA!!!

Caro(a) cliente,
Por favor, confirme que pretende a sua fatura com informação adicional Recebemos o seu pedido para passar a receber a fatura com informação adicional que inclui o detalhe do período de fidelização e o valor dos encargos associados.
Precisamos que confirme que pretende o detalhe do seguinte serviço:• Cxxxxxxx• NOS3i_100Mb_NPVR (166) (Sxxxxxxxxx).


Depois terá de confirmar o pedido:



Tudo isto me parece mais uma forma de LIMITAR o ACESSO a toda a informação que deveria estar disponível sem qualquer intervenção do utilizador!

Para além disto, a ÁREA de UTILIZADOR não fica com qualquer informação do PEDIDO, e a opção de PEDIDO apresenta exactamente o mesmo teor, não informando o cliente se está a fazer um pedido para ter ou deixar de ter a FACTURA COM INFORMAÇÃO ADICIONAL!

Uma tremenda confusão que a NOS parece querer manter...

Reputação 7
Crachá +5
https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/como-saber-o-periodo-de-fidelizacao-165/index13.html#post61489
ATENÇÃO A TODOS OS UTILIZADORES que pretendem activar o a FACTURA COM INFORMAÇÃO ADICIONAL (com informação de período de fidelização)

O pedido pelo site da NOS (área de cliente) NUNCA funcionou para mim! Mesmo os pedidos manuais NUNCA foram atendidos! Tive mesmo de ligar para o APOIO e pedir para falar com facturação)

O PEDIDO SÓ FICA EFECTIVO QUANDO O CLIENTE CONFIRMAR o mesmo ATRAVÉS DE UM LINK ENVIADO POR EMAIL!!! SE NÃO RECEBER O EMAIL, a factura com informação adiciona NÃO FICA ACTIVA!!!


Caro(a) cliente,
Por favor, confirme que pretende a sua fatura com informação adicional Recebemos o seu pedido para passar a receber a fatura com informação adicional que inclui o detalhe do período de fidelização e o valor dos encargos associados.
Precisamos que confirme que pretende o detalhe do seguinte serviço:• Cxxxxxxx• NOS3i_100Mb_NPVR (166) (Sxxxxxxxxx).
Depois terá de confirmar o pedido:



Tudo isto me parece mais uma forma de LIMITAR o ACESSO a toda a informação que deveria estar disponível sem qualquer intervenção do utilizador!

Para além disto, a ÁREA de UTILIZADOR não fica com qualquer informação do PEDIDO, e a opção de PEDIDO apresenta exactamente o mesmo teor, não informando o cliente se está a fazer um pedido para ter ou deixar de ter a FACTURA COM INFORMAÇÃO ADICIONAL!

Uma tremenda confusão que a NOS parece querer manter...


Primeiramente apareceu como pedido de DETALHE MÍNIMO, posteriormente passou a INFORMAÇÃO ADICIONAL.
Reputação 7
Crachá +2
Primeiramente apareceu como pedido de DETALHE MÍNIMO, posteriormente passou a INFORMAÇÃO ADICIONAL.

Sim, a designação foi mudando!

O problema é que:

1) O cliente NÃO sabe se tem a factura com informação ADICIONAL ACTIVA ou não!

2) Quando faz o pedido pela área de cliente, NÃO recebe o EMAIL de CONFIRMAÇÃO (e como não sabe que tem de receber o email de confirmação e CONFIRMAR, não sabe se o pedido ficou activo ou não, porque não há forma de consultar o estado!!!!)

Comentário