Skip to main content
Header
Byte
April 6, 2023
Respondido

como desactivar autenticação de duas etapas ?

Boa tarde,

Gostava de saber como desativar autenticação de duas etapas no acesso a área de cliente da NOS ???

Para já não pedi para a NOS me ativar isso, por outro lado não tenho dados bancários na área do cliente por isso não me interessa este nível de segurança, pois se por algum motivo se não tiver o telemóvel com bateria não vou conseguir entrar na área de cliente. Por outro lado este nível de autenticação só dá mais trabalho, que para mim não se justifica.

É uma situação abusiva da NOS por ativar isto à revelia do cliente …

Os meus cumprimentos,

Pedro

Melhor resposta por João H.

Boa tarde,

Agradecemos o vosso testemunho @Pedro Casquilho e @Jose Rodrigues.

A NOS privilegia a segurança dos clientes, o código que é enviado para o contacto móvel associado à Conta NOS, é uma segunda autenticação com o objetivo de salvaguardar acessos indevidos. Assim sempre que tenta fazer o acesso num novo equipamento ou depois de terminar a sessão é necessário validar duas etapas de autenticação.

Em alternativa pode ser enviado o código de autenticação para o e-mail de registo que usou para fazer o login. Esta opção surge após 3 tentativas incorretas de inserção do código enviado por SMS

Por favor, falem connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

31 Comentários

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    December 5, 2023

“Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e como tal, todas as sugestões são analisadas internamente.”

E como se desactiva a dupla auten ticação ? …  

Não é possível desativar, por outro lado, o erro na inserção do código por 3 vezes permite receber um novo código no email, mas como se processa ? Erra sem receber códigos no telemovel ? Ou precisa receber os 3 codigos no telemovel e errar na inserção ? É que se for assim, então é preferivel inserir logo o primeiro e arrumar o assunto.

Kilobyte
    December 5, 2023

ok obrigado 

João H.
    Gestor da comunidade
    December 5, 2023

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Nun01979, e a ajuda do @Jose Rodrigues.

No caso apenas necessita de inserir um código errado 3 vezes, para que o método de envio seja alterado para o email token.
    Para tal, apenas é necessário realizar o envio de token via SMS pela primeira vez e falhar a inserção do mesmo.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    January 18, 2024

Vou fazer reclamações até desativar a autenticação de 2 passos.
    Vai para o livro de reclamações.

Isto é muito chato porque tenho 2 casas com o acesso e isto não justifica para entrar nas configurações e ter de autenticar.
    Se eu a pessoa que tenho os acessos não conseguir atender o tlm a outra pessoa não consegue aceder.

João H.
    Gestor da comunidade
    January 18, 2024

Boa noite @Asvantibai,

Agradecemos o seu testemunho.

A autenticação em 2 etapas foi implementada de forma a aumentar a segurança de todos os nossos utilizadores.

Podemos sugerir que, separe os contratos em contas distintas, de forma a que a pessoa que se encontre na segunda morada possa fazer a gestão sem necessidade de recorrer ao token enviado para o seu número.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    January 18, 2024

Boa noite @Asvantibai,

Agradecemos o seu testemunho.

A autenticação em 2 etapas foi implementada de forma a aumentar a segurança de todos os nossos utilizadores.

Podemos sugerir que, separe os contratos em contas distintas, de forma a que a pessoa que se encontre na segunda morada possa fazer a gestão sem necessidade de recorrer ao token enviado para o seu número.

Obrigado

Desde já também não é viável isto porque tanto a outra pessoa pode estar x tempos numa casa como eu posso estar x tempos na outra casa.
    Querem garantir a entrada de um router na casa?
    Só quer quem quer, não é por vossa obrigação.
    Tenho de ver o que as outras operadoras oferecem.
    Desde já vou começar a reclamar e ver alterativas.

João H.
    Gestor da comunidade
    January 18, 2024

Boa noite,

Lamentamos o inconveniente @Asvantibai contudo, não é possível desativar este método de segurança.

Agradecemos ainda o seu testemunho sobre este tema. A sua partilha é importante para que possamos continuar a melhorar.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Kilobyte
    January 18, 2024

Não é desactivado só porque vocês querem.
    Acho que vou ter que ver leis se realmente é obrigatório ou não.
    Isto porque se a lei não obrigar então acho que posso contestar.

Bruno Aleixo
    Super User
    Super User
    January 18, 2024

Não é desactivado só porque vocês querem.
    Acho que vou ter que ver leis se realmente é obrigatório ou não.
    Isto porque se a lei não obrigar então acho que posso contestar.

Legalmente isso não chega a lado nenhum meu amigo. a autenticação é um bocado chata às vezes, mas é o que é, também preferia que fosse possível ter um firmware menos martelado. 

Mas de volta ao problema, o que precisas é que às vezes outra pessoa tenha acesso ao router? uma solução também pode ser ligares um router teu depois do da nos e esse já tem acesso localmente.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
    Byte
    September 10, 2024

Boa tarde , aconteceu me uma situação e não sei como. Acontece que o número de telemovél para a dupla autenticação não é o meu , ou seja é impossivel receber e saber o código de acesso. Também já tentei várias vezes errar o código para vir por email , mas não acontece nada e só diz que o codigo de acesso é inválid pois está errado.Como posso alterar o número da dupla autenticação para receber no meu número , e não no que la está?