Header
Pergunta

Como conseguir que o Apoio ao Cliente da NOS apoie os clientes da NOS na realização de portabilidades?


Exmos. Srs.

 

Tornei-me cliente da NOS em meados de Fevereiro de 2021 após ter sido cliente da Vodafone por seis anos.

 

Na altura da celebração do contrato de internet fixa, televisão por cabo, telefone fixo e dois telemóveis, informaram-me que perto do final do mês (que em fevereiro seria dia 28) deveria contatar a NOS para proceder à portabilidade dos dois números de telemóvel.

 

Assim fiz e na quinta feira, dia 25 entrei em contato para o serviço de apoio aos clientes da NOS. Disseram-me que deveria preencher os formulários que acompanhavam os SIM's e enviar fotografia desses formulários preenchidos para o endereço manter@nos.pt.

 

Ao questionar quando o devia fazer, fui informado que o poderia fazer com 48h de antecedência relativamente ao fim do mês porque o serviço funcionava durante o fim de semana e esse intervalo de tempo era mais do que suficiente para concretizar a portabilidade. Não me foi dada mais nenhuma informação adicional, a não ser o conselho da funcionária para telefonar algumas horas depois do envio para verificar se o processo tinha sido iniciado.

 

Na sexta feira, dia 26 de fevereiro, enviei pelas 16:26 o mail com os dois formulários preenchidos, porque a minha filha usa o telefone dela para a sua atividade profissional e se houvesse interrupção de serviço durante o fim de semana não seria tão problemático para ela.

 

Por volta das 21h de sexta feira telefonei de novo para a linha de apoio ao cliente, tendo sido informado que o pedido não estava no sistema, mas que isso não era anormal porque provavelmente teria sido rececionado há pouco tempo e não tinham ainda tido tempo para meter a informação em sistema.
 

Na manhã de domingo, dia 28 de fevereiro, tendo estranhado ainda não ter havido alteração do serviço dado que a informação que tinha era que o procedimento demorava até 48h, telefonei e a funcionária que me atendeu no mesmo serviço de atendimento ao cliente da NOS disse-me que o pedido não estava no sistema. 

 

Tendo pedido para falar com o supervisor para que ele me indicasse a razão do sucedido, foi-me dito pelo supervisor que a secção da NOS responsável pela realização das portabilidades não funcionava ao fim de semana e que a informação em contrário que me tinham inicialmente dado era incorreta.

 

Na linha de apoio ao cliente não podiam sequer verificar se o mail tinha chegado, mas disseram-me que quando o mesmo fosse recebido eu seria contactado de alguma forma. Suspeitando que poderia haver um problema qualquer com o envio ou receção dos emails, eu fui reenviando a mensagem periodicamente até que pelas 14.22 desse mesmo domingo recebi uma confirmação por SMS (oriunda do serviço que horas antes o supervisor da linha de apoio ao cliente me tinha garantido que estaria fechado durante o fim de semana) a informar que o pedido tinha sido registado com o número INC000097188858 e que estaria resolvido até dia 5.

Fui assim confrontado com o facto de me terem dado mais uma informação incorreta, e o período de tempo necessário para a concretização de uma portabilidade não são 48 horas mas sim cinco dias.

 

Não recebi mais nenhuma informação da NOS até hoje dia 4, quando resolvi telefonar para me informar sobre o andamento do processo.

 

Após muito tempo de espera para que a funcionário conseguisse encontrar a informação solicitada (numa chamada que eu estava a pagar como fui prontamente informado no início da mesma) foi-me indicado que o pedido tinha sido recusado logo no dia 1 porque o meu cartão de cidadão estava caducado desde 2015.

 

Esta situação é estranha a vários níveis. Primeiro, porque eu não tinha enviado com os pedidos de portabilidade nenhum cartão de cidadão porque desconhecia que era necessário - e dias antes, quando efetuei o contrato com a  NOS, tinha remetido um cartão de cidadão válido.

 

Penso que o cartão a que a jovem que me atendeu estava a referir-se seria um que estaria em sistema desde quando fui cliente da NOS numa outra casa por volta de 2010. Face a tanta informação estranha, pedi para falar com o supervisor e este veio com uma narrativa diferente.

 

Assim, o pedido teria sido recusado porque não vinha acompanhado de nenhum CC, como era indicado que seria necessário no formulário. Neste particular, eu tenho que admitir que ele tinha razão, porque em letras pequenas, no verso do formulário, é referido que deve ser enviada uma cópia do documento de identificação.

 

Referi então a esse supervisor, de nome Francisco Maria Leandro e Silva, que:
a) desconhecia essa necessidade,

b) que ela não me tinha sido indicada em nenhum dos múltiplos contatos com a NOS (o vendedor com quem concretizei o contrato, o instalador que me entregou os SIM’s e a funcionário da linha de apoio ao cliente que me tinha explicado como proceder para solicitar a portabilidade),

c) que a NOS tinha em sistema o meu CC porque eu tinha feito um contrato com eles dias antes.

 

Aproveitei também para o questionar sobre o porquê de não me avisarem desse problema com o pedido.

 

Ele respondeu que também não sabia porque a secção das portabilidades não me tinha dado essa informação, não sabia porque não me tinha sido chamada a atenção para  a necessidade da inclusão do Cartão de Cidadão na mesma mensagem que o pedido de portabilidade.

 

Quando eu lhe chamei a atenção para o ridículo de ter que mandar num mail para uma entidade a mesma imagem que já tinha enviado dias antes para a mesma entidade, ele disse que desconhecia a razão desse porquê, e nem tinha forma de saber como essa secção está organizada.

 

Uma afirmação destas vindo da parte de um supervisor dum serviços de apoio ao cliente pareceu-me anedótica. Se ele não sabe nem tem maneira de saber como funcionam os serviços da sua empresa, como está num cargo de supervisão de apoio aos clientes dessa empresa? 

 

Mas o pior veio depois, porque ele indicou que eu deveria tornar a mandar a informação por mail e o processo daria de novo entrada. Ou seja, voltávamos à estaca zero após seis dias de contatos e de tempo perdido.

 

Eu respondi que o faria se me fosse indicado um contacto que seguisse o meu processo, de modo a ter um interlocutor específico para evitar estar a ser de novo induzido em erro por informações incorretas por parte do serviço de apoio ao cliente da NOS.

 

Perante a recusa ao meu pedido, solicitei que me passasse ao seu superior ao que ele me respondeu que não havia ninguém acima dele. Não fiquei nada agradado e a conversa terminou por aí.

 

De modo que o que tive que fazer foi esquecer que eu era o cliente e que estava seis dias e quatro contactos depois de iniciar um procedimento e mandei de novo um mail - o que fiz pelas 15:11, tendo recebido pelas 21:31 nova informação que o meu pedido tinha ficado registado com o número INC000097468428 e que seria resolvido até dia 9 de Março.

 

Ao longo de todo este processo não existe aqui em momento nenhum violação dos meus direitos como cliente? Todos os contornos desta situação são legais? Sinceramente eu sinto-me abusado. Abusado pela empresa e abusado pelas pessoas que eu contatei e que não revelaram em qualquer momento vontade de me ajudar. 

 

Uma operadora pode tratar assim impunemente os seus clientes? Sinto que não devia ser permitido que um cliente seja reduzido a uma situação de total dependência de um serviço (denominado de apoio ao cliente) que, de forma sistemática (ao longo de 5 contactos diferentes), o induziu em erro através da prestação de informações incorretas, incompletas e contraditórias, não mostrando depois qualquer tipo de consideração pela situação em que tinha colocado o cliente, nem apresentando qualquer tipo de solução alternativa ao procedimento que já tinha revelado apresentar falhas graves.

 

Devido a esta situação, a minha filha - que presta serviços que são encomendados através de contactos telefónicos dos clientes - está desligada da sua base de clientes, prevendo-se que a situação se mantenha até dia 9…. na melhor das hipóteses, claro...

 

Os funcionários dos serviços de prestação de apoio não têm formação nem controlo da sua performance? Não têm acesso a sistemas de informação a que possam recorrer para prestar informações corretas aos clientes sobre o funcionamento das diversas seções da NOS, (como me foi afirmado pelo segundo supervisor, o tal Francisco Maria Leandro e Silva?)

 

Não existe um sistema de acompanhamento que permita que um cliente que já tenha sido prejudicado não seja obrigado a seguir o procedimento padrão, e não existe ninguém que permita desbloquear as situações problemáticas que um supervisor não sabe – ou não quer – resolver?

 

Não é função de um supervisor ter mais conhecimentos que os responsáveis pelo atendimento corrente? Não é suposto terem acesso a mais meios para resolver as situações problemáticas?

 

Ao fim de 5 contactos, continuo sem saber se fazem ou não portabilidades aos fins de semana, como me foi indicado no primeiro contato e as datas indicadas nos dois SMS induzem, mas me foi jurado a pés juntos pelo supervisor da linha de apoio ao cliente com que falei no domingo de manhã.

 

Não existe na NOS um sistema de informação ou de feedback aos clientes em tempo útil, que sirva para indicar - em tempo útil repito - se, por exemplo, uma mensagem de email foi recebida, em que  parte do processamento se encontra o seu pedido, etc?

 

Gostaria de saber se não haverá maneira de ressarcir a minha filha do potencial prejuízo que esta demora vai acarretar e se não há maneira de me ressarcir deste incómodo e de todo o tempo (e chamadas pagas para a linha de apoio ao cliente da NOS) que me estão a obrigar a passar?

 

E, finalmente, gostaria também de saber de vós se esta ação é considerada de justa causa para poder cancelar o meu contrato com a NOS.

Bendita Vodafone, que saudades que eu tenho de ti e que calafrios eu sinto só de pensar que vou ter que passar dois anos nas mãos de gente como a que me tem atendido na NOS.

 

Os melhores cumprimentos

João Carlos de Sousa

Cliente NOS C238236401

 


14 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx - nas informações do site : “  juntar uma cópia do seu documento de identificação “. realmente refere.

Também refere 3 dias úteis para a portabilidade, logo os 5 dias.

 

  “ ..Se ele não sabe nem tem maneira de saber como funcionam os serviços da sua empresa, como está num cargo de supervisão de apoio aos clientes dessa empresa? .. “

  • A empresa tem diversos setores, o supervisor sabe do setor dele e não dos outros. E isto não é um cargo de supervisão de apoio aos clientes. Eles não estão lá para ajudar os pedidos dos clientes. Eles estão lá para ajudar/controlar(faltas,pausas,etc) dos gestores de contacto.

“ .. um contacto que seguisse o meu processo, de modo a ter um interlocutor específico para evitar estar a ser de novo induzido em erro por informações incorretas por parte do serviço de apoio ao cliente da NOS. .. “

  • isto não é possivel pedir. Uma pessoa não vai ficar encarregue de um cliente.

“ .. Não é função de um supervisor ter mais conhecimentos que os responsáveis pelo atendimento corrente? Não é suposto terem acesso a mais meios para resolver as situações problemáticas?  ..”

  • Não é suposto não. Eles deverão ter praticamente os mesmos conhecimentos. Se houvesse outros meios que resolvessem a situação eles já tinham sido utilizados.
Reputação 7
Crachá +5

@jcmsousa Bom dia, para que a moderação do Fórum possa ajudar,  remeta por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum. O numero que divulga no seu comentário, que não deve ser público, será removido por um moderador/a.

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx - nas informações do site : “  juntar uma cópia do seu documento de identificação “. realmente refere.

Também refere 3 dias úteis para a portabilidade, logo os 5 dias.

 

Meu caro Guimas, claro que diz lá, mas se eu tivesse ido à procura na net e lesse as letras pequeninas dos papeis todos não teria perguntado à linha de apoio ao cliente e não me tinham dado informações erradas e incompletas. Não sei se percebeu o que eu escrevi, nomeadamente o nome do meu post. Se os que estão lá não podem fazer nada nem dar informações corretas, o que estão a fazer lá? Para que serve ao cliente gastar dinheiro a falar com uma série de alminhas que não sabem responder corretamente nem o auxiliar quando tem problemas?  

 

  “ ..Se ele não sabe nem tem maneira de saber como funcionam os serviços da sua empresa, como está num cargo de supervisão de apoio aos clientes dessa empresa? .. “

  • A empresa tem diversos setores, o supervisor sabe do setor dele e não dos outros. E isto não é um cargo de supervisão de apoio aos clientes. Eles não estão lá para ajudar os pedidos dos clientes. Eles estão lá para ajudar/controlar(faltas,pausas,etc) dos gestores de contacto.

Idem para esta. Se a função do serviço de apoio é apoiar o cliente da NOS e o supervisor não pode apoiar mais do que o outros - que não sabem responder corretamente - todo o serviço de apoio precisa de ser repensado.
Não se pode é deixar cliente ficar na mão de uma série de ignorantes que o vão empurrando de Herodes para Pilatos e obrigando a fazer múltiplas vezes as mesmas rotinas até que - por milagre ou porque o cliente procura outras formas de obter a informação - as coisas acabem por dar certo .

“ .. um contacto que seguisse o meu processo, de modo a ter um interlocutor específico para evitar estar a ser de novo induzido em erro por informações incorretas por parte do serviço de apoio ao cliente da NOS. .. “

  • isto não é possivel pedir. Uma pessoa não vai ficar encarregue de um cliente.

O meu amigo não anda muito bem informado. A MEO tem uma equipe de resolução de problemas que dá apoio personalizado - as outras operadoras também deve ter. Eu, no meu banco, tenho um funcionário específico que trata das minhas questões. Tenho também um médico generalista e especialistas específicos tato no SNS como na clínica onde também vou. 
O meu amigo deve viver num mundo muito cruel e despersonalizado, por isso nem estranha que o Serviço de Apoio da NOS dê informações erradas, contraditórias, incompletas e seja incapaz de informar ou ajudar os clientes a resolver os problemas.

“ .. Não é função de um supervisor ter mais conhecimentos que os responsáveis pelo atendimento corrente? Não é suposto terem acesso a mais meios para resolver as situações problemáticas?  ..”

  • Não é suposto não. Eles deverão ter praticamente os mesmos conhecimentos. Se houvesse outros meios que resolvessem a situação eles já tinham sido utilizados.

Ok, então de acordo com a sua opinião trata-se então de um serviço em que um ignorante supervisiona outros ignorantes, e por supervisionar entende decidir quem é que faz xixi ou cócó primeiro e tomar o lugar deles quando eles vão fazer as suas necessidades. Só me vem ajudar, meu caro Guimas - supervisionar tem que ser bem mais do que isso.
Para bem de todos (clientes, supervisores e supervisionados) isso deve mudar. O meu amigo talvez esteja confortável com isso, mas eu isso um absurdo - se pensar bem no assunto, talvez compreenda.
E depois, há umas coisas chamadas sistemas de informação e outras chamadas cursos de formação que conseguem transformar ignorantes em pessoas conhecedoras daquilo que devem fazer. A NOS precisa destas duas coisas. 

Reputação 7
Crachá +5

@jcmsousa Bom dia, para que a moderação do Fórum possa ajudar,  remeta por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum. O numero que divulga no seu comentário, que não deve ser público, será removido por um moderador/a.

Boa tarde, para enviar mensagem privada clique aqui: @Fórum 

 

Pessoal - vim aqui para vos fazer um update:

Recebi pela App da NOS no telemóvel a informação de que a data previsível para a resolução da portabilidade deixou de ser o dia 9 de março, mas passou a ser o dia …. 11 de março.
Não referem de que ano estão a falar, mas eu tenho a secreta esperança que seja 2021.

Espero não me estar a enganar.

 

Não percebo como é possível tanta incompetência, Meu Deus…. 

Reputação 7
Crachá +2

Eu apenas tentei transmitir-lhe como as coisas funcionam. Não sei se alguma vez trabalhou em callcenter para ter ideia .. é tudo muito bonito como as coisas DEVERIAM funcionar, mas na prática é dificil chegar a esses pontos.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @jcmsousa, @Guimas e @Jose Rodrigues

Lamentamos a demora. 

@jcmsousa, para podermos ajudar nas questões que nos refere, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

Obrigada

Olá Ana P.

Já fiz isso há dois dias e continuo sem resposta. Aliás, a resposta que tive dos serviços da NOS foi atrasarem ainda mais a data prevista de portabilidade que agora já vai no dia 11 de março. Isto para um processo iniciado a 25 de fevereiro :-( (conforme podem verificar pelas datas e descrições dos tickets de contato)

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @jcmsousa,

Lamentamos a demora.

Vamos responder à sua nova mensagem logo que possível.

Obrigada

Olá desfortunados clientes da NOS - mais uma atualização da telenovela mexicana “Como NÃO conseguir fazer portabilidades NEM dar informações certas aos clientes”

Claro que fiz queixa da situação a todas as autoridades possíveis - desde o ministério da economia ao livro de reclamações, passando pelo provedor do cliente da NOS e pela ANACOM.
Todos estão mudos e quedos - ou se estão em atividade, estão a esconder-me isso convenientemente…  - com exceção do Livro de reclamações que entrou de imediato em contato com a NOS que “resolveu” o problema enviando-me o seguinte mail:
-----

[Este endereço não está programado para receber e-mails. Pode contactar-nos através dos meios alternativos em aqui]

Caro Cliente,

 Analisámos a reclamação que apresentou no livro e tivemos oportunidade de lhe prestar os esclarecimentos por telefone.

 Tal como tivemos oportunidade de lhe transmitir, a portabilidade dos números que nos indica foi concretizada no dia 09-03-2021.

 Informamos que, atendendo à situação em apreço, procedemos a um crédito em fatura no valor de €119,98, correspondente à oferta de 2 mensalidades do serviço, a constar na próxima fatura a emitir.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para si.

Informamos que, para a resolução de conflitos de consumo, os clientes consumidores têm ao seu dispor as entidades de Resolução Alternativas de Litígios de Consumo, cujos contactos podem ser consultados em www.nos.pt.

Obrigado,

Margarida Proença

Serviço ao Cliente

 

Até aqui tudo bem, certo? problema resolvido, certo?

Só que - estranhamente - nem falaram comigo ao telefone nem fizeram a portabilidade.

Ou seja, acho que agora vou ter que fazer queixa também destes - Isto de ser cliente da NOS é um emprego para 8 horas por dia!!!!

 

 

Eu apenas tentei transmitir-lhe como as coisas funcionam. Não sei se alguma vez trabalhou em callcenter para ter ideia .. é tudo muito bonito como as coisas DEVERIAM funcionar, mas na prática é dificil chegar a esses pontos.

Olá Guimas,

Como as coisas são, creio que todos os utilizadores deste forum sabem - senão não estariam aqui a reclamar exatamente “de como as coisas são”. O propósito de todos - eu incluído - é que as coisas deixem de ser a porcaria que são e passem a ser aquilo que nós - os clientes e os funcionários competentes da NOS - merecemos que sejam.

E se ficarmos calados e não apontarmos o que está mal e como deveria ser se estivesse bem, as coisas não vão mudar - porque para a NOS estar a funcionar tão mal (e pelo que vejo agora, há tanto tempo) é porque há muita gente dentro dela que se está a dar bastante bem com o atual estado de coisas.
Mas a NOS não está sozinha - não é um monopólio - e o meu amigo sabe o que acontece a quem funciona mal por muito tempo? torna-se irrelevante e acaba por sair de cena.

Estou, por isso, a dar o meu pequeno contributo para que a NOS não se torne irrelevante. Todos nós beneficiaremos um poucochinho com este tempo que estou perdendo.

Cumprimentos

João Carlos Sousa

Reputação 7
Crachá +2

Olá @jcmsousa,

Confirma-nos, por favor, que a situação foi resolvida e que neste momento já tem acesso aos números?
Obrigada

Sim, como tive oportunidade de dizer à sua colega, ontem, já depois das 16 - ou seja 5 horas após o mail que referia o problema como resolvido e que tinham falado comigo ao telefone.

Patético.... não me ocorre outra palavra.

Reputação 7
Crachá +2

Lamentamos a situação @jcmsousa.

Ainda bem que neste momento a situação já está resolvida.

Se precisar da nossa ajuda, continuamos disponíveis.

Obrigada

Comentário