Header
Respondido

Cobrança indevida de chamadas telefónicas para os serviços de apoio 16990


Boa tarde 

 

Liguei no dia 01/05/2020, por volta do 12h contactei o vosso serviço de apoio ao cliente no seguimento de uma sms que recebi a cobrar o valor mensal do serviço de televisão, net e telefone. Iniciei o contrato do pacote no dia 13/04 (dia da instalação). Quando aderi ao pacote foi me mencionado que teria direito à primeira mensalidade gratuita. Como tal não aconteceu decidi ligar para o serviço de apoio. Nesta chamada também tratei do facto de nem contrato me terem enviado e do facto de este não estar a ser encontrado pelo assistente. Assim a chamada duro 1186 segundos, sendo me cobrado um custo de 6,90€. Acho inconcebível me cobrarem este custo de chamada quando não está disponibilizado de forma directa um mail para que possamos contactar a empresa e o único número de apoio ao cliente ser pago. E tendo em conta que o problema ser da empresa acho completamente fora do normal cobrarem este valor para esclarecer os equívocos a que fui induzida. 

icon

Melhor resposta por Tiago C. 6 May 2020, 12:10

Ver pergunta inicial

19 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde 

 

Liguei no dia 01/05/2020, por volta do 12h contactei o vosso serviço de apoio ao cliente no seguimento de uma sms que recebi a cobrar o valor mensal do serviço de televisão, net e telefone. Iniciei o contrato do pacote no dia 13/04 (dia da instalação). Quando aderi ao pacote foi me mencionado que teria direito à primeira mensalidade gratuita. Como tal não aconteceu decidi ligar para o serviço de apoio. Nesta chamada também tratei do facto de nem contrato me terem enviado e do facto de este não estar a ser encontrado pelo assistente. Assim a chamada duro 1186 segundos, sendo me cobrado um custo de 6,90€. Acho inconcebível me cobrarem este custo de chamada quando não está disponibilizado de forma directa um mail para que possamos contactar a empresa e o único número de apoio ao cliente ser pago. E tendo em conta que o problema ser da empresa acho completamente fora do normal cobrarem este valor para esclarecer os equívocos a que fui induzida. 

Possivelmente terá ligado de outra rede. É grátis o 16990 apoio tecnico opção 3 quando a chamada é feita da rede NOS fixa ou móvel. 

Reputação 7
Crachá +2

Pode pedir pela área de cliente o reembolso. Duma próxima chamada, se tiver custo peça para lhe ligarem de volta assim que atenderem.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS, @Mariana Rodrigues

A chamada para o 16990 pode ter custos associados, saiba mais aqui

Contudo, para analisarmos a situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS. 

Reputação 7
Crachá +2

O “gamanço” nas chamadas de apoio vai acabar dentro de poucos meses! Finalmente…

 

https://www.tsf.pt/portugal/politica/aprovada-proposta-que-elimina-chamadas-de-valor-acrescentado-no-apoio-ao-cliente-13065875.html

 

Em causa está uma medida que passa a impedir os fornecedores de bens e prestadores de serviços de disponibilizar "números especiais de valor acrescentado com o prefixo '7', para contacto telefónico dos consumidores ou clientes" ou "apenas números especiais, números nómadas com o prefixo '30', ou números azuis com o prefixo '808'" para contacto telefónico dos consumidores ou clientes.

Boa noite .

Aguardo que me respondam qual a lógica de me cobrarem uma chamada feita do telefone associado ao contrato para o vosso apoio 16990.

Cumprimentos 

Pedro Macedo

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite .

Aguardo que me respondam qual a lógica de me cobrarem uma chamada feita do telefone associado ao contrato para o vosso apoio 16990.

Cumprimentos 

Pedro Macedo

Bom dia, a chamada para o 16990 apoio técnico é gratuita se marcar a opção 3. Dentro das outras opções a chamada é cobrada consoante o tempo que demorou até ao limite de €1.50. Se enviar o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum a moderação poderá analisar a situação e providenciar o crédito do valor que lhe foi cobrado, se for caso disso.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @PEDRO MACEDO,

Lamentamos a demora na resposta.

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigada

Boa noite

por ter sido adicionado um numero de telemóvel indevido e nunca requisitado à minha fatura, e a qual aumentou a minha fatura em 12euros, o meu filho teve que ligar para a linha de apoio 16990 através do seu telemóvel que pertence a NOWO. Após quase 45min para resolver o problema, foi-lhe cobrado 20eur do seu saldo de telemóvel, visto que esse numero nunca foi pedido por mim, e ter sido um problema técnico da vossa parte solicito que seja restituído o valor cobrado, pois desde a cobrança que ele já não consegue efetuar chamadas para outras redes.

junto envio comprovativo em anexo do valor cobrado.

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @INES BRITO,

Vamos analisar a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Ocultámos a imagem com o detalhe das chamadas no seu comentário, porque contém dados pessoais.

Obrigada

Boa tarde,

Venho expor uma situação semelhante.

Fiz um novo contrato com a NOS e no dia da instalação ocorreu um problema, tendo sido solucionado através da linha de apoio ao cliente e falando com um assistente.

A chamada foi efetuada a partir de um número de telemóvel NOS associado - há muitos anos - a um outro contrato de TV+Net+Tlf+Tlm.

Foi-me cobrado 1,50€ pela chamada de 7min.

Desloquei-me à loja da NOS de Almada onde me indicaram que, nesta situação, poderia ser realizado o reembolso.

Consultei os meus pedidos na área de cliente, e este assunto tem o estado de “Fechado”, mas não foi solucionado. Como devo proceder?

 

Cumprimentos,

HMPS

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Venho expor uma situação semelhante.

Fiz um novo contrato com a NOS e no dia da instalação ocorreu um problema, tendo sido solucionado através da linha de apoio ao cliente e falando com um assistente.

A chamada foi efetuada a partir de um número de telemóvel NOS associado - há muitos anos - a um outro contrato de TV+Net+Tlf+Tlm.

Foi-me cobrado 1,50€ pela chamada de 7min.

Desloquei-me à loja da NOS de Almada onde me indicaram que, nesta situação, poderia ser realizado o reembolso.

Consultei os meus pedidos na área de cliente, e este assunto tem o estado de “Fechado”, mas não foi solucionado. Como devo proceder?

 

Cumprimentos,

HMPS

 

Boa tarde, envie para o perfil @Fórum o seu numero de cliente NOS para que os moderadores possam pedir o crédito da chamada.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @HMPS,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Como sugerido pelo @Jose Rodrigues, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado 

Cobraram-me a  chamada o mês passado por causa de uns cabos que tinham arranjado provisoriamente por um acidente  de um carro contra o poste ,demorou 3 meses a por no devido lugar . Cobraram me essa chamada e agora por perguntar ao apoio técnico o porque do valor diferente na fartura ,disseram que tambem me iriam cobrar essa chamada .Muito pouco profissional empresas de telecomunicação cobrarem por chamadas ao apoio cliente se for a loja também tenho que pagar o funcionário para tirar duvidas querem ver . Enfim lamentável ,,,

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @mi23,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado 

Bom dia,

 

Cobraram a chamada efetuada para o 16990 quando me tinham dito na altura que não iriam cobrar, uma ve que a culpa é vossa e que o erro de faturação tinha sido vosso.

Poderia voltar a contactar para informar do caso, mas ainda me cobram novamente. Por isso peço que veirifiquem e que façam a nota de credito do valor da chamada.

 

Chamada efetuada a 13/09/2022 às 18:36:37.

 

Obrigada pela atenção.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia,

 

Cobraram a chamada efetuada para o 16990 quando me tinham dito na altura que não iriam cobrar, uma ve que a culpa é vossa e que o erro de faturação tinha sido vosso.

Poderia voltar a contactar para informar do caso, mas ainda me cobram novamente. Por isso peço que veirifiquem e que façam a nota de credito do valor da chamada.

 

Chamada efetuada a 13/09/2022 às 18:36:37.

 

Obrigada pela atenção.

Bom dia, para que a moderação do Fórum possa analisar e ajudar na questão que reporta na sua mensagem, deve enviar uma mensagem privada com o seu numero de cliente para o perfil @Fórum.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Vitor90.

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa tade,

@João H. já enviei mensagem privada para @Fórum.

obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Vitor90,

Agradecemos o seu testemunho.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado 

Comentário