Skip to main content
Header
Kilobyte
October 31, 2021
Pergunta

cobrança de 3 euros indevidamente

Boa noite, 

Este mês recebi fatura com cobrança de 3 euros, indevidamente. Já no mês anterior aconteceu isso e disseram- me que foi por ter pago com 2 dias de atraso.  Desta vez não há motivos para tal,  uma vez que paguei até dia 1. Estou a cansar- me destas cobranças.

80 Comentários

Mário P.
    Gestor da comunidade
    April 7, 2024

Pode, por favor, indicar-nos onde referimos 3 dias, por favor, @JPMREclamaçao 

Como pode verificar, aqui, pertenço à Moderação do Fórum NOS, pelo que a decisão manter-se-á. Adicionalmente todos os comentários que sejam considerados sem conteúdo ou que não estejam relacionados com o tema abordado, ou seja, a aplicação da taxa de atraso ou sobre serviços, ou ainda sobre produtos NOS, será então suprimido. 

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    April 7, 2024

Recordamos que a taxa é apenas aplicável ao 3.º dia após o término da data-limite de pagamento, @CRA13, e como indicado, seguindo todas as orientações da entidade reguladora das telecomunicações. 

Quanto às indisponibilizações e compensações é o que indicámos, salvo excepções. 

Obrigado

Vc tem memória curta e nem se dá ao trabalho de analisar o que responde…...

Mário P.
    Gestor da comunidade
    April 7, 2024

Compreendemos a sua questão, @JPMREclamaçao

Mas a informação encontra-se correcta. Isto é, sempre que o cliente se atrasa no pagamento da fatura, 2 dias após a data limite de pagamento, ou seja se pagar no 3.º, é cobrado o valor de €3,50 na fatura imediatamente seguinte.

Caso tenha alguma questão adicional, por favor, fale connosco. 

Estamos disponíveis para ajudar. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Olaf
    Super User
    Super User
    April 7, 2024

Acho que devia haver forma de isentar a aplicação desta taxa àqueles que por norma cumprem, e tratar-se apenas de um caso isolado. Atrasos acontecem 

Kilobyte
    April 7, 2024

O problema é que vcs cobram mais de 10% da fatura que é absurdo , isso dá um juro de 2000% ao ano , por isso não é legal, se querem cobrar tem de cobrar com as taxas legais de atraso com base nos juros publicados e fazer o calculo ao dia de atraso , não é espetar com um juro de 2000% ao ano e aumentar a fatura em 10% vcs não podem fazer isso e vou provar-vos judicialmente que não podem fazer isso , mais e irei pedir a devolução indevida de tudo o que foi cobrado acima da taxa de juro de referência a todos os clientes da NOS desde o inicio deste absurdo, e se tiver de ir para o Tribunal Europeu e para a comissão europeia para gerar um decreto de lei irei. Nunca tinha reparado nisto , mas vcs aproveitam-se dos mais fracos para ganharem milhões a roubar quem trabalha. Eu vou começar a descontar também sempre que o serviço não estiver em condições o valor correspondente a uma taxa de juro de 2000% ao ano, e se vierem com tretas de empresas de cobrança levam logo com um processo em tribunal….não são só vcs que ditam as regras unilateralmente e prejudicam um povo que vos tem dado milhões a ganhar ….tal como nos bancos não há mérito nenhum nos vossos resultados para os stakeholders , com taxas e taxinhas roubam as pessoas a acumulam aos milhões que apresentam nos resultados trimestrais….assim é fácil ladrões

João H.
    Gestor da comunidade
    April 8, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho @JPMREclamaçao.

Consulte mais informações sobre este tema no Site NOS e Condições gerais de Prestação de Serviço.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    April 8, 2024

Boa tarde João o que acrescentou a sua mensagem ou comentário 0 …… Que palhaçada……. 

Mário P.
    Gestor da comunidade
    April 11, 2024

Boa tarde, 

Lamentamos a demora na nossa resposta. 

@JPMREclamaçao,  a NOS incorre em custos a título de indemnização quando um cliente se atrasa no pagamento da sua fatura. Por esse motivo, o valor desses custos está a ser imputado ao cliente, conforme indicado pelo @João H., encontra esta informação tanto no Site NOS como nas Condições gerais de Prestação de Serviço, que caso o pagamento não seja feito dentro do prazo fixado, aos montantes calculados acresce o valor previsto a título de despesas de indemnização. 

Deste modo, e para esclarecer todos os que possam ter a mesma questão, a aplicação da taxa é legítima e cumpre as orientações legais da entidade reguladora das telecomunicações. 

Para evitar a cobrança da taxa de atraso de pagamento, querendo, ative o débito direto. 
    Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar.

Muito obrigado, 

Kilobyte
    January 23, 2026

Boa tarde.
    No passado dia 12 liguei para vocês para saber as condições de alterar o meu tarifário, adicionando 2 números de telemóvel (que eu já tinha na Vodafone, tendo sido pedida a portabilidade dos mesmos).
    Ficou tudo resolvido.
    No dia seguinte (dia 13) recebi uma mensagem que os meus cartões iriam ser entregues em 2 dias úteis....
    Estamos a 22 e nada de cartões.
    Mas curiosamente já tenho um aviso de cobrança da vossa fatura no valor de 93.48€ sem ter ainda o serviço completo a uso.
    De notar que tive que pagar a mensalidade da Vodafone também.
    Não acho correto estar a ser cobrada por um serviço que ainda não estou a usufruir e já agora quando receberei os cartões para poder usar?
    Agradecia a quem me pudesse ajudar.
    Obrigada

João H.
    Gestor da comunidade
    January 23, 2026

Boa tarde ​@Angela Alves,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.