Skip to main content
Header
Bit
March 31, 2019
Respondido

Cobertura Fibra Ótica

Boa tarde, gostava de saber para quando irão extender a cobertura de fibra para o código postal 4590-793, já me informei diretamente nas lojas e até agora ainda não me soube informar o porquê de haver fibra instalada a cerca de 100m da minha e de mais cerca de 30/40 residências e não prosseguiram com a instalação. Inclusive fui de porta a porta na minha zona de modo a saber se haveria interesse geral em obter serviço de fibra já que todos são servidos de satélite/adsl e os preços são absurdamente mais caros e com muito menos qualidade. Pelo que adquiri da sonda que fiz desta zona 90% instalaria um novo serviço independente da operadora, ou seja com uma pequena distância extensão de cobertura iriam abranger cerca de 35 novos clientes em que a maioria já se encontra fidelizado à NOS. Pf analisem a situação e vejam o que será possível fazer, muito obrigado.

Cumprimentos.
    Melhor resposta por Tiago C.
    Bem-vindo ao Fórum NOS, @Prod.

A disponibilidade de fibra depende de vários fatores. Para confirmar se existe cobertura na sua zona, sugerimos que vá ao nosso site e clique em "Quer aderir?". Nós ligamos-lhe gratuitamente. 🙂

204 Comentários

April 12, 2020

@PHMC , custa um pouco a acreditar que alguem que ja teve uma relaçao proxima e profissional com o operador, alimente a ideia de, numa zona com cobertura excluivamente HFC para os restantes consumidores, conseguir que lhe transfiram o serviço com suporte FTTH da anterior residencia.

...

Aos novos clientes sim, é passado a quem pergunta que a rede atual não é FTTH e sim HFC e nisso não vejo problemas por parte da NOS, agora fazer um downgrade no serviço alegando ser igual a qualidade e oferta, não me interessa.

Alguém poderia me ajudar nessa parte? 

Posso ficar com os telemóveis na minha conta, pois como disse eu gosto do serviço da NOS, agora o meu pacote eu somente vou aceitar manter o que eu contratei e com os equipamentos que tenho da minha morada antiga da rede FTTH.

Essa mesma postagem será submetida aos órgãos de proteção ao consumidor caso esse problema não possa ser resolvido de modo pacífico, sem brigas. 

...

A resoluçao passa por chegar a um acordo com o operador.

Certamente nao instalarao FTTH em exclusivo para si.

O downgrade que refere nao foi iniciativa do operador.

Nao existe obrigaçao dos operadores assegurarem a transferencia dos exatos serviços contratados para zonas sem cobertura da mesma tecnologia.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Kilobyte
    April 12, 2020

boa tarde

No ” compara já” no ´código postal 4560-127 dá cobertura confirmada pela NÓS .

Será que posso confiar neste comparador.

Atenciosamente

Adão Soares

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    April 12, 2020

boa tarde

No ” compara já” no ´código postal 4560-127 dá cobertura confirmada pela NÓS .

Será que posso confiar neste comparador.

Atenciosamente

Adão Soares

Tem Fibra na sua morada.   https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/Cobertura-NOS.aspx

April 12, 2020

@Adão Soares , o que diz exactamente o comparador? Fibra? Ou FTTH?

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    April 12, 2020

@Adão Soares  Não obstante o teste de cobertura sinalizar a fibra na sua morada, é conveniente pedir uma confirmação através do 16990 apoio tecnico ou enviando o seu numero de cliente NOS à moderação do Fórum @Ana P. porque pode ser cabo embora aponte para fibra. 

April 12, 2020

@Adão Soares , tente identificar algum PDO nas redondezas do local da instalaçao. Mesmo sendo de outrto operador, podera existir acordo de partilha de rede.

Gigabyte
    April 12, 2020

@PHMC , custa um pouco a acreditar que alguem que ja teve uma relaçao proxima e profissional com o operador, alimente a ideia de, numa zona com cobertura excluivamente HFC para os restantes consumidores, conseguir que lhe transfiram o serviço com suporte FTTH da anterior residencia.

...

Aos novos clientes sim, é passado a quem pergunta que a rede atual não é FTTH e sim HFC e nisso não vejo problemas por parte da NOS, agora fazer um downgrade no serviço alegando ser igual a qualidade e oferta, não me interessa.

Alguém poderia me ajudar nessa parte? 

Posso ficar com os telemóveis na minha conta, pois como disse eu gosto do serviço da NOS, agora o meu pacote eu somente vou aceitar manter o que eu contratei e com os equipamentos que tenho da minha morada antiga da rede FTTH.

Essa mesma postagem será submetida aos órgãos de proteção ao consumidor caso esse problema não possa ser resolvido de modo pacífico, sem brigas. 

...

A resoluçao passa por chegar a um acordo com o operador.

Certamente nao instalarao FTTH em exclusivo para si.

O downgrade que refere nao foi iniciativa do operador.

Nao existe obrigaçao dos operadores assegurarem a transferencia dos exatos serviços contratados para zonas sem cobertura da mesma tecnologia.

Justamente, mas posso então ter o direito de escolher, não estou pedindo me coloquem a fibra, mas que me possibilitem escolher se quero ou não renovar nessas condições. 

Só não aceito HFC pela idade do prédio e por perder a ótima estabilidade de velocidade de 400/100 que tive durante os 6 meses como cliente fibra, nunca tive menos de 440/130, e não irei aceitar ter perdas de qualidade no serviço simplesmente pelo fato da NOS querer manter o contrato.

Obrigado pela resposta desde já 

April 12, 2020

@PHMC , “...simplesmente pelo fato da NOS querer manter o contrato...”

Assim como é normal o consumidor desejar que o Operador cumpra as condições do contrato, não será igualmente legitimo que o Operador queira manter o contrato pelo tempo e condições ACORDADAS?

Quanto às alterações anormais que o levaram a mudar de residência, não me vou repetir. Pesquise “artigo 437º código civil”...

Gigabyte
    April 12, 2020

@PHMC , “...simplesmente pelo fato da NOS querer manter o contrato...”

Assim como é normal o consumidor desejar que o Operador cumpra as condições do contrato, não será igualmente legitimo que o Operador queira manter o contrato pelo tempo e condições ACORDADAS?

Quanto às alterações anormais que o levaram a mudar de residência, não me vou repetir. Pesquise “artigo 437º código civil”...

Concordo com a sua posição, por este motivo procurei um fórum de discussão para obter informações sobre isso.

Então no que tange a lei, a operadora pode ter direito em substituir a tecnologia e o serviço sem a escolha do consumidor, visando que ele que mudou para onde não tivesse cobertura da tecnologia anterior utilizada?

Não tenho problemas com a NOS, como disse, sempre tive um serviço exemplar por parte deles, só não gostaria de perder a ótima qualidade no serviço sem poder ao menos questionar isso. 

Estou errado?

April 12, 2020

@PHMC , vou tentar fazer o pino, de novo….

Face a alterações anormais das circunstancias que o levaram a contratar os serviços do Operador, o consumidor tem o direito (artigo 437º do código civil - Condições de admissibilidade) de REQUERER (pedir, diferente de exigir) a cessação do contrato sem penalizações ou a sua alteração segundo princípios de equidade (reconhecimento dos direitos de cada um).

Na impossibilidade do Operador lhe continuar a fornecer os mesmos serviços na nova morada e assistindo-lhe o direito de ser compensado pelos benefícios concedidos e subjacentes à fidelização, não lhe restará outra hipótese senão acordar com ele os termos da modificação do contrato ou assumir as penalizações acordadas.