Skip to main content
Header
Megabyte
February 28, 2026

cobertura fibra ftth

• February 28, 2026
  • 23 comentários
  • 425 visualizações

Boa noite. Tenho agendada para a próxima quarta-feira uma instalação de serviço em fibra HFC. Os vossos serviços informaram-me que neste momento só essa tecnologia está disponível na minha habitação. A minha questão é: tendo em conta que tenho cobertura fibra FTTH da Amigo, da Uzo e inclusivamente da WTF Fibra ( NOS) e o meu vizinho da direita tem fibra ftth da Vodafone e o vizinho da esquerda tem Fibra FTTH da Nos e que ambos os cabos passam na minha casa não terei eu também cobertura FTTH? Agradecia uma análise do assunto.

Obrigado.

Cumprimentos,

António Mendes 

23 Comentários

Megabyte
    March 7, 2026

O técnico foi bastante directo. Há cobertura FTTH, (escreveu isso no relatório )aliás o cabo FTTH do vizinho passa por minha casa, por isso achou estranho. Também me disse que o cabo coaxial que vem para a minha casa é muito longo daí o sinal não ser muito forte.

@António_Mendes conforme foi dito anteriormente e bem, se permitir a instalação em HFC depois será bastante complicado mudar para FTTH. 

Sugiro que verifique aqui as suas mensagens privadas com os gestores da comunidade. 

Obrigado.

Mas eu já tinha fibra(?). Router 4.0 desde sei lá quando. Só mudaram o router. 

Jorge C
    Super User
    Super User
    March 7, 2026

O técnico foi bastante directo. Há cobertura FTTH, (escreveu isso no relatório )aliás o cabo FTTH do vizinho passa por minha casa, por isso achou estranho. Também me disse que o cabo coaxial que vem para a minha casa é muito longo daí o sinal não ser muito forte.

@António_Mendes conforme foi dito anteriormente e bem, se permitir a instalação em HFC depois será bastante complicado mudar para FTTH. 

Sugiro que verifique aqui as suas mensagens privadas com os gestores da comunidade. 

Obrigado.

Mas eu já tinha fibra(?). Router 4.0 desde sei lá quando. Só mudaram o router. 

Provavelmente aqui está apenas a haver alguma confusão com os termos técnicos. 🙂

Quando a NOS fala em “fibra”, pode referir-se a duas tecnologias diferentes:

HFC (Hybrid Fiber Coaxial)

• A fibra ótica vai até um nó na zona.

• Depois, daí até à casa do cliente o sinal segue por cabo coaxial.

• É a tecnologia que muitas vezes aparece como Router 4.0 ou Giga Router em rede coaxial.

FTTH (Fiber To The Home)

• A fibra ótica vai diretamente até dentro da habitação.

• Não existe cabo coaxial no último troço.

• É a chamada fibra “pura”.

Ou seja, é possível ter um serviço comercializado como fibra, mas tecnicamente ser HFC, que parece ter sido o seu caso anteriormente.

Se na sua instalação atual mantiveram o cabo coaxial, então continua a ser HFC. 

Para ser FTTH teria de ser instalada fibra ótica diretamente até casa.

Como já foi referido acima, se existir mesmo cobertura FTTH na sua morada, o ideal é confirmar isso com a equipa da NOS antes de qualquer alteração, porque depois de uma instalação em HFC a mudança para FTTH é complicada.

Obrigado.

João H.
    Gestor da comunidade
    March 10, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@António_Mendes e ajuda da comunidade em esclarecer.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.