Skip to main content
Header

cobertura fibra ftth

Boa noite. Tenho agendada para a próxima quarta-feira uma instalação de serviço em fibra HFC. Os vossos serviços informaram-me que neste momento só essa tecnologia está disponível na minha habitação. A minha questão é: tendo em conta que tenho cobertura fibra FTTH da Amigo, da Uzo e inclusivamente da WTF Fibra ( NOS) e o meu vizinho da direita tem fibra ftth da Vodafone e o vizinho da esquerda tem Fibra FTTH da Nos e que ambos os cabos passam na minha casa não terei eu também cobertura FTTH? Agradecia uma análise do assunto.

Obrigado.

Cumprimentos,

António Mendes 

23 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 28, 2026

Isso já foi analisado pelo que refere

Diogo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • March 1, 2026

Olá, ​@António_Mendes.

Confirme o tipo de tecnologia disponível na sua morada através do GEO.ANACOM ou do site da NOS

Olá, ​@António_Mendes.

Confirme o tipo de tecnologia disponível na sua morada através do GEO.ANACOM ou do site da NOS

No site da NOS diz que tenho fibra ( não especifica) e na geo.Anacom aparece a imagem que anexo.

Diogo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • March 1, 2026

@António_Mendes,

Se na quarta-feira permitir que lhe instalem o serviço em HFC, depois será extremamente complicado migrar para fibra ótica. Contacte a linha de Apoio ou aproveite e envie já os seus dados para o perfil​ @Fórum (equipa NOS).

@António_Mendes,

Se na quarta-feira permitir que lhe instalem o serviço em HFC, depois será extremamente complicado migrar para fibra ótica. Contacte a linha de Apoio ou aproveite e envie já os seus dados para o perfil​ @Fórum (equipa NOS).

Enviado.

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 1, 2026

Bom dia ​@António_Mendes, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Recebemos a sua mensagem e vamos responder-lhe o mais rápido possível.

Obrigada

Bom dia ​@António_Mendes, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Recebemos a sua mensagem e vamos responder-lhe o mais rápido possível.

Obrigada

Aguardo contacto. Obrigado!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 3, 2026

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@António_Mendes.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Já me tentaram ligar 3 vezes do Nos Técnico e do 931005814. Atendo e a chamada vai sempre abaixo.

Obrigado 

António Mendes 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 3, 2026

Boa tarde ​@António_Mendes,

Agradecemos o seu testmeunho e lamentamos a situação.

Estamos a acompanhar este tema através de mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Boa tarde. Tenho uma intervenção técnica marcada para hoje.Recebi uma SMS a dizer que o técnico já estava a caminho e passado 2 minutos outra a dizer que não foi possível fazer a intervenção e que iria receber nova SMS com nova data e hora. Estou disponível hoje todo o dia. Aguardo? Obrigado António Mendes 

Primeira má experiência com a NOS. Instalação de serviços hoje de manhã. Nada como acordado. Acordado verificação de cobertura FTTH ao qual o técnico disse que sim, que havia cobertura (consultar relatório do técnico)mas que estava lá somente para substituição dos equipamentos. Acordado instalação de novo router wifi6 e colocam-me um que não suporta isso. 

Diogo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • March 7, 2026

Olá, ​@António_Mendes.

Qual é o modelo do seu router? ⤵️

Olá, ​@António_Mendes.

Qual é o modelo do seu router? ⤵️

Segundo o técnico é o hitron. Luz azul na base.

Parece um livro fechado 

Diogo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • March 7, 2026

@António_Mendes,

É este modelo?

Confirmo. É esse.  Este modelo suporta wifi6?

Diogo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • March 7, 2026

@António_Mendes,

O equipamento em questão suporta Wi-Fi 6 (norma 802.11.ax).

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 7, 2026

Primeira má experiência com a NOS. Instalação de serviços hoje de manhã. Nada como acordado. Acordado verificação de cobertura FTTH ao qual o técnico disse que sim, que havia cobertura (consultar relatório do técnico)mas que estava lá somente para substituição dos equipamentos. Acordado instalação de novo router wifi6 e colocam-me um que não suporta isso. 

Em relação ao router está esclarecido no entanto parece que não resultou a mudança para FTTH. 

Talvez possa esclarecer qual foi o motivo. 

Obrigado.

O técnico foi bastante directo. Há cobertura FTTH, (escreveu isso no relatório )aliás o cabo FTTH do vizinho passa por minha casa, por isso achou estranho. Também me disse que o cabo coaxial que vem para a minha casa é muito longo daí o sinal não ser muito forte.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 7, 2026

O técnico foi bastante directo. Há cobertura FTTH, (escreveu isso no relatório )aliás o cabo FTTH do vizinho passa por minha casa, por isso achou estranho. Também me disse que o cabo coaxial que vem para a minha casa é muito longo daí o sinal não ser muito forte.

@António_Mendes conforme foi dito anteriormente e bem, se permitir a instalação em HFC depois será bastante complicado mudar para FTTH. 

Sugiro que verifique aqui as suas mensagens privadas com os gestores da comunidade. 

Obrigado.

@António_Mendes conforme foi dito anteriormente e bem, se permitir a instalação em HFC depois será bastante complicado mudar para FTTH. 

Sugiro que verifique aqui as suas mensagens privadas com os gestores da comunidade. 

Obrigado.

Mas eu já tinha fibra(?). Router 4.0 desde sei lá quando. Só mudaram o router. 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 7, 2026

Obrigado.

Mas eu já tinha fibra(?). Router 4.0 desde sei lá quando. Só mudaram o router. 

Provavelmente aqui está apenas a haver alguma confusão com os termos técnicos. 🙂

Quando a NOS fala em “fibra”, pode referir-se a duas tecnologias diferentes:

HFC (Hybrid Fiber Coaxial)

• A fibra ótica vai até um nó na zona.

• Depois, daí até à casa do cliente o sinal segue por cabo coaxial.

• É a tecnologia que muitas vezes aparece como Router 4.0 ou Giga Router em rede coaxial.

FTTH (Fiber To The Home)

• A fibra ótica vai diretamente até dentro da habitação.

• Não existe cabo coaxial no último troço.

• É a chamada fibra “pura”.

Ou seja, é possível ter um serviço comercializado como fibra, mas tecnicamente ser HFC, que parece ter sido o seu caso anteriormente.

Se na sua instalação atual mantiveram o cabo coaxial, então continua a ser HFC. 

Para ser FTTH teria de ser instalada fibra ótica diretamente até casa.

Como já foi referido acima, se existir mesmo cobertura FTTH na sua morada, o ideal é confirmar isso com a equipa da NOS antes de qualquer alteração, porque depois de uma instalação em HFC a mudança para FTTH é complicada.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 10, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@António_Mendes e ajuda da comunidade em esclarecer.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado