Skip to main content
Header
José Paulo Nóbrega Paixão
January 19, 2023
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Melhor resposta por Jose Rodrigues

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Boa tarde, as comunicações sobre os aumentos relacionados com a taxa da inflação continuam a ser anunciados aos clientes através da sua fatura mensal, confirme nas suas faturas se não há essa comunicação nos meses de Novembro/Dezembro

No meu caso chegou na fatura de Dezembro

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

As datas são alteradas de acordo com o ciclo de faturação da cada um.

900 Comentários

Kilobyte
April 12, 2023

Tambem nao e preciso vir aqui um inteligente chamar burros a todos os que pedem alguma informação...se nao tem mais nada util para comentar...trate dos burros aí de casa

sar·cas·mo

1. Ironia que deixa entender uma crítica dura e mordaz, por vezes considerada insultuosa.

2. Atitude ou dito em relação a algo ou alguém que serve para fazer fazer rir ou é assim entendido. = ESCÁRNIO, MOFA, TROÇA, ZOMBARIA

não tenho culpa se não entendeu que o meu comentário é uma crítica irónica sobre a forma como a NOS e empresas do género usam práticas enganosas, já que o lucro é mais importante que o cliente..

Ações enganosas

É considerada ação enganosa qualquer prática comercial que contenha informações falsas ou que, mesmo sendo corretas, possam induzir o consumidor em erro relativamente:

(...)

• ao preço, a forma de cálculo do preço ou existência de uma vantagem específica relativamente ao preço

(...)

[https://eportugal.gov.pt/cidadaos-europeus-viajar-viver-e-fazer-negocios-em-portugal/iniciar-gerir-e-encerrar-um-negocio-em-portugal/praticas-comerciais-desleais-em-portugal]

Mário P.
Gestor da comunidade
April 12, 2023

Boa tarde a todos, 

O @João H. já esclareceu quanto à notificação como, também, do motivo da atualização de mensalidades. 
@Utilizador123456, cabe-nos, também, esclarecer que o regime jurídico do tamanho de letra tem que ver com o formato das clausulas gerais contratuais, pelo que não se aplica. 

A NOS cumpre na integra a legislação portuguesa como, também, as diretivas.  

No entanto, compreendemos e, por isso, endereçamos a sua sugestão quanto à forma de notificar. 
Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Petabyte
April 12, 2023

Boa tarde a todos, 

@João H. já esclareceu quanto à notificação como, também, do motivo da atualização de mensalidades. 
@Utilizador123456, cabe-nos, também, esclarecer que o regime jurídico do tamanho de letra tem que ver com o formato das clausulas gerais contratuais, pelo que não se aplica. 

A NOS cumpre na integra a legislação portuguesa como, também, as diretivas.  

No entanto, compreendemos e, por isso, endereçamos a sua sugestão quanto à forma de notificar. 
Muito obrigado

Aplica-se a qualquer comunicação contratual, seja ela no contrato ou em qualquer alteração consecutiva.
É melhor falar melhor com o vosso departamento jurídico pois não faz qualquer sentido aquilo que acabou de dizer.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
April 12, 2023

Bom dia agradecia que tivessem em consideração os anos que tenho o vosso serviço neste momento estou a pagar 90 euros por mês sempre aumentar não sei o que podem fazer ou então mudar de operadora já que são mais baratas com o meu serviço.Aguardo a vossa resposta.Antonio Vicente Rocha

Petabyte
April 12, 2023

Bom dia agradecia que tivessem em consideração os anos que tenho o vosso serviço neste momento estou a pagar 90 euros por mês sempre aumentar não sei o que podem fazer ou então mudar de operadora já que são mais baratas com o meu serviço.Aguardo a vossa resposta.Antonio Vicente Rocha

Para pagar 90€ por mês também deve ter um belo serviço 🤣

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Mário P.
Gestor da comunidade
April 12, 2023

Boa tarde @ANTÓNIO VICENTE ROCHA, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Vamos ajudar. 

Compreendemos o que nos indica, por isso, a NOS criou algumas soluções para ajudar, pelo que pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Mário P.
Gestor da comunidade
April 12, 2023

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado

Petabyte
April 12, 2023

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado

@Mário P. Ainda não disseram com base em quê é que alterações contratuais ou de preço ou de serviço têm isenção do tamanho mínimo exigida por lei.
É como dizer que os ceguinhos têm que conseguir ler as clausulas contratuais mas não as suas alterações… Parece bater em ceguinhos essa resposta 🤣

Mário P.
Gestor da comunidade
April 13, 2023

Já o informámos em conformidade, @Utilizador123456

A lei a que se refere, é o regime jurídico das cláusulas contratuais gerais, que proíbe as cláusulas redigidas com um tamanho de letra inferior a 11 ou a 2,5 milímetros e com um espaçamento entre linhas inferior a 1,15, e prevendo a criação de um sistema de controlo e prevenção de cláusulas abusivas, pelo que não se aplica ao que refere. Como indicado a NOS cumpre na integra a legislação portuguesa como, também, as diretivas transpostas para o nosso ordenamento. 

Recordamos ainda que o Fórum NOS visa a partilha e ajuda com os serviços e produtos NOS não tendo que ver com questões legais. Cabe-nos apenas esclarecer temas do âmbito de serviço. 

Se tiver alguma questão sobre o serviço e produtos NOS, por favor, partilhe-a.

Muito obrigado 

Petabyte
April 13, 2023

Já o informámos em conformidade, @Utilizador123456

A lei a que se refere, é o regime jurídico das cláusulas contratuais gerais, que proíbe as cláusulas redigidas com um tamanho de letra inferior a 11 ou a 2,5 milímetros e com um espaçamento entre linhas inferior a 1,15, e prevendo a criação de um sistema de controlo e prevenção de cláusulas abusivas, pelo que não se aplica ao que refere. Como indicado a NOS cumpre na integra a legislação portuguesa como, também, as diretivas transpostas para o nosso ordenamento. 

Recordamos ainda que o Fórum NOS visa a partilha e ajuda com os serviços e produtos NOS não tendo que ver com questões legais. Cabe-nos apenas esclarecer temas do âmbito de serviço. 

Se tiver alguma questão sobre o serviço e produtos NOS, por favor, partilhe-a.

Muito obrigado 

Tendo em conta que são questões contratuais que se aplicam aos clientes em geral e não apenas a um cliente isolado deveria @Fórum esclarecer.
O regime jurídico é exactamente esse, e se as clausulas contratuais não podem ser escritas em um tamanho inferior a sua alteração também não.
Se o aumento de preço do serviço e a sua ilegalidade não é do âmbito do @Fórum deveriam ter esclarecido isso 33 páginas de comentários atrás, ou só agora que não vos interessa não é do vosso âmbito?