Skip to main content
Header
José Paulo Nóbrega Paixão
January 19, 2023
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Melhor resposta por Jose Rodrigues

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Boa tarde, as comunicações sobre os aumentos relacionados com a taxa da inflação continuam a ser anunciados aos clientes através da sua fatura mensal, confirme nas suas faturas se não há essa comunicação nos meses de Novembro/Dezembro

No meu caso chegou na fatura de Dezembro

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

As datas são alteradas de acordo com o ciclo de faturação da cada um.

900 Comentários

Kilobyte
March 15, 2023

Não era previsto nenhum aumento durante 2anos mas como sempre as pessoas que fazem os contratos nos centros comerciais dão informações erradas, e eu caí de novo 

o preço era fixo não haveria aumentos irei ao centro comercial fazer barulho 

é sempre a mesma desgraça, os aumentos anuais não tem nada a ver com contratos que tem fidelizacao 

mas as comunicações em Portugal conseguem sempre roubar os contribuintes

Kilobyte
March 15, 2023

Celebrou-se um contrato empresas com a NOS onde foi especificado que a mensalidade se manteria constante durante o período de vigência do contrato de 2 anos e nao estaria suscetível a aumentos anuais. Reparo agora que tal situação não se cumpriu quando se compara os valores de 2022 e 2023. Agradeço recitação das 2 facturas emitidas e o cumprir do valor do contrato nas facturas futuras.

​​

Guimas
Super User
Super User
March 15, 2023

O aumento é geral, foi avisado em fatura. O novo valor é o que constar da mesma agora.

Kilobyte
March 15, 2023

No meu caso, sendo contrato nos empresas, foi especificado isso em contrato. Logo nao pode aumentar, pois estava especificado em contrato o valor total da mensalidade como sendo fixo ao longo dos 2 anos. 

Guimas
Super User
Super User
March 15, 2023

No meu caso, sendo contrato nos empresas, foi especificado isso em contrato. Logo nao pode aumentar, pois estava especificado em contrato o valor total da mensalidade como sendo fixo ao longo dos 2 anos. 

e é, mas tem clausula que permite aumento de acordo com inflação. Compreendo a frustração mas é os novos valores :/

Petabyte
March 15, 2023

Celebrou-se um contrato empresas com a NOS onde foi especificado que a mensalidade se manteria constante durante o período de vigência do contrato de 2 anos e nao estaria suscetível a aumentos anuais. Reparo agora que tal situação não se cumpriu quando se compara os valores de 2022 e 2023. Agradeço recitação das 2 facturas emitidas e o cumprir do valor do contrato nas facturas futuras.

​​

Recitar uma factura é complicado, o aviso deve ter ido na factura de dezembro, se não tiver a cláusula citada como em muitos clientes reclame para corrigir a factura, se a NOS quizer aumentar tem que enviar um aviso de acordo com o contrato do cliente.

Se tiverem enviado o aviso correctamente só pode reclamar contra o cartel das comunicações que são as únicas empresas com tal cláusula.

https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Mário P.
Gestor da comunidade
March 16, 2023

Bom dia @eduarda

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e, também, esclarecido no que tem que ver com a atualização da mensalidade com base na última taxa de inflação. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

A atualização de mensalidades está previstas nas condições gerais contratuais.

Qualquer questão que tenha, por favor, partilhe connosco.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Petabyte
March 16, 2023

Não era previsto nenhum aumento durante 2anos mas como sempre as pessoas que fazem os contratos nos centros comerciais dão informações erradas, e eu caí de novo 

o preço era fixo não haveria aumentos irei ao centro comercial fazer barulho 

é sempre a mesma desgraça, os aumentos anuais não tem nada a ver com contratos que tem fidelizacao 

mas as comunicações em Portugal conseguem sempre roubar os contribuintes

Sim, é uma cláusula combinada que apenas existe ( que eu tenha cohecimento ) nas empresas de comunicações que deve denuncia na Autoridade da Concorrência e na Anacom:
https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Mário P.
Gestor da comunidade
March 16, 2023

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

@btteiro, o @Guimas deu uma boa ajuda. A atualização de mensalidade tem que ver com a última taxa de inflação anunciada pelo INE, tendo esta sido comunicada na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação.

Esta atualização está prevista nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato.

Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Petabyte
March 16, 2023

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

@btteiro, o @Guimas deu uma boa ajuda. A atualização de mensalidade tem que ver com a última taxa de inflação anunciada pelo INE, tendo esta sido comunicada na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação.

Esta atualização está prevista nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato.

Muito obrigado

Excepto que muitos clientes não têm nem a cláusula 5.5 nos contratos, então o aviso é completamente ilegal ao citar clausulas inexistentes.
Quem não tiver a referida clausula deve reclamar para a ANACOM:

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Quem tiver e não concordar com a clausula combinada entre as várias operadoras de comunicações, inexistente noutros sectores ( que eu tenha conhecimento ), deve reclamar para a Autoridade da Concorrência: