Skip to main content
Header
José Paulo Nóbrega Paixão
January 19, 2023
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Melhor resposta por Jose Rodrigues

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Boa tarde, as comunicações sobre os aumentos relacionados com a taxa da inflação continuam a ser anunciados aos clientes através da sua fatura mensal, confirme nas suas faturas se não há essa comunicação nos meses de Novembro/Dezembro

No meu caso chegou na fatura de Dezembro

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

As datas são alteradas de acordo com o ciclo de faturação da cada um.

900 Comentários

Petabyte
March 8, 2023

Bom dia @DR Bruno Miguel Venâncio

A atualização de mensalidade tem que ver com a última taxa de inflação anunciada pelo INE, tendo esta sido comunicada na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação.

Esta atualização está prevista nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato.

Muito obrigado

@Fórum Por acaso muitos contratos não têm essa claúsula o que torna o aumento e respectivo aviso ilegal, conseguem informar como o cliente deve proceder quando o seu contrato não tem essas claúsulas?

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Kilobyte
March 8, 2023

Confia se nos operadores k será este valor ate ao fim do combinado de 24 meses... 

Mário P.
Gestor da comunidade
March 8, 2023

Bom dia a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 

Deste modo, garantimos a boa organização da informação. @Utilizador123456, já respondemos, também, à sua questão, aqui, neste artigo. A cláusula encontra-se prevista em todos os contratos após 2016, podendo esta estar apenas na cláusula 5, 5.5 conjuntamente com a 10.2.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
March 8, 2023

Bom dia

Hoje fui contactado por um responsavel Nós devido a uma queixa de aumento da minha factura de 41.99 agravada de 7.8%.sem tão  pouco ser avisado do aumento,apenas soube quando recebi a factura.Atendendo ao facto de não  aceitarem a continuação  do mesmo valor até  fim da fidelizacao que é  de mais cerca de  um ano ainda.Entre para a Nós  em fins de Dez.2021.sendo assim caso não os demova desta acção e atitude vergonhosa  vou continuar a pagar este aumento até  fim da fidelização. Que fique já  claro e por isso lhes comunico desde já  o cancelamento do meu contrato nem mais um dia que seja depois de acabar o meu contracto que fique registado.e à  vossa atenção  para este facto.Tenho lido vários  abusos neste sentido,a continuação de contratos  por mais algum tempo mesmo que tenha havido ordem de cancelamento antecedentes ao fim do términos  da fidelização. Não  quero que isso me aconteça. A partir de agora,atendendo à postura  não  digna da  Nós  teve para comigo .por favor acabem com toda a publicidade enviada até  este momento enviada com minha autorização. Não  posso pactuar com com estas medidas ..As fidelizacoes são para se  cumprir. .Tenho 73 anos e essa foi a educação, que recebi dos meus pais, É este o meu estar na vida. 

Orlando Simoes

Petabyte
March 8, 2023

Bom dia a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 

Deste modo, garantimos a boa organização da informação. @Utilizador123456, já respondemos, também, à sua questão, aqui, neste artigo. A cláusula encontra-se prevista em todos os contratos após 2016, podendo esta estar apenas na cláusula 5, 5.5 conjuntamente com a 10.2.

Obrigado

Bom mas claramente o aviso não foi feito pelas clausulas contratuais correctas, pelo que é um aviso ilegal. Se o cliente tem uma clausula 5.3 mas o aviso diz clausula 5.5 então o aumento não é válido, até porque não se podem aumentar preços com base numa clausula inexistente.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Kilobyte
March 8, 2023

pós a 5 meses  com  o serviço Nos 3 a pensar que o serviço era melhor que o da nowo que era o que tinha antes  realmente a net deles a comparar com a da nos e muito melhor aqui em casa somos 2 e basta eu estar só que a net para ver algum Vídio nas redes sociais parece uma Odisseia  alem disso ao fim de 5 meses tive logo um aumento na mensalidade  que nem foi anunciado pela nos  para mim que estava com muita vontade de ter a nos ficai muito desiludido pelo serviço atual  já veio ca vários técnicos e o problema continua antes de porem a Nos vejam bem porque o valor da fatura muda sem aviso e o serviço só e bom para por depois o pós venda esquece. 

Bruno Aleixo
Super User
Super User
March 8, 2023

Caro @João H. ,

Boa tarde,

não esperaria um comentário mais elaborado porque tenho a perfeita consciência de que a sua função e a de outros seus colegas, é a de irem criando respostas vagas que satisfaçam a noção de que dão respostas às questões dos clientes. Os bots têm uma função semelhante. Eu sei, você não tem culpa, compreendo o seu trabalho e não lhe invejo o lugar mas devia ter em atenção o que escreve.

Não querendo ser demasiado disruptivo e não sendo necessário um ChatGPT para responder, coloco-lhe algumas questões simples:

O meu contrato foi assinado em Setembro de 2022. Qual é a data a partir da qual é esperado que o contrato tenha a sua atualização? É que, decorreram apenas 6 meses desde a data da sua celebração.

De acordo com o ponto 10.1 das condições gerais do contrato, poder-se ia esperar uma correção de preço em 2023. Tem a certeza de que é a taxa de inflação que serve para atualizar o preço? Eu apostava no IPC.

Imaginemos que seria de acordo com o IPC (normalmente anual, reportado ao mês de setembro?, exceto habitação, por exemplo). Em que data se deveria atualizar o valor? Talvez tal só devesse ocorrer em Setembro de 2023, quando perfaz 1 ano. Ou então era aplicado o IPC numa base de atualização a 6 meses.

Relativamente à informação que indica, não acha também caricato que, 2 meses depois de celebrar o contrato me informem que a mensalidade vai subir mais de 7%?...

Obrigado

Na realidade o que faria sentido é fazerem aviso caso não façam aumentos…

os aumentos têm acontecido todos os anos, sempre na mesma altura, em todos os operadores (que não sao muitos em portugal)…. só não sabe disto quem anda muito desatento, 

por isso é que eu espero até depois dos aumentos para renegociar o contrato e voltar à fidelização…. 

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
Mário P.
Gestor da comunidade
March 8, 2023

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. Assim, garantimos a boa organização da informação. 

@Jcd1624, quanto à dificuldade que verifica ao utilizar o serviço de internet, para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Petabyte
March 8, 2023

Caro @João H. ,

Boa tarde,

não esperaria um comentário mais elaborado porque tenho a perfeita consciência de que a sua função e a de outros seus colegas, é a de irem criando respostas vagas que satisfaçam a noção de que dão respostas às questões dos clientes. Os bots têm uma função semelhante. Eu sei, você não tem culpa, compreendo o seu trabalho e não lhe invejo o lugar mas devia ter em atenção o que escreve.

Não querendo ser demasiado disruptivo e não sendo necessário um ChatGPT para responder, coloco-lhe algumas questões simples:

O meu contrato foi assinado em Setembro de 2022. Qual é a data a partir da qual é esperado que o contrato tenha a sua atualização? É que, decorreram apenas 6 meses desde a data da sua celebração.

De acordo com o ponto 10.1 das condições gerais do contrato, poder-se ia esperar uma correção de preço em 2023. Tem a certeza de que é a taxa de inflação que serve para atualizar o preço? Eu apostava no IPC.

Imaginemos que seria de acordo com o IPC (normalmente anual, reportado ao mês de setembro?, exceto habitação, por exemplo). Em que data se deveria atualizar o valor? Talvez tal só devesse ocorrer em Setembro de 2023, quando perfaz 1 ano. Ou então era aplicado o IPC numa base de atualização a 6 meses.

Relativamente à informação que indica, não acha também caricato que, 2 meses depois de celebrar o contrato me informem que a mensalidade vai subir mais de 7%?...

Obrigado

Na realidade o que faria sentido é fazerem aviso caso não façam aumentos…

os aumentos têm acontecido todos os anos, sempre na mesma altura, em todos os operadores (que não sao muitos em portugal)…. só não sabe disto quem anda muito desatento, 

por isso é que eu espero até depois dos aumentos para renegociar o contrato e voltar à fidelização…. 

um bem haja 

A NOWO não aumentou os preços, mas o aconselhável mesmo é fazer queixa à AdC por concertação de preços e de aumento dos mesmos, algo que não se vê em qualquer outro sector, deveria ser ainda mais ilegal em serviços públicos essenciais.
https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx

Petabyte
March 8, 2023

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. Assim, garantimos a boa organização da informação. 

@Jcd1624, quanto à dificuldade que verifica ao utilizar o serviço de internet, para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Não responderam ao facto de fazerem avisos aos clientes com clausulas que não existem.
Clientes que foram avisados dos aumentos com base na clausula 5.5 que nem existe em muitos contratos, devem ver as suas mensalidades revertidas pelo menos até novo aviso ser feito e os valores até esse novo aviso cobrados em excesso devem ser estornados.