Skip to main content
Header
José Paulo Nóbrega Paixão
January 19, 2023
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Melhor resposta por Jose Rodrigues

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Boa tarde, as comunicações sobre os aumentos relacionados com a taxa da inflação continuam a ser anunciados aos clientes através da sua fatura mensal, confirme nas suas faturas se não há essa comunicação nos meses de Novembro/Dezembro

No meu caso chegou na fatura de Dezembro

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

As datas são alteradas de acordo com o ciclo de faturação da cada um.

900 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
March 2, 2023

Bom dia @silvafe

Lamentamos a situação. 
A atualização da mensalidade tem que ver com a última taxa de inflação anunciada pelo INE. Tendo sido comunicada na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação. 
No entanto, e porque compreendemos, criámos um conjunto de soluções específicas para clientes mais vulneráveis, durante este contexto extraordinário. Assim, para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Mário P.
Gestor da comunidade
March 2, 2023

Boa tarde @Bruno Miguel Parrado Vicente

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Agradecemos o seu comentário. A notificação que implique valores ou alterações à faturação são realizadas na fatura, a notificação encontra-se na primeira página da fatura.

Obrigado. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
March 2, 2023

Compreendemos o que referem. 

Vamos acompanhar a evolução do mercado e, por isso, a partir de 1 fevereiro de 2023, vamos proceder a uma atualização de mensalidades que incide apenas sobre as mensalidades de serviços, com base na taxa média de inflação publicada pelo INE. No entanto, e porque estamos atentos às circunstancias criámos um conjunto de soluções para apoiar os clientes mais vulneráveis durante a atual momento económico extraordinário. Assim, sugerimos que revejam as condições do vosso serviço, @DracoTCanelas e @marcolopes

Obrigado

e eu entendo tudo isso mas 8 % é uma atualização completamente descabida independentemente da vunerabilidade , por mim e face ao comportamento do meu fornecedor que na 1ª oportunidade procedeu á atualização permitida por Lei em Setembro eu procederei á substituição de fornecedor . 

durante 6 meses irei fazer integral cumprimento ao contrato , após essa data perdem um cliente com muito anos . 

infelizmente o oportunismo é uma constante e eu enquanto cliente deveria ter feito o mesmo sempre que a Nos tinha problemas com a rede movel , com a internet , falhas de serviço etc etc mas tenho o gosto e orgulho em aplicar a compreensão e sensibilidade ás falhas de outros e conjugar com alguma tolerancia mas visivelmente é uma iniciativa de sentido unico .

Petabyte
March 2, 2023

Vamos acompanhar a evolução do mercado e, por isso, a partir de 1 fevereiro de 2023, vamos proceder a uma atualização de mensalidades que incide apenas sobre as mensalidades de serviços, com base na taxa média de inflação publicada pelo INE. No entanto, e porque estamos atentos às circunstancias criámos um conjunto de soluções para apoiar os clientes mais vulneráveis durante a atual momento económico extraordinário. Assim, sugerimos que revejam as condições do vosso serviço, @DracoTCanelas e @marcolopes

Obrigado

e eu entendo tudo isso mas 8 % é uma atualização completamente descabida independentemente da vunerabilidade , por mim e face ao comportamento do meu fornecedor que na 1ª oportunidade procedeu á atualização permitida por Lei em Setembro eu procederei á substituição de fornecedor . 

durante 6 meses irei fazer integral cumprimento ao contrato , após essa data perdem um cliente com muito anos . 

infelizmente o oportunismo é uma constante e eu enquanto cliente deveria ter feito o mesmo sempre que a Nos tinha problemas com a rede movel , com a internet , falhas de serviço etc etc mas tenho o gosto e orgulho em aplicar a compreensão e sensibilidade ás falhas de outros e conjugar com alguma tolerancia mas visivelmente é uma iniciativa de sentido unico .

Tentar ser compreensivo com uma empresa do tamanho da NOS é como um rato atacar um elefante, só funciona se for no susto. A NOS ou qualquer uma das outras 2 grandes operadoras está-se marimbando para os clientes, fazem todas o mesmo, não é por acaso que têm sempre algum processo de cartelização a decorrer.
A NOWO foi a única a não aplicar aumento de preços mas infelizmente não tem cobertura significativa.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Kilobyte
March 2, 2023

Obrigado

Tentar ser compreensivo com uma empresa do tamanho da NOS é como um rato atacar um elefante, só funciona se for no susto. A NOS ou qualquer uma das outras 2 grandes operadoras está-se marimbando para os clientes, fazem todas o mesmo, não é por acaso que têm sempre algum processo de cartelização a decorrer.
A NOWO foi a única a não aplicar aumento de preços mas infelizmente não tem cobertura significativa.

é só esperar uns meses ou então á 1a oportunidade rescindir contrato por justa causa 

marcolopes
Super User
Super User
March 2, 2023

Este tópico serve mais para “desabafos” do que para qualquer outra situação prática… Mostrar o descontentamento é bom, mas neste caso serve meramente para isso… porque legamente nada pode ser feito a favor do consumidor

Aliás, este é um mercado livre… e se as empresas decidirem aumentar os preços 100% são livres de o fazer (excepto no caso em que existe um contrato com determinado preço durante determinado período, onde apenas será possível aumentar de acordo com a inflacção)

Sinceramente, estou extremamente admirado pela NOS, MEO, Vodafone e afins não terem feito aumentos como aqueles que se verificam noutros sectores!!! (20, 30, 40, ou até 50%!!!!)

marcolopes
Super User
Super User
March 2, 2023

é só esperar uns meses ou então á 1a oportunidade rescindir contrato por justa causa 

E isso resolve exactamente o quê, num mercado onde os preços estão concertados?

A única solução é DAR algo para receber em troca (ou seja, revalidar os votos de casamento com a NOS por mais 24 meses, em troca de um desconto e uma possível oferta e/ou upgrade de equipamentos!)

Kilobyte
March 2, 2023

A única solução é DAR algo para receber em troca (ou seja, revalidar os votos de casamento com a NOS por mais 24 meses, em troca de um desconto e uma possível oferta e/ou upgrade de equipamentos!)

resolve o distanciamento entre fornecedor e cliente , quando não há cliente o fornecedor percebe rapidamente que o custo de adquirir novos clientes é bem superior ao de manter existentes . 

marcolopes
Super User
Super User
March 2, 2023

resolve o distanciamento entre fornecedor e cliente , quando não há cliente o fornecedor percebe rapidamente que o custo de adquirir novos clientes é bem superior ao de manter existentes . 

Não percebo… sair da NOS para passar para um fornecedor 100% FIBRA com velocidades decentes até entendo… agora… por exemplo, um cliente que já esteja com uma qualidade de serviço decente na NOS (ex: FTTH ou um pacote de 100Mbits de upload na rede CABO) vai rescindir com a NOS para aderir à MEO ou Vodafone? Em que é que isso resulta? Todos eles fizeram aumentos!

Megabyte
March 2, 2023

Não percebo… sair da NOS para passar para um fornecedor 100% FIBRA com velocidades decentes até entendo… agora… por exemplo, um cliente que já esteja com uma qualidade de serviço decente na NOS (ex: FTTH ou um pacote de 100Mbits de upload na rede CABO) vai rescindir com a NOS para aderir à MEO ou Vodafone? Em que é que isso resulta? Todos eles fizeram aumentos!

Pode reduzir serviços de forma a manter o preço que pode pagar. 

Eu em casa estou a ponderar abandonar o serviço de TV e manter apenas a net com um serviço de Streaming, por exemplo a Apple TV ou Amazon Prime… 

Por isso considero muito importante que a NOS permita esta flexibilidade nos contratos de permanência.