Skip to main content
Header
José Paulo Nóbrega Paixão
January 19, 2023
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Melhor resposta por Jose Rodrigues

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Boa tarde, as comunicações sobre os aumentos relacionados com a taxa da inflação continuam a ser anunciados aos clientes através da sua fatura mensal, confirme nas suas faturas se não há essa comunicação nos meses de Novembro/Dezembro

No meu caso chegou na fatura de Dezembro

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

As datas são alteradas de acordo com o ciclo de faturação da cada um.

900 Comentários

Kilobyte
March 1, 2023
Não tenho comunicação sobre minhas contas. Acabei de verificar.Por que impor um período de fidelidade de 24 meses se você não pode cumpri-lo?O seguro do meu carro muda de preço na data final do contrato, não no meio.Você aumenta os preços, mas me faz pagar se eu quiser cancelar?
Byte
March 1, 2023

Boa tarde,

após ler vários comentários e por ter ficado “estupidificada” com o valor extra que me foi cobrado na factura de Fevereiro, voltei a consultar a consultar a minha factura de Janeiro e reli a mesma de Fevereiro, mas não encontrei em nenhum espaço das referidas facturas fosse qual fosse a informação sobre estes aumentos, que legalmente deveriam ser apresentados com 30 dias de antecedência.

O facto é que subitamente a minha factura passou a cobrar mais 4,45 € acima do seu valor habitual.

É inaceitável, tal subida de valor. 

Mas não faz mal, porque assim que o período de fidelização do meu contracto terminar, podem dizer ADEUS a mais uma cliente!

Kilobyte
March 1, 2023

cliente CXXXXXXXXXXXXXXX

Informo que não estou de acordo com qualquer tipo de aumento referente ao meu pacote.

Como tenho uma fidelização é esse o valor que vou pagar durante todo o período da mesma.

Se houver algum aumento referente ao meu pacote, solicito desde já o seu cancelamento em virtude de não estar de acordo.

Boa noite, o contrato que todos nós, clientes, aceitámos, prevê o aumento anual devirado da inflação, é por isso que não temos direito a denúnciar o contrato por essa razão.

Nem todos os contratos, e muitos não têm as cláusulas citadas na factura o que torna tais alimentos ilegais.

O problema é que a operadora está sempre protegida, existe a cláusula 5.5 e/ou a 10.1 nas “Condições Gerais” para lixar a malta, sabem muito...

Essas condições gerais só o abrangem se lhe tiverem sido comunicadas. As suas condições gerais são as que aceitou quando fez o contrato, só têm essas cláusulas se o seu contrato for recente.

É recente...um conselho a TODOS… na próxima vez que fizerem contrato, por muitas páginas e letras pequenas que tenha, leiam tudo, e temos pena pelo tempo que demora, quem está a atender só tem que esperar… e aceita-se ou não...

Jose Rodrigues
Super User
Super User
March 1, 2023

Boa tarde @Maria Lucinda de Almeida, o comunicado terá sido feito na sua fatura de Dezembro. O aumento foi de 7,83% como pode ver aqui. 

Atualização de preços

Gigabyte
March 1, 2023

Boa tarde,

É suposto a NOS aumentar o preço das facturas mensais, durante o período de fidelização?

Atenção que não estou a falar de consumos acima dos acordados nem em novos canais de TV. Estou a falar do preço básico do pacote.

Eu não acho justo que isto aconteça, uma vez que a fidelização foi aceite com base em determinados pressupostos: preço do pacote e período de fidelização.

Se a NOS pode aumentar o preço do pacote, o cliente pode diminuir o período de fidelização? Acho que não.

Será que alguém me poderia ajudar a perceber esta lógica de aumento dos preços acordados antes do acordo da fidelização?

Obrigado,

Rui

Kilobyte
March 1, 2023

A meio passado do ano passado mudei de tarifário por o mesmo ter subido e reduzi o preço em 2€ passei para 64,99€ (perdi algumas regalias tal como o nos play serviço que adorava), agora para meu espanto estou com um montante de 70,11€ pedi que ao menos me arranjassem um pacote mais barato e nenhuma hipótese,pedi para ao menos meterem mais o nos play e disseram-me logo que era impossível!!! Ao menos tenho direito a rescindir o contrato com justa causa??? Sou cliente há anos em vez de direitos,estam me sempre a tirar regalias!!!

Bom dia, tente a ajuda da moderação do Fórum para que vejam a possibilidade de manter a oferta do NOS Play.

Envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e aguarde a resposta dos moderadores.

Eu fui cliente da MEO durante anos, pode-se dizer que antes de se chamar MEO, e quando deu caquinha “eles” não quiseram saber e eu “fui para outra freguesia”, telefonaram a saber porquê da minha decisão, eu expliquei tudinho bem explicado VÁRIAS vezes e mesmo assim não quiseram entrar em razão nem me arranjaram soluções. Aqui na NOS é a mesma coisa, para não dizer outra palavra, meus amigos, é tudo farinha do mesmo saco, aconselho a decidirem bem e sempre que puderem, mudem para “outra” porque para melhor isso não há cá nesta “República das Bananas”, sempre se aproveita a “oferta” de novo cliente porque para os “da casa” não há prendinhas. Agora digam que é mentira e que blablabla...

Petabyte
March 1, 2023

Boa tarde,

É suposto a NOS aumentar o preço das facturas mensais, durante o período de fidelização?

Atenção que não estou a falar de consumos acima dos acordados nem em novos canais de TV. Estou a falar do preço básico do pacote.

Eu não acho justo que isto aconteça, uma vez que a fidelização foi aceite com base em determinados pressupostos: preço do pacote e período de fidelização.

Se a NOS pode aumentar o preço do pacote, o cliente pode diminuir o período de fidelização? Acho que não.

Será que alguém me poderia ajudar a perceber esta lógica de aumento dos preços acordados antes do acordo da fidelização?

Obrigado,

Rui

A lógica é simples, o contrato, se for recente, possuí claúsulas que permitem à NOS alterar o preço de acordo com a inflação. Se tiver essas claúsulas a única coisa que pode alegar é que uma inflação de 7,8% é uma alteração aos pressupostos assumidos aquando da celebração do contrato.
Pode alegar que ouve uma alteração aos pressupostos existentes aquando da celebração do contrato:
https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?artigo_id=775A0437&nid=775&tabela=leis&pagina=1&ficha=1&so_miolo=&nversao=

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
João H.
Gestor da comunidade
March 1, 2023

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @Adrien Kyriacos@Odir Oliveira Torres@RMM_69  e @Maria Lucinda de Almeida.

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

A atualização da do valor dos pacotes é feita com referência à última taxa de inflação anunciada pelo INE, comunicada na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação. 

Sugerimos que confirmem estas faturas para mais informação sobre este tema.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
João H.
Gestor da comunidade
March 1, 2023

Boa tarde @sofia rodeia,

Agradecemos a sua mensagem. 

A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer. Permita-nos, por favor, ajudar a encontrar a melhor solução.

Como sugerido envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
March 1, 2023

Sim eu acho que a nós não está interessada em renovar com clientes antigos. Já fui a app e já vi quanto tinha que pagar na rescisão obrigado pela ajuda. 

PS -  acho que aumentar a factura em quase 5 euros, é no mínimo surreal. Mas ok obrigado pela ajuda.