Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023



Mostre a primeira mensagem

900 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

It is due to 2023 NOS price increase.

7,83% x 36,99 = 39,88

Reputação 7
Crachá +5

Hello @Daniele dArienzo,

Thank you for reaching out to us.

@Vaz gave a good help on clarifying this situation.

The actualization of the package prices are done yearly, according to the inflation registered and shared by the National institute of statistics.

This is done with a minimum of least 30 days notice in your invoice. This information is mentioned in the november or december’s invoice. 

Thank you 

Reputação 7
Crachá

In Feb 2023 I have been billed 39,88 and not 36,99. Why? I ask for refund

Its due to comunications cartel, complain here:
https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx?IsEnglish=True
All the 3 big comunications companies in Portugal got the same ideia of the same clausule to increse prices without any concorrence.

Ola

 

Recebi e paguei minha fatura do mes de Fevereiro que custou praticamente +4euros do que o valor contratado na fidelizacao. Na factura nao esta descrito nenhum gasto adicional (como seria o caso se por exemplo quando eu telefonei para redes moveis). Foi consultar meus gastos “online” em https://cliente.nos.pt e nao encontro la nada tampouco.

 

Entao, venho por este meio perguntar porque motivo paguei este mes quase 40euro quando o valor da fidelizacao sao a volta de 36euro.

 

Obrigado pela atencao

Jose Silva

Reputação 7
Crachá +2

Tem aqui a resposta.

Reputação 7
Crachá

Tem aqui a resposta.

A resposta na realidade deverá estar aqui:

https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx

Obrigado a ambos pelo tempo que dispensaram a responder a minha questao. Julgo eu deveria ter sido respondido por alguem da NOS. Nao vou perder tempo com denuncias na autoridade da concorrencia, pois tais “autoridades” se apoiam em pessoas como nos para ir buscar o seu (via multas) junto dos operadores deixando ficar tudo na mesma. Entretanto, vou enviar uma carta a NOS a solicitar a devolucao do que foi cobrado a mais em virtude de eu estar fidelizado. Onde fidelizado e’ uma faca com dois gumes. Isto significa que eu tenho de cumprir ate o fim do contrato assim tem a NOS tambem.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @SideTips,

Agradecemos a usa mensagem. O @Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

A atualziação de mensalidades dos pacotes ocorre anualmente com base na taxa de inflação apresentada pelo INE. Esta atualização está prevista nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato. 

O aviso relativo à atualização é realizado com uma antecedência minima de 30 dias, em fatura, pelo que sugerimos a consulta das faturas de novembro e dezembro para esta informação.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá

Boa tarde @SideTips,

Agradecemos a usa mensagem. O @Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

A atualziação do preço dos pacotes ocorre anualmente com base na taxa de inflação apresentada pelo INE. Esta atualização está prevista nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato. 

O aviso relativo à atualização é realizado com uma antecedência minima de 30 dias, em fatura, pelo que sugerimos a consulta das faturas de novembro e dezembro para esta informação.

Obrigado 

Como o cliente explicou e muito bem, quer o contrato dele como muitos outros ( o meu inclusive ) não têm a cláusula 5.5, sendo por isso esse aviso ilegal já que diz ser feito um aumento ao abrigo de uma cláusula inexistente.
Para todos os clientes que receberam o aviso sobre a cláusula 5.5 e cujos contratos não têm tal cláusula a NOS é obrigada a reverter o dito aumento.

Reputação 1

Após ser contactado pela NOS para renegociação, não há nada a fazer. Após 1 ano de contrato é possível alterar condições e baixar preço, antes não. 
Da minha parte, vou cumprir o meu contrato com a NOS até que seja economicamente viável pagar indemnização e rescindir. São os últimos Euros meus e das minhas empresas que a NOS verá.


Todos os operadores (exceto Nowo) anunciaram aumentos para Fevereiro ou Março. Por aqui espalham a ideia de que todos aumentaram e por isso não vale a pena mudar… errado. Sou cliente de 3 operadores diferentes. O que muda é a forma como cada comercial trabalha o seu cliente. A flexibilidade em oferecer preços e serviços adequados a cada situação e não se limitarem apenas a seguir uma tabela. Não se limitam a dar a desculpa “Está no contrato, não podemos fazer nada.”  Não fazem porque não querem. Os contratos podem ser alterados, haja vontade das 2 partes. 

Da minha parte acabo por aqui a minha participação neste fórum. Obrigado a todos os que tentaram ajudar 

A minha fatura aumentou em dezembro de 2022  2€, sendo que assumi que seria o aumento anual previsto em contracto.

No entanto este mês aumentou mais 2,94€, queria saber qual o motivo por favor.
Saliento que estive a verificar as minhas faturas e não encontrei nenhuma informação sobre aumentos.

Cumprimentos,
Nuno Barros

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Duarte Nuno Andrade Barros

A atualização de mensalidade teve a sua notificação em novembro ou dezembro, no entanto, a implementação 1 de fevereiro. 

Assim, sugerimos que verifique a sua fatura de dezembro e compare-a, por favor. Saiba como o fazer em: 

Obrigado, 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Duarte Nuno Andrade Barros
Pedimos desculpa, mas para garantir a boa organização da informação. Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado quanto à atualização de mensalidade de 2023, devido a taxa de inflação. 

Obrigado

@Mário P. confirmo que recebi em dezembro a informação quer seria aumentado no dia 1 de Fevereiro.

O que não percebo é porque tenho vindo a ser cobrado 2 euros extras desde o dia 1 de janeiro!
FACTURA NO.: 019230961

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos, @Duarte Nuno Andrade Barros
Infelizmente não conseguimos consultar a sua fatura, pelo que sugerimos que verifique o detalhe da mesma diretamente na App NOS ou Área de Cliente para verificar o motivo desses €2. O link que indicámos, ao consultar as variações da fatura consegue obter a informação que deseja. 

Em alternativa, querendo, podemos endereçar a sua questão para que seja contactado. Para isso, precisamos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum

Obrigado

Reputação 1

Não era previsto nenhum aumento durante 2anos mas como sempre as pessoas que fazem os contratos nos centros comerciais dão informações erradas, e eu caí de novo 

o preço era fixo não haveria aumentos irei ao centro comercial fazer barulho 

é sempre a mesma desgraça, os aumentos anuais não tem nada a ver com contratos que tem fidelizacao 

mas as comunicações em Portugal conseguem sempre roubar os contribuintes

 

 

Celebrou-se um contrato empresas com a NOS onde foi especificado que a mensalidade se manteria constante durante o período de vigência do contrato de 2 anos e nao estaria suscetível a aumentos anuais. Reparo agora que tal situação não se cumpriu quando se compara os valores de 2022 e 2023. Agradeço recitação das 2 facturas emitidas e o cumprir do valor do contrato nas facturas futuras.

​​

Reputação 7
Crachá +2

O aumento é geral, foi avisado em fatura. O novo valor é o que constar da mesma agora.

No meu caso, sendo contrato nos empresas, foi especificado isso em contrato. Logo nao pode aumentar, pois estava especificado em contrato o valor total da mensalidade como sendo fixo ao longo dos 2 anos. 

Reputação 7
Crachá +2

No meu caso, sendo contrato nos empresas, foi especificado isso em contrato. Logo nao pode aumentar, pois estava especificado em contrato o valor total da mensalidade como sendo fixo ao longo dos 2 anos. 

e é, mas tem clausula que permite aumento de acordo com inflação. Compreendo a frustração mas é os novos valores :/

Reputação 7
Crachá

Celebrou-se um contrato empresas com a NOS onde foi especificado que a mensalidade se manteria constante durante o período de vigência do contrato de 2 anos e nao estaria suscetível a aumentos anuais. Reparo agora que tal situação não se cumpriu quando se compara os valores de 2022 e 2023. Agradeço recitação das 2 facturas emitidas e o cumprir do valor do contrato nas facturas futuras.

​​

Recitar uma factura é complicado, o aviso deve ter ido na factura de dezembro, se não tiver a cláusula citada como em muitos clientes reclame para corrigir a factura, se a NOS quizer aumentar tem que enviar um aviso de acordo com o contrato do cliente.

Se tiverem enviado o aviso correctamente só pode reclamar contra o cartel das comunicações que são as únicas empresas com tal cláusula.

https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @eduarda

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e, também, esclarecido no que tem que ver com a atualização da mensalidade com base na última taxa de inflação. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

A atualização de mensalidades está previstas nas condições gerais contratuais.

Qualquer questão que tenha, por favor, partilhe connosco.

Obrigado

Reputação 7
Crachá

Não era previsto nenhum aumento durante 2anos mas como sempre as pessoas que fazem os contratos nos centros comerciais dão informações erradas, e eu caí de novo 

o preço era fixo não haveria aumentos irei ao centro comercial fazer barulho 

é sempre a mesma desgraça, os aumentos anuais não tem nada a ver com contratos que tem fidelizacao 

mas as comunicações em Portugal conseguem sempre roubar os contribuintes

 

Sim, é uma cláusula combinada que apenas existe ( que eu tenha cohecimento ) nas empresas de comunicações que deve denuncia na Autoridade da Concorrência e na Anacom:
https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx
https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

@btteiro, o @Guimas deu uma boa ajuda. A atualização de mensalidade tem que ver com a última taxa de inflação anunciada pelo INE, tendo esta sido comunicada na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação.

Esta atualização está prevista nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato.

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

@btteiro, o @Guimas deu uma boa ajuda. A atualização de mensalidade tem que ver com a última taxa de inflação anunciada pelo INE, tendo esta sido comunicada na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação.

Esta atualização está prevista nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato.

Muito obrigado

Excepto que muitos clientes não têm nem a cláusula 5.5 nos contratos, então o aviso é completamente ilegal ao citar clausulas inexistentes.
Quem não tiver a referida clausula deve reclamar para a ANACOM:

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao


Quem tiver e não concordar com a clausula combinada entre as várias operadoras de comunicações, inexistente noutros sectores ( que eu tenha conhecimento ), deve reclamar para a Autoridade da Concorrência:

https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx

Comentário