Skip to main content
Header
José Paulo Nóbrega Paixão
January 19, 2023
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Melhor resposta por Jose Rodrigues

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Boa tarde, as comunicações sobre os aumentos relacionados com a taxa da inflação continuam a ser anunciados aos clientes através da sua fatura mensal, confirme nas suas faturas se não há essa comunicação nos meses de Novembro/Dezembro

No meu caso chegou na fatura de Dezembro

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

As datas são alteradas de acordo com o ciclo de faturação da cada um.

900 Comentários

Petabyte
February 19, 2023

Desengane-se quem pensa que faz um contrato com valor fixo por X meses de fidelização. É essa a noção que a maioria dos clientes têm.

O que é negociado são os descontos inerentes a essa mesma fidelização seja qual duração que ela tenha. Esses valores nunca são alterados.

O aumento da mensalidade está previsto nas condições contratuais (aquelas letras pequenas que ninguém gosta de ler) e dá direito a rescisão sem encargos para o cliente, excepto quando o aumento é directamente relacionado com a alteração da taxa de inflação. É o caso deste aumento de 7,8% que é aplicado plas 3 maiores empresas de telecomunicações de Portugal.

O cliente é avisado acerca do aumento sim, se é feito da melhor forma é uma questão diferente na qual deverá ser consultada a Lei de Comunicações Electrónicas disponível no site da ANACOM.

Para dizer a verdade essas são as letras que não são muitas vezes enviadas e que até são alteradas sem conhecimento dos clientes.

Ex.

https://www.nos.pt/particulares/outros/termos-e-condicoes/Pages/novas-condicoes-12.aspx

Já questionei o @Fórum sobre a quem estás condições são aplicadas e não obtive resposta.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Kilobyte
February 20, 2023

Bom dia não concordo com a minha fatura 

Como é possível estar a pagar o mesmo que o mês passado?

Se a minha fatura é 59.99€ como é que estão a por 64.99? Ainda vai uma grande diferença tem que resolver isso 

Vou aguardar uma resposta obrigado e bom dia

Jose Rodrigues
Super User
Super User
February 20, 2023

Se a minha fatura é 59.99€ como é que estão a por 64.99? Ainda vai uma grande diferença tem que resolver isso 

Bom dia, verifique no detalhe da sua fatura o motivo do aumento, as faturas receberam um aumento de 7,83% derivado à inflação registada em Portugal em 2022.

Para saber se é o seu caso, insira os seus dados neste link www.nos.pt/tlv,

Se antes pagava €59.99 x 107,83% = €64,69.

Mais informação aqui:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/atualizacaoprecos.aspx

Petabyte
February 20, 2023

Bom dia, verifique no detalhe da sua fatura o motivo do aumento, as faturas receberam um aumento de 7,83% derivado à inflação registada em Portugal em 2022.

Mais informação aqui:

Onde foi a NOS buscar esses 0,03% se no INE apenas se encontra disponível 7,8% de inflação anual?

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Jose Rodrigues
Super User
Super User
February 20, 2023

Mais informação aqui:

Onde foi a NOS buscar esses 0,03% se no INE apenas se encontra disponível 7,8% de inflação anual?

A Deco Proteste defende que o aumento de preços das telecomunicações "deve ser claro" e que a comunicação dos mesmos "deve ser assegurada ao consumidor com uma antecedência de 30 dias", mesmo que a subida conste do contrato.

Este comunicado surge na sequência dos aumentos anunciados pelas operadoras de telecomunicações Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal dos seus serviços até 7,8%, as duas primeiras a partir de fevereiro e a última em março.

Kilobyte
February 20, 2023

E depois dizem que não há cartelização os aumentos são na mesma percentagem em todas, vergonhoso.

O objetivo é segurar por 24 meses, depois durante esse tempo somos números, até chegar a aproximação da renovação que passamos novamente a ser pessoas.

Aguardo essas sondagens de satisfação que da minha parte terão uma avaliação ao nível do tratamento recebido.

Megabyte
February 20, 2023

Sou cliente empresarial dos 3 operadores em 3 empresas diferentes. A NOS foi a única que aumentou o preço, sendo agora o serviço mais caro entre os 3. Neste momento a mensalidade está 40€ acima de outro operador que fornece exatamente os mesmos serviços.

Assim, nem o contrato de permanência chegará ao fim…

Kilobyte
February 20, 2023

Mas tem que avisar que foi o que nao fizeram vou por outros meios, as coisas não sao assim se o mes de janeiro pedi para abaixar o valor do serviço 

Jose Rodrigues
Super User
Super User
February 20, 2023

Mas tem que avisar que foi o que nao fizeram vou por outros meios, as coisas não sao assim se o mes de janeiro pedi para abaixar o valor do serviço 

A comunicação sobre o aumento que iria ser posto em prática a partir de 1 de Fevereiro, foi feita nas faturas de Dezembro ou Novembro.

João H.
Gestor da comunidade
February 20, 2023

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.

@TANIA MARINA TEIXEIRA JORGE, para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer. As comunicações sobre a atualização de preços são feitas com uma antecedência minima de 30 dias.

Sugerimos que consulte esta informação em faturas de meses anteriores.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.