Skip to main content
Header
José Paulo Nóbrega Paixão
January 19, 2023
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Melhor resposta por Jose Rodrigues

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Boa tarde, as comunicações sobre os aumentos relacionados com a taxa da inflação continuam a ser anunciados aos clientes através da sua fatura mensal, confirme nas suas faturas se não há essa comunicação nos meses de Novembro/Dezembro

No meu caso chegou na fatura de Dezembro

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

As datas são alteradas de acordo com o ciclo de faturação da cada um.

900 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Super User
February 8, 2023

Foi um aumento de 2,73€ do valor base do pacote que pago 

Nesse caso é o aumento que as Operadoras estão a aplicar derivado da inflação, 7,8% de aumento.

Megabyte
February 8, 2023

😦 

Pois, acabei de ler noutro sítio: “(…) um aumento máximo de 7,8% no valor global da factura(…)”. 
Tinha logo de ser “o máximo”… 
E é legal fazerem isso, uma vez que no contrato está acordado outro valor?? 

Kilobyte
February 8, 2023

Boa tarde

O grave problema que se está a passar comigo e com muitos clientes é que quando assinamos o contrato com a NOS as respectivas condiçoes  da altura só continham  na clausula 5 os pontos 5.1,5.2 e 5.3 e mais nada.Mais, na clausula 10 não fazia qualquer alusão a inflações. Entretanto a NOS para poder fazer o aumento teve que mexer nas clausulas mas penso e alguém me diga se estou errado elas não poderão ser aplicadas rectroativamente.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
February 8, 2023

😦 

Pois, acabei de ler noutro sítio: “(…) um aumento máximo de 7,8% no valor global da factura(…)”. 

é legal porque é uma das condições constantes no contrato, os aumentos anuais derivados da inflação. 

Neste caso o Governo não se pronunciou, como nas rendas, onde impôs um teto de 2%.

Petabyte
February 8, 2023

Boa tarde

O grave problema que se está a passar comigo e com muitos clientes é que quando assinamos o contrato com a NOS as respectivas condiçoes  da altura só continham  na clausula 5 os pontos 5.1,5.2 e 5.3 e mais nada.Mais, na clausula 10 não fazia qualquer alusão a inflações. Entretanto a NOS para poder fazer o aumento teve que mexer nas clausulas mas penso e alguém me diga se estou errado elas não poderão ser aplicadas rectroativamente.

Estão sim, mas pode cancelar o contrato se não concordar com as novas condições:
https://www.nos.pt/particulares/outros/termos-e-condicoes/Pages/novas-condicoes-9.aspx
Segundo a divulgação da NOS, até 31 de Março pode denunciar o contrato.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Petabyte
February 8, 2023

😦 

é legal porque é uma das condições constantes no contrato, os aumentos anuais derivados da inflação.

Alguns contratos não têm essas claúsulas, pode verificar se se encaixa nas alterações “divulgadas” de forma disfarçada ( possivelmente ilegal por não ter sido divulgado aos clientes ) que se encontram no site da NOS.
https://www.nos.pt/particulares/outros/termos-e-condicoes/Pages/novas-condicoes-9.aspx
Se por acaso for um cliente mais antigo não terá essa clausula no contrato e pode denunciar o mesmo até dia 31 de Março.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
João H.
Gestor da comunidade
February 8, 2023

Boa tarde @RitaM e @rhodes,

agradecemos as vossas mensagens. A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema.

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

Por favor, falem connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
February 8, 2023

Boa tarde,

Gostaria de propor que o aumento da mensalidade devido ao valor da inflação se reflita na redução do periodo de fidelização.

Quando assinamos o contrato, como é o meu caso, comprometi-me a pagar 34,99€ por mês durante 24 meses (periodo de fidelização) o que corresponde a um valor total de 839,76€. E foi por esse valor que assinei o tal “contrato”. Agora, passados nem 3 meses, veio a actualização dessa mensalidade. Como não acho correcto que se mude o contrato a meio (o que já me aconteceu por diversas vezes), venho propor que este aumento se faça acompanhar de uma redução do tempo de fidelização. Esse cálculo é muito simples de se fazer : eu comprometi-me a pagar os 839,76€ em 24 meses, portanto pago exatamente esse valor mas em 22,26 meses de forma a que a mensalidade seja o valor com a inflação (37,72€). Se isto não for proposto, penso que deverão entrar em contacto com as pessoas a perceber se as pessoas estão interessadas nos vossos serviços dada a atualização do preço.

Cumps,

Rui

Byte
February 8, 2023

Muito boa tarde!

Hoje recebi os detalhes de pagamento da fatura de fevereiro, qual é o meu espanto quando vejo um aumento significativo do valor da mensalidade.

Pergunto-me porque não fui avisada antecipadamente? Visto que esta medida não é legal!!!

Kilobyte
February 8, 2023

Não devia ter sido notificada do aumento? Porquê do aumento de €51,89 para €55,94? Um aumento de mais de 7,8%? E a fidelização? Eu estou fidelizada a um compromisso e a NOS não? Só o cliente é que tem que cumprir?