Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
July 10, 2020
Destaque

Conheça os Giga Routers Wi-Fi 5.0

Os Giga Router marcam a aposta continua da NOS na evolução tecnológica. 😊

Após conhecer algumas informações sobre os diferentes equipamentos Routers Wi-Fi 5.0, neste tópico descubra todos os seus detalhes. Preparado para conhecer ao pormenor cada um dos três equipamentos:grinning:

Giga Router Wi-Fi 5.0

Principais funcionalidades:

• Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos
  • Possibilidade de desligar o indicador luminoso
  • Smart Antenna Steering, combina de forma inteligente 8 antenas Wi-Fi na banda dos 5Ghz, que permitem ter mais velocidade em todas as direções
  • Design Premiado, distinguido pelo prestigiado prémio mundial iF Award Design 2019

Principais características:

• Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
  • 802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão de reset
  • Indicador luminoso de estado

Como ligar o router:

1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada elétrico
  4. Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede

📃 Manual do equipamento e o guia de instalação rápida

Giga Router Wi-Fi 5.0

• Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos

• 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão para ligar/desligar rede Wi-Fi
  • Botão de reset

Como ligar o router:

1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada elétrico
  4. Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede

📃 Manual do equipamento e o guia de instalação rápida

Giga Router Wi-Fi 5.0

• 2 entradas telefónicas
  • Porta USB para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Botão de reset
  • Botão para emparelhar Wi-Fi (WPS)
  • Conector CATV para ligação do cabo coaxial para serviço TV
  • Conector ótico para ligação à rede FTTH

Como ligar o router:

1. Ligue o cabo de fibra ótica ao router e à tomada FTTH
  2. Ligue o router à tomada de eletricidade
  3. Ligue o telefone ao router na linha 1, com o cabo de telefone
  4. Ligue o PC à rede Wi-Fi

📃Manual do equipamento e o guia de instalação rápida

Os routers Wi-Fi 5.0 permitem o acesso ao serviço de internet e telefone, que configure e gira funcionalidades, em qualquer lugar, através do site aminhanet.nos.pt ou da App NOS Net, disponível para Android e iOS.

A versão de Giga Router a ser instalada depende da morada de instalação e da disponibilidade de stock.

Saiba ainda como configurar os equipamentos em

Caso tenha alguma dificuldade, partilhe connosco. :grinning:

355 Comentários

Sergio Sousa
Megabyte
September 23, 2020

Gostava de obter ajuda em como configurar a impressora através de ligação USB que está activa no Router 5.0 https://uploads-eu-west-1.insided.com/nos-pt/attachment/15b3111f-95a2-44b3-b827-0939752fbb9d.png como estava no Router 3.0.

isso para ja não deve ser possivel, pois no HUB3.0 tinhamos acesso à configuração da impressora na pagina do router, o que não acontece com o 5.0, nao  tem nada.

Mas a porta USB está a funcionar! 

Funciona com Pen e com disco Externo.

marcolopes
Super User
Super User
September 23, 2020

Oh caro @Sergio Sousa , eu já perguntei 2 ou 3 vezes QUAL é o MODELO do ROUTER!!!

Foi feita alguma configuração no Sistema operativo? QUAL é o sistema operativo?

EU já liguei PENs aos ROUTERs 5 v1 e v2 e NADA!

Acabei de ligar um disco de 4TB ao ROUTER e… NADA!

De qualquer forma, esta funcionalidade não está documentada (embora esteja anunciada) e não permite qualquer configurações pelo CASTRADOR interface da NOS (está presente no interface nativo do ROUTER, mas a NOS não permite o acesso!)

Há quem esteja por aí a ter acesso em MacOS, e também em ANDROID, mas no Windows é preciso ligasr serviços que foram desligados pela Microsoft devido a falhas de segurança: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/nao-tem-acesso-ao-nosdrive-no-seu-pc-basta-ligar-o-protocolo-smbv1-15363

Sergio Sousa
Megabyte
September 24, 2020

Oh caro @Sergio Sousa , eu já perguntei 2 ou 3 vezes QUAL é o MODELO do ROUTER!!!

Foi feita alguma configuração no Sistema operativo? QUAL é o sistema operativo?

EU já liguei PENs aos ROUTERs 5 v1 e v2 e NADA!

Acabei de ligar um disco de 4TB ao ROUTER e… NADA!

De qualquer forma, esta funcionalidade não está documentada (embora esteja anunciada) e não permite qualquer configurações pelo CASTRADOR interface da NOS (está presente no interface nativo do ROUTER, mas a NOS não permite o acesso!)

Há quem esteja por aí a ter acesso em MacOS, e também em ANDROID, mas no Windows é preciso ligasr serviços que foram desligados pela Microsoft devido a falhas de segurança: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/nao-tem-acesso-ao-nosdrive-no-seu-pc-basta-ligar-o-protocolo-smbv1-15363

Router TCG310J routerV5_Askey_1.1.9_PROD 

Portatil com sistema operativo WIN 7

Não fiz qualquer configuração. Foi instalado pela NOS e ligado.

Sergio Sousa
Megabyte
September 24, 2020
Router TCG310J routerV5_Askey_1.1.9_PROD 

marcolopes
Super User
Super User
September 24, 2020
marcolopes
Super User
Super User
September 30, 2020

UPDATE após um mês com o ROUTER 5 v2 (HITRON)

Mesmo com a perda de performance em certas alturas, como já descrito (que levam por vezes o router a “engasgar” e até a fazer um REBOOT por iniciativa própria, o que me deixa sem serviço durante uns minutos) decidi não mexer mais neste assunto.

Tendo em conta que os meus devices WiFi não se queixam a nível de conectividade, a minha TV (que se desligava do Router 5 v1 após algum tempo) também não tem mostrado qualquer problema, os DEVICES WiFi comunicam entre si na mesma rede (o que não acontece no ROUTER 5 v1 - e apenas neste modelo!), bem como o facto de NÃO perder a configuração AUTO da WiFi 5Ghz, fizeram com que eu decidisse ficar com o ROUTER 5 v2. Pode ser que um novo firmware (NÃO BETA) venha resolver os problemas de performance / estabilidade (esta era a parte boa do ROUTER 5 v1, pois não tinha grandes problemas de estabilidade).

O único BUG que me deixa perplexo e não percebo como ainda está presente em todos? os novos routers é a impossibilidade de abertura da mesma porta em TCP e UDP!!! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/como-abrir-ou-encaminhar-uma-porta-no-router-13802

marcolopes
Super User
Super User
October 6, 2020

BUG no interface de configuração do ROUTER 5 v2 (tanto via WEB como APP android!)

Existe UM equipamento de REDE ligado, que até há uns dias estava perfeitamente identificado, e agora desapareceu…

EDIT: Aparentemente o router anda “baralhado”… um reset (desligar da corrente) resolveu o problema… enfim...

Renato Gomes
Super User
Super User
October 6, 2020

Boas, a nível de transferência de dados na mesma rede, como se comporta, tenho um Media Player ligado ao V1 que a transmissão de dados por rede não passa dos 7Mb/s enquanto no 4.0 passava dos 30mb/s, acontece que a ver um filme de uma pasta partilhada no PC, se o ficheiro tiver um bitrate superior a 10Mb/s o filme engasga. No 4.0 isso nao acontecia. 

marcolopes
Super User
Super User
October 6, 2020

Boas, a nível de transferência de dados na mesma rede, como se comporta, tenho um Media Player ligado ao V1 que a transmissão de dados por rede não passa dos 7Mb/s enquanto no 4.0 passava dos 30mb/s, acontece que a ver um filme de uma pasta partilhada no PC, se o ficheiro tiver um bitrate superior a 10Mb/s o filme engasga. No 4.0 isso nao acontecia. 

Como se comporta QUAL deles? Existem 3 GIGA ROUTERS…

HFC (cabo) v1

HFC (cabo) v2

FTTF

Posso dizer que o ROUTER 5 v1 (HFC) até se portava bem, mas tinha de ter os canais em AUTO… se não colocasse os canais WiFI em AUTO, por vezes tinha fraca qualidade de transmissão…

Com o ROUTER 5 v2 (HFC) também não tenho problemas (os canais estão em auto, ao contrário do v1, nunca tive problemas com o WiFi)

NOTA: os SSID são ÚNICOS (um para cada rede, 2.4 e 5Ghz, para ter a certeza a que rede me ligo)

Renato Gomes
Super User
Super User
October 6, 2020

Boas, estou a falar de transferência de dados, do PC (pastas partilhadas) para o media player por cabo de rede ligado ao router V1 (cilindro), tendo o Media Player um IP associado 192.168.1.8.

Acontece que só consigo velocidades até 7M/s, enquanto no Power Router 4.0, conseguia velocidades de transferência de dados de 20Mb/s.

Se colocar no PC um vídeo com bitrate inferior a 7Mb/s consigo ver o vídeo, se for com bitrate de 10 ou 12Mb/s o video engasga. Isso não pode acontecer no router que se diz superior ao 4.0.

Gostava de saber se é problema do router ou da NOS mesmo ou se a mudança para o V2 HFC resolve a velocidade de rede.