Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
June 6, 2019
Destaque

Conheça o Giga Router

Conheça o Giga Router Wi-Fi 5.0

Fique a saber tudo sobre o Giga Router, que marca a aposta continua da NOS na evolução tecnológica. 😀

Em três versões diferentes, permite velocidades até 1Gb/s, tem Dual band norma AC, Wave2 e MIMO 4x4. 😎

O Giga Router apresenta como funcionalidades avançadas:

• Wi-Fi mais rápido, as 4x4 antenas integradas no router permitem atingir velocidades ultrarrápidas
  • Velocidade máxima, velocidade até 1Gbps de download
  • Airtime fairness, garante o mesmo tempo de transmissão a todos os equipamentos ligados por Wi-Fi ao Router, permitindo uma maior performance
  • Beamforming, concentra e dirige o sinal Wi-Fi para onde estão ligados os equipamentos, melhorando o alcance e a velocidade
  • Melhor performance e mais equipamentos ligados, até 50 equipamentos ligados ao mesmo tempo sem perder performance
  • Funcionalidades avançadas, com a App NOS Net é possível controlar a Internet do router em qualquer lugar
  • Gaming e Streaming, ideal para os mais exigentes que valorizam Gaming, streaming de vídeos HD e partilha de conteúdos de grandes dimensões

Para os nossos utilizadores mais técnicos, partilhamos também as principais características do novo Giga Router:

• Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz 802.11 a/n/ac Wave2 MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão de reset
  • Indicador luminoso de estado

Saiba aqui mais sobre o Giga Router. Conheça ainda em detalhe todas as caraterísticas dos 3 equipamentos em:

Já utilizou o Giga Router? Partilhe connosco a sua experiência! 😉

506 Comentários

marcolopes
Super User
Super User
December 19, 2019

O apoio diz que o firmware é o mais recente (existe outro, mas é para ligações FIBRA e não cabo!). Nem sabia que este router tinha uma versão FIBRA…

....

@marcolopes , o equipamento tem alguma porta wan escondida?

Off-topic: os restantes intervenientes neste tópico têm recebido os habituais e-mails a avisar de novos comentários?

Exactamente o meu pensamento! Este equipamento nem sequer uma porta WAN tem… enfim…

O novo firmware está é em testes, com certeza, e será lançado ainda este mês…

Vou ver como ele se porta agora no dia a dia… principalmente com streaming de video a partir da rede física (tenho um servidor DLNA num PC de rede que me alimenta uma SMART TV)

December 19, 2019

Independentemente dos IDs das portas no equipamento, se o firmware o permitir é possível configurar uma porta WAN para operar como porta LAN, marcando nas configurações avançadas uma opção do estilo "Use WAN port as LAN"...

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
marcolopes
Super User
Super User
December 19, 2019

Mais um problema! Este é capaz de me fazer voltar ao Router 4…

VPN do windows, que uso diariamente há anos a fio para me ligar ao escritório, falha sistematicamente a ligação… é preciso insistir e voltar a insistir… até que liga… NUNCA me aconteceu (e efectuei milhares de ligações com os routers 3 e 4)

Jose Rodrigues
Super User
Super User
December 19, 2019

VPN do windows, que uso diariamente há anos a fio para me ligar ao escritório, falha sistematicamente a ligação… é preciso insistir e voltar a insistir… até que liga… NUNCA me aconteceu (e efectuei milhares de ligações com os routers 3 e 4)

É preciso ter calma, o Router é novo e aos poucos irão resolvendo esses problemas. Afinal parece que os únicos que não enfrentam problemas são os que se mantêm com o velhinho Router WiFi. Uma maravilha. 

marcolopes
Super User
Super User
December 19, 2019

É preciso ter calma, o Router é novo e aos poucos irão resolvendo esses problemas. Afinal parece que os únicos que não enfrentam problemas são os que se mantêm com o velhinho Router WiFi. Uma maravilha. 

Eu calma tenho :D e paciência!

Sem dúvida que o antigo “ZON HUB” foi a melhor coisinha que a NOS teve (tem) a nível de routers!

Se soubesse o que sei hoje, teria ficado com ele, e colocado um Access Point com WiFi mais recente…

Jose Rodrigues
Super User
Super User
December 19, 2019

@marcolopes  No meu caso não é necessário, o WiFi com o Router instalado num canto no extremo da casa, chega ao ponto mais distante sem problemas. 

marcolopes
Super User
Super User
December 19, 2019

@marcolopes  No meu caso não é necessário, o WiFi com o Router instalado num canto no extremo da casa, chega ao ponto mais distante sem problemas. 

Pelo que me recordo, no meu caso também era assim… era só por dizer que não tinha WiFi 5Ghz, e o streaming para o televisor encravava um pouco… 

Kilobyte
December 21, 2019

Boas pessoal

Penso ter resolvido o meu problema, pelo menos no último dia já não aconteceu. 

Para tal desliguei o Router por 10min da corrente. Depois liguei normalmente. E parece ter passado. 

Tentem, que eu tb vou dando feedback. 

Ana P.
Moderador
December 21, 2019

Olá @Fura

Agradecemos o seu feedback. Ficamos contentes pela situação já estar resolvida :blush:

Sugerimos que fique atento nas próximas 24h, caso a dificuldade se mantenha partilhe connosco. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
marcolopes
Super User
Super User
December 23, 2019

Tive mais de um ano de problemas com FREEZES constantes (tive 4 ROUTERS 4!!!) mas o meu problema não tinha a ver com SINAL ou nada que se pareça... o ROUTER 4 simplesmente não aguenta / consegue lidar com certo tráfego...

Tenho o ROUTER 5 há uns dias e o meu feedback é que, para já se mantém "estável".

VANTAGENS:

- WiFi 5Ghz é bastante melhor que o ROUTER 4 (WiFi 2.4 é a mesma coisa): https://forum.nos.pt/novidades-16/pontos-wifi-complementam-operadora-14973

- PROVAVELMENTE é mais estável e não irá "congelar" como o ROUTER 4: https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...-deixa-de-responder-a-todos-os-servicos-14191

DESVANTAGENS

- PORTAS ETHERNET ACANHADAS (raios partam os engenheiros!!! - meter aqui 4 tomadas de rede é um BICO D'OBRA!!)

- INTERFACE de configuração - INFORMAÇÃO TOTALMENTE "aleatória" no que toca aos devices ligados nas redes 2 e 5 (ora aparecem na rede 2, ora aparecem na rede 5, ora NÃO APARECEM mas estão ligados). FORÇA de SINAL totalmente "ao calhas" (ora tem muita força, ora não tem...). DISCREPÂNCIAS entre a página de configuração WEB e a APP NOS NET: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-o-novo-giga-router-12340/index5.html

NÃO DETECTA DEVICES COM CAPACIDADE MULTIMEDIA a partir de um dispositivo ligado em WiFi (ex: um telemóvel não detecta um televisor com capacidade de efectuar PLAY de videos), mas não existe problema entre a rede WiFi e ETHERNET (faço STREAMING de PC para TV e consigo da TV aceder a partilhas de rede): https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...ter-wifi-wireless-isolation-10605/index2.html

- Há quem se queixe que tem problemas em aceitar ligações de devices IoT: https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...acao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812

- Há quem se queixe de dificuldades em configurar serviços VOIP (não acontecia com o ROUTER 4): https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...-fiquei-sem-o-voip-alguem-sabe-corrigir-14759

- DE VEZ em quando parece bloquear a ligação da minha VPN WINDOWS 10 (nunca me tinha acontecido em milhares de ligações no ROUTER 4, e de vez em quando com o ROUTER 5 tenho de insistir... de resto... nada a apontar)