Skip to main content
Header
Destaque

Experiência TV na NOS - A mesma TV, uma nova experiência

Mostre a primeira mensagem

164 Comentários

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 21, 2025

O novo UI de novo pouco tem (excepto o GUIA de TV que necessita de alguma adaptação e está bem mais acessível)

De resto? O BANNER publicitário continua a ser inserido ao “fim da força” pela NOS na opção de INICIO, ainda que não saibam bem o que estão a fazer neste momento

EDIT: Algumas “capas” dos títulos “comprados” no VIDEOCLUBE não são apresentadas!

CP001
  • November 21, 2025

EDIT: Algumas “capas” dos títulos “comprados” no VIDEOCLUBE não são apresentadas!

Também tenho esse problemas mas no meu caso não está relacionado com a nova UI. É um problema geral da NOS nos filmes de oferta. A NOS em 2016 atribuiu 12 filmes gratuitos aos clientes e são as capas de alguns desses filmes que não estão a aparecer.

Sao eles: 

A Vida é Bela - oferta 2016

Pulp Fiction - oferta 2016

A Lenda de Tarzan - oferta 2016

A Força da Verdade - oferta 2016

Zootrópolis (VP) - oferta 2016

Informação sobre essa oferta: 

https://arquivo.pt/wayback/20170228221641/http://www.nos.pt/particulares/televisao/videoclube/Pages/oferta-de-filmes-natal.aspx

Seria bom que a NOS resolvesse a situação.

@marcolopes 

Se tiver mais filmes cuja capa não surja, publique aqui para o staff do fórum ver, a ver se a NOS corrige.

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 21, 2025

Também tenho esse problemas mas no meu caso não está relacionado com a nova UI. É um problema geral da NOS nos filmes de oferta. A NOS em 2016 atribuiu 12 filmes gratuitos aos clientes e são as capas de alguns desses filmes que não estão a aparecer.

Sao eles: 

A Vida é Bela - oferta 2016

Pulp Fiction - oferta 2016

A Lenda de Tarzan - oferta 2016

A Força da Verdade - oferta 2016

Zootrópolis (VP) - oferta 2016

É isso mesmo!

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 22, 2025

Boa tarde,

@CP001 e ​@marcolopes, agradecemos o vosso alerta.

Endereçámos esta situação às equipas NOS responsáveis e assim que houver novidades, partilharemos convosco, aqui, no Fórum NOS.

Obrigado,

CP001
  • November 23, 2025

Boa noite, ​@Mário P. 

Antes de mais, obrigado pelo reporte.

E não é só as capas dos filmes, são também as capas dos programas. Há muitos programas que aparecem no guia TV na UMA e na NOS TV que não têm uma “capa”, sendo que a NOS podia colocar uma imagem simbólica representativa do canal.

Outra situação na UMA e na NOS TV é que as capas e imagens nem sempre carregam todas ao mesmo tempo. Seria bom que as imagens que estão na mesma linha carregassem ao mesmo tempo. É um dos aspetos a trabalharem na UMA, esse e a velocidade de interação global com a interface, já que podia ser mais rápida - a mesma interface na Apple TV e Shield voa

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 23, 2025

Boa noite, ​@Mário P. 

Outra situação na UMA e na NOS TV é que as capas e imagens nem sempre carregam todas ao mesmo tempo. Seria bom que as imagens que estão na mesma linha carregassem ao mesmo tempo. É um dos aspetos a trabalharem na UMA, esse e a velocidade de interação global com a interface, já que podia ser mais rápida - a mesma interface na Apple TV e Shield voa

Numa primeira utilização também notei que o UI é mais lento que na versão anterior...

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 23, 2025

Poder-se-á tratar do mesmo tema, mesmo que estejamos a falar de funcionalidades diferentes, ​@CP001 Mas ainda assim, e para endereçar, pedimos que, se possível, nos dê exemplos, de canais e conteúdos sem imagem ilustrativa. 

Quanto à lentidão ao carregar as imagens temos a informação de que já se encontra em acompanhamento pela equipa. 
Obrigado,

CP001
  • November 24, 2025

Posso dar um exemplo. O programa “The Next Big Idea” emitido a 23/nov, 11h35 aparece sem imagem no Guia TV da box UMA. Como este há outros que vou apanhando assim.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 24, 2025

Boa tarde a todos, 

Temos a indicação de que foi implementada uma atualização na box, que ocorrerá durante a madrugada, para corrigir os erros das capas dos filmes oferecidos em 2016, pelo que amanhã estará resolvido, pelo que pedimos a vossa cooperação e que nos dêem o vosso feedback. 

@CP001, muito obrigado pela ajuda. Encaminhámos a situação para que seja apreciada, assim que tenhamos resposta partilharemos.
Obrigado, 

CP001
  • November 25, 2025

Boa tarde, ​@Mário P.,

Confirmo que esse aspeto das capas dos filmes de 2016 está resolvido 🙂

• Byte
  • November 25, 2025

O vosso interface anterior estava nos de luz á frente da concorrência e funcional para um comando minimalista.
Clean, rápido, estilo de letra bem escolhido, menus com transparência adequada e fácil de entender.
O atual...lento, menus distorcidos, campos de seleção arredondados horríveis, tipos de letra bold e com formato péssimo, enfim, do que eu me gabava aos concorrentes acabou por desmoronar.
Introdução de publicidade no canal NOS do qual já pago para não ter que levar com isso, net cada vez mais intermitente e nada suave e agora esta mudança de UI….finalmente já me sinto confortável para ir experimentar novos operadores.
Obrigado.

CP001
  • November 25, 2025

O vosso interface anterior estava nos de luz á frente da concorrência e funcional para um comando minimalista.
Clean, rápido, estilo de letra bem escolhido, menus com transparência adequada e fácil de entender.
O atual...lento, menus distorcidos, campos de seleção arredondados horríveis, tipos de letra bold e com formato péssimo, enfim, do que eu me gabava aos concorrentes acabou por desmoronar.
Introdução de publicidade no canal NOS do qual já pago para não ter que levar com isso, net cada vez mais intermitente e nada suave e agora esta mudança de UI….finalmente já me sinto confortável para ir experimentar novos operadores.
Obrigado.

Um interessante ponto de vista. Mas há dois ou três pormenores muito importantes que me parece que está aí a desvalorizar: usabilidade, layout e acessibilidade para pessoas com problemas de visão ou de mais idade, porque nesses aspetos a interface atual é, na minha opinião, incomparavelmente melhor do que a interface anterior. Era um pavor andar às voltas no antigo menu explorar para encontrar qualquer programa e navegar com as setas direcionais ← / → / OK   no player também melhorou muito agora.

No que toca ao grafismo, há tudo isso a melhorar e espero que a NOS tenha em conta as suas críticas, mas que não regresse à UI antiga, já que estou em crer que para a maioria dos clientes a usabilidade é prioritária. Falo por mim, que só agora consegui dar o salto de Iris para a UMA na morada principal, e nunca o teria feito se mantivessem a UI antiga da box UMA.

QuimJ
  • Kilobyte
  • November 25, 2025

Também já recebi o novo update e devo dizer que tem mais aspetos positivos que negativos. Por um lado ficou mais rápido a chegar aquilo que queremos. Até acho que os canais mudam mais rápido ou o tempo de resposta do comando quando clicamos no nº do canal melhorou. A área explorar na UMA antes deste update era um pesadelo quando comparado com a NOS TV para o Android TV por exemplo. Agora está muito mais parecido e acho que era esse o objetivo. Entendo quem diz que o layout e as letras estejam piores quando comparados com o UI anterior, mas de facto está tudo muito mais fácil de usar. Uma coisa que ainda poucos falaram mas que está muito melhor é o deslocamento no canal para trás e para a frente assim como o sair e voltar do direto que já não vai parar ao canal seguinte como antigamente. Nisso está muito melhor.

Se puderem no futuro melhorar o grafismo do layout e das letras por forma a tornar a experiência mais requintada melhor. Para mim e acho que para muitos o que mais conta é mesmo a rapidez, fluidez e chegar aos sítios de forma mais rápida e nesse aspeto está muito melhor. Acho que em poucas semanas estamos uns pros a mexer nisto. 

Quanto à publicidade ela já aparecia na versão antiga na UMA. É certo que agora aparece logo no menu explorar e acho isso um bocado invasivo. Mas ao menos é a promo do Canal Panda. Podia ser muito pior. Imaginem alguém do Porto ou Sporting acederem ao menu Explorar e aparecer uma publicidade para metermos a BTV. 

• Kilobyte
  • November 26, 2025

Na recente alteração à forma como se pesquisa a programação, a NOS acabou com uma função muito utilizada em GUIA, que era a visualização de vários canais em simultâneo, com linha temporal de algumas horas. Agora só é possível pesquisar programa a programa. Porque mudaram para pior?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 26, 2025

Boa noite a todos, 

Agradecemos os vossos comentário e o feedback. 

Ficamos contentes que, na maioria, a nova atualização tenha trazido benefícios. Partilhem sempre connosco as vossas sugestões e ideias, as mesmas são analisadas e, se necessário, endereçadas. 
Obrigado, 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 26, 2025

@FNuno, boa noite. 
Indique-nos, por favor, a box que tem instalada bem como a versão de firmeware. 
Obrigado,

• Kilobyte
  • November 26, 2025

Envio o número de cliente,  será o suficiente? C**********

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 26, 2025

Quanto à publicidade ela já aparecia na versão antiga na UMA. É certo que agora aparece logo no menu explorar e acho isso um bocado invasivo. Mas ao menos é a promo do Canal Panda. Podia ser muito pior. Imaginem alguém do Porto ou Sporting acederem ao menu Explorar e aparecer uma publicidade para metermos a BTV. 

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Está muito enganado! Agora aparece-lhe o PANDA (esticado ainda??) até que NOS prepare os maravilhosos BANNERS do FUTEBOL!!!

Estou em disputa com a NOS devido a isso… participe neste tópico! ;-)

A actualização foi sobretudo estética, não acrescentando nada de novo que seja relevante. Poder criar grupos de canais favoritos é um dos poucos pontos positivos que se note.

Quanto ao resto:

• Publicidade logo abrir o Menu;
  • Demoramos muito mais a chegar ao Menu de Gravações, para além das categorias estarem escondidas bem lá no fundo da lista;
  • Perdemos uma Vista no Guia (com a linha temporal em cima e multiplos canais do lado esquerdo). Até nas Boxes de Satélite conseguimos ver a Programação para vários Canais ao mesmo tempo. É ridículo este retrocesso.

Em geral, esta box está a uma distância gigantesca do que conheço da concorrência.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • November 27, 2025

Boa tarde,

@FNuno, para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

Agradecemos a sua mensagem ​@RicardoVilelaGomes e o tempo que tirou para partilhar connosco o seu testemunho.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Obrigado

RGarrido03
  • Kilobyte
  • November 28, 2025

Chegou ontem finalmente a atualização à minha box, e não podia estar mais contente. Isto sim, é um bom update! Está substancialmente mais rápida e fluida, e as animações são tão melhores.

Claro que de vez em quando o software ainda tem algum lag e as animações não ficam perfeitas (cerca de 5% das vezes), mas é compreensível, é um processador de uma box que já foi lançada há algum tempo, não se fazem milagres. Ainda assim, a melhoria foi imensa, e este software é a prova em como muitas vezes o bottleneck não é só o hardware.

As gravações automáticas estão ligeiramente mais rápidas a avançar e a andar para trás, mas também aqui não há milagres, já que o problema não está na UI mas sim na tecnologia (CATV em vez de OTT).

Quanto à UX e à discussão que aqui falam, eu diria que é de senso comum que se tornou muito mais fácil de usar a box. Os menus são intuitivos, com uma boa hierarquia e as tooltips ajudam imenso a entender aqueles pormenores mais escondidos.

Quanto à publicidade, só me apareceu uma única vez e come on, não é o bicho papão que se faz parecer por aqui. A mim, pessoalmente, não me incomodou. Óbvio que não deve passar daqui disto, mas se se mantiver neste rate, está bom :) afinal de contas, quantos serviços (mesmo a pagar) é que usamos que não têm ads?

Porque este fórum não serve só para reclamar e dar na cabeça dos moderadores  😂, tenho de dar os parabéns à NOS por este update que já fazia alguma falta! Acho que o próximo passo era tentar rever a utilização do OTT nas gravações automáticas e ficava perfeito. Ah e once again, um botãozinho para procurar atualizações manualmente por favor HAHAHAHA

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 3, 2025

Quanto à publicidade, só me apareceu uma única vez e come on, não é o bicho papão que se faz parecer por aqui. A mim, pessoalmente, não me incomodou. Óbvio que não deve passar daqui disto, mas se se mantiver neste rate, está bom :) afinal de contas, quantos serviços (mesmo a pagar) é que usamos que não têm ads?

Para mim é! Porque durante um mês (no UI antigo) tive de levar com MEGA banners de FUTEBOL sistematicamente para poder “aceder” às minhas gravações!!! (agora “levo” com PANDA ou ADULT channel… nada mau!)

quantos serviços (mesmo a pagar) é que usamos que não têm ads” - bem… eu aceito publicidade em serviços GRATUÍTOS, porque entendo que é um “trade-off”… afinal não se vive de “ar”! Mas este caso não tem nada a ver! É uma BOX da NOS, um serviço PAGO pelo cliente, e ainda assim tenho de levar com BANNERS de FUTEBOL numa opção de utilização “normal” da BOX? Essa agora! Mas o local para falar sobre este tema é neste tópico 

• Kilobyte
  • December 7, 2025

Volto a insistir para que seja reposta a funcionalidade em GUIA de visualização de vários canais em simultâneo,  na linha temporal que existia. Para as pessoas que lidam menos bem com pesquisas mais avançadas na box, era o modo de pesquisa preferencial. Nao se compreende este retrocesso.

• Byte
  • December 8, 2025

Após a última actualização, não consigo salvar canais favoritos dos perfis. 

Também gostava de manifestar o meu desagrado em relação à nova interface, ficou mais confusa e demasiado grande, ocupando demasiado espaço no ecrã, as letras ficaram demasiado grandes, o interface devia de ser mais discreto, ou pelo menos ter a possibilidade de alterar a escala das letras.

Continuo a achar que a Íris tinha um interface mais contemporâneo e intuitivo que o actual da UMA actual. 

Boa noite,

Concordo em absoluto com o que o ​@RichardCooper referiu: o novo update feito recentemente para uma nova view/interface é horrível com tudo demasiado grande - letras, espaço no ecrã e realmente confuso. O anterior era muito melhor, mais simples, intuitivo e actual.

Se realmente dão importância às opiniões dos vossos clientes, será um caso para reverem se não seria melhor fazer um rollback ou update mais próximo, limpo, simples da versão anterior.

Relativo ao próprio update, claramente que existe um bug na questão de salvarmos os canais favoritos. Primeiro, perdi alguns dos favoritos que tinha na lista antes do update e depois quando os tento adicionar novamente, escolhendo e clicando no “confirmar” (realmente o número de canais adiciona, ex antes 88 depois 96), o bug está quando saímos do menu do editar perfil ao clicar no “concluir” - ele não salva (entrando no menu estão novamente 88 canais, não tendo gravado nada). Agora, isto é bug do desenvolvimento do software/ interface, algo que será simples de resolver pela vossa própria equipa que desenvolveu o software. Obviamente, que a solução não poderá ser como já li aqui neste tópico, os clientes apagarem os perfis e criarem novos….que é algo um pouco caricato e limitado, dando uma má imagem da Nos.

Por último, gostaria de entender o porquê dos clientes não puderem criar, organizar a sua própria grelha de canais, entre os favoritos, ou seja, imaginemos que quero colocar todos os canais portugueses seguidos em primeiro ( rtp memória na posição 130(?!) - não me faz sentido entre outros…), depois canais de filmes e séries e no fim canais de documentários, sem ter os canais pagos que não tenho ali pelo meio entre outros, que não me interessam.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • December 9, 2025

Bom dia ​@Jorge76, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Os testemunhos da comunidade são muito importante para nós, para que possamos continuar a melhorar os serviços prestados. 
Como indicado, este tema já se encontra identificado e em análise pelas equipas NOS responsáveis e assim que houver novidades, partilharemos convosco, aqui.

Por favor, fale connosco caso surja alguma outra questão ou tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado