Skip to main content
Header
João H.
Gestor da comunidade
June 12, 2025
Destaque

Experiência TV na NOS - A mesma TV, uma nova experiência

As novidades e melhorias da TV da NOS continuam, para que usufrua do melhor entretenimento e experiência.

A televisão da NOS está diferente: mais simples, mais rápida e ainda mais intuitiva. E o melhor? Melhorámos, mas continua a ser a mesma TV que conhece, com tudo no mesmo lugar.

Descubra as principais novidades e detalhes da experiência de TV neste artigo e no vídeo demonstrativo:

Aceda às suas áreas de sempre, agora de forma mais simples e intuitiva.
Pressione a tecla "Menu" do comando para descobrir o que temos de novo para si:

Perfis

1. Pressione a tecla “menu” no comando;
  2. Selecione o “perfil” no topo do ecrã;
  3. Crie um perfil ou altere os que existem;

Pesquisa

2. Selecione a “lupa” no topo do ecrã;
  3. Pesquise o seu conteúdo, canal, app;

Início

2. Pressione “OK” na área “Início”;

Explorar

2. Pressione “OK” na área “Explorar”;
  3. Descubra os conteúdos dos últimos 7 dias;

Guia

2. Pressione “OK” na área “Guia”;
  3. Veja todos os programas da grelha de canais;

Videoclube

1. Pressione a tecla menu no comando;
  2. Pressione OK na área “Videoclube”;
  3. Descubra os melhores conteúdos;

Apps

2. Pressione “OK” na área “Apps”;
  3. Descubra todas as apps que temos para si;

Ofertas para si

2. Pressione “OK” na área “Definições”;
  3. Tenha acesso a todas as definições da sua box;

Definições

2. Pressione “OK” na área “Definições”;
  3. Tenha acesso a todas as definições da sua box;

Novidades na área “Início”

Na área “Início” vai encontrar também um acesso rápido os canais que mais vê. As suas áreas de sempre continuam à distância de um clique.

Nova área “Agora na TV” com acesso aos canais que viu recentemente.

• Utilize as setas direcionais para navegar nos conteúdos da mesma área;
  • Utilize as setas verticais para navegar entre áreas;

O Guia TV mais completo

Encontre mais facilmente o dia, canal ou programa que deseja com a nova organização por categorias. Crie a sua lista de favoritos e não perca nada.

Pressione a tecla “voltar” do comando para entrar na navegação dos canais por categorias.

Na categoria Favoritos, crie a sua lista de canais favoritos e altere-a sempre que quiser.

• Utilize as setas verticais do comando ou digite o número do canal;
  • Utilize as setas direcionais para alternar entre a coluna de “Canal”, “Dia” e “Programa”;

Nova página de conteúdo

Pressione (i) no comando da box para aceder à informação de detalhe do programa, onde pode marcar para ver mais tarde, gravar, explorar conteúdos relacionados e muito mais.

As suas ações favoritas à distância de um clique

Começou um programa e quer ver do início? Agora já pode ver do início ou voltar ao direto sem sair do player.

Selecione “OK” no comando enquanto vê um programa e:

• Veja em direto ou do início, grave, marque para ver mais tarde e muito mais;
  • Tenha acesso rápido à programação do canal, conteúdos relacionados ou destaques do programa;

Perfil e Definições

Personalize a sua experiência de televisão. Nas definições, crie o seu perfil e tenha recomendações personalizadas para si.

Conheça todas as áreas das definições:

• Gerir Perfis
  • Box
  • Comando
  • Segurança
  • Privacidade
  • Informações legais
  • Ajuda técnica

​​

Perguntas mais frequentes

Ficou com dúvidas em relação à nova Experiência TV da NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

1. A minha box ainda não foi atualizada. Quando vou receber as novidades?

Todas as boxes UMA vão receber a nova versão. A atualização está a ser feita de forma gradual durante as próximas semanas.

2. Quais são as principais novidades nesta versão?

A nova versão da sua box é mais simples e intuitiva, tem uma navegação facilitada no menu, um novo guia, acesso rápido aos canais mais vistos e personalização de perfis, entre outras melhorias.

3. Com esta atualização perdi o acesso às minhas gravações ou conteúdos do continuar a ver?

Não, com a nova versão tem acesso a todos os seus conteúdos gravados ou guardados e tudo aquilo que já tinha disponível na box, agora de forma mais simples e intuitiva.

4. O acesso ao menu mudou?

Não, para aceder ao menu pressione a tecla menu no comando. Depois é só escolher a área do menu que pretende aceder e clicar OK no comando.

5. O que é a nova área “Agora na TV”?

Esta área disponibiliza um acesso rápido aos canais que mais viu recentemente, tornando mais fácil encontrar os seus canais de sempre. Aceda na área “Início” do menu.

6. Como uso o novo guia?

Pressione a tecla menu no comando, utilize as setas verticais e aceda a “Guia”. Pressione OK para aceder. Agora é só escolher o canal, dia e programa que pretende. Tem ainda disponível uma organização dos canais por categorias, na parte superior do ecrã, que inclui uma área de canais favoritos.

7. Como posso criar a minha lista de canais favoritos?

Para criar a lista de canais favoritos aceda ao guia e à área “Favoritos” na parte superior do ecrã. Agora é só adicionar os seus canais favoritos à lista de favoritos.

8. Como posso gravar programas ou marcar para ver mais tarde?

Para gravar um programa ou marcar para ver mais tarde, pressione (i) no comando enquanto está a ver o conteúdo. Aqui, na página de detalhe terá acesso a toda a informação do programa, opções de gravação, mais episódios e conteúdos relacionados.

9. O que são as novas ações do player?

Agora já pode ver do início ou voltar ao direto sem sair do player. Basta pressionar OK no comando enquanto vê um programa. Terá ainda acesso a conteúdos relacionados, programação do canal e destaques (em noticiários e jogos de futebol.

10. Qual a vantagem de usar um perfil diferente por pessoa?

Ao criar o seu próprio perfil pode definir os seus canais favoritos, o idioma do menu e depois de estar a utilizar a box terá acesso a recomendações de conteúdos de acordo com os seus gostos.

11. Onde posso ver vídeos ou tutoriais de ajuda?

Os tutoriais estão disponíveis na sua TV em Videoclube > Outros conteúdos > Tutoriais.

12. Todas as boxes da NOS vão ser atualizadas?

A nova versão estará disponível, de forma faseada, em todas as boxes UMA (V1 e V2) mas não está disponível em mais nenhum modelo de boxes.

Partilhe connosco o que achou desta novidade. 🤗

169 Comentários

marcolopes
Super User
Super User
November 23, 2025

Boa noite, ​@Mário P. 

Outra situação na UMA e na NOS TV é que as capas e imagens nem sempre carregam todas ao mesmo tempo. Seria bom que as imagens que estão na mesma linha carregassem ao mesmo tempo. É um dos aspetos a trabalharem na UMA, esse e a velocidade de interação global com a interface, já que podia ser mais rápida - a mesma interface na Apple TV e Shield voa

Numa primeira utilização também notei que o UI é mais lento que na versão anterior...

Mário P.
Gestor da comunidade
November 23, 2025

Poder-se-á tratar do mesmo tema, mesmo que estejamos a falar de funcionalidades diferentes, ​@CP001 Mas ainda assim, e para endereçar, pedimos que, se possível, nos dê exemplos, de canais e conteúdos sem imagem ilustrativa. 

Quanto à lentidão ao carregar as imagens temos a informação de que já se encontra em acompanhamento pela equipa. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
November 24, 2025

Posso dar um exemplo. O programa “The Next Big Idea” emitido a 23/nov, 11h35 aparece sem imagem no Guia TV da box UMA. Como este há outros que vou apanhando assim.

Mário P.
Gestor da comunidade
November 24, 2025

Boa tarde a todos, 

Temos a indicação de que foi implementada uma atualização na box, que ocorrerá durante a madrugada, para corrigir os erros das capas dos filmes oferecidos em 2016, pelo que amanhã estará resolvido, pelo que pedimos a vossa cooperação e que nos dêem o vosso feedback. 

@CP001, muito obrigado pela ajuda. Encaminhámos a situação para que seja apreciada, assim que tenhamos resposta partilharemos.
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
November 25, 2025

Boa tarde, ​@Mário P.,

Confirmo que esse aspeto das capas dos filmes de 2016 está resolvido 🙂

Byte
November 25, 2025

O vosso interface anterior estava nos de luz á frente da concorrência e funcional para um comando minimalista.
Clean, rápido, estilo de letra bem escolhido, menus com transparência adequada e fácil de entender.
O atual...lento, menus distorcidos, campos de seleção arredondados horríveis, tipos de letra bold e com formato péssimo, enfim, do que eu me gabava aos concorrentes acabou por desmoronar.
Introdução de publicidade no canal NOS do qual já pago para não ter que levar com isso, net cada vez mais intermitente e nada suave e agora esta mudança de UI….finalmente já me sinto confortável para ir experimentar novos operadores.
Obrigado.

CP001
November 25, 2025

O vosso interface anterior estava nos de luz á frente da concorrência e funcional para um comando minimalista.
Clean, rápido, estilo de letra bem escolhido, menus com transparência adequada e fácil de entender.
O atual...lento, menus distorcidos, campos de seleção arredondados horríveis, tipos de letra bold e com formato péssimo, enfim, do que eu me gabava aos concorrentes acabou por desmoronar.
Introdução de publicidade no canal NOS do qual já pago para não ter que levar com isso, net cada vez mais intermitente e nada suave e agora esta mudança de UI….finalmente já me sinto confortável para ir experimentar novos operadores.
Obrigado.

Um interessante ponto de vista. Mas há dois ou três pormenores muito importantes que me parece que está aí a desvalorizar: usabilidade, layout e acessibilidade para pessoas com problemas de visão ou de mais idade, porque nesses aspetos a interface atual é, na minha opinião, incomparavelmente melhor do que a interface anterior. Era um pavor andar às voltas no antigo menu explorar para encontrar qualquer programa e navegar com as setas direcionais ← / → / OK   no player também melhorou muito agora.

No que toca ao grafismo, há tudo isso a melhorar e espero que a NOS tenha em conta as suas críticas, mas que não regresse à UI antiga, já que estou em crer que para a maioria dos clientes a usabilidade é prioritária. Falo por mim, que só agora consegui dar o salto de Iris para a UMA na morada principal, e nunca o teria feito se mantivessem a UI antiga da box UMA.

QuimJ
Kilobyte
November 25, 2025

Também já recebi o novo update e devo dizer que tem mais aspetos positivos que negativos. Por um lado ficou mais rápido a chegar aquilo que queremos. Até acho que os canais mudam mais rápido ou o tempo de resposta do comando quando clicamos no nº do canal melhorou. A área explorar na UMA antes deste update era um pesadelo quando comparado com a NOS TV para o Android TV por exemplo. Agora está muito mais parecido e acho que era esse o objetivo. Entendo quem diz que o layout e as letras estejam piores quando comparados com o UI anterior, mas de facto está tudo muito mais fácil de usar. Uma coisa que ainda poucos falaram mas que está muito melhor é o deslocamento no canal para trás e para a frente assim como o sair e voltar do direto que já não vai parar ao canal seguinte como antigamente. Nisso está muito melhor.

Se puderem no futuro melhorar o grafismo do layout e das letras por forma a tornar a experiência mais requintada melhor. Para mim e acho que para muitos o que mais conta é mesmo a rapidez, fluidez e chegar aos sítios de forma mais rápida e nesse aspeto está muito melhor. Acho que em poucas semanas estamos uns pros a mexer nisto. 

Quanto à publicidade ela já aparecia na versão antiga na UMA. É certo que agora aparece logo no menu explorar e acho isso um bocado invasivo. Mas ao menos é a promo do Canal Panda. Podia ser muito pior. Imaginem alguém do Porto ou Sporting acederem ao menu Explorar e aparecer uma publicidade para metermos a BTV. 

Kilobyte
November 26, 2025

Na recente alteração à forma como se pesquisa a programação, a NOS acabou com uma função muito utilizada em GUIA, que era a visualização de vários canais em simultâneo, com linha temporal de algumas horas. Agora só é possível pesquisar programa a programa. Porque mudaram para pior?

Mário P.
Gestor da comunidade
November 26, 2025

Boa noite a todos, 

Agradecemos os vossos comentário e o feedback. 

Ficamos contentes que, na maioria, a nova atualização tenha trazido benefícios. Partilhem sempre connosco as vossas sugestões e ideias, as mesmas são analisadas e, se necessário, endereçadas. 
Obrigado,