Skip to main content
Header
Inês B.
Moderador
July 28, 2021
Destaque

Conheça as boxes satélite da NOS

É cliente com tecnologia satélite e quer conhecer melhor as boxes de TV que a NOS dispõe?

Saiba mais sobre os modelos de box satélite disponíveis atualmente. :blush:

Neste tópico identificamos os modelos da box HD e mostramos-lhe para que servem cada um dos botões ou entradas de cabo e ainda como ligar a sua box.

Box 1.0 HD Intek

Box 1.0 HD Intek (modelo HD-S61NV) 

Painel frontal

Painel traseiro

Introdução do cartão NOS

Painel

Box 1.0 HD Thomson

Box 1.0 HD Thomson (modelo DSR 7151)

Painel frontal

Painel traseiro

Box 1.0 HD+DVR Pace

Box 1.0 HD+DVR Pace (modelo DSR 8151)

Painel frontal

Painel traseiro

Box 2.0 HD KAON

Box 2.0 HD KAON (modelo M180 e M180_V2)

Painel frontal

Painel traseiro

Introdução do cartão NOS

Após conhecer todas as componentes da sua box satélite saiba como ligar para usufruir da NOS TV:

Como ligar a sua box satélite

1. Ligue o cabo de antena (não fornecido) da sua entrada satélite à ficha de entrada LNB IN da sua Box 1.0
  2. Ligue a Box 1.0 à sua televisão de acordo com as características da sua TV (Consulte as instruções anteriores)
  3. Ligue o cabo de alimentação entre a ficha de alimentação da Box 1.0 e a corrente elétrica. Só deve ligar a ficha de alimentação à corrente elétrica depois de todas as outras ligações estarem efetuadas de forma correta.

Box 2.0 HD KAON

1. Ligue o cabo da antena à entrada LNB IN da sua box;
  2. De seguida, ligue o cabo de alimentação à sua box. Só deve ligar o cabo à corrente elétrica quando todas as outras ações foram efetuadas;

3. Conecte a box à televisão através de cabo HDMI ou cabo SCART:
    • Ligue o cabo HDMI entre a saída HDMI da sua box e a televisão. Esta ligação assegura a melhor qualidade de imagem;
    • Caso o seu televisor não tenha entrada HDMI/DVI, ligue o cabo SCART entre a saída AV da televisão e box. Para ver programas em alta definição deverá fazer a ligação através de um cabo HDMI.

Caso tenha alguma questão adicional, estamos disponíveis para ajudar. :blush:

73 Comentários

Guimas
Super User
Super User
August 15, 2025

@Mário P.
Bom dia.

Em relação à minha última mensagem, onde solicitei a verificação de disponibilidade de uma box compatível (com saída S-Video e áudio analógico) na loja NOS do Fórum Algarve, em Faro, ou noutras localizações no Algarve, como Loulé, Portimão ou Albufeira.

Já decorreram 2 dias sem resposta e, infelizmente, continuo sem solução para um problema que afeta diretamente a forma como uso o serviço que subscrevo.

Reforço que estou disponível para colaborar, mas preciso de uma resposta concreta da vossa parte:

Há previsão de stock deste tipo de equipamento no Algarve?
É possível garantir uma box funcional numa loja da região?
Agradeço, desde já, a vossa atenção e espero uma resposta breve.

Cumprimentos,

Só tem que passar nas lojas e ver o que têm disponivel. Se não tem com as carateristicas que pretende, lamenta-se mas é o que há

Kilobyte
August 15, 2025

@Guimas 

essa resposta é inaceitável, pouco profissional e demonstra uma total falta de empatia e de compromisso com a resolução do problema.

João H.
Gestor da comunidade
August 15, 2025

Boa tarde ​@Marco_RR,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

De momento não existe stock para o equipamento na área geográfica em causa, assim como previsão para a sua reposição, o que lamentamos.

Contamos que a reposição de stock para o equipamento seja breve.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
August 16, 2025

@João H. 

Agradeço a vossa resposta, mas gostaria de clarificar a situação com total transparência.

O equipamento que entreguei, o modelo HD-S61NV, efetivamente apresentava problemas técnicos, pelo que contactei a NOS para proceder à sua substituição no âmbito de assistência técnica algo que me foi indicado como possível pelo vosso apoio.

No entanto, o equipamento que me foi fornecido em troca, embora funcional, é muito mais antigo e carece de saída de áudio analógico e S-Video, o que torna impossível ligar o som às minhas colunas da aparelhagem um detalhe essencial para mim.

Ou seja, resolvi um problema técnico para criar outro ainda maior em termos de compatibilidade. Fiquei com uma box que, mesmo funcionando, não se adapta à minha instalação existente, algo que não foi previamente comunicado nem discutido.

Lamento, mas dizer que “lamentam” e que “contam que a reposição seja breve”, sem previsão concreta, não é uma solução. Preciso de um equipamento compatível com as minhas necessidades, especialmente porque já entreguei o meu, e não posso ficar sem uma resposta viável por tempo indeterminado.

Informo-vos, com toda a franqueza, que estou a avaliar seriamente a mudança para outro operador, como a MEO ou NOWO, onde os serviços de TV satélite ou streaming oferecem suporte técnico eficaz e equipamentos compatíveis com diferentes tipos de instalações e onde o cliente é tratado com respeito.

Se, até ao final desta semana, não for proposta uma solução realista seja o envio de um equipamento funcional com saída de áudio, seja a indicação clara de reposição em loja no Algarve (como o Fórum Algarve, em Faro) procederei com a rescisão do contrato e mudança de operador.

Espero ainda que a NOS aproveite esta oportunidade para melhorar o suporte técnico e a gestão de stock de equipamentos, porque clientes de longa data como eu não querem mudar querem ser ouvidos e bem servidos.

Aguardo uma resposta concreta até sexta-feira.

Guimas
Super User
Super User
August 16, 2025

@Guimas 

essa resposta é inaceitável, pouco profissional e demonstra uma total falta de empatia e de compromisso com a resolução do problema.

É a resposta óbvia. Se os equipamentos não têm as carateristicas que pretende não vão aparecer outros modelos ou as carateristicas por magia. 

Porque trocou a box sequer ? Não estaria melhor com a que tinha ?

Kilobyte
August 17, 2025

@Guimas 

A sua resposta revela muito mais do que uma simples opinião técnica. Revela uma mentalidade que desvaloriza o cliente, que minimiza problemas reais e que, em vez de ajudar, põe em causa quem pede ajuda.

Diz que "não vão aparecer características por magia". Concordo. Por isso mesmo, espero que a NOS, enquanto empresa, tenha planos, stock e gestão técnica minimamente organizada — e não que me diga para "lamentar" porque "é o que há".

Quanto à sua pergunta: "Porque trocou a box sequer? Não estaria melhor com a que tinha?" — permita-me esclarecer, com toda a calma:

Troquei a box porque me foi indicado pela NOS que era possível fazê-lo, no âmbito de assistência técnica, devido a problemas técnicos no modelo antigo (HD-S61NV).
Entreguei um equipamento funcional (com defeitos, sim, mas que eu usava há anos) e recebi em troca um modelo mais antigo, sem saída de áudio, o que torna o serviço incompatível com a minha instalação.
Ou seja: não estou melhor. Estou pior. E a NOS, em vez de resolver, desresponsabiliza-se com frases como "lamenta-se mas é o que há".
Se esta é a cultura de atendimento que defende — indiferença, ironia e falta de empatia — então, sim, talvez a magia de que precisamos seja a de recuperar um mínimo de humanidade no serviço ao cliente.

Informo, mais uma vez, que estou a proceder com a rescisão do contrato, porque não subscrevo um serviço onde sou tratado como incómodo por pedir soluções.

Espero que esta conversa sirva de reflexão para a NOS: clientes não são problemas. São pessoas. E quando deixam de ser vistos como tal, começam a sair. Em massa.

João H.
Gestor da comunidade
August 18, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Marco_RR e lamentamos a situação.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
August 21, 2025

@João H. 

Obrigado pelo "agradecimento".

Mas não preciso que a minha insatisfação seja "analisada internamente".
Preciso que me seja devolvida a possibilidade de ouvir som nas minhas colunas, com um equipamento compatível.

Entreguei uma box com defeitos, como me foi pedido, e recebi uma pior.
Pedi ajuda. Fui ridicularizado.
Fui redirigido. Fui ignorado.

E agora, recebo um elogio por "testemunhar" a má-fé do vosso serviço?

Não.
Isto não é um testemunho.
É um atestado de falhanço.

Informo que já iniciei o processo de rescisão do contrato.
E, quando sair, não levarei apenas a box.
Levarei também a certeza de que a NOS deixou de merecer a lealdade de quem a defendeu até ao fim.

Espero que, um dia, alguém dentro da empresa leia estas mensagens não como "feedback",
mas como um grito de quem ainda acreditava em vocês.

Fecho esta conversa.
E abro caminho para outro operador.
Com mais respeito.
Com mais humanidade.
Com mais som.

Mário P.
Gestor da comunidade
August 23, 2025

Boa tarde, ​@Marco_RR 

Lamentamos. Mas a box que pretende encontra-se descontinuada, quer para novos ou já clientes, pelo que, infelizmente, não conseguimos atender ao seu pedido. 
Se tiver alguma questão adicional, por favor, fale connosco. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 24, 2025

@Mário P. 

Agradeço a confirmação de que o equipamento que preciso já não está disponível — informação que, aliás, eu próprio descobri sozinho, depois de dias a tentar obter uma solução útil.

Resolvi o problema com um cabo SCART com saída de áudio — um pequeno detalhe técnico que, aparentemente, ultrapassou as capacidades do vosso apoio. É irónico que a NOS, enquanto operador de telecomunicações, não tenha conseguido sugerir algo que um cliente resolveu e até aparentemente simples.

Entretanto descobri que a MEO, a NOWO e outros operadores oferecem pacotes mais económicos, com equipamentos mais modernos, e apoio técnico que, pasme-se, responde com soluções e até com imagens dos equipamentos, características e compatibilidades muito úteis para mim.

O seu apoio técnico deu-me, sem querer, uma excelente comparação de mercado onde o vosso serviço, infelizmente, leva 10 a zero em desvantagem.

Não irei mudar de operador por agora, mas da próxima vez que precisar de apoio técnico, espero que não me respondam com apenas um “lamentamos” automático.

Espero sinceramente não precisar de voltar a contactar o vosso suporte.
Porque, se voltar…
não será para reclamar.
Será para cancelar.

E dessa vez,
sem hesitação.

Ouço aí um “lamentamos” ???