Skip to main content
Header
Inês B.
Moderador
July 28, 2021
Destaque

Conheça as boxes satélite da NOS

É cliente com tecnologia satélite e quer conhecer melhor as boxes de TV que a NOS dispõe?

Saiba mais sobre os modelos de box satélite disponíveis atualmente. :blush:

Neste tópico identificamos os modelos da box HD e mostramos-lhe para que servem cada um dos botões ou entradas de cabo e ainda como ligar a sua box.

Box 1.0 HD Intek

Box 1.0 HD Intek (modelo HD-S61NV) 

Painel frontal

Painel traseiro

Introdução do cartão NOS

Painel

Box 1.0 HD Thomson

Box 1.0 HD Thomson (modelo DSR 7151)

Painel frontal

Painel traseiro

Box 1.0 HD+DVR Pace

Box 1.0 HD+DVR Pace (modelo DSR 8151)

Painel frontal

Painel traseiro

Box 2.0 HD KAON

Box 2.0 HD KAON (modelo M180 e M180_V2)

Painel frontal

Painel traseiro

Introdução do cartão NOS

Após conhecer todas as componentes da sua box satélite saiba como ligar para usufruir da NOS TV:

Como ligar a sua box satélite

1. Ligue o cabo de antena (não fornecido) da sua entrada satélite à ficha de entrada LNB IN da sua Box 1.0
  2. Ligue a Box 1.0 à sua televisão de acordo com as características da sua TV (Consulte as instruções anteriores)
  3. Ligue o cabo de alimentação entre a ficha de alimentação da Box 1.0 e a corrente elétrica. Só deve ligar a ficha de alimentação à corrente elétrica depois de todas as outras ligações estarem efetuadas de forma correta.

Box 2.0 HD KAON

1. Ligue o cabo da antena à entrada LNB IN da sua box;
  2. De seguida, ligue o cabo de alimentação à sua box. Só deve ligar o cabo à corrente elétrica quando todas as outras ações foram efetuadas;

3. Conecte a box à televisão através de cabo HDMI ou cabo SCART:
    • Ligue o cabo HDMI entre a saída HDMI da sua box e a televisão. Esta ligação assegura a melhor qualidade de imagem;
    • Caso o seu televisor não tenha entrada HDMI/DVI, ligue o cabo SCART entre a saída AV da televisão e box. Para ver programas em alta definição deverá fazer a ligação através de um cabo HDMI.

Caso tenha alguma questão adicional, estamos disponíveis para ajudar. :blush:

73 Comentários

Kilobyte
August 5, 2025

Muito obrigado. Só para esclarecer uma última dúvida, o descodificador simples, livre de custos não funciona de todo com a parabólica?

Jorge C
Super User
Super User
August 5, 2025

Bom dia ​@Pedro Diogo A. N. Lopes Nunes,

Se cumprir a norma TDT creio que funciona.

Obrigado.

Kilobyte
August 6, 2025

Bom dia. Já agora e a box pode funcionar com a parabólica?

Mário P.
Gestor da comunidade
August 6, 2025

Boa tarde ​@Pedro Diogo A. N. Lopes Nunes respondemos à sua mensagem. 
Qualquer outra questão, estaremos aqui para o ajudar.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 12, 2025

Venho por este meio manifestar a minha profunda insatisfação relativamente ao serviço de assistência técnica prestado pela NOS no âmbito da substituição da minha box de TV Satélite.

Recentemente, contactei o serviço de apoio ao cliente da NOS com o objetivo de trocar a minha box modelo HD-S61NV, que, embora funcional, apresenta algumas limitações. Após orientação do vosso suporte, fui encaminhado para uma loja física indicada como disponível e próxima da minha residência, com a garantia de que seria possível efetuar a troca por um equipamento equivalente ou superior.

Contudo, ao dirigir-me à loja indicada, fui surpreendido com a entrega de uma box claramente antiga e obsoleta, que não corresponde em nada ao modelo que entreguei nem às necessidades técnicas do meu sistema de som. A box que me foi fornecida não possui saída S-Video nem saída de áudio analógica, o que impossibilita a ligação às minhas colunas da aparelhagem, um detalhe essencial para mim e que foi completamente ignorado.

Ainda mais preocupante é o facto de me terem informado que já não existe stock do modelo HD-S61NV, nem de qualquer equipamento com características semelhantes. Perguntei por alternativas compatíveis com as minhas necessidades, mas não me foi apresentada nenhuma solução viável, nem sequer uma indicação clara de alguma loja onde pudesse obter um equipamento adequado.

Este episódio revela um claro défice no vosso serviço de apoio ao cliente e na gestão de stock de equipamentos. Sinto-me desvalorizado como cliente de longa data, especialmente por não terem sido capazes de me oferecer uma alternativa funcional ou de me informar previamente sobre a indisponibilidade de modelos compatíveis.

Estou, neste momento, muito descontente com a qualidade do atendimento e com a falta de soluções práticas por parte da NOS. A falta de empatia, de informação clara e de capacidade de resposta está a colocar em causa a minha fidelidade ao vosso serviço. Estou seriamente a ponderar mudar de operador, algo que jamais imaginei fazer, dado que sempre valorizei a vossa oferta.

Peço, por isso, que reavalieis esta situação, que me proponham uma solução adequada — seja a reposição de um equipamento compatível com saída de áudio e vídeo que permita a ligação à minha aparelhagem, seja a indicação clara de um ponto de atendimento onde isso seja possível.

Agradeço uma resposta urgente e eficaz, pois esta situação já se prolonga por demasiado tempo sem resolução.

Mário P.
Gestor da comunidade
August 12, 2025

Boa tarde, ​@Marco_RR.

Queremos ajudar. Diga-nos, por favor, a que Loja NOS se dirigiu.

Confirmamos que existe de facto uma ruptura de stock, no entanto a informação que dispomos é que existe 1 unidade na Loja NOS no Maia Shopping.

Obrigado. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 12, 2025

Agradeço o vosso contacto e a informação sobre a disponibilidade de uma unidade na loja do Maia Shopping.

No entanto, gostaria de referir que me desloco com frequência ao Algarve, onde passo grande parte do meu tempo, e seria muito mais prático para mim se fosse possível encontrar um equipamento compatível com as minhas necessidades nomeadamente com saída S-Video e áudio analógica numa loja localizada nesta região ou nas suas imediações.

Infelizmente, deslocar-me até ao Norte do país apenas para efetuar uma troca técnica que deveria ser simples e acessível é, na minha opinião, um esforço desproporcionado, especialmente quando se trata de um serviço prestado a um cliente de longa data.

Assim, gostaria de saber se existe alguma previsão de reposição de stock de boxes compatíveis (como o modelo HD-S61NV ou equivalente funcional) em alguma loja NOS no Algarve — por exemplo, em Faro, Loulé, Portimão ou Albufeira — ou se podem encomendar um equipamento para uma dessas localizações.

Continuo à espera de uma solução adequada e acessível, pois a falta de saída de áudio no equipamento atual impede-me de utilizar o sistema de som da minha sala, o que afeta diretamente a experiência do serviço que subscrevo.

Agradeço desde já a vossa atenção e aguardo uma resposta concreta.

Mário P.
Gestor da comunidade
August 12, 2025

@Marco_RR, compreendemos. 
No entanto, foi apenas um exemplo, ou seja, não estamos a pedir que se desloque ao Porto para realizar a troca. 

Apenas referimo-la para ter conhecimento que, não obstante, do equipamento se encontrar em rotura de stock podemos ajudar ao confirmar se afecto ao stock da loja há um equipamento disponível. 

Assim, pedimos que nos diga qual a loja que seria mais conveniente para si para verificarmos. 
Obrigado, 

Kilobyte
August 14, 2025

Agradeço a vossa clarificação e compreendo que a referência à loja do Maia Shopping tenha sido apenas um exemplo.

No entanto, reitero que a minha necessidade é de obter uma solução próxima da região do Algarve, onde me encontro com frequência e onde utilizo o serviço NOS. Deslocações a outras regiões do país não são, neste momento, práticas nem justificáveis para uma questão técnica que deveria ser resolvida localmente.

Assim, gostaria de pedir que verificassem a disponibilidade de uma box compatível com saída S-Video e áudio analógico (como o modelo HD-S61NV ou equivalente funcional) na loja NOS do Fórum Algarve, em Faro, ou noutras lojas da região, como Loulé, Portimão ou Albufeira.

A loja do Fórum Algarve seria, para mim, a mais conveniente, caso haja disponibilidade ou seja possível reabastecer o stock num curto prazo.

Se atualmente não houver equipamentos desse tipo disponíveis no Algarve, gostaria de saber se existe previsão de reposição ou se é possível garantir um equipamento adequado numa dessas localizações nas próximas semanas.

Estou disposto a colaborar, mas preciso que a NOS me ofereça uma solução realista e acessível, alinhada com as minhas necessidades técnicas e geográficas. Continuo bastante descontente com a situação atual, que afeta diretamente a experiência do serviço que subscrevo.

Agradeço uma resposta concreta e urgente.

Kilobyte
August 15, 2025

@Mário P.
Bom dia.

Em relação à minha última mensagem, onde solicitei a verificação de disponibilidade de uma box compatível (com saída S-Video e áudio analógico) na loja NOS do Fórum Algarve, em Faro, ou noutras localizações no Algarve, como Loulé, Portimão ou Albufeira.

Já decorreram 2 dias sem resposta e, infelizmente, continuo sem solução para um problema que afeta diretamente a forma como uso o serviço que subscrevo.

Reforço que estou disponível para colaborar, mas preciso de uma resposta concreta da vossa parte:

Há previsão de stock deste tipo de equipamento no Algarve?
É possível garantir uma box funcional numa loja da região?
Agradeço, desde já, a vossa atenção e espero uma resposta breve.

Cumprimentos,