Skip to main content
Header
Destaque

Como unir as redes Wi-Fi em nosnet.pt

• September 13, 2023
  • 64 comentários
  • 25893 visualizações

Mostre a primeira mensagem

64 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 12, 2026

Bom dia ​@Tiago6849384728,

O ​@Olaf colocou uma questão pertinente e fez uma boa recomendação.

Partilhe, por favor, connosco mais detalhes sobre a dificuldade que experiencia para podermos ajudar.

Obrigada

Mas eu pedi para me alterarem as definições? Dei autorização?

Quero ter as minhas definições como quero e não como vocês querem.

Completamente inacreditável andarem a mudar definições nos equipamentos dos clientes se a sua prévia autorização.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • March 12, 2026

Boa tarde ​@Paulo Carolino,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos que a atualização não tenha ido de encontro com as suas expectativas.

De forma a esclarecer, o praticado não  foi uma alteração a qualquer configuração sua, mas sim uma atualização na plataforma de gestão do router, prevista contratualmente e sem necessidade de autorização do utilizador. 
Esta atualização visa a que as redes do router estejam unidas por defeito. Ou seja, sempre que o router é alvo de um reset de fábrica, as redes surgem como apenas 1, de forma a tornar standard a utilização em todos os router NOS e facilitar a primeira ligação de equipamentos à rede do router.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Partilhe, por favor, connosco mais detalhes sobre a dificuldade que experiencia para podermos ajudar.

Obrigada

Rafaela agradeço mas não preciso de ajuda para resolver isto. Só quero que entendam que isto é e foi disruptivo. A quantidade de equipamentos que não lidam bem com band steering é enorme e vocês borraram a cueca. A minha TV da Samsung tem 5 anos, e deu-se mal com isto. Simples. Imagino a chuva de chamadas que não devem ter recebido. Actualizações de firmware para novos factory reset irem com este update? Compreendo e faz sentido. Agora a uma terça feira aleatória alterarem a configuração da rede? Como clientes, demonstramos o descontentamento com a carteira portanto não vou renovar com a NOS quando chegar o termo. Vou melhorar a minha experiência de Wi-Fi para outro lado 😂

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • March 12, 2026

Obrigada

Rafaela agradeço mas não preciso de ajuda para resolver isto. Só quero que entendam que isto é e foi disruptivo. A quantidade de equipamentos que não lidam bem com band steering é enorme e vocês borraram a cueca. A minha TV da Samsung tem 5 anos, e deu-se mal com isto. Simples. Imagino a chuva de chamadas que não devem ter recebido. Actualizações de firmware para novos factory reset irem com este update? Compreendo e faz sentido. Agora a uma terça feira aleatória alterarem a configuração da rede? Como clientes, demonstramos o descontentamento com a carteira portanto não vou renovar com a NOS quando chegar o termo. Vou melhorar a minha experiência de Wi-Fi para outro lado 😂

Por acaso é um bom ponto, podiam ter implementado a atualização apenas para quem fizesse reset ao router, até porque o update parece não ter trazido grandes novidades de funcionamento. Ainda assim, a eles comunicaram a atualização com antecedência. Acho que faz sentido instalarem sempre router desta forma, em vez de ter 2 redes distintas, facilita a vida a toda a gente.

um bem haja

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • March 12, 2026

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos ​@Tiago6849384728 e ​@Bruno Aleixo.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhem connosco caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde ​@Paulo Carolino,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos que a atualização não tenha ido de encontro com as suas expectativas.

De forma a esclarecer, o praticado não  foi uma alteração a qualquer configuração sua, mas sim uma atualização na plataforma de gestão do router, prevista contratualmente e sem necessidade de autorização do utilizador. 
Esta atualização visa a que as redes do router estejam unidas por defeito. Ou seja, sempre que o router é alvo de um reset de fábrica, as redes surgem como apenas 1, de forma a tornar standard a utilização em todos os router NOS e facilitar a primeira ligação de equipamentos à rede do router.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ok mas eu pedi para fazerem reset ao meu router?

Lá que queiram que os novos routers estejam assim por defeito tudo bem mas o que fizeram foi forçar um factory reset para implementar uma definição que dúvido que beneficie  os clientes.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 13, 2026

Bom dia ​@Paulo Carolino,

Lamentamos que esta atualização não vá ao encontro das suas expectativas.
O seu testemunho é muito importante para nós para que possamos continuar a melhorar os serviços prestados e, como tal, analisado internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Qualquer questão ou tema que surjam, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigada

• Kilobyte
  • March 24, 2026

Recebi hoje a mensagem com o aviso. Por acaso não têm nada por aqui que os clientes realmente estejam já fartos de pedir para melhorar? Porque é que tenho de usar o wifi deste router da treta na box? Vou ter mais uma rede wifi porquê? Vou ter de andar a alterar configurações de cada vez que não tiverem nada que fazer?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • March 24, 2026

Boa tarde ​@lfof,

Agradecemos a sua mensagem.

Recomendamos que leia o presente artigo para mais informações sobre a atualização. Ao contrário do que menciona, não será implementada uma nova rede, nem existe uma obrigatoriedade de utilização da ligação Wi-Fi para a box de televisão, esta pode ser mantida através de cabo de rede. 

A atualização visa a melhorar a experiência de internet Wi-Fi, passado a ter uma unica rede, com as credenciais da atual 2.4Ghz, ao invés de ter duas redes separadas ( a 2.4 e 5Ghz.).

Partilhe com a comunidade caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • March 24, 2026

Recomendo que leia o comentários com mais atenção. Não uso o wifi do vosso router para nada, portanto sim, querem forçar-me a ter mais uma rede wifi ou a passar cabo se quiser ter box.

Esta funcionalidade não tem nada de novo neste vosso router, creio que desde que o tenho, tem esta opção. A novidade é vocês forçarem esta funcionalidade "porque sim", aliada à aparente necessidade de a box ter de estar ligada ao vosso router. Isto sim, é novidade.

​Já todos sabemos desde o início desta tecnologia (há 10 anos?) que uma boa parte dos equipamentos não se dá bem com isto. Eu tenho a box ligada ao meu router Wi-Fi e não me faz sentido passar cabo ou usar o Wi-Fi do vosso router só porque decidiram “melhorar” o serviço. Em vez de estarem mas é quietinhos ou a implementar funcionalidades que os users pedem há anos, é isto que têm para mostrar.

Boa noite. Esta mudança deu-se hoje de manhã. Deixou de aparecer, como anunciado, a rede 5.0 Ghz. Os aparelhos perderam a conexão e voltei a conectá-los. Mas a verdade é que baixou significativamente a velocidade da Internet cá em casa. Sei que por Wi-Fi não é possível garantir o valor contratado, mas passámos de ter cerca de 850Mb (do serviço de 1GB) para menos de 500mb. A minha namorada está a tentar trabalhar no computador, e está tudo mesmo muito lento, e não estava assim antes desta mudança. E sempre que tento aceder à página do router e de unir as redes, dá sempre erro. Nunca é possível, por exemplo, ver que aparelhos estão conectados à minha rede wi fi. 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 24, 2026

Boa noite ​@Bernardo Ribeiro De Oliveira

Pode sempre reverter a situação. 

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 25, 2026

Bom dia a todos,

@lfof, lamentamos que as funcionalidades disponíveis não vão ao encontro das suas preferências.
Agradecemos imenso seu testemunho que é muito importante para nós para continuarmos a melhorar os serviços prestados e, como tal, analisado internamente pelas equipas NOS responsáveis.

@Bernardo Ribeiro De Oliveira, agradecemos a sua mensagem. O ​@Jorge C deu uma boa ajuda.
Caso pretenda, pode desativar a funcionalidade de unir redes, como descrito neste artigo.

Estamos aqui para ajudar em qualquer questão que surja.

Obrigada