Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box



Mostre a primeira mensagem

1636 Comentários

Boa tarde, tenho 2 aparelhos tdt, quais as configurações para poder sintonizar.

Os aparelhos são um iberostar 5500 e um strong st8105.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

@Danielstike tdt, ou seja, DVB-T, é a norma terrestre, captável por uma antena e um televisor que tenha incorporado um sintonizador terrestre. A NOS disponibiliza a norma cabo digital, ou seja, DVB-C, e precisa de um televisor que tenha sintonizador DVB-C , cabo, incorporado. Se as tvs não tiverem sintonizador DVB-C, pode consultar no manual das mesmas, precisa de um sintonizador externo, que não é tdt.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Danielstike

O @atcrs partilhou uma boa ajuda sobre a sua questão.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Hoje (21 de Junho de 2023) reparei que fiquei sem canais em dois televisores (sem box) remetendo-me para a página da nos/canaisdigitais. Lá refere que “para ter acesso a mais de 100 canaisincluindo canais HD (alta definição) numa TV sem box é necessário ter uma televisão que consiga fazer uma sintonia digital.” Mas eu *não* pretendo ter acesso “a mais de 100 canais” nesses televisores. Tratam-se de dois televisores “velhinhos” e sempre cumpriram as funções a que estavam destinados. E bastam os poucos canais aos quais sempre tive acesso nesses televisores.

Ao ligar para o serviço de apoio ao cliente sou confrontado com duas opções: trocar de televisores ou adquirir 2 boxes para que esses televisores possam “funcionar”.

Gostaria de confirmar se esta informação é totalmente correta e como tal terei mesmo de incorrer em custos adicionais para manter o serviço tal como tinha ontem.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @phb,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde poderá consultar mais informações sobre este tema.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Hoje (21 de Junho de 2023) reparei que fiquei sem canais em dois televisores (sem box) remetendo-me para a página da nos/canaisdigitais. Lá refere que “para ter acesso a mais de 100 canaisincluindo canais HD (alta definição) numa TV sem box é necessário ter uma televisão que consiga fazer uma sintonia digital.” Mas eu *não* pretendo ter acesso “a mais de 100 canais” nesses televisores. Tratam-se de dois televisores “velhinhos” e sempre cumpriram as funções a que estavam destinados. E bastam os poucos canais aos quais sempre tive acesso nesses televisores.

Ao ligar para o serviço de apoio ao cliente sou confrontado com duas opções: trocar de televisores ou adquirir 2 boxes para que esses televisores possam “funcionar”.

Gostaria de confirmar se esta informação é totalmente correta e como tal terei mesmo de incorrer em custos adicionais para manter o serviço tal como tinha ontem.

Sim correto

Hoje (21 de Junho de 2023) reparei que fiquei sem canais em dois televisores (sem box) remetendo-me para a página da nos/canaisdigitais. Lá refere que “para ter acesso a mais de 100 canaisincluindo canais HD (alta definição) numa TV sem box é necessário ter uma televisão que consiga fazer uma sintonia digital.” Mas eu *não* pretendo ter acesso “a mais de 100 canais” nesses televisores. Tratam-se de dois televisores “velhinhos” e sempre cumpriram as funções a que estavam destinados. E bastam os poucos canais aos quais sempre tive acesso nesses televisores.

Ao ligar para o serviço de apoio ao cliente sou confrontado com duas opções: trocar de televisores ou adquirir 2 boxes para que esses televisores possam “funcionar”.

Gostaria de confirmar se esta informação é totalmente correta e como tal terei mesmo de incorrer em custos adicionais para manter o serviço tal como tinha ontem.

Sim correto

Então é deveras lamentável que assim seja. Esta alteração de condições do serviço (com aumento do custo) sem prévia comunicação e/ou período de rescisão, parece-me algo bastante irregular. Sou cliente NOS há bastantes anos e não me lembro de semelhante prática.

Nesse caso parece-me que não me resta alternativa senão comunicar a minha insatisfação através de uma reclamação.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @phb,

Agradecemos o seu testemunho.

As comunicações sobre a alteração à grelha de televisão NOS em televisões sem box ocorreram em fatura e slide televisivo com, pelo menos, 30 dias de antecedência. 

De forma a ter acesso à grelha de televisão NOS em televisões sem descodificador integrado DVB-C é necessária a utilização de um descodificador externo.

Pode solicitar um descodificador digital, em regime de compra ou aluguer, em qualquer Loja NOS perto de si, e instala-lo através de processo de autoinstalação. Saiba como: 

Obrigado 

Reputação 4

Boa tarde,sim  têm descodificador digital DVB-C. Acho que fui clara nesse aspecto. A minha questão é saber se nesse dia vou precisar de fazer nova sintonia/ actualizão.

Boa tarde @phb,

Agradecemos o seu testemunho.

As comunicações sobre a alteração à grelha de televisão NOS em televisões sem box ocorreram em fatura e slide televisivo com, pelo menos, 30 dias de antecedência. 

De forma a ter acesso à grelha de televisão NOS em televisões sem descodificador integrado DVB-C é necessária a utilização de um descodificador externo.

Pode solicitar um descodificador digital, em regime de compra ou aluguer, em qualquer Loja NOS perto de si, e instala-lo através de processo de autoinstalação. Saiba como: 

Obrigado 

Boa tarde @João H. ,

Claramente estamos em desacordo. Uma coisa é comunicarem a “alteração à grelha de televisão NOS em televisores sem box”, outra totalmente diferente é comunicarem que os meus televisores sem box (e sem descodificador integrado) deixariam de funcionar, e que para funcionarem teria de adquirir esses aparelhos ou trocar de televisores. Isto é, que em qualquer dos casos iria ter um custo adicional para manter o mesmo serviço. E nessa altura teriam dito também que se discordasse dessa alteração teria um determinado periodo para rescindir. Isto é o que eu estaria à espera de uma empresa correta, de boa fé (já para não dizer, com foco na satisfação dos Clientes). Mas, infelizmente, concluo que, aparentemente, tal (já) não é o caso.

Obrigado

Boa noite, tive a visita de um técnico a mais de 2 semanas na minha morada resolver um problema que tinha na box que ficou resolvido e na mesma altura relatei o facto de ter uma tv antiga sem acesso aos canais digitais e o técnico relatou na intervenção técnica que fez do serviço que seria necessário um descodificador para essa tv e que iria ser contactado para a resolução do problema e ate a data não tive qualquer contacto.

Refiro que sou cliente da nos desde o tempo da adsl e que sempre estive satisfeito ate ao momento com o serviço, como devem compreender o serviço dos canais analógicos servia perfeitamente para a referida televisão que e secundaria e como acabaram com esse serviço por vossa iniciativa passando a digital, como e obvio não vou comprar uma televisão só porque sim nem aceito pagar a compra ou aluguer do descodificador para ter o que tinha contractado sem culpa minha.

Sei que ofereceram o descodificador a pessoas na mesma situação que eu (clientes antigos) a custo zero, portanto aguardo uma resposta ou o envio do mesmo descodificador sem qualquer custo porque já basta ter mais um aparelho a consumir energia a minha conta.

Aguardo resposta.

Reputação 7
Crachá +2

O descodificador tem o custo de 0,49€/mês. Isto como promoção pontual. Pode ligar ao apoio se tiver interesse.

Reputação 7

Boa noite @JoséMoreira,

As campanhas acabaram, pelo menos não tenho constatado que informem os clientes.

Houve algumas cartas que as referiam mas neste momento não.

Boa sorte

Nao acho que tenho que pagar por algo a que sou alheio, se tinha o serviço a dar sem qualquer defeito se a nos resolve fazer alteraçoes ao mesmo tem que resolver o problema dos clientes.

Sei de casos em que o mesmo descodificador foi oferecido, tenho que fazer reclamação para ter o mesmo direito?

 

Foi comunicado por relatório técnico que o cliente necessitava de resolver esse defeito e foi-me dito que iria ser contactado da parte da nos para resolverem o problema.

Já referi que sei de casos de pessoas amigas que sao clientes como eu desde o tempo da adsl e fieis ao serviço da nos que lhes foi oferecido a custo 0€ o descodificador.

Reputação 7

Existem várias situações em que é solicitado aos clientes uma mensagem privada.

A partir dessa mensagem deixam de escrever, talvez existam campanhas associadas à conta.

Boa sorte

Vou esperar por uma resposta concreta, existem mais meios para reclamar algo a que sou alheio. Se não resultar, por principio nao vou pagar nada porque considero errado.

Como não tenho fidelização nenhuma e é raro o dia que a concorrência não me bate a porta a propor “campanhas para analisar” e como tenho conhecidos na mesma situação que eu, em que a nos (e bem) ofereceu o dito descodificador.

Correr o risco de Perder clientes desde a adsl por trocos para a empresa?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

@rosas, sim, é possível que com a transição alguns canais fiquem indisponíveis, pelo que, se acontecer, é necessário realizar a sintonia de canais. 

@phb, lamentamos que as nossas decisões não vão de encontro com as suas expectativas.

No entanto, trata-se de uma atualização natural do serviço e não de nenhuma alteração unilateral. Assim, e se a sua televisão não é compatível com a norma DVB-C, em alternativa, pode:

  • Comprar ou alugar de descodificador digital (DTA);
  • Aderir à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  • Atualizar do equipamento terminal (Televisão). 

Obrigado

Bom Dia

 

Não consigo sintonizar canais digitais na TV LG 26LH2000-ZA porquê ? Segui todos os passos de sintonização e não consigo ver canais. Agradeço ajuda. Obrigado

 

Carlos

Reputação 7

Bom dia @carlos tapa,

Faculto-lhe o manual aqui e sugiro que mude o país para Finlândia ou Suécia.

Por favor, partilhe o resultado.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde explicamos como sintonizar os canais digitais. 

@carlos tapa, o @Jorge C deu uma boa ajuda. Pela informação partilhada pelo mesmo é necessário que faça uma nova sintonia de canais digitais, mas mudando a região por Suécia ou Finlândia. 

Experimente e, por favor, dê-nos o seu feedback. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá

Bom dia a todos, 

@rosas, sim, é possível que com a transição alguns canais fiquem indisponíveis, pelo que, se acontecer, é necessário realizar a sintonia de canais. 

@phb, lamentamos que as nossas decisões não vão de encontro com as suas expectativas.

No entanto, trata-se de uma atualização natural do serviço e não de nenhuma alteração unilateral. Assim, e se a sua televisão não é compatível com a norma DVB-C, em alternativa, pode:

  • Comprar ou alugar de descodificador digital (DTA);
  • Aderir à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  • Atualizar do equipamento terminal (Televisão). 

Obrigado

Parece-me que aqui não é uma “atualização natural”, natural é uma árvore ganhar novos ramos, esta evolução foi claramente artificial e uma forma de ganharem dinheiro aldrabando os clientes.
Quem ficar sem serviço deve não pagar o mesmo até o voltar a ter, sem qualquer custo adicional. A NOS deixou de prestar o serviço não tem direito a receber pelo mesmo.

Reputação 7
Crachá +6

Já esclarecemos a sua questão, @Utilizador123456

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá

Já esclarecemos a sua questão, @Utilizador123456

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. 
Obrigado

Não esclareceram como querem receber por um serviço que não prestam 🤣
É ilegal e como tal apenas estou a informar os outros utilizadores como devem proceder para não serem enganados pela NOS.

Reputação 7
Crachá +6

A NOS cumpre na integra a legislação portuguesa como, também, as diretivas da União Europeia, @Utilizador123456
Deste modo, não nos revemos na prática que descreve. 
Muito obrigado.

Comentário