Boa noite @Xavier Coutinho, a moderação do Fórum quer ajudar, envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS para o perfil @Fórum para que os moderadores possam analisar o seu caso pois pode haver alguma campanha em curso que o possa beneficiar e aguarde a resposta.
A NOS anunciou a descontinuação total dos canais analógicos este ano, o que tem gerado queixas sobre o acesso aos canais digitais em alguns televisores. Consumidores como eu, com televisores mais antigos, não compatíveis, que não estejam ligados a box do operador são afetados. No meu caso os meus televisores não descodificam sinais DVB-C nem DVB-T.
Liguei para a linha de apoio e foi-me proposto alugar um descodificador digital por uma mensalidade de 1,5€.
Estou a pensar solicitar a rescisão do contrato sem encargos devido a alteração unilateral das características do serviço à qual está associado um acréscimo de custo imprevisto para mim indicando que não terei acesso aos canais digitais sem que seja obrigado a incorrer nesse custo adicional, seja por via do aluguer ou compra de um descodificador, seja por via da necessidade de aquisição de novos televisores. E caso me seja negada a possibilidade de rescisão sem custos, iniciarei um processo de mediação através dos centros de arbitragem de conflitos de consumo.
O contrato indica o acesso a um conjunto de canais, conteúdos e funcionalidades essenciais do serviço e cuja mudança ou alteração dá direito à rescisão sem qualquer penalização ou encargo para o consumidor. Ora, não havendo lugar a um entendimento entre a mim e a NOS, nomeadamente através da negociação do acesso ao descodificador DE FORMA GRATUITA ou outras compensações pela perda do acesso aos canais nos televisores mais antigos.
É natural, desejável e até exigível que existam cada vez mais canais digitais e que o analógico acabe por tornar-se obsoleto com o tempo, mas esta transição não pode ser feita imputando mais um custo ao consumidor e criando uma nova mensalidade para mais um aparelho descodificador em casa, aparelho este que também representa um custo adicional de consumo de energia.
Sim a NOS deveria simplesmente oferecer os DTA ou permitir a mudança de operador sem custos já que mudou o serviço unilateralmente.
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem e partilha @Nuno Fig, @CP001.
Confirmamos que está a ser salvaguardada a continuidade do serviço contratado, na TV principal, não existindo alteração às características do serviço. Para ver TV noutras divisões, não tendo equipamentos próprios compatíveis com a sintonia DVB-C, existem alternativas como:
- Compra ou aluguer de descodificador digital (DTA);
- Adesão à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
- Atualização do equipamento terminal (Televisão);
Os mesmos canais continuam a ser fornecidos sem custo adicional. Contudo, por evolução tecnológica, estes são em Digital e não em analógico.
Por favor, falem connosco se surgirem questões.
Obrigado
Não está a ser salvaguardado o serviço já que no contrato em lugar algum está especificado qualquer número de TVs pelo que para garantir o serviço tem que ser em todas as TVs que o cliente tinha TV anteriormente.
Se o cliente via TV em 10 TVs tem direito a ver TV nas mesmas 10 TVs sem custos acrescidos. Isso é garantir o serviço, tudo o resto é no mínimo treta legal que a NOS quer impingir aos clientes lesados.
Boa noite @Xavier Coutinho, a moderação do Fórum quer ajudar, envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS para o perfil @Fórum para que os moderadores possam analisar o seu caso pois pode haver alguma campanha em curso que o possa beneficiar e aguarde a resposta.
Como faço isso?
Já agora 1.5€ é a box da iris. o DTA ou descodificador é 0,49cents
Bom dia a todos,
@Xavier Coutinho, seja bem-vindo ao Fórum NOS.
O @Jose Rodrigues e o @Guimas deram uma excelente ajuda.
Recebemos a sua mensagem e vamos responder o mais rápido possível.
Muito obrigado
Bom dia a todos,
Eliminámos comentários que em nada favorecem ou contribuem para a harmonização da comunidade que é o nosso Fórum.
Recordamos a todos que os utilizadores e a moderação estão disponíveis para ajudar todos aqueles que tenham questões com os serviços e produtos NOS.
Os comentários devem garantir o cumprimento do disposto dos Termos e Condições do Fórum NOS como, também, as boas práticas.
Pedimos a todos que cooperem e o incumprimento continuo após diversos alertas pode levar à suspensão temporária ou definitiva se assim a moderação o definir.
A NOS cumpre na integra a legislação em vigor como, também, as diretivas da união europeia. Os contratos NOS preveem a possibilidade de modificação do método de disponibilização do serviço desde que garanta o cumprimento da disponibilização do serviço base, ou seja, a utilização por box e desde que cumpra a comunicação de 30 dias de aviso. Assim, para assistir à Televisão NOS noutras televisões, como indicado pelo @João H., tem as seguintes alternativas:
- Compra ou aluguer de descodificador digital (DTA);
- Adesão à oferta Multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
- Atualização do equipamento terminal compatível com a sintonia digital ou DVB-C (Televisão);
Qualquer questão adicional quanto ao serviço ou produto NOS, por favor, partilhem connosco.
Obrigado
Bom dia @Xavier Coutinho, @Guimas e @Jose Rodrigues,
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação e do Fórum NOS.
Obrigado
Como disse aqui no dia 15 de fevereiro e agora a DECO vem dizer o mesmo, o descodificador digital devia ser oferecido e a própria deslocação técnica para instalação do descodificador também. É irracional que assim não seja. A NOS ainda vai a tempo de emendar este terrível erro. Não existe problema nenhum em admitir que errou e pedir desculpa aos clientes por esta falha.
Boa noite. Sou cliente Nos e tenho uma tv na qual não consigo por uma box e falaram me num descodificador como posso obter esse descodificador.Obrigada
Boa noite. Sou cliente Nos e tenho uma tv na qual não consigo por uma box e falaram me num descodificador como posso obter esse descodificador.Obrigada
Boa noite, pode adquirir em qualquer loja NOS.
Qual é o seu serviço ? Tem uma outra TV com box ?
Boa noite,
Agradecemos a sua mensagem @Rafaela Amendoeira.
O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer. Em alternativa envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente.
Obrigado
Há cerca de um mês recebi um SMS da NOS a informar que os canais do serviço analógico iam deixar de estar disponíveis a partir de 20 de outubro,
Estamos hoje a 27 de outubro e os canais analógicos continuam a funcionar normalmente.
Não é que seja grave, mas dado que a NOS me envia SMS’s para eu ler, era importante que a informação prestada estivesse correta.
Boa tarde @Carlos AC.
Agradecemos a sua mensagem.
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema e onde poderá consultar mais informação.
Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Boa tarde, verifiquei que foi efetuada a atualização, no entanto estou com um problema.
duas das televisões que tenho, não são digitais.
os sintonizadores são pagos, ou a NOS suporta os mesmos?
Suponho que com a MEO e VODAFONE, não existe este constrangimento.
Provavelmente será um dos motivos que me vai fazer mudar de operadora.
Vai acontecer também em outros operadores eventualmente…
os descodificadores podem ser comprados ou alugados. Pode também escolher não comprar à nos.
o melhor é ligar para negociar o seu contrato, se renegociar podem ser oferta até, ou podem mesmo sem negociar oferecer-lhe um valor mais em conta, nada como tentar!
um bem haja
Há muitos meses a esta parte que neste Fórum vem sendo referido o término por zonas da emissão dos canais analógicos.
Porque os meses passam e este assunto não tem fim, gostaria que a NOS informasse finalmente da data prevista para a conclusão deste processo em todo o país.
Mais espero que a partir dessa data a NOS possa aproveitar para realizar as melhorias nos seus serviços, quer de internet quer de televisão, melhorias essas que se justificam por comparação com o serviço prestado por outros operadores.
Compreendo que de momento não é possível fazer essas melhorias, devido ao muito espaço do espectro que se mantém ocupado pela manutenção das emissões em analógico em algumas regiões. Por isso, aguardo com urgência o fim das emissões analógicas em todo o país.
Peço desculpa por me estar a autocitar, mas sinceramente estou muito curioso para saber quando vai ter fim este processo de término das emissões analógicas e gostaria que a moderação indicasse qual a data prevista para tal. Como clientes afetados pelas alterações que a NOS faz acho que seria correto da vossa parte manter-nos informados.
Bom dia a todos,
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido.
Assim, garantimos a boa organização da informação.
Obrigado
Vai acontecer também em outros operadores eventualmente…
os descodificadores podem ser comprados ou alugados. Pode também escolher não comprar à nos.
o melhor é ligar para negociar o seu contrato, se renegociar podem ser oferta até, ou podem mesmo sem negociar oferecer-lhe um valor mais em conta, nada como tentar!
um bem haja
obrigado,
Acho que nem me vou aborrecer com isso. Já ha desde algum tempo que a NOS tem vindo a baixar o nivel de qualidade, pago 107 Euros por dois serviços residenciais e ambos têm bastantes falhas no que concerne ao contratado, tal que removeram a Fidelização, mas o problema é esse, a NOS publicita uma coisa e depois vende outra muito abaixo do esperado. e depois diz, “pode sair quando quiser, já não tem fidelização”. Enfim. vou começar a ver a concorrência, talvez seja menos enganado.
Bom dia @begincaos,
A NOS não se revê no género de prática que descreve, pelo que se tiver alguma questão, por favor, partilhe-a, detalhando-a, para podemos ajudar.
Obrigado
Bom dia @begincaos,
A NOS não se revê no género de prática que descreve, pelo que se tiver alguma questão, por favor, partilhe-a, detalhando-a, para podemos ajudar.
Obrigado
Não se revê?
OK.
Por onde começar,
Serviço de Satélite, onde pago um serviço de supostos 30 megas de velocidade e tenho 2 megas…..
Onde para ter mais de uma televisão tenho de pagar mais um aparelho, por cada uma que colocar.
Serviço por Cabo, onde tenho um serviço muito fraco a nivel de sinal de TV em algumas das divisões da minha casa, que por sinal tive de colocar asmart box noutra, ao invés onde era suposto ter.
Serviço de Internet, com muitos “desconects”, e perda de pacotes recebidos e enviados 8a NOS diz que é um problema identificado, mas esqueceu-se de dizer que esse problema existe há anos.
Amigo, não fale do que não sabe.
Ainda acha que não se revê na prática que descrevo?
Bom dia @begincaos,
Refere-se a condições contratuais.
O serviço de satélite, dada a natureza da tecnologia, sempre dependeu de um equipamento acessório para conseguir assistir à TV NOS noutras televisões.
A NOS disponibiliza o serviço sem box aos equipamentos de TV compatíveis com a norma DVB-C, caso não tenha é-lhe dadas as alternativas para tal, garantindo o cumprimento da disposição do serviço de tv principal que é descrito contratualmente.
Quanto às falhas que refere, precisamos de analisar para compreender. Refere “serviço muito fraco a nivel de sinal de TV em algumas das divisões da minha casa”, o que acontece? Fica o ecrã a negro? Voltou a realizar uma sintonia, por exemplo e a situação manteve-se?
Relativamente à internet, nota algum padrão de acontecimento? A “perda de pacotes” ocorre quando joga online numa breve pesquisa? ou quando joga?
Estamos aqui para ajudar, pelo que pedimos que nos envie o detalhe quanto às suas dificuldades técnicas, por mensagem privada, para o perfil @Fórum.
Muito obrigado!
Bom dia @begincaos,
Refere-se a condições contratuais.
O serviço de satélite, dada a natureza da tecnologia, sempre dependeu de um equipamento acessório para conseguir assistir à TV NOS noutras televisões.
A NOS disponibiliza o serviço sem box aos equipamentos de TV compatíveis com a norma DVB-C, caso não tenha é-lhe dadas as alternativas para tal, garantindo o cumprimento da disposição do serviço de tv principal que é descrito contratualmente.
Quanto às falhas que refere, precisamos de analisar para compreender. Refere “serviço muito fraco a nivel de sinal de TV em algumas das divisões da minha casa”, o que acontece? Fica o ecrã a negro? Voltou a realizar uma sintonia, por exemplo e a situação manteve-se?
Relativamente à internet, nota algum padrão de acontecimento? A “perda de pacotes” ocorre quando joga online numa breve pesquisa? ou quando joga?
Estamos aqui para ajudar, pelo que pedimos que nos envie o detalhe quanto às suas dificuldades técnicas, por mensagem privada, para o perfil @Fórum.
Muito obrigado!
Exato, quando me venderam o serviço, souberam dizer que não necessitava de aparelhos para ver televisão , sendo garantido os cerca de 30 canais. Voçês mudam as regras, conforme vos apetece, e depois estamos cá para pagar a fatura. a respeito da internet, é conforme mencionei. fraca e sem qualidade. . É chover no molhado. Pode florear conforme quiser, mas se vendem um serviço, garantam que prestam o mínimo, pelos menos, ou assumam, que não conseguem garantir nada e passem à frente.
Não fosse esta sua resposta, que esclarece tudo (sem conhecimento do problema que tenho), excepto a internet com menos de 2 megas de velocidade. Aqui, no meu último telefonmema, o seu colega do apoio técnico queria que eu virasse o router para apanhar a antena de Biscainho, ou Benavente, como se o router NOS 4G, tivesse antena. No entanto, sei que a NOS tem antenas exteriores, para clientes especiais, mas não os faculta a particulares. Hipocrisia.
Bom dia @begincaos,
Compreendemos.
Mas para ajudar, precisamos de compreender melhor o que se passa, de outra forma não o conseguimos fazer.
Ficamos a aguardar o detalhe das suas dificuldades.
Muito obrigado
BOA noite
A minha questão é a seguinte:
É necessário um descodificador!? Necessito de três. Segundo fui informado pela minha IRMÃ (também cliente NOS) a obtenção do DESCODIFICADOR É GRATUITA!
A entrega (levantamento ) é efectuada em qualquer loja NOS!?
SIM OU NÃO!
Por favor envie-me resposta para o email seguinte: ******
Muito Obrigado
Victor Lopes