Skip to main content
Header

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉

O espírito devia ser esse, o problema é os prazos de fidelização. Se criasse jurisprudência o facto de unilateralmente terem alterado as condições contratuais, e essa razão poder ser por nós invocada, tenho a certeza que iriam perder muitos clientes.


O espírito devia ser esse, o problema é os prazos de fidelização. Se criasse jurisprudência o facto de unilateralmente terem alterado as condições contratuais, e essa razão poder ser por nós invocada, tenho a certeza que iriam perder muitos clientes.

a alteração de serviço e da nos e não do cliente

talvez uma reclamação (ou muitas) na ANACOM esclareça o assunto


O espírito devia ser esse, o problema é os prazos de fidelização. Se criasse jurisprudência o facto de unilateralmente terem alterado as condições contratuais, e essa razão poder ser por nós invocada, tenho a certeza que iriam perder muitos clientes.

a alteração de serviço e da nos e não do cliente

talvez uma reclamação (ou muitas) na ANACOM esclareça o assunto

A minha já lá está. E sim, a alteração é da NOS por opção própria, não vão na cantiga de que foi a ANACOM já que a alteração que a ANACOM regulamentou apenas se refere à TDT.


Há muitos meses a esta parte que neste Fórum vem sendo referido o término por zonas da emissão dos canais analógicos.

Porque os meses passam e este assunto não tem fim, gostaria que a NOS informasse finalmente da data prevista para a conclusão deste processo em todo o país.

Mais espero que a partir dessa data a NOS possa aproveitar para realizar as melhorias nos seus serviços, quer de internet quer de televisão, melhorias essas que se justificam por comparação com o serviço prestado por outros operadores.

Compreendo que de momento não é possível fazer essas melhorias, devido ao muito espaço do espectro que se mantém ocupado pela manutenção das emissões em analógico em algumas regiões. Por isso, aguardo com urgência o fim das emissões analógicas em todo o país. 


Há muitos meses a esta parte que neste Fórum vem sendo referido o término por zonas da emissão dos canais analógicos.

Porque os meses passam e este assunto não tem fim, gostaria que a NOS informasse finalmente da data prevista para a conclusão deste processo em todo o país.

Mais espero que a partir dessa data a NOS possa aproveitar para realizar as melhorias nos seus serviços, quer de internet quer de televisão, melhorias essas que se justificam por comparação com o serviço prestado por outros operadores.

Compreendo que de momento não é possível fazer essas melhorias, devido ao muito espaço do espectro que se mantém ocupado pela manutenção das emissões em analógico em algumas regiões. Por isso, aguardo com urgência o fim das emissões analógicas em todo o país. 

Claro, é muito bom, é pena todos os clientes que como eu ficam sem televisão.


Boa tarde.

Tenho uma box e agora tenho 4 televisões que me obrigam a ter dta. Uma delas tem 1 box android. Agora vejo-me obrigado a comprar 4 dta ou 3 box android e a subscrever um novo serviço que é a android tv. Não me parece correcto 


Boa tarde.

Tenho uma box e agora tenho 4 televisões que me obrigam a ter dta. Uma delas tem 1 box android. Agora vejo-me obrigado a comprar 4 dta ou 3 box android e a subscrever um novo serviço que é a android tv. Não me parece correcto 

Sim não é de todo correcto. Parece-me a mim uma quebra de contrato já que a NOS é obrigada a prestar o serviço contratado ou a permitir a mudança de operador sem custos.


Boa tarde.

Tenho uma box e agora tenho 4 televisões que me obrigam a ter dta. Uma delas tem 1 box android. Agora vejo-me obrigado a comprar 4 dta ou 3 box android e a subscrever um novo serviço que é a android tv. Não me parece correcto 

Sim não é de todo correcto. Parece-me a mim uma quebra de contrato já que a NOS é obrigada a prestar o serviço contratado ou a permitir a mudança de operador sem custos.

vejam a pagina da DECO

esta la bem explicito (vou transcrever um bocado)

“Peça a rescisão do contrato sem encargos devido a alteração unilateral das características do serviço à qual está associado um acréscimo de custo imprevisto para o cliente”

e no pedido de rescisão  “Deve indicar que não pode ter acesso aos canais digitais sem incorrer nesse custo adicional, seja por via do aluguer ou compra de um descodificador, seja por via da necessidade de aquisição de novos televisores.”


Link para a DECO

 

https://www.deco.proteste.pt/tecnologia/televisores/noticias/fim-canais-analogicos-operadores-tv-que-fazer


Olá. Eu não entendo porque do fim dos canais analógicos sendo que existem pessoas com televisões analógicas ainda... Há TVs Antigas que não tem entradas no rabo/a frente... 

Um amigo meu teve de comprar uma TV nova por causa disso.


Olá. Eu não entendo porque do fim dos canais analógicos sendo que existem pessoas com televisões analógicas ainda... Há TVs Antigas que não tem entradas no rabo/a frente... 

Um amigo meu teve de comprar uma TV nova por causa disso.

Não não tem, basta mudar para uma operadora como a MEO ou a Vodafone. O ONT continua a fazer a injeção do sinal analógico.

No caso da NOS pode reclamar e caso eles não ofereçam o DTA poderá cancelar o serviço por alteração unilateral da NOS. Eles vão dizer que não, que foi a ANACOM mas é mentira, foi uma decisão exclusivamente da NOS.


Boa tarde @PuccaPlayer
Lamentamos a situação. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

É necessário ter uma televisão compatível com a norma DVB-C para que consiga ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD. 

Se a televisão não for compatível é necessário, querendo, adquirir um equipamento acessório (DTA) para que o sinal seja descodificado.

Obrigado


Boa tarde @PuccaPlayer
Lamentamos a situação. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

É necessário ter uma televisão compatível com a norma DVB-C para que consiga ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD. 

Se a televisão não for compatível é necessário, querendo, adquirir um equipamento acessório (DTA) para que o sinal seja descodificado.

Obrigado

@Mário P. Bom seria a NOS não impor custos aos clientes por alterações unilaterais ao serviço. Sendo ilegal impor custos extraordinários aos clientes, como ficam esses clientes?
A NOS acha que os clientes devem continuar a pagar sem ter televisão?


Ja agora como cliente gostava de saber valores a pagar desse tal descodificador 


Ja agora como cliente gostava de saber valores a pagar desse tal descodificador 

 Boa noite, já recebeu uma carta da NOS a comunicar a data do desligamento do sinal na sua zona ? O preço divulgado pela linha de apoio técnico 16990 opção 3 é de €9.90. O preço conhecido no preçário da  NOS é este:

https://www.nos.pt/particulares/outros/Pages/precarios-nos.aspx

Descodificador digital - Aluguer mensal €2
Descodificador digital - Compra €24,99

Boa tarde @Serras,

Agradecemos a sua mensagem. O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Vamos ajudar aa encontrar a melhor solução.

Obrigado


Agradecia informação como sintonizar um TV Led Crown para o modo digital.


menu - canais - sintonia digital / cabo. Algo assim, tem que ser o senhor a ver.


É incrível que em plena crise energética me obriguem a comprar ou alugar três novos routers ou descodificadores para continuar a ver tv nas tvs onde já via tv sem esses futuros lixos eletrónicos e que vão estar a consumir energia 24 horas por dia. Ridículo, inoportuno e em contra--ciclo. Proponho que me forneçam esses lixos eletrónicos sem custos para que possa ponderar sobre a continuação como vosso cliente. Sem prejuízo de por a tónica no facto de esses aparelhos consumirem energia que não era consumida antes dessa pseudo inovação. Não deviam estar o negócio do lixo eletrónico...


Só se comprar novas TVS.

De resto vai ser preciso no minimo os descodificadores. Se ligar para a linah de apoio estão por aluguer por 0,49cents.


É incrível que em plena crise energética me obriguem a comprar ou alugar três novos routers ou descodificadores para continuar a ver tv nas tvs onde já via tv sem esses futuros lixos eletrónicos e que vão estar a consumir energia 24 horas por dia. Ridículo, inoportuno e em contra--ciclo. Proponho que me forneçam esses lixos eletrónicos sem custos para que possa ponderar sobre a continuação como vosso cliente. Sem prejuízo de por a tónica no facto de esses aparelhos consumirem energia que não era consumida antes dessa pseudo inovação. Não deviam estar o negócio do lixo eletrónico...

Sim, é um roubo na energia e no facto de ainda quererem que os clientes paguem os equipamentos por uma decisão unilateral da NOS.


Boa tarde @JL68,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema. Aqui poderá encontrar mais ajuda sobre como efetuar a sintonia de canais.

Para informação adicional sobre o modelo especifico de televisão sugerimos a consulta do manual do equipamento.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde @PAULO FIEL,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar o seu pedido.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado


Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem e partilha @Nuno Fig@CP001.

Confirmamos que está a ser salvaguardada a continuidade do serviço contratado, na TV principal, não existindo alteração às características do serviço. Para ver TV noutras divisões, não tendo equipamentos próprios compatíveis com a sintonia DVB-C, existem alternativas como:

  1. Compra ou aluguer de descodificador digital (DTA);
  2. Adesão à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  3. Atualização do equipamento terminal (Televisão);

Os mesmos canais continuam a ser fornecidos sem custo adicional. Contudo, por evolução tecnológica, estes são em Digital e não em analógico.
Por favor, falem connosco se surgirem questões. 
Obrigado


A NOS anunciou a descontinuação total dos canais analógicos este ano, o que tem gerado queixas sobre o acesso aos canais digitais em alguns televisores. Consumidores como eu, com televisores mais antigos, não compatíveis, que não estejam ligados a box do operador são afetados. No meu caso os meus televisores não descodificam sinais DVB-C nem DVB-T.

Liguei para a linha de apoio e foi-me proposto alugar um descodificador digital por uma mensalidade de 1,5€. 

Estou a pensar solicitar a rescisão do contrato sem encargos devido a alteração unilateral das características do serviço à qual está associado um acréscimo de custo imprevisto para mim indicando que não terei acesso aos canais digitais sem que seja obrigado a incorrer nesse custo adicional, seja por via do aluguer ou compra de um descodificador, seja por via da necessidade de aquisição de novos televisores. E caso me seja negada a possibilidade de rescisão sem custos, iniciarei um processo de mediação através dos centros de arbitragem de conflitos de consumo.

O contrato indica o acesso a um conjunto de canais, conteúdos e funcionalidades essenciais do serviço e cuja mudança ou alteração dá direito à rescisão sem qualquer penalização ou encargo para o consumidor. Ora, não havendo lugar a um entendimento entre a mim e a NOS,  nomeadamente através da negociação do acesso ao descodificador DE FORMA GRATUITA ou outras compensações pela perda do acesso aos canais nos televisores mais antigos.

É natural, desejável e até exigível que existam cada vez mais canais digitais e que o analógico acabe por tornar-se obsoleto com o tempo, mas esta transição não pode ser feita imputando mais um custo ao consumidor e criando uma nova mensalidade para mais um aparelho descodificador em casa, aparelho este que também representa um custo adicional de consumo de energia.


Comentário