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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

@Tiago C.





Resolvido no fórum montijo


Atendimento 5 estrelas
Boas,





Sou cliente Vodafone, mas queria adicionar um plano de dados no meu iPhone XS.





É possível ter um tarifário “livre” de dados em eSim? (Livre S p.e.?)





Posso aderir ao eSim sem ser cliente nos?





Como alguém já referiu por aqui, acho que da parte da NOS a informação sobre este serviço ainda é muito vaga, tendo já recebido várias informações contraditórias.





Obrigado.
Bom dia.





Tenho usado um iPhone XS com 1 eSim da NOS da empresa e o meu número pessoal no cartão físico.


Tudo tem funcionado bem, no entanto tenho reparado que quando estou a falar no cartão físico e eSim é dado como desligado o que não é muito grave, o problema é que não recebo a tal mensagem de que alguém o tentou contactar.


Isso já é problemático, não há solução para isto???





Obrigado
Olá a todos,





@tiagojbsoares e @Cbarbosa_pt já é possível ativar o eSIM NOS no Google Pixel 3. :D
Não na loja do Colombo! Tentei activar ontem o eSim num pixel 3 e não foi possível. O funcionário da loja não tem essa informação no sistema nem o serviço de apoio para o qual ele ligou quando mostrei esta mensagem do forum.
Olá a todos,





@tiagojbsoares e @Cbarbosa_pt já é possível ativar o eSIM NOS no Google Pixel 3. :D
Não na loja do Colombo! Tentei activar ontem o eSim num pixel 3 e não foi possível. O funcionário da loja não tem essa informação no sistema nem o serviço de apoio para o qual ele ligou quando mostrei esta mensagem do forum.






@Tiago C.


Pelos vistos o problema é sempre na loja do colombo
Olá a todos,





@Daniel87 numa Loja NOS pode aderir ao tarifário Kanguru Livre S, com o cartão em formato eSIM.





@Panfleto tem o alerta de chamada perdida ativo? Para mais informações sobre este tema, sugerimos que consulte este tópico.





@AMML lamentamos a situação que nos conta. 😞 Reforçamos que é possível ativar um cartão eSIM no Pixel 3.
Boa noite.





Agora que foi apresentado o novo iOS13, fiquei com uma dúvida.


Quando instalar o novo iOS ou se fizer uma instalação nova de raiz o que acontece ao eSim??


Tenho de fazer uma nova ativação??





Obrigado
@Tiago C. Obrigado pela confirmação. Não é apenas na loja do Colombo. ´Hoje na loja do Oeiras Parque nem sequer sabiam que os eSIMs já estavam disponíveis. Em que loja poderei activar?
Olá @Panfleto e @AMML,





@Panfleto a atualização de software não afeta o funcionamento do eSIM. :)





@AMML lamentamos a situação que nos conta. 😞 O eSIM está disponível em todas as Lojas NOS, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.
Olá todos,





Em primeiro lugar, peço desculpa pelo meu português. Não sou portugues, e sendo um italiano que fala espanhol em casa, não obstante esforçar-me muito, acabo misturando idiomas e cometendo muitos erros.





Foi cliente da vodafone em 4 países diferentes: Reino Unido, Italia, Espanha e Malta. Como estou actualmente a passar algum tempo em Portugal, decidi inicialmente comprar um sim pré-pago da vodafone, pensando que eles teriam colocado o eSim antes dos outros, ja que tenho um iPhone Xs Max.


Com a minha grande surpresa, a vodafone não fez nada e a NOS veio com o anúncio do eSim no mês passado. Por isso, migrei meu número existente e optei por um eSim com NOS na semana passada.





Aqui inicie os problemas.


1) Primeira vez na loja, eles disseram que o sistema não estava funcionando e tive que voltar.


2) Segunda vez na loja eles disseram que o processo leva mais de 3 horas, por isso sugerimos que solicitasse o eSim para a linha telefônica de Apoio ao Cliente.


3) A linha telefônica de apoio ao cliente confirmou verbalmente que eles não podiam fazer isso, então voltei para a loja (Vasco Da Gama)


4) Eu finalmente consegui pegar o eSim no sábado dia 1º de junho (o sistema estava desligado de manhã e tive que voltar à tarde), mas eles não poderem ativá-lo porque o cartão físico leva até 4 horas para ser desconectado .


5) Desativam o cartão físico às 5 da tarde, mas ainda não há alegria com a ativação do esim. Entro em contato com o suporte ao cliente e eles me dizem que vão me ligar de volta.


6) Eu recebo uma ligação na segunda-feira (2 dias após a desativação da linha) para pedir que eu tente novamente. Claro, ainda sem sorte.


7) Desde então, escrevi no canal do facebook todos os dias e todos os dias eles me dizem que estão revisando o problema.





Resultado, 4 dias sem nenhum serviço, nenhum sim físico, nenhum eSim, nenhuma explicação sobre o assunto, nem mesmo um pedido de desculpas.





Este é o serviço habitual da NOS? Que posso fazer? Alguem tem o datos de configuração sm-dp+ da NOS para eSim?





Obrigado pela ajuda
Bem-vindo ao Fórum NOS @aalfieri,





Lamentamos o que nos conta, não é do nosso interesse que essas situações ocorram. 😞





Queremos ajudá-lo.


Assim, movemos a sua publicação para um tópico mais antigo, onde vários utilizadores esclarecem a sua dúvida. Desta forma, a consulta de informação torna-se mais fácil para toda a comunidade.
Antes de mais quero começar por pedir desculpa caso já haja alguma questão neste sentido mas como tem várias páginas fica mais fácil assim :D





Não estando numa zona em que exista uma loja onde posso adquirir o e-sim ?





Poderei fazer esse pedido via telefone fixo / telemóvel e fornecendo o meu número de cliente consigo ter acesso via postal ao mesmo?





Sem mais assunto, os melhores cumprimentos,





João Matos 😃
Antes de mais quero começar por pedir desculpa caso já haja alguma questão neste sentido mas como tem várias páginas fica mais fácil assim :D





Não estando numa zona em que exista uma loja onde posso adquirir o e-sim ?





Poderei fazer esse pedido via telefone fixo / telemóvel e fornecendo o meu número de cliente consigo ter acesso via postal ao mesmo?





Sem mais assunto, os melhores cumprimentos,





João Matos :D
Boa noite, conforme pode confirmar neste link https://www.nos.pt/particulares/telemovel/equipamentos/Paginas/esim.aspx o cartão eSim apenas pode ser adquirido e ativado numa loja NOS.
Bem-vindo ao Fórum NOS @Jonycomelater, :D





De momento, para ativar o eSIM é mesmo necessário que se desloque a uma das lojas NOS, com o equipamento onde pretende ativar o cartão.
Olá a todos,





@Daniel87 numa Loja NOS pode aderir ao tarifário Kanguru Livre S, com o cartão em formato eSIM.





@Panfleto tem o alerta de chamada perdida ativo? Para mais informações sobre este tema, sugerimos que consulte este tópico.





@AMML lamentamos a situação que nos conta. 😞 Reforçamos que é possível ativar um cartão eSIM no Pixel 3.






Já fui a duas lojas NOS, a do Forum Almada e a do Colombo, e... sem sucesso.





Contacto a NOS por telefone garantem-me que sim é possível ter o tarifário Kanguru livre S (tenho de me deslocar a uma loja para o adquirir) em eSim, aqui a resposta foi a mesma, mas em loja a resposta é sempre diferente...


o eSim por vezes é só para clientes NOS,


o eSim por vezes é só para um tarifário de voz


o eSim por vezes ainda não tem o serviço de dados


o eSim por vezes não está em stock


o eSim por vezes tem o tarifário kanguru livre S (como eu pretendo), mas infelizmente não está em stock





Consigo perceber as situações que me dizem em que não existe stock (Resposta consistente no Almada Forum), não consigo perceber é as diferentes respostas para a mesma pergunta, não querendo estar a fazer pouco dos vossos técnicos, mas se eu der uma má informação a um cliente meu, de seguida tenho problemas sérios, portanto (no meu caso) prefiro perder 10 minutos para recolher as boas informações. Se querem fazer do cliente parvo, ao menos partilhem uma resposta consistente, não é dar uma resposta diferente cada vez que me desloco a uma loja NOS.





Tenho pena de tudo isto até porque já fui vosso cliente, e estava contente com o serviço.





Da proxima vez que for a uma loja NOS, tenho a certeza de duas coisa;





1. O eSim existe (mas não está disponível por qualquer motivo)


2. Vou levar uma resposta diferente
Olá @Daniel87,





Lamentamos a situação que nos conta. :(





Ao aderir a um tarifário Kanguru Livre S passa a ser nosso cliente e, assim pode ativar um cartão eSIM. Este serviço está disponível em todas as Lojas NOS condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.
Ha tempos vi um pc ou tablet ASUS (c/teclado, e SO que nao sei precisar) que anunciava ligacao a rede movel por SIM virtual (eSIM ?) e nao possuia ranhura p/ cartao SIM fisico.


Pergunto:


- têm conhecimento desse modelo da ASUS ?


- existe algum PC que funcione c/eSIM ?


- os equipamentos c/ranhura p/SIM funcionam c/eSIM ?


- algum router de net movel funciona c/eSIM ?
De momento ainda não, só tens aqueles do tópico criado pelo @Tiago C. sobre o eSIM. Acho que vais ter de aguardar.


Respondendo a tua pergunta de PC não conheço que tenham essa característica, mas tablets sim! 😀
Bem-vindo ao Fórum NOS @Carlos MO Santos,





O @Olaf deu uma óptima ajuda.





Assim, movemos a sua publicação para um tópico mais antigo, onde vários utilizadores esclarecem a sua dúvida. Desta forma, a consulta de informação torna-se mais fácil para toda a comunidade. 😃
Boa tarde, alguma previsão para o apple watch com e-sim?
Olá @RubenBernardo ,





A NOS procura novas ofertas de equipamentos com eSIM junto dos fabricantes de smartphones e outros wearables, para potenciar a inovação no mercado Português.


Contudo, ainda não temos novidades. Caso existam novidades serão sempre divulgadas no Fórum NOS, como habitualmente. 🙂
Noticias sobre o Apple Watch LTE:


Austria: Apple has brought the LTE-equipped Apple Watch to a new market, with A1 becoming the first carrier in the European territory to offer the Apple Watch Series 4 to its subscribers along with a data plan specific to the wearable device.


GB: O2 has become the latest carrier in the United Kingdom to offer the LTE-equipped version of the Apple Watch Series 3 and Series 4 to its customers, making it the third to offer contracts for Apple's wearable device.


E Portugal?



Boa tarde,





Alguém me consegue explicar porque é necessário o titular da conta estar presente para ativar o eSim?





Fui ao Colombo pedir a ativação do eSim e voltei para trás porque supostamente tem de ser o meu pai a pedir.. ou então levar uma declaração, o que não me faz sentido visto que a ativação não mexe com nada da fidelização da conta de Particulares.





Obrigado.
Ana se for ao Banco e quiser levantar dinheiro da conta do seu pai vão-lhe dar o dinheiro?


Não me parece.


A lógica é a mesma. :)






Quer comparar os casos? Se eu perder ou avariar o meu cartão SIM também tenho de levar o meu pai atrás ou uma procuração passada por um advogado?





Se eu tivesse a alterar alguma coisa do contrato eu até percebia as burocracias mas como não estou a alterar absolutamente nada, não percebo. Além disso, se estas burocracias fossem assim tão válidas ao telefone não me poderiam apresentar qualquer tipo de proposta, tento em conta que não sou a titular da conta 😉






Boa tarde,





Alguém me consegue explicar porque é necessário o titular da conta estar presente para ativar o eSim?





Fui ao Colombo pedir a ativação do eSim e voltei para trás porque supostamente tem de ser o meu pai a pedir.. ou então levar uma declaração, o que não me faz sentido visto que a ativação não mexe com nada da fidelização da conta de Particulares.





Obrigado.
Ana se for ao Banco e quiser levantar dinheiro da conta do seu pai vão-lhe dar o dinheiro?


Não me parece.


A lógica é a mesma. :)
Quer comparar os casos? Se eu perder ou avariar o meu cartão SIM também tenho de levar o meu pai atrás ou uma procuração passada por um advogado?





Se eu tivesse a alterar alguma coisa do contrato eu até percebia as burocracias mas como não estou a alterar absolutamente nada, não percebo. Além disso, se estas burocracias fossem assim tão válidas ao telefone não me poderiam apresentar qualquer tipo de proposta, tento em conta que não sou a titular da conta ;)



Se perder o seu cartão SIM pode pedir uma segunda via na Área de Cliente.
Boa tarde.





Quando preveem ter a configuração para o Apple Watch?





Obrigado

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