O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel.
Vantagens do eSIM
O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.
O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:
Ter um número pessoal e outro profissional;
Adicionar um tarifário de dados secundário;
Ter um número temporário;
Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
Elimina o risco de avarias com o cartão físico;
Como aderir ao eSIM
Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.
Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:
Samsung
No menu “Definições”, selecione “Ligações”;
Escolha “Gestor de cartão SIM”;
De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;
Aguarde a adição do plano móvel;
Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;
Escolha “Adicionar e utilizar agora”;
Insira o seu PIN;
O seu cartão foi adicionado com sucesso;
Huawey
Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;
De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;
Selecione “Adicionar eSIM”;
Faça o scan do QR code do cartão eSIM;
Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;
Selecione “Adicionar este eSIM”;
iPhone
Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;
Escolha “Plano móvel”;
Faça o scan do QR code do cartão eSIM;
Selecione “Adicionar plano móvel”;
Selecione “SIM digital” para o desbloquear;
Insira o seu PIN;
iPad
Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;
Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;
Selecione “Plano móvel”;
Insira o seu PIN do SIM;
Equipamentos compatíveis
Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches. A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:
Smartphones
Apple
iPhone SE (2020)
iPhone SE (2022)
iPhone XS
iPhone XS Max
iPhone XR
iPhone 11
iPhone 11Pro
iPhone 11Pro Max
iPhone 12
iPhone 12mini
iPhone 12Pro
iPhone 12 Pro Max
iPhone 13
iPhone 13mini
iPhone 13Pro
iPhone 13 Pro Max
iPhone 14
iPhone 14 Pro
iPhone 14 Pro Max
iPhone 14 Plus
Samsung
Galaxy Z Flip
Galaxy Z Flip 3 5G
Galaxy Z Flip 4
Galaxy Fold
Galaxy Fold 2
Galaxy Fold 3 5G
Galaxy Z Fold 4
Galaxy Note 20
Note 20 5G
Note 20 Ultra
Galaxy S20 4G
Galaxy S20 5G
Galaxy S20 Ultra 5G
Galaxy S20 Plus 4G
Galaxy S20 Plus 5G
Galaxy S21 5G
Galaxy S21 Ultra 5G
Galaxy S21 Plus 5G
Galaxy S22 5G
Galaxy S22 Ultra 5G
Galaxy S22 Plus 5G
Galaxy S23 5G
Galaxy S23 Plus 5G
Galaxy S23 Ultra 5G
Google
Pixel 2 (not dual SIM)
Pixel 2 XL
Pixel 3
Pixel 3 XL
Pixel 3a
Pixel 3a XL
Pixel 4
Pixel 4a
Pixel 4a (5G)
Pixel 4 XL
Pixel 5
Pixel 5a
Pixel 5a (5G)
Pixel 6
Pixel 6a
Pixel 6 Pro
Pixel 7
Pixel 7 Pro
Huawei
P40
P40 Pro
P50 Pro
Mate 40 Pro
Mate 30
Mate 30 5G
Mate 30 Pro 5G
Mate 30 RS Porsche
Mate 40
Mate 40 Pro
Mate 40 Pro+
Oppo
Motorola Razr 2019
Nuu Mobile X5
Gemini PDA
Rakuten Mini
Oppo Find X3 Pro
Oppo Reno 5A
Oppo Reno6
Oppo Pro 5G
Oppo Find X5
Oppo Find X5 Pro
Oppo Reno 6 Pro
Xiaomi
12T Pro
Tablets
Apple
iPad
iPad Air
iPad mini (superiores a 2019)
iPad Pro 11
iPad Pro 12.9
iPad Pro 12.9 (2018)
Smartwatch
Apple
Watch SE
Watch SE 2
Watch Series 3
Watch Series 4
Watch Series 5
Watch Series 6
Watch Series 7
Watch Series 8
Watch Ultra
Samsung
Galaxy Watch
Galaxy Watch 3
Galaxy Watch 4
Galaxy Watch 5
Galaxy Watch Active 2
Galaxy Watch Active4
Huawei
Watch 2
Watch GT 2
Watch 3
Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
Em que lojas está disponível o serviço eSIM?
O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.
Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?
Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.
Posso usar vários eSIMs em simultâneo?
No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.
Posso usar o eSIM só para cartões de dados?
Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.
Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?
Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.
Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?
Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.
Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?
É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.
Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?
A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.
Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?
Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.
Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?
Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.
Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?
Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.
Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em:
Make sure you've already activated your eSIM online or with a T-Mobile Expert.
Update your device software to the latest version.
Connect your device to Wi-Fi and make sure you can access the internet.
Scan the QR Code or manually enter the information below. For steps, choose your Device and click Connections & Network > eSIM settings.
SM-DP+ Address: T-MOBILE.GDSB.NET
Activation code: tBlank]
Confirmation code: rBlank]
Boa tarde @tripeiro,
Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS e telémovel.
Obrigado
Boa noite,
Sou colaboradora da Sonae e foi-me atribuído um número da NOS e falei com a senhora dos RH ao qual ela me deu um número para conseguir pedir o cartão e-sim, pois comprei um novo equipamento e para conseguir usar os dois cartões (meu e o da Sonae) tenho de ter um cartão e-sim. Liguei para o número que ela me deu e na linha de apoio mandaram um mail e só tinha que me dirigir a uma loja NOS. Dirigi-me então à loja e disseram que iriam ativar
o cartão e-sim num robot que tinham e que ficava ativado depois de 2h e que me ligavam a avisar se tinha sido ativado ou não. O que é certo é que não me ligaram a dizer nada e o cartão não foi ativado!! Conseguem ajudar-me?
aguardo uma resposta,
Catarina
Boa noite, pelo que sei um smartphone adiciona um e-sim através de um código QR lido pelo equipamento, fornecido pelo operador, feito em menos de 5 minutos, com a bucrocracia associada.
Pois, mas eles disseram que tinham de meter em sistema, para ver se dava para ativar e eu li o código QR e o cartão não está ativado…
Assim tem de voltar à loja porque deve ter sido algum erro que eles tiveram, provavelmente repetir o processo e, desta vez, não saia de lá sem ter rede no e-sim.
Tendo o cartão e-sim de segunda via em posse, é uma segunda via normal. Basta ligar para a linha e pedir para ativar um cartão de segunda via.
Foi assim que eu fiz depois de uma longa saga.
A nova linha da NOS:
931 699 000
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem @CatFilipa_.
A comunidade prestou uma boa ajuda. Em alternativa envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.
Obrigado
Bom dia. Tenho um Samsung A70 (android) e um IPhone 12 mini (iOS). O Samsung tem um sim em cartão da NOS, posso ter o mesmo número no e-sim do iPhone, sem ter de me desfazer do cartão do Samsung? Posso usar um e outro sim conforme utilize cada um dos smartphones? Obrigado.
Bom dia. Tenho um Samsung A70 (android) e um IPhone 12 mini (iOS). O Samsung tem um sim em cartão da NOS, posso ter o mesmo número no e-sim do iPhone, sem ter de me desfazer do cartão do Samsung? Posso usar um e outro sim conforme utilize cada um dos smartphones? Obrigado.
Depende do tarifário que tenha. O eSIM funciona como um cartão normal. Aquilo que pretende é um cartão gémeo.
Os tarifários agregados ao pacote não são compatíveis com cartão gémeo. Se for telemóvel isolado poderá eventualmente ser possível.
Ola a todos
Tenho um numero WTF o qual não quero me desfazer, atualmente estou no Brasil e tenho e-sim da NOS, troquei de telemovel mas não consegui fazer a migração para o novo (Iphone 13 Pro), apesar de que no sitio da NOS informa que o e-sim card pode ser usado até 5 vezes, mas na realidade não funciona. Tenho endereço em Portugal e como fazer para solicitar uma segunda via do e-sim? Tenho feito carregamento todos os meses para manter a linha ativa , recebo mensagens de varios servicos em Portugal que mantenho cadastro e assim sendo não posso ficar sem o numero.
Obrigado pela ajuda
Adriano
Boa tarde @Adriano de Paula,
Agradecemos a sua mensagem. Movemos o seu comentário para organização do Fórum.
Em caso de troca de equipamento deve em primeiro lugar assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. Estando ligado a uma rede Wi-Fi, deve remover o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configurar o eSIM no dispositivo novo. É possível reutilizar o mesmo voucher (QR Code) até 5 vezes.
Diga-nos, por favor, se conseguiu.
Obrigado
Boa tarde João,
Primeiramente gostaria de agradecer as informações sobre o procedimento de migração do e-sim, informo que tudo funcionou perfeitamente.
Muito Obrigado
Bom dia,
Vou regressar do estrangeiro a Portugal em breve, e ainda não sou cliente NOS. De momento apenas tenho um cartão de operadora estrangeira, e pretendo adquirir um eSIM português, para utilizar durante um período de transição.
Sabem-me confirmar se tenho primeiro que encomendar um SIM normal e depois pedir 2ª via eSIM? Ou posso logo de início associar qualquer tarifário ao eSIM?
Obrigado e cumprimentos,
Tiago
Bom dia,
Vou regressar do estrangeiro a Portugal em breve, e ainda não sou cliente NOS. De momento apenas tenho um cartão de operadora estrangeira, e pretendo adquirir um eSIM português, para utilizar durante um período de transição.
Sabem-me confirmar se tenho primeiro que encomendar um SIM normal e depois pedir 2ª via eSIM? Ou posso logo de início associar qualquer tarifário ao eSIM?
O @CP001 prestou uma boa ajuda sobre a sua questão @TiagoG.
Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Boa noite,
Eu tenho um cartão SIM da NOS que mantenho activo fora do País e que uso quando vou a Portugal no Verão. Gostaría de saber, qual a maneira mais fácil de mudar para um eSim? Posso ligar para o apoio ao cliente e pedir simplesmente uma 2a via (a ser enviada para a minha morada em Portugal) mas especificar que necessita de ser eSim?
Obrigado pela ajuda,
Migas_PT
Boa noite,
Eu tenho um cartão SIM da NOS que mantenho activo fora do País e que uso quando vou a Portugal no Verão. Gostaría de saber, qual a maneira mais fácil de mudar para um eSim? Posso ligar para o apoio ao cliente e pedir simplesmente uma 2a via (a ser enviada para a minha morada em Portugal) mas especificar que necessita de ser eSim?
Obrigado pela ajuda,
Migas_PT
Boa tarde, o cartão eSIM deverá ser adquirido numa loja NOS onde será ativado.
Boa noite,
Agradecemos a sua mensagem @Migas_PT.
O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecera sua duvida.
Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Adquiri um iPhone Xs e quero tornar o meu cartão nano sim, pertencente ao pacote Nos4 num cartão e-sim. Como devo proceder?
Adquiri um iPhone Xs e quero tornar o meu cartão nano sim, pertencente ao pacote Nos4 num cartão e-sim. Como devo proceder?
Boa noite, dirija-se a uma loja NOS.
Muito obrigado
Bem-vindo ao Fórum NOS @João Ferreira7,
@Jose Rodrigues e @João Ferreira7, movemos os vossos comentários para o artigo em que abordamos a chegada do e-SIM à NOS. Assim garantimos a boa organização do Fórum NOS e da informação.
@João Ferreira7, o @Jose Rodrigues deu uma óptima ajuda. Pode proceder à troca de um cartão SIM para o e-SIM numa Loja NOS.
Se tiver alguma questão, por favor, partilhe connosco. Muito obrigado
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.