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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Boa tarde @tripeiro,

Agradecemos a sua mensagem. Ocultámos um dos seus comentários por spam.

Pedimos que nos detalhe a sua questão, por favor. 

Obrigado


olá.

 

Quando falha a leitura do QR code, não existe hipotese de adicionar manualmente os dados, como indicado no suporte da apple? 

 

https://support.apple.com/pt-pt/HT212780

 

 

Introduzir as informações manualmente

Se necessário, pode introduzir as informações do seu plano manualmente. Para introduzir as informações do plano manualmente, siga estes passos:

  1. Aceda a Definições.
  2. Toque em Dados móveis.
  3. Toque em Adicionar plano móvel.
  4. Na parte inferior do ecrã do iPhone, toque em Digitar detalhes manualmente.

 

 

https://appletoolbox.com/wp-content/uploads/2018/10/Manually-Enter-eSIM-Plan-Information-on-iPhone.jpg

 

 

Como na T-Mobile: https://www.t-mobile.com/support/devices/t-mobile-esim#heading4

 

Scan the QR code / enter eSIM information

  1. Make sure you've already activated your eSIM online or with a T-Mobile Expert.
  2. Update your device software to the latest version.
  3. Connect your device to Wi-Fi and make sure you can access the internet.
  4. Scan the QR Code or manually enter the information below. For steps, choose your Device and click Connections & Network > eSIM settings.

    eSIM_QR_Code.jpg
  • SM-DP+ Address: T-MOBILE.GDSB.NET
  • Activation code: tBlank]
  • Confirmation code: rBlank]

 


Boa tarde @tripeiro,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS e telémovel.

Obrigado


Boa noite, 

Sou colaboradora da Sonae e foi-me atribuído um número da NOS e falei com a senhora dos RH ao qual ela me deu um número para conseguir pedir o cartão e-sim, pois comprei um novo equipamento e para conseguir usar os dois cartões (meu e o da Sonae) tenho de ter um cartão e-sim. Liguei para o número que ela me deu e na linha de apoio mandaram um mail e só tinha que me dirigir a uma loja NOS. 
Dirigi-me então à loja e disseram que iriam ativar

o cartão e-sim num robot que tinham e que ficava ativado depois de 2h e que me ligavam a avisar se tinha sido ativado ou não. O que é certo é que não me ligaram a dizer nada e o cartão não foi ativado!! Conseguem ajudar-me? 
 

 

aguardo uma resposta,

Catarina


Boa noite, pelo que sei um smartphone adiciona um e-sim através de um código QR lido pelo equipamento, fornecido pelo operador, feito em menos de 5 minutos, com a bucrocracia associada.


Pois, mas eles disseram que tinham de meter em sistema, para ver se dava para ativar e eu li o código QR e o cartão não está ativado…


Assim tem de voltar à loja porque deve ter sido algum erro que eles tiveram, provavelmente repetir o processo e, desta vez, não saia de lá sem ter rede no e-sim.


Tendo o cartão e-sim de segunda via em posse, é uma segunda via normal. Basta ligar para a linha e pedir para ativar um cartão de segunda via.

 

Foi assim que eu fiz depois de uma longa saga.

 

A nova linha da NOS:

931 699 000


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @CatFilipa_.

A comunidade prestou uma boa ajuda. Em alternativa envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado


Bom dia. Tenho um Samsung A70 (android) e um IPhone 12 mini (iOS). O Samsung  tem um sim em cartão da NOS, posso ter o mesmo número no e-sim do iPhone, sem ter de me desfazer do cartão do Samsung? Posso usar um e outro sim conforme utilize cada um dos smartphones? Obrigado.

 


Bom dia. Tenho um Samsung A70 (android) e um IPhone 12 mini (iOS). O Samsung  tem um sim em cartão da NOS, posso ter o mesmo número no e-sim do iPhone, sem ter de me desfazer do cartão do Samsung? Posso usar um e outro sim conforme utilize cada um dos smartphones? Obrigado.

 

Depende do tarifário que tenha. O eSIM funciona como um cartão normal. Aquilo que pretende é um cartão gémeo.

 

Os tarifários agregados ao pacote não são compatíveis com cartão gémeo. Se for telemóvel isolado poderá eventualmente ser possível.


Ola a todos

Tenho um numero WTF o qual não quero me desfazer, atualmente estou no Brasil e tenho e-sim da NOS, troquei de telemovel mas não consegui fazer a migração para o novo (Iphone 13 Pro), apesar de que no sitio da NOS informa que o e-sim card pode ser usado até 5 vezes, mas na realidade não funciona. Tenho endereço em Portugal e como fazer para solicitar uma segunda via do e-sim?
Tenho feito carregamento todos os meses para manter a linha ativa , recebo mensagens de varios servicos em Portugal que mantenho cadastro e assim sendo não posso ficar sem o numero.

Obrigado pela ajuda

Adriano


Boa tarde @Adriano de Paula,

Agradecemos a sua mensagem. Movemos o seu comentário para organização do Fórum.

Em caso de troca de equipamento deve em primeiro lugar assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. Estando ligado a uma rede Wi-Fi, deve remover o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configurar o eSIM no dispositivo novo. É possível reutilizar o mesmo voucher (QR Code) até 5 vezes.

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado 


Boa tarde João,

Primeiramente gostaria de agradecer as informações sobre o procedimento de migração do e-sim, informo que tudo funcionou perfeitamente.

Muito Obrigado


Bom dia, 

Vou regressar do estrangeiro a Portugal em breve, e ainda não sou cliente NOS. De momento apenas tenho um cartão de operadora estrangeira, e pretendo adquirir  um eSIM português, para utilizar durante um período de transição.

Sabem-me confirmar se tenho primeiro que encomendar um SIM normal e depois pedir 2ª via eSIM? Ou posso logo de início associar qualquer tarifário ao eSIM? 

Obrigado e cumprimentos,

Tiago


Bom dia, 

Vou regressar do estrangeiro a Portugal em breve, e ainda não sou cliente NOS. De momento apenas tenho um cartão de operadora estrangeira, e pretendo adquirir  um eSIM português, para utilizar durante um período de transição.

Sabem-me confirmar se tenho primeiro que encomendar um SIM normal e depois pedir 2ª via eSIM? Ou posso logo de início associar qualquer tarifário ao eSIM? 

Obrigado e cumprimentos,

Tiago

Bom dia, 

 

Tem as duas opções. Pode comprar diretamente por aqui: https://www.nos.pt/particulares/loja-equipamentos/pages/details.aspx?p=31802&pt=


Bom dia, 

Vou regressar do estrangeiro a Portugal em breve, e ainda não sou cliente NOS. De momento apenas tenho um cartão de operadora estrangeira, e pretendo adquirir  um eSIM português, para utilizar durante um período de transição.

Sabem-me confirmar se tenho primeiro que encomendar um SIM normal e depois pedir 2ª via eSIM? Ou posso logo de início associar qualquer tarifário ao eSIM? 

Obrigado e cumprimentos,

Tiago

Bom dia, 

 

Tem as duas opções. Pode comprar diretamente por aqui: https://www.nos.pt/particulares/loja-equipamentos/pages/details.aspx?p=31802&pt=

Obrigado CP001. 

 


Boa tarde a todos,

Agradecemos o seu testemunho @Adriano de Paula:slight_smile:

@CP001 prestou uma boa ajuda sobre a sua questão @TiagoG:slight_smile:

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa noite,

 

Eu tenho um cartão SIM da NOS que mantenho activo fora do País e que uso quando vou a Portugal no Verão. Gostaría de saber, qual a maneira mais fácil de mudar para um eSim? Posso ligar para o apoio ao cliente e pedir simplesmente uma 2a via (a ser enviada para a minha morada em Portugal) mas especificar que necessita de ser eSim?

Obrigado pela ajuda,

Migas_PT


Boa noite,

 

Eu tenho um cartão SIM da NOS que mantenho activo fora do País e que uso quando vou a Portugal no Verão. Gostaría de saber, qual a maneira mais fácil de mudar para um eSim? Posso ligar para o apoio ao cliente e pedir simplesmente uma 2a via (a ser enviada para a minha morada em Portugal) mas especificar que necessita de ser eSim?

Obrigado pela ajuda,

Migas_PT

Boa tarde, o cartão eSIM deverá ser adquirido numa loja NOS onde será ativado. 


Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Migas_PT.

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecera sua duvida.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Adquiri um iPhone Xs e quero tornar o meu cartão nano sim, pertencente ao pacote Nos4 num cartão e-sim. Como devo proceder?


Adquiri um iPhone Xs e quero tornar o meu cartão nano sim, pertencente ao pacote Nos4 num cartão e-sim. Como devo proceder?

Boa noite, dirija-se a uma loja NOS.


Muito obrigado 


Bem-vindo ao Fórum NOS @João Ferreira7:slight_smile:

@Jose Rodrigues e @João Ferreira7, movemos os vossos comentários para o artigo em que abordamos a chegada do e-SIM à NOS. Assim garantimos a boa organização do Fórum NOS e da informação.

@João Ferreira7, o @Jose Rodrigues deu uma óptima ajuda. :sunglasses: Pode proceder à troca de um cartão SIM para o e-SIM numa Loja NOS. 

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe connosco. 
Muito obrigado


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